Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Ocean Network Express alia-se à plataforma New York Shipping Exchange
A Ocean Network Express (ONE) alia-se à plataforma New York Shipping Exchange (NYSHEX), expandindo os seus serviços digitais para melhorar ainda mais no atendimento ao cliente.
![]() |
Iniciativa WestMED apoia a submissão de 10 projectos regionais
Em menos de um ano, o mecanismo de assistência e os pontos focais nacionais da Iniciativa WestMED apoiaram o desenvolvimento e a submissão de 10 projetos regionais, no âmbito de processos de candidatura a programas e fundos de financiamento como EMFF, Interreg MED, JPI Oceans, Horizonte 2020 ou ENI CBC.
![]() |
O bem que o mar faz
A maresia, o som das ondas, a vitamina D, a água salgada, a praia. O oceano tem efeitos terapêuticos, faz bem ao corpo e à alma, limpa os pulmões, tonifica os músculos. Em qualquer estação do ano.
![]() |
Terminal Vasco da Gama capta atenções:
Departamento de Comércio dos EUA visitou Sines
Na sequência do recente lançamento do concurso internacional do Terminal Vasco da Gama, Russell Adise, do Departamento de Comércio dos Estados Unidos da América (EUA) visitou o complexo de Sines, fazendo-se acompanhar por dois representantes da Embaixada dos EUA.
![]() |
Porto de Aveiro pronto para investir em obras prioritárias
O reforço do cordão dunar, das margens da Ria e o trabalho em áreas específicas como a Gafanha de Aquém ou o Terminal Bacalhoeiro, na Gafanha da Nazaré, são áreas prioritárias definidas pelo Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.
O recurso a fundos financeiros nacionais e europeus surge como necessário, tal a dimensão do investimento que será necessário em áreas de risco, numa das zonas mais problemáticas no contexto europeu, com a subida do nível das águas.
![]() |
MADEIRA
Cais da Ponta do Sol requalificado e reabilitado
O Cais da Ponta do Sol reabriu ao público, após a empreitada de reabilitação e requalificação que coloca esta infraestrutura portuária oitocentista como um exemplo e uma referência no domínio deste tipo de trabalhos de recuperação de um património que valoriza e dignifica toda a região.
![]() |
Tratado do Bacalhau
É feio, cheira mal e está entranhado na identidade portuguesa desde o século XVI. Mas será que sabemos que bacalhau andamos a comer? Será que devemos comprar do seco ou do ultracongelado? Do mais branquinho ou do amarelado?
O "EXPRESSO" visitou os três produtores mais importantes do país e as grandes mesas do Minho à procura das melhores postas e respostas.
![]() |
Portugal recebe Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos em 2020
Entre 2 e 6 de julho, a cidade de Lisboa acolherá a segunda Conferência das Nações Unidas para apoio à implementação do ODS 14, igualmente designada como Conferência Oceanos 2020. A Fórum Oceano marcará presença na iniciativa e participará na organização de alguns eventos paralelos à Conferência, nomeadamente, um Encontro Internacional de Clusters, no âmbito dos trabalhos da Rede Internacional BTCA – BlueTech Cluster Alliance.
![]() |
EDIÇÃO N.º 110
Carta Náutica do Porto de Lisboa | Outubro 2019
A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 110. Boas leituras!
O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.
![]() |
Um em cada quatro internautas portugueses visita mensalmente sites de Transportes
Mensalmente um em cada quatro internautas portugueses navega em páginas de Internet do sector dos Transportes. Em média por mês são registadas 11 visitas por internauta a sites deste sector, verificando-se ainda que, em média, são despendidos 68 segundos a cada visita. Estas são conclusões do estudo ‘Comportamento da População Portuguesa na Internet’, desenvolvido pela PSE.
![]() |
Ferrovia 2020 terá execução de 250 milhões de euros durante o próximo ano, estima o Governo
Durante 2020, o Executivo liderado por António Costa prevê executar 250 milhões de euros em investimento no contexto do programa Ferrovia 2020 – a previsão deste volume de investimento prende-se com gastos estatais com obras prioritárias nas linhas de comboios, de acordo com o relatório do Orçamento do Estado para 2020, entregue no Parlamento.
![]() |
DGRM apoia Instituto Português de Educação e Investigação Pedagógica
Neste Natal, os trabalhadores da DGRM uniram-se para apoiar o Instituto Português de Educação e Investigação Pedagógica - As Descobertas (IPEIP), numa iniciativa que abrangeu 104 crianças, com idades compreendidas entre os 1 e os 17 anos.
A acção, que contou com o apoio do Projeto Escola Azul, incluiu uma visita ao Centro de Controlo de Tráfego Marítimo da DGRM onde as crianças ficaram a saber a importância do sistema de vigilância e controlo do tráfego marítimo nas águas costeiras nacionais e como se faz o tráfego marítimo.
Com o apoio de todos, foi possível recolher brinquedos, livros, jogos e puzzles para distribuir pelas crianças deste Instituto.
![]() |
MARLEM - Maritime Logistics Engineering and Management
A Agência Executiva para as Pequenas e Médias Empresas (EASME) promoveu no dia 5 de dezembro, em Bruxelas, uma sessão de lançamento dos 26 projetos aprovados no âmbito da call Blue Economy (6 Blue Labs, 8 Blue Careers e 12 Blue Economy), cofinanciada pelo FEAMP.
![]() |
OE 2020 continua a aposta na melhoria das acessibilidades marítimas ao Porto de Setúbal
O Relatório do Orçamento do Estado para 2020 continua a aposta do Governo no investimento público na melhoria das acessibilidades marítimas ao Porto de Setúbal. Por outro lado, no Porto de Sines, será dado o início dos investimentos públicos na ampliação do Molhe Leste, do reforço da rede eléctrica, da melhoria do ramal ferroviário e da agilização das condições de despacho de contentores no âmbito da expansão do Terminal XXI.
![]() |
Arrancaram os trabalhos para navegabilidade do rio Guadiana entre Pomarão e Mértola
Decorreu no salão nobre da Câmara Municipal de Mértola a primeira reunião de trabalho para o projecto da navegabilidade do rio Guadiana no troço Pomarão Mértola.
Após o acordo assinado, em novembro, entre o Ministério do Mar, a DGRM - Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e a Câmara Municipal de Mértola, esta reunião marca o início do processo que irá permitir a navegabilidade até à vila de Mértola.
![]() |
Cinco novas Estações Náuticas apresentadas em cerimónia presidida pela Secretária de Estado do Turismo
A Cerimónia Pública de apresentação das Estações Náuticas certificadas recentemente - Esposende, Estarreja, Ovar, Póvoa de Varzim e Sesimbra - teve lugar durante o 1º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, tendo sido presidida pela Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. O 1º Encontro da Rede decorreu no âmbito da 9ª edição do Business2Sea.
Em junho de 2020, terá lugar o 2º Encontro da Rede ENP, que será acolhido pela Estação Náutica de Vilamoura, com o apoio do Município de Loulé.
![]() |
Novo Conselho de Administração da APRAM | As primeiras semanas
Paula Cristina de Araújo Dias Cabaço da Silva é a nova Presidente do Conselho de Administração da APRAM, tendo como número dois Isabel Alexandra Vieira de Brito Figueiroa. O terceiro elemento, Romain Pinto, não tem funções executivas.
A nova Presidente da APRAM nasceu em Luanda e licenciou-se pelo Instituto Superior de Agronomia, da Universidade Técnica de Lisboa. Tem pós-graduações em Marketing e Gestão Pública e curso avançado em gestão Pública.
![]() |
JOÃO CARVALHO:
Lisboa deveria ser o porto de escala do ferry Madeira-continente: «É onde está o mercado»
Na Assembleia Legislativa da Madeira, João Carvalho, presidente do conselho de administração da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes declarou dia 17 que a ligação de ferry com o continente é, mais do que uma questão económica, uma questão de coesão territorial. Para o líder da AMT, o porto de escala da ligação Madeira-continente deveria ser em Lisboa e não no Algarve (Portimão, mais especificamente).
![]() |
Navios maiores mas sem correspondência com o hinterland: uma visão (pouco) holística da «Belt and Road»?
A mega-iniciativa Belt and Road continua na ordem do dia, suscitando variadas análises geoestratégicas e logísticas, abrangendo dezenas de países em torno de um objectivo global de interligação de rotas, na busca por uma fluidez transfronteiriça de cargas. Um dos especialistas na análise deste fenómeno, ao qual Portugal está já vinculado, é o australiano Andre Wheeler – para o académico, falta, no contexto da Belt and Road, uma sinergia efectiva entre os portos (e navios) e as conexões terrestres – um dos maiores desígnios da iniciativa, sem o qual o sucesso será uma miragem.
![]() |
Despesa do Ministério do Mar sobe 76%, para 134 milhões de euros
O Ministério do Mar, liderado por Ricardo Serrão Santos, terá 134,1 milhões de euros para gastar em 2020, mais 76,1% em relação à estimativa para 2019, o que equivale a mais 57,9 milhões de euros.