Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Porto de Aveiro e Município da Murtosa assinam contrato para cedência de bens e equipamentos do Porto de Recreio da Torreira
A Administração do Porto de Aveiro e o Município da Murtosa celebraram um contrato para a cedência de bens e equipamentos que integram o Porto de Recreio da Torreira, com o objectivo de garantir a sua gestão, manutenção e valorização em benefício da comunidade local.
Ao abrigo deste contrato, a Administração do Porto de Aveiro cede ao Munício da Murtosa diversos equipamentos e infraestruturas, incluindo estacaria de fixação do quebra-mar, passadiços, edifícios de apoio, ponte-cais, rampa de varadouro, terraplenos e respetivas redes e infraestruturas. O Município da Murtosa compromete-se, assim, a assegurar a preservação e boa utilização das instalações, permitindo, no entanto, a utilização das infraestruturas para atividades da Administração Portuária.
![]() |
Governo dos Açores quer mais navios a transportar carga para as ilhas
A secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, assegurou que o Governo Regional está a “envidar esforços” junto dos armadores para aumentar o número de navios de transporte de carga para as ilhas do arquipélago.
Segundo Berta Cabral o Governo dos Açores “reconhece que as alterações nos itinerários e o substancial aumento da carga transportada para as ilhas e interilhas têm vindo a causar vários transtornos a empresas e particulares”.
"Estamos a envidar esforços junto dos armadores para que estes aumentem o número de navios de transporte de carga para as ilhas açorianas”, afirmou.
![]() |
Governo prevê investimento de 931 milhões de euros até 2035 no novo terminal do Porto de Leixões
O Governo prevê um investimento de 931 milhões de euros (ME) no porto de Leixões nos próximos 10 anos, com construção de um novo terminal de contentores no molhe norte, segundo a estratégia nacional Portos 5+.
De acordo com a estratégia, dos 931 milhões de euros de investimento previstos até 2035, 219 milhões terão origem na autoridade portuária ou em fundos comunitários, e 712 milhões em empresas privadas.
"No porto de Leixões, a capacidade deverá aumentar 10 milhões de toneladas. Os maiores incrementos de capacidade ocorrerão na carga contentorizada com o novo Terminal de Contentores Norte, e na carga em sistema 'roll-on roll-off'" [carga móvel, como automóveis], pode ler-se na resolução do Conselho de Ministros recentemente publicada.
![]() |
22 DE AGOSTO DE 2011
Fundada a «Portos dos Açores»
Em Agosto de 2011 foi aprovado o novo sistema portuário dos Açores, criando a Portos dos Açores, SA, resultado da fusão das três Administrações Portuárias existentes até então e que faziam parte da Portos dos Açores SGPS, a APSM,SA (Administração dos portos de S. Miguel e Santa Maria) a APTG,SA (Administração dos Portos de Terceira e Graciosa) e a APTO, SA (Administração dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental).
No diploma pode-se ler o seguinte: "A circunstância de se optar pela fusão das três Administrações Portuárias Regionais e pela sua incorporação na PA não significa que se pretenda seguir um modelo centralizado de gestão portuária, sem ter em conta as características específicas das várias ilhas e das suas infra-estruturas portuárias", tendo por isso sido criado em vez das anteriores Administrações portuárias três Direcções-Gerais com a mesma jurisdição das anteriores Administrações e que passam a ser denominadas de: DGPSM- Direcção Geral dos Portos de S. Miguel e Santa Maria, DGPTG- Direcção Geral dos Portos da Terceira e Graciosa e a DGPTO- Direcção Geral dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental. Cada membro do conselho de administração da PA, incluindo o presidente, exercerá as funções de director-geral numa das três direcções-gerais.
![]() |
DE 10 A 14 DE SETEMBRO
Sines recebe as comemorações do Dia da Polícia Marítima
As comemorações do 106.º aniversário da Polícia Marítima realizam-se em Sines, entre os dias 10 e 14 de setembro de 2025.
Sines será o palco de diversas atividades alusivas às comemorações do Dia da Polícia Marítima, nomeadamente exposições de meios, na Avenida Vasco da Gama, e os tradicionais baPtismos de mar, no porto de recreio de Sines, e de mergulho, na Piscina Municipal de Sines.
Poderá também conhecer a vida do navegador Vasco da Gama, através da Exposição “Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia", no Centro de Artes de Sines. Haverá ainda um concerto da Banda da Armada, no dia 14 de setembro, pelas 18h00, no Pavilhão Multiusos.
![]() |
AICEP promove inovação nacional no âmbito da economia azul
A AICEP participou no Oeiras BlueTech Ocean Forum (OBOF), em parceria com a Fórum Oceano, através da dinamização de duas iniciativas estratégicas dedicadas à promoção da inovação e à criação de oportunidades no setor da economia azul: a sessão Blue Pitch & Lab2Market e o Sailing Matchmaking Cocktail.
Com o objetivo de valorizar soluções desenvolvidas em Portugal e facilitar o contacto com investidores e entidades internacionais, a AICEP promoveu a sessão Blue Pitch & Lab2Market. Foram apresentados projetos nacionais com aplicação direta em áreas como as energias renováveis oceânicas, a biotecnologia marinha e a bioeconomia, a construção modular e o retrofitting naval, a digitalização e automação marítima, a logística sustentável e a descarbonização, bem como a economia circular e as tecnologias de conservação alimentar.
![]() |
Líder mundial dos rebocadores avança para todos os portos portugueses
A Boluda Towage, líder mundial nas operações de rebocagem marítima, acordou a compra da Remolcanosa Portugal, expandindo a sua presença no mercado português além de Sines. Segundo uma notificação à Autoridade da Concorrência, a operação consiste na aquisição pela "BT LUXEMBOURG II, S.À R.L, integrada no Grupo Boluda, do controlo exclusivo da Remolcanosa Portugal – Serviços Marítimos, S.A. e respetivas subsidiárias".
A Boluda, fundada em Valência, presta serviços de reboque marítimo e de amarração no Terminal PSA do porto de Sines, e faz faz transporte regular de contentores com escala nos portos de Leixões e de Setúbal.
![]() |
Porto de Sines e Instituto Marítimo Portuário da Guiné-Bissau assinam Memorando de Entendimento para reforço da cooperação marítimo-portuária
O Porto de Sines recebeu, no dia 11 de agosto, a visita de uma delegação do Instituto Marítimo Portuário da Guiné-Bissau (IMP), para a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) que pretende desenvolver uma cooperação estratégica e técnica entre as duas entidades, com vista ao desenvolvimento do setor marítimo e portuário.
O programa da missão do IMP da Guiné-Bissau ao Porto de Sines incluiu uma apresentação e visita técnica ao Sistema de Janela Única Logística (JUL), seguindo-se de uma deslocação ao Centro de Controlo de Tráfego Marítimo (VTS) e aos terminais portuários do Porto de Sines, culminando no momento solene da celebração do Memorando de Entendimento (MoU) assinado pelo Presidente do Conselho de Administração da APS, Pedro do Ó Ramos, pela vogal do Conselho de Administração da APS, Fernanda Nunes, e pelo Presidente do Conselho de Administração do IMP da Guiné-Bissau, Gualdino Afonso Té.
![]() |
Portos dos Açores Reforça Investimento em Projectos de São Roque do Pico
A empresa Portos dos Açores, S.A., intensificou o seu compromisso com o desenvolvimento e protecção costeira de São Roque do Pico, através da celebração de adendas a dois contratos. As modificações contratuais, formalizadas em março e julho de 2025, visam aprimorar os projectos em andamento, garantindo a sua adequação às necessidades locais e aos mais recentes estudos técnicos.
![]() |
PSA Sines registou o melhor mês de Julho de sempre
A PSA Sines registou a melhor movimentação de sempre, no mês de julho, em 23 anos de operação, com um total de 116.047 contentores movimentados.
De janeiro a julho de 2025 a PSA Sines registou uma movimentação de 1.065M TEUS. Apesar de os volumes acumulados estarem atualmente 9% abaixo dos registados no mesmo período do ano passado, a PSA assinala um mês de julho excecional, com resultados record que apontam para uma potencial retoma sólida no segundo semestre de 2025.
![]() |
Obras de manutenção na ferrovia do Porto da Figueira da Foz já arrancaram
Iniciaram-se a 4 de agosto as obras de manutenção do ramal ferroviário do Porto da Figueira da Foz. Esta intervenção, com uma duração prevista de 90 dias e um investimento total de 90.268,85 euros, tem como objetivo geral a reparação e beneficiação das vias férreas e dos aparelhos de mudança de via (AMV).
A empreitada, que abrange uma extensão de 7,1 quilómetros de ferrovia, será realizada numa única fase e consiste essencialmente em intervenções nos AMVs, limpeza, desmatação das vias, acessórios de sinalização e correção de empeno das vias nas infraestruturas ferroviárias existentes. A obra está a cargo da empresa Socicarril – Sociedade de Construções Ferroviárias, Lda., especializada em trabalhos ferroviários nas áreas da conservação, construção e renovação de vias férreas.
![]() |
Carta Náutica do Porto de Lisboa | JULHO 2025
Mais um número da Carta Náutica do Porto de Lisboa disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 179. Boas leituras!
O Centro de Documentação e Arquivo adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.
![]() |
Salvador Malheiro, Secretário de Estado das Pescas e do Mar
Uma Renascença Atlântica em Marcha
No discurso de encerramento da X Grande Conferência do Jornal da Economia do Mar, Salvador Malheiro, Secretário de Estado das Pescas e do Mar, assegurou encontrar-se em marcha uma verdadeira Renascença Atlântica, que entende absolutamente necessária num momento em que o Atlântico ganha nova importância geopolítica, geoestratégica, ambiental e energética, oferecendo assim também uma oportunidade de afirmação a Portugal que temos, como Nação Marítima por eminência que somos, de saber explorar para podermos vir realmente a beneficiar de todas as inúmeros correlatas possibilidades oferecidas.
![]() |
APP
Estratégia dos portos vai posicionar Portugal no centro do desenvolvimento
A Associação dos Portos de Portugal (APP) defende que a estratégia do Governo para este setor vai posicionar Portugal no centro do desenvolvimento económico e da transição energética.
"Acreditamos que a implementação da estratégia Portos 5+ permitirá posicionar os portos de Portugal como pilares centrais do desenvolvimento económico, da transição energética e da integração logística internacional, com impactos positivos nas comunidades e nas empresas", considera a APP, em resposta à Lusa.
![]() |
Vítor Caldeirinha assume presidência, acompanhado por Ana Lemos, Nuno Viterbo e Paulo Ventosa como vogais executivos
Portos de Lisboa e Setúbal com novo Conselho de Administração
O Governo nomeou um novo Conselho de Administração comum à Administração do Porto de Lisboa (APL) e à Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), com Vítor Caldeirinha a assumir o cargo de Presidente. A equipa integra ainda Ana Lemos, Nuno Viterbo e Paulo Ventosa como vogais executivos.
![]() |
MADEIRA
APRAM investe 600 mil euros em manutenção do rebocador Ponta do Pargo
A intervenção no rebocador Ponta do Pargo da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), que decorreu nos estaleiros de Peniche, no âmbito do calendário de manutenções periódicas, ficou concluída dia 29, num investimento de aproximadamente 600 mil euros.
A embarcação - um dos três rebocadores que integram a frota da APRAM - foi submetida a trabalhos de manutenção preventiva no casco, sistema propulsor, válvulas principais, refrigeradores, máquinas principais e auxiliares, equipamento de convés e de segurança, luzes e equipamentos de navegação, e instrumentos de comunicação.
![]() |
Vítor Caldeirinha passa a liderar administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra
Vítor Caldeirinha passou a liderar a administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra uma decisão do Governo confirmada dia29, substituindo no cargo Carlos Correia.
Com um percurso consolidado no sector marítimo-portuário, Vítor Caldeirinha iniciou a sua carreira no Porto de Setúbal, há mais de duas décadas. Entre 2013 e 2016, assumiu a presidência da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), tendo posteriormente passado pelo Porto de Lisboa, onde esteve dois anos.
![]() |
ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE PORTUGAL ASSINA PROTOCOLO COM A CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA PAÍSES BAIXOS-PORTUGAL
A APP – Associação dos Portos de Portugal assinou ontem 31 de julho, um protocolo de cooperação com a Câmara de Comércio e Indústria Países Baixos–Portugal (CCINP), com o objetivo de reforçar a colaboração institucional e promover o desenvolvimento económico através da inovação e do empreendedorismo.
O memorando, formalizado em Leça da Palmeira pelos presidentes João Pedro Neves (APP) e Marisa Monteiro Borsboom (CCINP), estabelece um quadro de entendimento que visa potenciar a troca de experiências, a realização de eventos conjuntos e a promoção de redes empresariais entre os dois países.
![]() |
Martifer quer tomar conta dos estaleiros navais que estão sob gestão da Lisnave
Com os estaleiros de Viana do Castelo sobrecarregados de encomendas - incluindo a construção de seis Navios Patrulha Oceânicos (NPO) para a Marinha Portuguesa - e a aposta do Estado na Defesa em forte expansão, a Martifer está interessada em assumir a concessão dos estaleiros da Mitrena, atualmente sob gestão da Lisnave.
A intenção foi confirmada por fonte oficial do grupo de Oliveira de Frades ao 'Negócios', que aguarda a publicação do caderno de encargos para o concurso público a ser lançado pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), entidade que ficará com a tutela do espaço a partir de 2027.
![]() |
Eduardo Galo é o novo CEO da Transinsular
A Transinsular, empresa de referência do Grupo ETE no transporte marítimo nacional e internacional, nomeou Eduardo Galo como Chief Executive Officer, iniciando um novo ciclo de liderança orientado para o crescimento positivo e sustentável, através da logística marítima e com foco na proximidade com o cliente.
Este novo ciclo reforça o compromisso da Transinsular com um modelo de gestão centrado no cliente, que valoriza a excelência operacional, a inovação contínua e a antecipação às necessidades do mercado. O objetivo é claro: consolidar a posição da Transinsular como operador de referência no transporte marítimo em Portugal e nos mercados internacionais onde atua, como a primeira opção de clientes e parceiros de negócio.