Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Circum-navegação: a Magalhães o que é de Magalhães, a Elcano o que é de Elcano. E sem nacionalismos
“Devemos pôr lado a lado Magalhães e Elcano na hora de atribuir méritos na primeira volta ao mundo?”, perguntámos a seis historiadores portugueses e espanhóis. Eis as reflexões que fizeram a partir desta pergunta algo maniqueísta.
![]() |
Rui Pedro Silva Filipe é o novo Capitão do Porto de Sines
No dia 19 de setembro, Rui Pedro Silva Filipe tomou posse como Capitão do Porto de Sines e Comandante-local da Polícia Marítima, substituindo Manuel Sá Coutinho, em funções desde 2016.
Na cerimónia, que teve lugar nas instalações da Capitania do Porto de Sines, estiveram representadas as autoridades locais e diversos parceiros da Comunidade Portuária local.
![]() |
ESTA QUINTA-FEIRA
Ministra do Mar visita obra no Cais do Leverinho em Gondomar
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, visita esta quinta-feira, pelas 15h30, acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, as obras que decorrem no Cais do Leverinho.
Promovida pela APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, num investimento de 1.96 milhões de euros, esta obra visou a criação de infraestruturas logísticas capazes de criar melhores condições para a recolha de resíduos sólidos, abastecimento de víveres, abastecimento de água potável e fornecimento de energia elétrica, integrado no Projeto-Piloto (faturação automática com acesso à Janela Única Portuária (JUP), que visa incrementar a sustentabilidade ambiental.
![]() |
MINISTRA DO MAR:
Novas embarcações reforçam segurança da Via Navegável do Douro
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, frisou esta terça-feira que as cinco novas embarcações colocadas em funcionamento pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) “reforçam a segurança” da Via Navegável do Douro (VND).
“Não nos podemos esquecer que às vezes aqui se trabalha em condições adversas de mau tempo e ondulação elevada, sendo de facto muito necessário garantir condições de segurança e de conforto. E o [rio] Douro cada vez mais tem turismo de cruzeiro, atividade de pesca e navegação de mercadorias. É fundamental que exista a segurança da navegação”, disse Ana Paula Vitorino.
![]() |
Investimento de 150.000 euros para dragagem de manutenção no porto de Vila do Conde
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu esta segunda-feira à adjudicação da obra para a dragagem de manutenção no Porto de Vila do Conde. A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos é a Entidade adjudicante e fiscalizadora desta obra, que envolve um investimento de 150.000 euros.
A empreitada contempla a dragagem de 25.000 m3, de sedimentos de constituição predominantemente arenosa, estabelecendo-se uma cota de dragagem de -2.5m ZH na zona da barra e canal do porto, e o seu transporte e imersão no meio marinho.
![]() |
Porto de Lisboa recebe delegação oficial da Província de Guangxi, China
O Porto de Lisboa recebeu a visita de uma delegação oficial do governo da província de Guangxi, liderada pelo Vice-Presidente da Assembleia Popular, que se deslocou a Portugal a convite do Secretário de Estado da Economia, tendo sido acompanhada por representantes da Câmara do Comércio e Indústria Luso-Chinesa.
![]() |
RENDAS DAS CONCESSÕES
Yilport Leixões liderou no 1º trimestre, pagando 5 milhões à APDL
De acordo com os dados disponibilizados pela UTAP (Unidade Técnica de Apoio a Projectos), as concessões portuárias renderam às administrações portuárias 18,1 milhões de euros durante os primeiros três meses de 2019: trata-se do maior valor de sempre neste período temporal. Quem mais pagou foi a Yilport Leixões, contribuindo com 5 milhões de euros.
![]() |
Rangel enfatiza a «extrema importância» dos portos secos no «fomento das exportações»
A Rangel Logistics Solutions abordou, através de uma missiva publicada no seu site oficial, a entrada em vigor (desde Julho) da definição do conceito de porto seco e dos moldes que enquadram a sua implementação em território português; para a companhia, a decisão, reivindicada há muito, «poderá revelar-se de extrema importância para a economia nacional e para o fomento das exportações».
![]() |
ESTA SEGUNDA-FEIRA
Ministra do Mar preside à assinatura de Auto de Consignação da Empreitada de Dragagem da Barra do Rio Ave, em Vila do Conde
Esta segunda-feira, dia 16 de setembro, pelas 11h00, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará na cerimónia de assinatura do Auto de Consignação da Empreitada de Dragagem da Barra do Rio Ave em Vila do Conde.
O Diretor-Geral da DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, José Simão, fará a apresentação da obra.
![]() |
Navio Patrulha Oceânico NRP Setúbal abre a visitas este domingo em Setúbal
O NRP Setúbal atraca pela primeira vez na cidade que lhe deu nome, este domingo, dia 15 de setembro, para participar nas comemorações do Dia de Bocage e da Cidade, onde receberá a visita da Presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira.
No âmbito das comemorações, o navio abre a visitas nos períodos das 10h00 às 11h30 e das 15h00 às 18h00, na Doca 2 do Porto de Setúbal.
![]() |
Missão da Câmara de Comércio Chinesa ficou a conhecer «dinamismo» do Porto de Leixões
A AICEP e a China Chamber of Commerce for Import and Export of Machinery and Electronic Products (CCCME) aliaram esforços no sentido de promover uma missão de empresas chinesas a Portugal, nos dias 5 e 6 deste mês de Setembro, revelou a APDL.
![]() |
Polícia Marítima celebra 100 anos
A Polícia Marítima celebrou esta sexta-feira, 13 de setembro, 100 anos de existência. A criação da Polícia Marítima foi assinalada pela Lei nº 876, de 13 de setembro, que institucionalizou, no início do Séc. XX, este órgão de polícia criminal.
![]() |
CERTAME CONTA COM A PRESENÇA DA APFF E DA CPFF
«FigueiraSea - Sustainable Expo Alliance» | 25 a 28 de Setembro
Numa participação colaborativa, o Porto da Figueira da Foz (APFF) e a Comunidade Portuária da Figueira da Foz (CPFF) vão estar presentes, com um stand institucional, na primeira edição da «FigueiraSea - Sustainable Expo Alliance», que decorre de 25 a 28 de Setembro na Praça do Forte.
Trata-se de um evento organizado pela Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF), em parceria com a Câmara Municipal.
![]() |
NOVO CAPITÃO DO PORTO DE AVEIRO
«Responsabilidade é sempre acrescida independentemente da dimensão do porto»
O capitão de Fragata Humberto da Silva Rocha, até aqui capitão do porto da Figueira, promete seguir uma linha de abertura da capitania no cumprimento de funções. A passagem de testemunho na capitania do Porto de Aveiro revelou as ideias do novo comandante que quer conhecer a região e os organismos para melhor compreender o meio.
![]() |
Porto de Setúbal reforça posição na ferrovia
Comboio transporta viaturas Volkswagen
O Porto de Setúbal recebeu esta sexta-feira, 6 de setembro, um comboio com 125 viaturas Volkswagen, na primeira viagem de reactivação do transporte de veículos por ferrovia a partir da fábrica AutoEuropa, em Palmela, para o terminal portuário.
Até dezembro serão feitas duas viagens diárias com um total de 250 viaturas transportadas e, numa segunda fase a partir de janeiro, 4 viagens diárias com um total de 500 viaturas, permitindo transportar por ferrovia 68% do volume da produção da fábrica já em 2020.
![]() |
Dragagens nos portos de Peniche, Lagos e Vila do Conde
A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), do Ministério do Mar, avançou, na semana passada, com a adjudicação do procedimento das dragagens nos portos de Peniche e Lagos, tendo o contrato sido assinado esta quarta-feira, dia 04 de setembro.
Quanto ao procedimento da dragagem da barra do porto de Vila do Conde, a adjudicação foi concretizada esta quinta-feira, dia 05 de setembro, sendo que o contrato será assinado esta sexta-feira.
![]() |
Portos dos Açores adjudica aquisição de nova Grua Portuária para o Porto da Praia da Vitória
A empresa pública Portos dos Açores, S.A. adjudicou a aquisição de uma nova grua móvel portuária, para o porto da Praia da Vitória, à empresa Konecranes GMBH, pelo valor de 2, 85 Milhões de Euros, a que acresce o IVA à taxa legal em vigor.
Com este investimento o Porto da Praia da Vitória ficará munido de duas gruas portuárias equivalentes, o que implicará um aumento da produtividade na operação de carga/descarga de navios de carga geral ou de granéis sólidos, assim como permitirá uma fiabilidade destas operações, nomeadamente na descarga dos navios de granéis sólidos, essencialmente cereais para a produção local de rações
![]() |
Theo Notteboom:
Sines almeja a posição de «plataforma giratória» no comércio Ásia-Europa-América
Em recente análise, com foco no tráfego marítimo de mercadorias através do Estreito de Gibraltar, o professor e especialista Theo Notteboom efectuou uma abordagem sobre a evolução dos cinco portos que, actualmente, competem pelas cargas nessa região estratégica: o porto português de Sines não ficou de fora da explanação do analista, sendo apontando como uma das infra-estruturas que ambiciona a voos mais altos, na sequência dos investimentos anunciados (expansão do Terminal XXI e concurso para o novo Terminal Vasco da Gama).
![]() |
Obra de Reformulação do Molhe do Porto de Viana lançada pela Ministra do Mar
O Porto de Viana do Castelo recebeu, esta segunda-feira, a cerimónia de lançamento da Obra de Reparação e Reforço do Molhe Norte, que contou com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino e do presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa.
A obra é a primeira das quatro intervenções previstas para a reabilitação do Molhe, que terá um custo global de 21,4 milhões de euros. Esta fase precursora terá a duração de doze meses e um custo estimado de 1.461.619€.
![]() |
Investimento de 21,4 milhões reforça molhe do porto de Viana
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) iniciou a primeira de quatro fases de reforço do molhe do porto da capital do Alto Minho, orçada em 21,4 milhões de euros.
Em comunicado, a APDL explicou tratar-se de “uma obra que será dividida em quatro intervenções executadas por ordem de prioridade”, sendo que “a primeira fase da reformulação do molhe norte do porto de mar de Viana do Castelo representa um investimento superior a 1,4 milhões de euros”.