Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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Portos dos Açores testados face a eventual ameaça externa
Os portos açorianos da Praia da Vitória, Velas, São Roque do Pico, Horta e Ponta Delgada, os dois últimos dotados de terminais multiusos e de passageiros, estão a ser testados face a uma eventual ameaça externa.
Segundo uma nota de imprensa da empresa Portos dos Açores, está a ser testada a capacidade de resposta a ameaças externas, de acordo com a certificação das suas instalações portuárias, no âmbito do Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (código ISPS).
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APDL agradece trabalho de António Mimoso na hora da despedida
Figura histórica do panorama marítimo-portuário, António Mimoso iniciou a sua carreira a 29 de Maio de 1981, como engenheiro no Gabinete de Apoio Técnico do Alto Tâmega. Em Junho desse ano ingressou na Junta Autónoma dos Portos do Norte. Já em 2015 integrou a APDL como Assessor no Porto Viana do Castelo, exercendo até esta data, funções na Direcção de Obras e Equipamento.
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PEDRO PONTE, APSS
«A Logística carece de articulação» entre canais físicos e digitais
Um dos destaques do painel foi a participação de Pedro Ponte, que trouxe à troca de ideias a visão do Porto de Setúbal no contexto logístico, à luz da necessidade imperial de capitalizar as valências das plataformas digitais que colocam os players em comunicação. «A Logística carece de articulação, de plataformas de comunicação. O que está a acontecer, não só na Autoeuropa (que é um parceiro importante) mas também à escala global, é que existem dois canais: um canal digital e um canal físico, e, cada vez mais, um não pode sobreviver sem o outro», referiu.
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ESTA QUINTA-FEIRA
Viana abre estrada de 9 quilómetros entre a zona industrial de Neiva e o porto de Mar
O primeiro troço do novo acesso ao Porto de Mar de Viana do Castelo entre Vila Nova de Anha e Chafé abre esta quinta-feira, dia 12 de março, de forma provisória, ao trânsito.
Este investimento pretende atrair novas atividades económicas para a área de influência do Porto; reduzir os custos operacionais inerentes aos tempos de ligação rodoviária do Porto aos principais polos de atividade; reduzir o ruído e as emissões poluentes; aumentar a segurança da circulação; e contribuir para o descongestionamento da circulação rodoviária, retirando o tráfego pesado das vias urbanas.
O Porto de Mar de Viana do Castelo é uma infraestrutura marítimo-portuária com uma capacidade instalada para movimentar cerca de 900 mil toneladas de carga por ano e um “elemento âncora para o desenvolvimento da região”.
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Novos investimentos «aumentarão potencial económico de Sines», frisa relatório da Comissão
O Documento de Trabalho dos Serviços da Comissão, relativo a Portugal de 2020, refere que «o desenvolvimento dos novos terminais de contentores» em Portugal é fundamental para o progresso do sistema marítimo-portuário português: especialmente no que toca ao caso do Porto de Sines, que contará, além da expansão infra-estrutural do Terminal XXI, com a construção de um novo terminal de contentores.
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RUI BAPTISTA, AUTOEUROPA
«Exportação que fazemos tem impacto grande no Porto de Setúbal»
Cerca de 185 navios foi aquilo que foi feito no ano passado, com a exportação a ser cem por centro feita através do Porto de Setúbal. Cerca de 20% saem através da rodovia. Utilizamos principalmente duas rotas marítimas, trabalhamos com cinco armadores. Toda esta logística carece de um grande planeamento e recorremos, com certeza, a sistemas informáticos de suporte ao planeamento e à execução das próprias rotas, em termos da nossa exportação mas também da importação de veículos para o nosso país e da conjugação destes dois factores», declarou Rui Baptista.
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AÇORES
Adjudicada Auto-Grua para os Portos do Pico
Foi adjudicada à ALMOVI – Máquinas e Equipamentos, Lda., com prazo de entrega de 180 dias a contar da data de assinatura do contrato, uma Grua Todo o Terreno de Estaleiro (Rough Terrain Crane) para prestar serviços nos Portos da Ilha do Pico.
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AÇORES | COM VÍDEO
Autoridades regionais de saúde controlam navios de cruzeiro
Os passageiros e tripulações de navios de cruzeiro que escalam os Açores estão a ser monitorizados pelas autoridades de saúde. O Governo Regional definiu que os passageiros provenientes de zonas de transmissão ativa de Coronavírus ficam impedidos de desembarcar.
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SGS PORTUGAL:
Abastecimento de GNL em Sines representa «ponto de viragem histórico»
A SGS Portugal representou, na condição de entidade independente, o fornecedor de Gás Natural Liquefeito (GNL) e atestou a qualidade e quantidade de GNL no primeiro abastecimento camião-para-navio realizado em Portugal Continental, caracterizado pelo abastecimento de um navio, no Porto de Sines, com recurso a um camião-cisterna parqueado no cais de ancoragem. Um feito que, vincou a entidade, «representa um ponto de viragem no histórico no sector energético português».
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CLÁUDIO PINTO (APS) E A JUL:
Portos «têm de olhar cada vez mais para terra» em busca da «sustentabilidade»
O ‘Mar e a Logística’ estiveram recentemente em debate. No Instituto Politécnico de Setúbal, integrado nas sessões de antecipação do Congresso ERTICO-ITS 2020, um evento de cariz europeu que pretende abordar a importância dos Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS) nas cidades e regiões, o debate contou com as participações de Rui Baptista, Logistics Business Manager da Autoeuropa, Pedro Ponte, Director de Concessões da APSS, e Cláudio Pinto, do departamento de Gestão de Sistemas de Informação da APS.
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A 3 de Março todos os caminhos do Mar 2020 foram dar à Nazaré
O Comité de Acompanhamento do programa Mar 2020, órgão presidido pela autoridade de gestão do programa, que reúne as várias entidades que participam na gestão do programa, os principais agentes do sector, parceiros sociais, organismos da administração pública, entidades locais e a Comissão Europeia, reuniu-se no dia 3 de março nas instalações da nova unidade industrial da empresa Luis Silvério e Filhos, na Nazaré, projeto em fase de conclusão apoiado pelo Mar 2020.
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AÇORES
Governo Regional aprova procedimento para reparação do Porto de Santa Maria
O Governo dos Açores anunciou ter aprovado o lançamento de um procedimento para reparação do manto de proteção do cais comercial de Vila do Porto e da Marina, em Santa Maria, um investimento de 15 milhões de euros.
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Mar 2020 faz acontecer com Igualdade de Género
Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, que se comemora este domingo, 8 de março, destaca-se a indústria de transformação dos produtos da pesca e da aquicultura em que dos 728 postos de trabalho que se estima criar no âmbito dos projetos apoiados pelo Mar 2020, 460 (68%) são emprego feminino.
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Obra do cais fluvial da Castanheira arranca em 2020
O investimento na plataforma logística da Castanheira que até há poucos anos parecia uma miragem para a instalação de um cais fluvial por parte do grupo ETE voltou a dar notícias. Ao Valor Local, o presidente da Câmara, Alberto Mesquita, revela que a obra vai avançar em 2020, segundo indicação que lhe foi fornecida pela empresa.
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Corona Ships
Cerveja sabe-se que só há uma, havendo já muita gente, nomeadamente nos EUA, que a trocou por outras marcas, sugestionados com o problema do COVID-19.
Mas navios há muitos, muitos “Corona’s” navegando por esses mares e rios fora.
"Corona Seaways", "Corona J", "Corona Victory", "Corona Dynamic", "Corona Citrus", "Corona Ace", “Corona Splendor", "Corona Lions", "Corona Triton” e mais uma infinidade deles…
Se o surto não dos der tréguas nos próximos meses – esperemos bem que as dê -, o que farão os proprietários dos navios? Vamos ter um surto de navios rebaptizados, por mor de um problema de saúde pública à escala mundial?
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Porto de Lisboa aplica Plano de Contingência para o COVID-19
Ao abrigo do Regulamento Sanitário Internacional, e sendo o Porto de Lisboa um Porto Designado, foi elaborado um Plano de Contingência para Emergências de Saúde Publica de Âmbito Nacional.
Este plano tem como objetivo garantir a articulação e harmonização de procedimentos entre as várias Autoridades do Porto de Lisboa, de forma a dar uma resposta eficaz a uma eventual situação de COVID-19 que se venha a verificar a bordo de um navio que se encontre ou venha a entrar no Porto, ou nas instalações portuárias.
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CORONAVÍRUS COVID-19 - DIRECÇÃO GERAL DE SAÚDE
Procedimentos para portos e viajantes por via marítima
Orientações específicas da Direção Geral da Saúde para portos e viajantes por via marítima.
Documentos disponíveis aqui
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Hapag-Lloyd lança ferramenta para monitorizar remotamente contentores refrigerados
A Hapag-Lloyd, um armador que opera 231 modernos navios porta- contentores, acaba de acrescentar ao seu portfólio de serviços uma ferramenta para controlar remotamente e em tempo real os seus contentores frigoríficos.
O serviço, designado de “Hapag-Lloyde LIVE”, «vai aumentar a transparência» da supply chain de frio, oferecendo aos clientes diversos dados sobre as condições e localização do contentor. O serviço vai ser lançado inicialmente para um número restrito de clientes e, gradualmente, será alargado à totalidade dos 100.000 contentores refrigerados da empresa, à medida que os mesmos sejam equipados com o sistema.
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Mais um navio da Marinha em fim de vida. Corveta João Roby vai ser abatida
Este ano é a segunda vez que o Estado-Maior da Armada confirma o abate de um navio. No final de janeiro, foi o grande navio reabastecedor Bérrio , agora é uma das duas únicas corvetas, ainda em missões de segurança e busca e salvamento, a ter os dias contados. Trata-se da NRP João Roby, ao serviço da Marinha desde 1975.
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Covid-19 já custou 1,56 mil milhões ao transporte marítimo. Equivale a um ano de operações do Porto de Sines
O transporte marítimo de mercadorias e a logística relacionada enfrentam dificuldades um pouco em todo o mundo por causa da epidemia do novo vírus corona (Covid-19). A consultora sueca Sea Intelligence estima que a epidemia já engoliu 1,7 mil milhões de dólares (1,56 mil milhões de euros) de receitas à indústria, ou seja, equivale a um ano de operação do Porto de Sines.