Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Porto de Sines integra debate sobre o desenvolvimento económico da Península Ibérica
Pedro do Ó Ramos, Presidente do Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA, foi um dos Oradores do “Foro Economico del Suroeste Ibérico”, que teve lugar no Centro de Exposições e Congressos de Badajoz.
Numa organização da Prensa Ibérica, o evento reuniu líderes institucionais, presidentes de câmara, executivos e especialistas de diversas áreas do tecido empresarial, tendo como objetivo dar destaque a um território que inclui a Extremadura e a Andaluzia Ocidental, juntamente com as regiões portuguesas do Alentejo e do Algarve, analisando os desafios estruturais e as oportunidades de crescimento de uma região que, apesar da sua dimensão e potencial, continua a ocupar uma posição periférica nos principais processos de tomada de decisão.
Pedro do Ó Ramos integrou a Mesa Redonda focada no Corredor do Sudoeste Ibérico, tendo destacado o papel fundamental do Porto de Sines ao serviço do hinterland Ibérico, posicionando-se, por excelência, como o porto ao serviço da Extremadura Espanhola e Andaluzia, posicionamento que será reforçado pela melhoria da ligação ferroviária Sines – Elvas – Badajoz, já em fase de conclusão. O Presidente da APS aproveitou ainda a oportunidade para destacar que, do lado espanhol, será determinante a concretização da eletrificação da linha, em consonância com os desenvolvimentos do lado português, por forma a que consigamos oferecer serviços mais eficientes e competitivos aos importadores e exportadores Ibéricos.
De realçar que, juntas, as regiões da Extremadura e Andaluzia Ocidental, juntamente com o Alentejo e o Algarve, contam com mais de sete milhões de habitantes e possuem recursos energéticos, capacidade agroalimentar, património cultural e uma posição geoestratégica fundamental como porta de entrada atlântica para a Península Ibérica.
