Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Contentores crescem 17,4% até Junho, com Sines e Lisboa a liderar variações homólogas

No período Janeiro-Junho de 2021, os portos do continente movimentaram um total de 1,54 milhões de TEU no segmento dos contentores; um registo que reflecte um crescimento homólogo de 227,5 mil TEU (+17,4%) face a 2020. Os portos de Sines e Lisboa estiveram em destaque pelos crescimentos homólogos obtidos – estas performances foram sustentadas também pela generalidade das dos restantes portos nacionais.

Porto de Lisboa regista variações homólogas positivas pelo quarto mês consecutivo

Os dados relativos à movimentação de cargas nos portos do Continente no que concerne ao primeiro semestre de 2021 dão conta de um crescimento de +15,7% no Porto de Lisboa, confirmando a tendência de consolidação da recuperação de volumes processados. Este resultado, denota a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), foi, em grande parte, sustentado na boa performance do segmento contentorizado.

Porto de Aveiro volta a assegurar «registo das melhores marcas de sempre» no 1.º semestre

O Porto de Aveiro voltou a estar em destaque aquando do balanço da movimentação de cargas nos portos do continente – o relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) enfatiza que o porto aveirense «justifica um destaque por continuar a assegurar o registo das melhores marcas de sempre nos períodos homólogos». A infra-estrutura portuária movimentou cerca de 2,85 milhões de toneladas até Junho.

Porto de Sines recebe comitivas de Portos Angolanos

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) recebeu comitivas do Porto de Lobito e do Porto de Luanda, duas das principais infraestruturas portuárias de Angola.

A visita da delegação do Porto de Lobito, no dia 7 de setembro, teve como principal objetivo conhecer alguns dos procedimentos do Porto de Sines relacionados com os Sistemas de Informação e a sua aplicação prática na Gestão Portuária.

Na Doca dos Pescadores, em Setúbal

Inaugurada estátua de N.ª Senhora do Rosário de Tróia

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, inaugurou a 8 de Setembro a estátua de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, em cerimónia que se realizou no molhe poente da Doca dos Pescadores do Porto de Setúbal e que contou com a presença de D. José Ornelas, Bispo da Diocese de Setúbal, de Armando Oliveira, Presidente da Comissão de Festas, do escultor Hans Varela e de Américo Oliveira.

Recuperação dos Estaleiros do Mondego é «extremamente importante para o país»

Em declarações prestadas à agência Lusa, Carlos Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, considerou a recuperação dos Estaleiros Navais do Mondego (ENM) como sendo «extremamente importante para a Figueira da Foz e para o país».

Recorde-se que os Estaleiros Navais do Mondego (ENM) serão alvo de um investimento de 11,8 milhões de euros por uma sociedade de desenvolvimento detida pela Região Administração Especial de Oecusse-Ambeno (RAEOA), em Timor-Leste.

Movimento de mercadorias cresceu 4,4% nos portos da Madeira

Está a chegar mais carga contentorizada à Região Autónoma da Madeira, o que acaba por ser um sinal positivo para o consumo e para a economia, nomeadamente a expedição de produtos, que registou uma subida de 11% no primeiro semestre deste ano, face ao período homólogo de 2020.

Portos do continente com crescimento de 44,9% no movimento de carga em junho

A AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes divulgou esta quarta-feira o seu mais recente relatório relativo à atividade portuária em junho.

Segundo os dados anunciados por este organismo, o volume de carga movimentada nos portos nacionais sofreu um crescimento homólogo de 44,9%, sendo que se atingiram, neste período os 7,52 milhões de toneladas, acumulando, para o 1.º semestre de 2021 um total de 43,69 milhões de toneladas, o que representa um acréscimo de 10,9% comparativamente ao período homólogo de 2020.

DELEGAÇÃO DO PORTO DO LOBITO VISITA PORTO DE LISBOA

Uma delegação do Porto do Lobito (Angola) visitou esta quarta-feira, 8 de Setembro, o Porto de Lisboa - Torre VTS, onde se Inteirou dos procedimentos existentes na área operacional, envolvendo de forma articulada o controlo de tráfego portuário através do sistema VTS (Vessel Traffic System) com o serviço de pilotagem e todo o conjunto de operações marítimas da competência e responsabilidade da Autoridade Portuária de Lisboa.

Dia do Porto de Leixões celebrado a 9 e 10 de Outubro

No fim de semana de 09 e 10 de outubro, celebra-se o DIA DO PORTO DE LEIXÕES, que, este ano, ficará assinalado pela Cerimónia de Inauguração do TITAN. O Renascer.

Esta abertura será de acesso ao público, através de visitas guiadas ao Titan e ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, onde serão desenvolvidas diversas atividades ao longo do fim de semana, que contarão a história da reconstrução do histórico guindaste do molhe sul.

Ruben Eiras é o novo Secretário-geral da Fórum Oceano

O novo Secretário-geral da Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar iniciou o seu mandato a 1 de setembro, sucedendo a Rui Azevedo, que assegurou a direção executiva da Fórum Oceano ao longo dos últimos 12 anos e que continuará a colaborar com a Associação, como consultor estratégico.

Antes de assumir a função de Secretário-Geral, no último ano e meio, Ruben Eiras exerceu a função de Coordenador para a Economia Azul, Inovação, Investimento e Financiamento na Fórum Oceano. É mentor do Programa de aceleração de start-ups Ocean Stream do Creative Destruction Lab, sediado no Canadá, como também é mentor do Sustainable Ocean Accelerator e ‘coacher’ da Blue Invest Platform da Comissão Europeia.

Programa Crescimento Azul apoia Iniciativas para o Desenvolvimento de Competências Empresariais e de Gestão

Até 30 de novembro de 2021, estão abertas as candidaturas ao apoio de 1M € disponibilizado pelos EEA Grants, para financiamento de iniciativas que promovam a competitividade da economia azul através da formação no emprego para o desenvolvimento de competências empresariais e de gestão.

APSS certificada em Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho

A APSS, SA foi de novo certificada, agora no âmbito da ISO 45001:2018, norma global para sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho.

O processo de certificação foi conduzido pela LLOYD’S REGISTER (LR) e envolveu a participação ativa, através de contributos, dos colaboradores de todas áreas da empresa em duas fases: a primeira na preparação da transição da norma OSHAS 18001, que deixa de vigorar este mês, para o novo referencial ISO 45001, auditada em maio de 2021; a segunda, numa auditoria de certificação com a duração de 5 dias, entre os meses de junho e julho de 2021.

PORTOS DOS AÇORES

Assente último «caixotão» da construção de ponte-cais nas Lajes das Flores

A Portos dos Açores, que tutela os portos açorianos, informa ter sido assente o último ‘caixotão’ da empreitada relativa à construção de ponte-cais no Porto das Lajes das Flores, no âmbito da recuperação de infra-estruturas dos prejuízos resultantes do furacão ‘Lorenzo’, que assolou o arquipélago dos Açores nos dias 1 e 2 de Outubro de 2019.

Governo quer fomentar emprego no mar, descarbonizar economia e incentivar produtividade

O plano de ação da Estratégia Nacional para o Mar (ENM) 2021-2030, publicado quarta-feira em Diário da República, contém 185 medidas, como fomentar o emprego e a economia azul circular e sustentável, criando incentivos “para a dinamização do emprego azul altamente qualificado”, nomeadamente de um voucher emprego azul.

Porto de Setúbal mantém trajectória positiva

Mais 3,2% de toneladas até julho

O Porto de Setúbal movimentou 3,9 milhões de toneladas até julho de 2021, um aumento de 3,2% em relação ao mesmo período de 2020. O desempenho positivo do Porto de Setúbal tem vindo a ser dominante no decorrer deste ano, apresentando um crescimento de cargas consistente e bastante activo como plataforma de expedição das exportações nacionais.

FABIEN COSTEAU:

Temos de construir a Estação Espacial Internacional dos Mares

Neto mais velho de Jacques-Yves Cousteau, Fabien ainda tentou carreira no marketing, mas a força do apelido foi mais forte e tornou-se um aquanauta. Depois de uma participação na Glex Summit 2021, organizada pelo Clube de Exploradores de Nova Iorque e pela Expanding World, de Manuel Vaz, falou ao DN por zoom sobre passar 31 dias debaixo de água, a necessidade de investir tanto em explorar os oceanos como o espaço e sobre o seu laboratório submarino Proteus.

Sines com picos de congestionamento nas importações do Extremo Oriente

À excepção de Sines, apenas pequenos navios estão a chegar aos portos nacionais. No maior porto português, José Luís Cacho reconhece o atraso de algumas mercadorias de importação, mas diz que a maior parte dos congestionamentos está a aligeirar.

VÍDEO RTP - 1975

Comercialização de Bacalhau

Reportagem de Pitacas Antunes sobre a comercialização de bacalhau, a propósito da sessão de formação de fiscais da Direcção-Geral da Fiscalização Económica (DGFE), orientada por técnicos da Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau (CRCB).

Porto de Lisboa assinala «recuperação gradual» com 178 mil TEU movimentados até Junho

O Porto de Lisboa continua a navegar a rota da revitalização operacional, assim confirmando as perspectivas de José Castel-Branco (administrador da APL) e de Diogo Vaz Marecos (administrador Yilport Iberia). Entre Janeiro e Junho, a plataforma portuária movimentou 178 mil TEU.

Total: 5162
1 2 3 [4] 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259