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Nova linha ferroviária vai aumentar a competitividade do Porto de Sines

A ligação ferroviária do litoral alentejano até Espanha vai estar concluída no primeiro semestre de 2024. É o maior projecto ferroviário nos últimos 100 anos e vai aumentar a capacidade e a competitividade do Porto de Sines.

São 90 quilómetros de uma nova linha que atravessa as quintas e o montado alentejano. Por lá trabalha-se a um ritmo acelerado para concluir este troço entre Évora e Elvas.

Esta é a única linha construída de raiz, inserida no Corredor Internacional Sul, que vai permitir ligar, mais rapidamente, os portos portugueses e a cidade de Lisboa a Espanha.

Vai duplicar a capacidade e diminuir o tempo da viagem. De Sines, que tem o porto mais importante do país, o percurso será reduzido em 140 quilómetros até Espanha. Ou seja, em tempo, serão menos três horas e meia.

Por outro lado, vai aumentar a competitividade, diminuir o tempo de transporte de mercadorias e os custos em 50%. São vantagens que o Porto de Sines quer aproveitar e são já várias as expansões e investimentos feitos a contar com esta nova Linha Ferroviária.

Ao longo dos últimos oito anos, a obra da Infraestruturas de Portugal sofreu atrasos, por várias questões, destacando-se a pressão que se fez sentir na indústria da construção como efeito da crise de 2008 até 2011.

A conclusão da obra está prevista para o final do primeiro semestre do próximo ano. Mas isto não significa que os comboios comecem a circular logo a seguir, uma vez que depois vai ser preciso fazer testes complexos, que vão demorar. É provável que só em 2025 é que o Alentejo irá ver os comboios a passar a grande velocidade.

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