Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

APDL associa-se ao Projeto PORTUGAL EXPORT +60

A APDL associou-se à Associação Empresarial de Portugal (AEP) e ao Novo Banco no Projeto PORTUGAL EXPORT +60<30, uma iniciativa que pretende incentivar as exportações portuguesas a atingir os 60% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2030.

O Kick-off deste projeto ocorreu a17 de novembro, no Porto de Leixões e contou com as presenças do Presidente do Conselho de Administração da APDL, João Pedro Neves, do Chief Commercial Officer Corporate do Novo Banco, Andrés Baltar; do Presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro, do Vice-Presidente Executivo da AEP, Paulo Vaz e do Presidente do Conselho Geral da AEP, José Manuel Fernandes.

É opinião unânime que Portugal está de Parabéns: as exportações portuguesas já atingiram em 2022 o marco histórico de 50% do PIB, pretendido apenas para 2027, no entanto, urge ser mais ambicioso para que Portugal se posicione na 1ª linha das economias exportadores e seja mais competitivo internacionalmente. Para que Portugal atinja 60% do PIB em exportações em 2030, este projeto aponta para 3 pilares centrais – INVESTIMENTO, RECURSOS HUMANOS E INOVAÇÃO.

Na sua intervenção, o Presidente do Conselho de Administração da APDL destacou a INOVAÇÃO como fator diferenciador de competitividade internacional, apresentando o Porto de Leixões enquanto o maior porto exportador nacional, que em muito contribui para o tecido empresarial do seu hinterland, reconhecendo que a eficiência do Porto de Leixões está intrinsecamente ligada à inovação, nomeadamente à inovação tecnológica.
João Pedro Neves referiu igualmente que, a APDL prioriza a promoção de um Porto Inteligente, incorporando tecnologias avançadas no seu Plano Estratégico, com destaque para a digitalização, agilização e otimização dos processos, com o desenvolvimento de medidas adicionais para reforçar a competitividade.

Este inovador Projeto conta ainda com o Expresso como media partner e o seu cronograma decorrerá em 4 fases, sendo a próxima, a realização de um almoço-debate, subordinado ao tema “Inovação”, no dia 4 de dezembro, em Aveiro. O projeto terminará com uma Grande Conferência em fevereiro, data ainda a determinar.