Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Sines integra debate sobre o desenvolvimento económico da Península Ibérica

 Pedro do Ó Ramos, Presidente do Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA, foi um dos Oradores do “Foro Economico del Suroeste Ibérico”, que teve lugar no Centro de Exposições e Congressos de Badajoz.

Numa organização da Prensa Ibérica, o evento reuniu líderes institucionais, presidentes de câmara, executivos e especialistas de diversas áreas do tecido empresarial, tendo como objetivo dar destaque a um território que inclui a Extremadura e a Andaluzia Ocidental, juntamente com as regiões portuguesas do Alentejo e do Algarve, analisando os desafios estruturais e as oportunidades de crescimento de uma região que, apesar da sua dimensão e potencial, continua a ocupar uma posição periférica nos principais processos de tomada de decisão.

Pedro do Ó Ramos integrou a Mesa Redonda focada no Corredor do Sudoeste Ibérico, tendo destacado o papel fundamental do Porto de Sines ao serviço do hinterland Ibérico, posicionando-se, por excelência, como o porto ao serviço da Extremadura Espanhola e Andaluzia, posicionamento que será reforçado pela melhoria da ligação ferroviária Sines – Elvas – Badajoz, já em fase de conclusão. O Presidente da APS aproveitou ainda a oportunidade para destacar que, do lado espanhol, será determinante a concretização da eletrificação da linha, em consonância com os desenvolvimentos do lado português, por forma a que consigamos oferecer serviços mais eficientes e competitivos aos importadores e exportadores Ibéricos.

De realçar que, juntas, as regiões da Extremadura e Andaluzia Ocidental, juntamente com o Alentejo e o Algarve, contam com mais de sete milhões de habitantes e possuem recursos energéticos, capacidade agroalimentar, património cultural e uma posição geoestratégica fundamental como porta de entrada atlântica para a Península Ibérica.