Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Governo altera regime sobre investimentos em portos para clarificar despesas
O regime em causa considera ainda entre as despesas elegíveis, por exemplo, a recuperação, aquisição e montagem de cais ou estruturas flutuantes e a construção ou adaptação de edifícios.
![]() |
FÁTIMA LOPES ALVES:
Porto de Aveiro catalisador do crescimento e valorização económica da região de Aveiro
"Aveiro é um porto sem congestionamentos, com amplas áreas disponíveis para a instalação de unidades industriais com acesso à construção a cais marítimos privativos, bem como excelentes acessibilidades ferroviárias e rodoviárias aos portos secos e às plataformas logísticas do seu hinterland. Estes são fatores de competitividade únicos no panorama portuário nacional".
![]() |
Conselho de Navegabilidade do Douro visita o Simulador de Ponte de Navio da APDL
O Simulador de Ponte de Navio, “Full Mission Bridge Simulator”da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, situado no Centro de Formação do Porto de Leixões recebeu, a 10 de janeiro, a visita de membros do Conselho de Navegabilidade do Douro.
![]() |
DGRM abre consulta pública para avaliação ambiental das águas marinhas
Está aberto o período de discussão pública sobre a Avaliação do Estado Ambiental das águas marinhas sob soberania portuguesa, para cumprimento das formalidades inerentes à implementação do segundo ciclo da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM).
![]() |
Umweltbundesamt divulga estudo: frete ferroviário é 6 vezes mais «limpo» que o rodoviário
De acordo com um recente estudo divulgado pelo Umweltbundesamt – o departamento ambiental do governo alemão – cada comboio emitiu, em média, cerca de 18 gramas de dióxido de carbono por tonelada-quilómetro durante o decorrer do ano de 2018. Em comparação com o camião, estes números voltam a corroborar a importância de uma aposta sustentável nas potencialidades da ferrovia e da intermodalidade, vinca o organismo.
![]() |
RICHARD GREINER:
Shipping «resistiu à década passada muito melhor do que muitos previram»
O Shipping entrou em 2020 com uma bateria de desafios que atemoriza muitos – não é usual todo um sector enfrentar, de forma tão disruptiva, várias problemáticas em tão curtos espaços de tempo: entre o Brexit, a guerra comercial EUA-China, a nova legislação ambiental IMO 2020 e a volatilidade das taxas de câmbio, muitos serão os mares revoltos que o sector terá de navegar. Ainda assim, o Shipping tem vários motivos para sorrir ao entrar numa nova década: assim o garante Richard Greiner, sócio da consultora internacional BDO.
![]() |
Governo Regional autoriza aval de 4,7 ME à Portos dos Açores
O Governo dos Açores anunciou a concessão de um aval de 4,7 milhões de euros à Portos dos Açores, com o objetivo de reduzir “custos com juros bancários, tendo em conta as boas condições negociadas neste âmbito”.
![]() |
MADEIRA
Cais da Ponta do Sol reabilitado pela APRAM
O Cais da Ponta do Sol, visitado esta terça-feira pelo Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, depois das obras de reabilitação e requalificação, é um exemplo na recuperação de uma infraestrutura portuária oitocentista, uma referência no concelho e no património regional.
![]() |
DGRM disponibiliza 2.ª versão para Consulta Pública do Plano para a Aquicultura em Águas de Transição
A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que a 2.ª versão para consulta pública do Plano para a Aquicultura em Águas de Transição (PAqAT) se encontra a decorrer entre 6 de janeiro a 5 de fevereiro de 2020.
![]() |
HOMENAGEM A FERNÃO DE MAGALHÃES
Ministro da Defesa visita a Escola de Tecnologias Navais
Esta terça-feira, o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, acompanhado pela Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, realizam uma visita à Escola de Tecnologias Navais (ETNA), onde irá decorrer uma cerimónia de descerramento de um busto de Fernão de Magalhães, inserida nas Comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-navegação.
![]() |
COM 200 METROS
«Federal Montreal» bate record de comprimento total no Porto de Aveiro
O navio “Federal Montreal” deu entrada este domingo no Porto de Aveiro, batendo o record de comprimento total das embarcações que demandam a infraestrutura portuária do centro do país: 200 metros.
Procedente de Thunder Bay (Ontário, Canadá), o navio vai descarregar 21.307,08 mtons de semente de Colza (Canola), tendo como recebedora a Iberol – Sociedade Ibérica de Combustíveis e Oleaginosas, S.A.
O “Federal Montreal” é agenciado pela “Atlantic Lusofrete”.
![]() |
Porto de Aveiro bateu mais um record em Outubro
O Porto de Aveiro atingiu, até Outubro de 2019, a sua melhor marca de sempre nos primeiros dez meses de um ano, com 4,6 milhões de toneladas movimentadas. Nos últimos anos têm sido vários os records internos batidos pela estrutura portuária aveirense, a que agora se soma mais este, de acordo com dados divulgados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).
![]() |
Empreitada de Protecção de ao terrapleno e cais do Porto das Lajes das Flores lançada por 19 milhões de euros
O procedimento para a empreitada de protecção de emergência ao terrapleno portuário e ao cais A -5 m (zh) do Porto das Lajes das Flores, na sequência dos prejuízos decorrentes da passagem do furacão Lorenzo, foi lançado dia 27, com convites a cinco empresas para apresentação de propostas.
Esta empreitada, lançada através da empresa ‘Portos dos Açores S.A.’, tem um preço base de 19 milhões de euros e um prazo de 18 meses para a sua conclusão.
![]() |
Faróis portugueses registaram mais de 85 mil visitantes em 2019
Os 28 faróis portugueses abertos ao público no Continente, Madeira e Açores receberam este ano 85 071 visitantes. Em relação ao ano de 2018, no qual se registou o número recorde de 101 613 visitantes, houve uma redução de 16 542. Em relação a 2017, no qual houve 73 892 visitantes, registou-se um aumento de 11 179 visitantes.
![]() |
AÇORES
Porto das Lajes das Flores vai receber dois novos empilhadores
Numa nota enviada às redações, o Governo dos Açores adianta que “a Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, através da Portos dos Açores, procedeu à aquisição de dois empilhadores telescópicos", máquinas que possibilitam o levantamento de mercadorias, "para o Porto das Lajes das Flores, no âmbito dos prejuízos decorrentes da passagem do furacão Lorenzo”.
![]() |
Portos de Viana do Castelo, Leixões e Lisboa registaram aumentos de escalas até Outubro
Os dados revelados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), referentes ao período Janeiro-Outubro, indicaram que, no cômputo do movimento de navios, denotou-se, no conjunto dos portos do Continente, um acréscimo homólogo de +0,4% no número de escalas (8984 escalas) e uma diminuição no volume de arqueação bruta de -0,8% (para cerca de 171,5 milhões).
![]() |
Theo Notteboom:
«Existência de alianças no Shipping não deve ser guiada pela intervenção regulatória»
A Block Exemption Regulation (ou Regulamento de Isenção por Categoria de Consórcios da UE) continua a dividir opiniões – na sequência da proposta de revisão, publicada recentemente pela União Europeia, o Shipping abeira-se de uma extensão sem alterações, por mais quatro anos, das isenções dadas ao sector. Para o especialista de Economia Marítima Theo Notteboom, a proposta beneficiará a indústria.
![]() |
Svitzer confirma conclusão do processo de alienação da sua operação marítima em Portugal
A Svitzer, que integra o universo do gigante nórdico A.P. Moller-Maersk, anunciou hoje que todas as condições estipuladas no acordo entre firmado com a empresa Pioneiro do Rio e o Grupo Sousa foram cumpridas, dando-se assim por finalizado o acordo entre as partes, com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2020. Este passo final completa o processo de «desinvestimento» da empresa de rebocagem na operação marítima portuguesa.
![]() |
Ligação ferroviária «mais curta até Espanha» permitirá a Sines captar cargas do interior do país vizinho
«Estamos em Sines a carregar cargas que antes usavam o porto de Cádis, ou seja, estamos a retirar carga espanhola a um porto espanhol para trazer para um português. Ora reduzindo ainda mais a distância a Espanha ficamos ainda mais competitivos. Para serviços que vão para o outro lado do Atlântico se o navio em vez de ir a Valência parar em Sines são menos dois dias de viagem», explicou, detalhadamente, o director-geral da MSC Portugal.
![]() |
Comissão Europeia aprova auxílios marítimos a Chipre, Suécia, Polónia, Estónia e Dinamarca
A Comissão Europeia aprovou auxílios estatais destinados a cinco países, com o intuito de incentivar os registo de navios e promover uma maior competitividade marítima na Europa. Os cinco países – Chipre, Dinamarca, Estónia, Polónia e Suécia – receberão assim cinco medidas adaptadas às suas necessidades: os pacotes contribuirão para a competitividade global do sector.