Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




APS presente no evento Brasileiro «Encontro Nacional de Comércio Exterior 2021»

O Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luís Cacho, participou esta sexta-feira, 15 de Outubro, no evento “Encontro Nacional de Comércio Exterior 2021” (ENAEX) integrando o painel “Logística no Comércio Exterior Brasileiro”.

Este evento anual, organizado pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), tem como principal objectivo agregar apresentações e contributos de representantes de entidades públicas e privadas, por forma a que haja um intercâmbio de conhecimentos relacionados com um tema central, que este ano foi “Reformar para Crescer”.

Terminal do Funchal «Clean & Safe 2021»

O selo “Clean & Safe 2021” foi atribuído pelo Turismo de Portugal à Gare Marítima da Madeira, na tipologia de terminais de cruzeiros.
Esta é uma certificação que é também uma garantia de confiança, já que assegura a quem nos visita que neste terminal são cumpridos uma série de procedimentos e princípios de higiene e segurança, de acordo com as normas do “European Tourism Covid-19 Safety Seal”.

PORTO DE LISBOA

YILPORT Liscont opera navio do armador COSCO Shipping Lines

A YILPORT Liscont operou em menos de 15 horas o navio Seaspan Jakarta, do armador chinês COSCO Shipping Lines, que realizou uma escala adicional em Lisboa na sua rotação Hamburgo / Roterdão / Antuérpia / Pireus (serviço NET2).

Numa operação contínua, iniciada às 17:00h do dia 7 de Outubro e fazendo uso de três gruas pórtico em simultâneo, foi realizada a descarga de contentores de importação com origem no Norte da Europa e carga de contentores de exportação, num total superior a 1600 TEU.

Portos da Madeira retomam actividade turística com 12 navios em 13 dias

Os portos da Madeira receberam 12 cruzeiros em 13 dias, tendo esta quarta-feira feito hoje escala no Funchal dois navios, o Europa e o Iona, a maior embarcação em tonelagem que fez a sua estreia na região.

António Costa destaca em Sines record de investimento directo estrangeiro em Portugal

O Primeiro-mMnistro, António Costa, disse esta quarta-feira em Sines que o investimento da Repsol vai permitir já em outubro ultrapassar o record de investimento directo estrangeiro alcançado em 2019.

António Costa falava em Sines após a assinatura do contrato de investimento entre a Repsol e o Governo que prevê incentivos fiscais de até 63 milhões de euros a um projeto de 657 milhões de euros, apontado como “o maior investimento industrial” da última década.

Funchal e Lisboa vão receber 200 cruzeiros até ao fim do ano

No Funchal, a retoma de um mercado que representa meio milhão de passageiros por ano começou este mês. Em Lisboa, o ritmo de chegadas está a acelerar desde meados do Verão.

Despesa do Ministério do Mar mais do que duplica para 174,8 milhões

A despesa total consolidada do Ministério do Mar para 2022 será de 174,8 milhões de euros, mais do dobro face à execução de 2021, segundo o relatório que acompanha a proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).

Portos dos Açores tem nova administração, liderada pelo Capitão-Tenente Rui Terra

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, desejou sucesso à nova administração da Portos dos Açores, liderada pelo Capitão-Tenente Rui Terra, sublinhando que a empresa “representa muito” para a Região.

Falando na cidade da Horta, após a tomada de posse da nova administração, José Manuel Bolieiro destacou o papel da Portos dos Açores quer em “matéria da estratégia de coesão territorial e da ligação fundamental por via marítima” entre as ilhas dos Açores quer pela sua “gestão de infra-estruturas portuárias” da Região.

«Cidade dos Arquivos» em destaque no «Portugal em Directo»

No arquivo dos portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra há mais de 4 mil fotografias, vídeos e centenas de mapas e cartas militares. A “Cidade dos Arquivos” esteve em destaque na RTP1, esta terça-feira, 5 de Outubro, no programa “Portugal em Directo”. Declarações de Sara Charneca, arquivista; Ricardo Medeiros, administrador da APL e da APSS.

Ciência e governação em debate na conferência «Antártida: Presente e Futuro»

«Como Ministro do Mar de Portugal estou preocupado com as múltiplas ameaças que o oceano enfrenta. As Áreas Marinhas Protegidas demonstraram ser uma ferramenta poderosa para proteger os recursos marinhos vivos e considero muito importante estabelecê-las na Antártida, contribuindo para a preservação da biodiversidade marinha global», disse Ricardo Serrão Santos na conferência «Antártida: Presente e Futuro», no Museu Arqueológico Nacional, em Madrid (Espanha).

Megacentro de dados de Sines arranca com projecto de 100 milhões

Foi apresentado em abril, num evento que contou com o primeiro-ministro, António Costa Cinco meses depois, o Sines 4.0 está pronto para saltar do papel para o terreno. O primeiro edifício do projecto da anglo-americana Start Campus vai chamar-se Nest e deverá representar um investimento de 100 a110 milhões de euros. A limpeza do terreno e a instalação dos alicerces arrancam ainda em 2021.O objetivo é que esteja funcional no primeiro trimestre de 2023.

RICARDO SERRÃO SANTOS

A Economia do Mar vale cerca de 5% do PIB e emprega 4% de portugueses

O Ministro do Mar presidiu dia 1 à reunião ministerial da Convenção para a Proteção do Meio Marinho do Nordeste Atlântico. Em entrevista ao DN, antecipou algumas das medidas da Estratégia Ambiental até 2030 a aprovar no encontro e falou também dos planos que o governo português tem para o oceano nos próximos anos.

EDIÇÃO N.º 133

Carta Náutica do Porto de Lisboa | Setembro 2021

A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 133. Boas leituras!

O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

WEBINAR ESTA TERÇA-FEIRA, 5 DE OUTUBRO

2021-2030: a Década dos Oceanos e os Desafios da Ciência

Esta terça-feira, dia 5 de outubro, a Fundação Fernando Henrique Cardoso realiza um importante webinar sobre a Década dos Oceanos.
Não perca esta iniciativa que conta com contributos do Brasil, de Portugal, da Índia e dos EUA.

A 5 E 6 DE OUTUBRO

Caravela Vera Cruz com visitas gratuitas em Sines

A APORVELA (Associação Portuguesa de Treino de Vela) participa no projecto transfronteiriço Magallanes Industrias Culturales y Creativas e, nesse âmbito, a réplica do mais importante navio português do século XV estará em Sines a 5 e 6 Outubro, com visitas gratuitas para todos.

António Costa defende aposta nos portos da Península Ibérica para reduzir «dependência em relação a países como a Rússia»

Durante conferência de imprensa no Forum La Toja, em Espanha, António Costa destacou o porto de Sines e disse que este é “já uma importante plataforma para a importação transatlântica de gás natural liquefeito dos Estados Unidos para a União Europeia”.

Porto de Setúbal continua a crescer em Agosto

Carga Fraccionada com mais de 38%

O Porto de Setúbal movimentou cerca de 4,4 milhões de toneladas até agosto, um crescimento de 3,4%, face ao mesmo período em 2020. Neste aumento destaca-se a carga geral fraccionada, que cresceu 38,3%, superando o valor total de 1 milhão de toneladas, realçando que este tipo de carga tem em grande parte origem ou destino à indústria pesada, o que constitui um sinal de retoma da produção do tecido industrial nacional e regional.

Vítor Caldeirinha (APSS) abordou vertente de Inovação e Sustentabilidade do Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal acolheu, no dia 23 de Setembro, o evento ‘Dois Dias, Dois Portos’, realizado e promovido pela APLOG – Associação Portuguesa de Logística. Vítor Caldeirinha, Director de Negócio Portuário e Logístico da APSS, foi um dos destaques da sessão, tendo abordado a vertente de inovação e sustentabilidade do Porto de Setúbal e aludido à necessidade de constante modernização infra-estrutural.

ESTA SEXTA-FEIRA

DGRM associa-se à celebração do «Maritime Day» 2021

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) associa-se à celebração do Dia Marítimo, dia 30 de setembro, dedicado este ano aos recursos humanos a bordo dos navios, os designados marítimos. A Organização Marítima Internacional (IMO) escolheu este tema em consequência do impacto que a pandemia teve nos marítimos e no esforço que estes realizaram para manter o transporte marítimo a funcionar e a manter as economias e o abastecimento de bens sem rutura, incluindo os materiais médicos. Com exceção dos cruzeiros, todo o shipping continuou em funcionamento.

Novos limites da pesca da sardinha variam entre 1.575 e 4.725 quilogramas

A pesca da sardinha tem novos limites diários de captura que variam entre 1.575 quilogramas, para os barcos mais pequenos, e os 4.725 quilogramas, para os barcos maiores, determinou a Direção Geral dos Recursos Marítimos (DGRM).

A Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) divulgou no seu ‘site’ o despacho n.º 37/DG/2021 que altera os limites diários de captura de sardinha a partir das 00:00 de dia 21, passando as embarcações com comprimento de fora a fora inferior ou igual a nove metros a poder pescar 1.575 quilos de sardinha (70 cabazes, quando aplicável).

Total: 5660
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 [26] 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284