Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
PORTOS DOS AÇORES, S.A. EFECTUA DRAGAGENS NO PORTO DAS LAJES DAS FLORES
A Portos dos Açores SA, está a efetuar dragagens no interior da baia do Porto das Lajes das Flores. Estes trabalhos irão permitir um aumento da extensão de área acostável de cerca de 65 para 100 metros com fundos que passarão de -4 para -5 (ZH) o que irá facilitar a operação de navios e embarcações de maior porte contribuindo, assim, para a melhoria do abastecimento à ilha. Estão a ser removidos grandes blocos de pedra e betão depositados, na decorrência do Furacão Lourenço, na zona molhada do porto.
![]() |
Porto da Figueira da Foz quer ser a âncora das exportações da Região Centro
O Porto da Figueira da Foz quer ser a principal porta do comércio internacional da região centro. Nesse sentido, está a mobilizar investimentos, operadores portuários, agentes de navegação e empresários, como ficou demonstrado na conferência "Desafios da Exportação", organizada pelo REGIÃO DE LEIRIA e pelo Jornal da Bairrada.
![]() |
Corredor Sudoeste Ibérico «significará menores custos de transporte», frisa Antonio García Salas
A visão de um corredor que agregue e coloque em comunicação o eixo Madrid-fronteira portuguesa é a grande proposta do movimento independente e privado que promove o Corredor Sudoeste Ibérico – o projecto defende a promoção de um dinamismo transfronteiriço, a edificação de uma rede capaz de combater o isolamento das regiões do Alentejo e da Extremadura. O objectivo é o de implantar uma rede capaz de dar corpo ao fluxo de mercadorias, passageiros e até mesmo informação. No fundo, abolir fronteiras e convergir para uma melhor sintonia infra-estrutural e logística.
![]() |
A 14 E 15 DE NOVEMBRO
SEMINÁRIO BANDEIRA AZUL 2019
O Seminário Nacional do Programa Bandeira Azul, que constitui uma base importante de trabalho multidisciplinar, procura contribuir para a construção de uma sociedade de baixo carbono, mais racional e eficiente na utilização dos recursos e socialmente equitativa.
Neste sentido, o Seminário Bandeira Azul 2019 realizar-se-à nos dias 14 e 15 de novembro no Parque Biológico de Gaia. Durante o seminário vão decorrer palestras cujo objetivo é trabalhar o tema que vai ser divulgado durante o seminário e ainda serão organizadas visitas, entregas de prémios, etc. com o propósito de fazer um balanço do Programa Bandeira Azul e preparar o ano 2020.
![]() |
Porto de Lisboa recebe embarcação de pesca no TMB
Foi no dia 5 de novembro que, no Terminal Multiusos do Beato, o navio de carga «BBC MICHIGAN» desembarcou um navio de pesca, oriundo do Japão, para a empresa portuguesa Tunipex, sediada em Olhão.
A embarcação denominada de «ALEGRIA OITO» é uma embarcação auxiliar local com 23,90 metros de comprimento e 51 toneladas, com destino à armação de pesca. Esta embarcação será rebocada para o estaleiro da Navaltagus, no Seixal, onde será colocada a seco e posteriormente lançada à água, para obter as devidas vistorias e certificações.
![]() |
Lisboa é uma das cidades europeias da exposição «Arquitecturas à Beira-Mar»
Lisboa está entre um conjunto de cidades europeias incluídas na exposição “Arquiteturas à Beira-Mar”, sobre projetos ligados a zonas costeiras, que a Fundação Mies van der Rohe em Barcelona, Espanha, vai expor até 12 de janeiro de 2020.
![]() |
AÇORES
Ana Cunha adianta que a Atlânticoline procura navio alternativo para reforço do abastecimento ao Grupo Ocidental
A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou, na Horta, que a Atlânticoline “foi incumbida pelo Governo de procurar soluções de outros navios” que possam reforçar a operação de abastecimento ao Grupo Ocidental.
Ana Cunha adiantou que a empresa “está a fazer o seu trabalho de prospeção e tem recebido diversos contributos da sociedade civil, mas também de pessoas da área”, encontrando-se a “fazer uma análise e uma procura de um navio que, com maior capacidade, possa vir a reforçar as ligações e o abastecimento às ilhas das Flores e do Corvo”.
![]() |
ESPO e EFIP:
Conectividade entre portos e ferrovia deve ter prioridade nas políticas da UE
Durante 2018, especialistas de portos marítimos e fluviais avaliaram a legislação ferroviária europeia sob uma perspectiva portuária – dessa avaliação contínua nasceu um documento intitulado ‘Portos no Sistema Ferroviário Europeu’ que sumariza cinco grandes conclusões, defendidas pela Organização dos Portos Marítimos Europeus (ESPO) e pela Federação Europeia de Portos Fluviais (EFIP).
![]() |
Câmara de Aveiro lança este mês concurso para novo ferry
A empresa concessionária dos transportes municipais vai comparticipar em um milhão de euros a compra do “ferryboat” eléctrico que a Câmara de Aveiro se prepara para juntar à frota que garante as travessias fluviais para São Jacinto. O investimento - concepção e construção da embarcação, com duração de um ano - está avaliado em 6,1 milhões de euros, com o financiamento a ser assegurado a três: a autarquia, o concessionário e fundos europeus.
![]() |
Navios com bandeira portuguesa vão ser obrigados a ter 60% de tripulação nacional
A partir de 1 de janeiro de 2020, os navios com bandeira portuguesa vão ser obrigados a ter, pelo menos, 60% da respectiva tripulação com cidadania nacional, europeia ou de língua portuguesa. Já no caso das embarcações de pesca, o limite de tripulações portuguesas, europeias ou de língua portuguesa desce para 50%.
![]() |
MADEIRA
Plataforma já trabalha para a obra de protecção da Marina
A APRAM pretende encurtar o alargamento da entrada na marina velha, junto à foz da Ribeira de São Lázaro, uma intervenção que era já uma necessidade há anos.
![]() |
Mais um passo dado na ligação ferroviária entre Caia e Sines
A cerimónia de assinatura do auto de consignação da empreitada do troço Alandroal/Elvas, da linha Évora – Caia, teve lugar esta segunda-feira, dia 4, no salão nobre dos Paços dos Concelho da Câmara Municipal de Elvas.
A assinatura dos documentos foi presidida pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.
![]() |
Alberto Souto assume tutela dos portos nacionais
O antigo autarca de Aveiro, que já assumia funções como Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, alarga a esfera de influência. “É com muito gosto e entusiasmo que assumo neste XXII Governo constitucional a responsabilidade pelos portos nacionais, a acrescer à dos aeroportos e das comunicações”.
O político aveirense elogia a antecessora e revela que os desafios estão centrados na continuidade. “A Ministra Ana Paula Vitorino deixou um óptimo trabalho feito e cabe agora ao ministro Pedro Nuno Santos e a mim próprio dar-lhe continuidade”.
![]() |
Empreitada do troço ferroviário Alandroal-Elvas consignada esta segunda-feira
A cerimónia de Assinatura do Auto de Consignação da Empreitada do Troço Alandroal/Elvas, da linha Évora – Caia, realiza-se esta segunda-feira, 4 de novembro, pelas 10.20 horas, no Salão Nobre do edifício Paços do Concelho da Câmara Municipal de Elvas, numa iniciativa que será presidida pelo Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.
![]() |
COM VÍDEO
Porto de Lisboa assinalou 132 anos com regata
A meteorologia colaborou na 45ª edição do Troféu Porto de Lisboa, brindando as 69 embarcações participantes!
A frota disputou um percurso em 2 horas, 2 horas e meia, proporcionando grandes imagens para todos os que assistiram à prova junto às margens do Rio Tejo!
![]() |
«Le Lyrial», da Ponant Cruises
Durante 25 anos a Ponant ofereceu uma experiência única e distinta a todos os passageiros, com um conceito de viagem íntima, luxuosa e autêntica, levando assim à distinção das restantes companhias do mercado.
Este ano, durante o mês de Abril, a companhia adicionou um novo navio à sua frota, o Le Lyrial, tornando-se o quarto navio de um conceito especial, que começou com o Le Boreal, ainda em 2010, segundo-se depois os navios L’Austral e Le Soleal, não esquecendo obviamente o veleiro que dá nome à companhia, Le Ponant. Todos os navios oferecem o prazer incomparável de um iate privado.
![]() |
FIGUEIRA DA FOZ
Obras para melhorar o porto, a acessibilidade e segurança marítimas
Com o estudo de impacto ambiental efectuado e a aguardar “luz verde”, o ano de 2020 poderá ser fundamental para o Porto da Figueira da Foz. O projecto da Administração do Porto (APFF) e da Comunidade Portuária (CP) foi submetido ao programa “Compete”, com um valor de quase 19 milhões de euros.
![]() |
Economia do mar é um porto de abrigo para o crescimento económico
A economia do mar gera um Valor Acrescentado Bruto (VAB) na economia portuguesa de quase 4,1 mil milhões de euros e é responsável por 190 mil postos de trabalho, 4% do emprego nacional. Os dados são do relatório Blue Economy da Comissão Europeia. Foram divulgados no primeiro semestre, mas compilam números de 2017, muito provavelmente já ultrapassados. Mostram, ainda assim, que Portugal está no grupo de países em que o peso da economia do mar cresceu mais de 30%, desde 2009.
![]() |
Porto de Aveiro continua a bater recordes
A carga movimentada nos portos do Continente desceu 6,8 por cento para 58,7 milhões de toneladas entre Janeiro e Agosto, devido ao volume de importações de petróleo bruto, divulgou a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT). Em sentido contrário está o Porto de Aveiro, que registou a melhor marca de sempre nos primeiros oito meses do ano.
![]() |
Grupo ETE: uma referência na economia do mar
Os mais de 80 anos de existência conferem ao GRUPO ETE um elevado grau de experiência e know-how que diariamente põe à disposição dos seus clientes. Fundado em 1936 e de capital 100% português, o GRUPO ETE conta atualmente com mais de 80 anos de experiência e know-how que todos os dias leva até junto dos seus clientes.
Aquele que é considerado “o maior player português no setor marítimo-portuário” integra seis áreas de negócio que vão desde o transporte marítimo à operação portuária, passando pelo transporte fluvial, agentes de navegação, operação logística e engenharia, construção e reparação naval.