Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Presidente da AMT visitou o novo Simulador de VTS da APDL
O Presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transporte (AMT), João Carvalho, deslocou-se ao Porto de Leixões para visitar o novo Simulador de Ponte de Navio, Full Mission Bridge Simulator da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), que se encontra no Centro de Formação do porto nortenho.
![]() |
Navio deu à costa após andar mais de um ano à deriva
Um navio de carga que, durante mais de um ano, navegou à deriva entre os continentes americano, africano e europeu deu à costa numa vila piscatória da Irlanda, durante a tempestade Dennis.
O "MV Alta", de 77 metros de comprimento, tinha sido sequestrado em setembro de 2018 de um porto na Guiana, na América do Sul, numa altura em que a sua tripulação fora já resgatada e encaminhada para Porto Rico, devido a uma avaria na embarcação.
![]() |
YILPORT LEIXÕES VOLTA A TESTAR OS 3000 TEU/DIA
"Faltou um bocadinho assim...” para o Terminal de Contentores de Leixões voltar a tocar a marca dos 3000 TEU movimentados num único dia. A fasquia ficou perto no dia 7 de Fevereiro, o melhor dia da semana nº 6, quando foram movimentados 2817 TEU, relativos à descarga/carga de 1691 contentores de seis navios, entre eles o que viria a ser o Navio da Semana.
![]() |
PORTO DE LEIXÕES
Câmara de Matosinhos visita as Obras de Requalificação do Terminal de Contentores Sul
No dia 13 de fevereiro, representantes da autarquia de Matosinhos visitaram, a convite da Yilport, as obras de requalificação do Terminal de Contentores Sul do Porto de Leixões.
A comitiva, constituída pela Câmara de Matosinhos, representada pela Presidente, Luísa Salgueiro e Executivo, o Vice-Presidente Fernando Rocha e demais Vereadores, Correia Pinto, Valentim Campos e José Pedro Rodrigues, pelos Administradores da Matosinhos Habit, Tiago Maia e Matosinhos Sport, Vasco Pinho e Helena Vaz, tiveram a oportunidade de ver, no terreno, o curso desta importante obra de requalificação infraestrutural. A conclusão da obra está prevista ocorrer até ao final deste ano 2020.
![]() |
AÇORES
Requalificação do Porto das Pipas voltará a «virar Angra do Heroísmo para o Mar»
A visão é do presidente do do município de Angra do Heroísmo, Álamo Meneses: o projecto de requalificação do Porto de Pipas vai voltar a virar Angra do Heroísmo para o Mar, contrariando uma tendência de afastamento. A opinião foi proferida na sequência do anúncio do arranque das obras, que deverá acontecer ainda durante este primeiro semestre de 2020.
![]() |
Medidas de contingência de saúde pública relativas ao «COVID-19» em execução no Porto de Sines
Ciente da atual situação e em articulação estreita com as autoridades competentes, a APS informa que, na sua área de jurisdição, foram tomadas diversas medidas relativas à epidemia causada pelo “COVID-19”, na sequência das orientações recebidas da Autoridade de Saúde local.
![]() |
SINES
Investimento superior a 2.5 mil milhões de euros pode duplicar a população do concelho
Milhares de milhões para nova refinaria da Repsol, expansão do porto, cabo transatlântico e terminal de hidrogénio vão aumentar a população da cidade e dos concelhos vizinhos, que tem estado em declínio.
![]() |
Porto de Sines recebe Secretário da Energia dos EUA
Dan Brouillette, Secretário da Energia dos Estados Unidos da América visitou o Porto de Sines esta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, acompanhado pelo Embaixador daquele país em Lisboa, George Glass.
Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e Habitação e Alberto Souto de Miranda, Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, receberam a comitiva, acompanhados pelo Conselho de Administração da APS.
A visita veio confirmar o crescente interesse que o governo americano tem demonstrado pelo Porto de Sines, nomeadamente no que diz respeito ao incremento das trocas comerciais de GNL – Gás Natural Liquefeito. De facto, a visita iniciou-se no Terminal de GNL de Sines, responsável pelo fornecimento de cerca de 90% das necessidades do nosso país, tem vindo a receber parte do GNL que importa dos EUA (o designado Shale Gas).
![]() |
AÇORES
Requalificação do Porto das Pipas vai servir várias vertentes da economia ligada ao mar
A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas dos Açores garante que a empreitada de construção da rampa para navios RO-RO e Ferry e das obras complementares para melhoramento da operacionalidade e do abrigo no Porto das Pipas vai dotar Angra do Heroísmo de “condições que servirão várias vertentes da economia ligada ao mar”.
![]() |
REPÓRTER TVI
Sagres, a grande viagem
É a maior viagem do Navio Escola Sagres, em tempo e em distância. São 371 dias de viagem, 22 portos e 19 países. A missão: comemorar os 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães ao serviço do Rei de Castela. A TVI acompanhou a primeira tirada do veleiro, de Lisboa até às Canárias.
"Sagres, a grande viagem" é uma reportagem de Romeu Carvalho, Filipe Freitas, Ricardo Rodrigues e Rui Araújo.
![]() |
ACOMPANHADO DO MINISTRO DAS INFRAESTRUTURAS, PEDRO NUNO SANTOS
Secretário da Energia dos Estados Unidos da América visita Porto de Sines
O Secretário da Energia dos Estados Unidos da América, Dan Brouillette, visita o Porto de Sines esta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, pelas 13:30.
A visita compreende os Terminais de GNL – Gás Natural Liquefeito e de Contentores – Terminal XXI, sendo acompanhada pelo Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e pelo Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda.
![]() |
CAPITÃO DO PORTO DE AVEIRO:
A grande dificuldade é a extensão da área sob responsabilidade da Polícia Marítima
O capitão do Porto de Aveiro afirma que a extensão da ria e a gestão de interesses contraditórios são elementos que dificultam a ação da capitania. Humberto Silva Rocha cumpre quatro meses de exercício em Aveiro.
Em entrevista à Terra Nova, No programa “Conversas”, explica que tem sentido colaboração dos agentes no terreno numa fase em que está ainda a descobrir todas as especificidades da laguna.
![]() |
PORTOS DOS AÇORES
Entrevista a Luís Machado da Luz
Luís Machado da Luz faz parte da administração da Portos dos Açores desde Outubro de 2019 e assume que importa manter o segmento do turismo de cruzeiros nos Açores. É um segmento que cresce o dobro do turismo em termos globais e por isso o crescimento é importante para a economia regional pois significa mais escalas, logo mais passageiros.
![]() |
ESTA QUINTA-FEIRA, EM SETÚBAL
«Mar e logística» são tema do 1.º Warmup do Congresso Europeu ITS
A 1.ª Sessão Warmup do Congresso Europeu ITS decorre esta quinta-feira, dia 13 de fevereiro, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, dedicado ao tema “Mar e logística”. O evento começa pelas 14h30 e termina pelas 17h30.
O programa inicia-se com uma apresentação sobre os objetivos do Congresso Europeu e a sua importância para as empresas portuguesas, seguindo-se uma exposição sobre a estrutura deste evento e o modo de participação.
![]() |
EDIÇÃO N.º 114
Carta Náutica do Porto de Lisboa | Fevereiro 2020
A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 114. Boas leituras!
O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA
A rota da seda do Século XXI
Sabe de onde nasceu a rota da seda? Pode soar a mera curiosidade, mas hoje em dia está bem renascida e a ganhar grandes repercussões em todo o mundo. Mas já lá vamos.
Os chineses, há muitos anos, aprenderam a fabricar a seda a partir da fibra branca proveniente dos casulos dos bichos-da-seda.
Acreditando ter feito uma grande descoberta, que mantiveram em segredo por algum tempo, estabeleceram contacto com as cidades do Ocidente onde encontraram pessoas dispostas a pagar um preço elevado pela seda. A partir deste momento o tecido passou a ser exportado naquela que é chamada a Rota da Seda.
![]() |
COM VÍDEO
Economia Azul: Açores destacam-se a nível nacional
Nos Açores, a chamada 'economia azul' cresce a olhos vistos, mas os especialistas dizem que ainda é preciso investir na partilha de informação.
Segundo dados do "Leme", a Região destaca-se em relação ao resto do país no que respeita à economia ligada ao mar.
![]() |
Mar 2020 recebeu 26 candidaturas a apoio à aquacultura
A entidade gestora do Mar 2020 revela que o Aviso para apresentação de candidaturas a financiamento de projectos de investimento produtivo das empresas aquícolas fechou a 31 de Janeiro, com 26 projectos apresentados, representando um investimento que se eleva a mais de 35 milhões de euros.
![]() |
Ministro do Mar reitera aposta no Oceano com orçamento de 208,4 milhões de euros
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, afirmou que “a política do Governo para o mar integra as orientações nacionais e internacionais para um desenvolvimento sustentável, numa lógica integrada e inclusiva, baseada no conhecimento científico, na promoção da inovação e na contextualização sócio-económica, designadamente no que diz respeito à conservação dos espaços marinhos e dos seus recursos marinhos vivos e não vivos”.
![]() |
Barbot e Marinha Portuguesa lançam calendário solidário «Marinheiros da Esperança»
No ano em que comemora o seu 100º aniversário, a Barbot juntou-se à Marinha Portuguesa para a produção de um calendário muito especial, no qual os protagonistas são as crianças e jovens internados em Serviços de Pediatria do Sistema Nacional de Saúde, os "Marinheiros da Esperança".