Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Transporte marítimo de carga geral e viaturas permitido de novo nos Açores

A Autoridade de Saúde dos Açores autorizou o transporte marítimo de carga geral e de viaturas nos portos da região, que esteve suspenso devido à Covid-19, confirmou esta segunda-feira a secretária regional dos Transportes e Obras Públicas.

COVID-19

Governo cria pacote de medidas para alavancar exportações

O pacote de medidas quer impulsionar vendas ao exterior, atrair investimento estrangeiro e compreende ainda mais mil milhões para seguros de crédito.

O plano Ação covid-19 , detalhado pelo secretário de Estado da Internacionalização, é composto por 14 medidas inseridas no Programa Internacionalizar 2030, que pretende alavancar as exportações portuguesas.

Aveiro cresce +4% no 1.º trimestre com apoio dos granéis sólidos e carga fraccionada

Os dados preliminares avançados pela Associação de Portos de Portugal (APP) ao ‘Jornal de Negócios’ dão conta de uma acentuada recuperação dos índices de movimentação portuária de mercadorias durante o mês de Março, no qual foi instaurado, em Portugal, o Estado de Emergência. Um dos portos em destaque é o de Aveiro, que fixou o seu melhor trimestre inicial de sempre, registando uma subida homóloga de +4%.

EM 17 PORTOS, NO ESPAÇO DE 6 ANOS

Governo investe 16,3 Milhões de Euros em dragagens

A realização de dragagens em 17 portos nacionais, entre 2016 e 2021, está avaliada em mais de 16 milhões de euros, indicou à Lusa o Ministério do Mar.
“Os 16,321 milhões de euros representam o total de intervenções entre 2016 a 2021”, apontou, em resposta à Lusa, fonte oficial do ministério liderado por Ricardo Serrão Santos.

AÇORES

Porto da Praia da Vitória recebeu uma nova grua portuária

A Portos dos Açores SA. recebeu no Porto da Praia da Vitoria a segunda grua portuária a equipar este importante porto açoriano.

Esta é uma unidade concebida pelo construtor alemão Konecranes/Gottwald, com capacidade para elevar cargas até cem (100) toneladas e com um raio de giratória de 46metros. Esta grua tem capacidade para elevar as referidas 100 toneladas de carga a uma velocidade de 120 metros por minuto.

Grupo Sousa lança novo vídeo institucional

O Grupo Sousa lançou um novo vídeo institucional, onde, a cada imagem, se pretende espelhar a multidimensionalidade do grupo português, transversal referência logística cuja influência não se esgota em terras lusas. Com ligações regulares internacionais, o grupo figura actualmente no top-100 de armadores do ranking mundial da Alphaliner, natural motivo de orgulho para o Shipping português.

Portos crescem com país em estado de emergência

Os portos de Sines, Setúbal e Leixões cresceram no mês em que a circulação foi limitada devido à pandemia. Já Aveiro e Figueira da Foz tiveram bons desempenhos em todo o primeiro trimestre.

Tripulantes de navio registado no MAR estão sãos e salvos

Sete tripulantes do ‘MSC Talia F’, navio contentor com pavilhão português e registado no MAR, foram resgatados e estão agora num hospital da Nigéria.

O ataque pirata realizado sobre o navio do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) ocorrera a 22 de Março último no Golfo da Guiné, mais precisamente a cerca de 50 milhas náuticas de Libreville, Gabão, resultando no desaparecimento dos sete homens, de nacionalidade ucraniana, tendo os outros 12 tripulantes permanecido abrigados na ‘cidadela’ do navio.

CONCESSÃO DO FORTE DA BARRA | GAFANHA DA NAZARÉ

Prorrogação do prazo para apresentação de propostas

Atendendo às restrições impostas pelas medidas de contingência de combate ao COVID 19 e pela declaração do estado de emergência, ao funcionamento dos serviços da APA, S.A. e aos eventuais interessados, a Administração do Porto de Aveiro decidiu prorrogar o prazo para apresentação de propostas ao Concurso Público para a concessão do Forte da Barra até às 19h00 do dia 8 de junho.

COVID-19

Aquicultura e pesca com licenças expiradas permitidas até fim do ano

A atividade de aquicultura ou pesca com recurso a armações exercida sem títulos e licenças que aguardam renovação, devido a impedimentos relacionados com a covid-19, vai ser aceite até 31 de dezembro, segundo um despacho agora publicado.

A exceção vigora “até que sejam retomados e concluídos” os procedimentos administrativos necessários ao exercício daquela atividade, lê-se no despacho, que pretende dar uma solução para os títulos e licenças que habilitam ao exercício daquelas atividades, cujos processos de renovação estão a decorrer e deram entrada, antes de caducarem, na Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

APAT sugere que Governo crie grupo de trabalho para preparar o pós COVID-19

Em comunicado, a APAT sugere ao Executivo a criação de um «grupo de trabalho para preparar o pós COVID-19», capaz de «reunir sob o mesmo objectivo» os vários agentes que compõem o tecido logístico: «todos os players Logísticos, desde transportadores, Operadores Logísticos, distribuidores, Transitários, entidades públicas, entre outros, de forma a que o regresso seja mais eficaz, tornando a cadeia mais eficiente, destruindo assim todas as suas inaptidões, tornando-a mais competente e tornando a economia nacional igualmente mais competitiva», explicou a associação.

ICS pede a todo o sector do «Shipping» que preste homenagem aos marítimos no 1º de Maio

Através de uma circular, a Câmara Internacional de Navegação (ICS – International Chamber of Shipping) solicitou às empresas suas associadas, armadores, gestores, operadores portuários e quaisquer parceiros nacionais relevantes que incentivem os capitães dos navios a tocarem as buzzinas das suas embarcações quando estejam em portos, às 12 horas locais, esta sexta-feira, 1 de Maio, Dia do Trabalhador.

Mais de um terço da frota comercial nacional é composta por navios químicos

O IMT disponibiliza agora um relatório estatístico, baseado no conceito de inteligência artificial, que faz o tracking e compilação da informação referente aos armadores nacionais e respectivos navios, próprios e afretados. O relatório permite conhecer igualmente a posição diária dos navios. Segundo o relatório, 38% da frota total de navios (53 navios, na posse de 15 armadores) são de transporte de produtos químicos.

Retomados os trabalhos da empreitada de desassoreamento na Ria de Aveiro

A Polis Litoral Ria de Aveiro dá nota de terem sido retomados, a 13 de Abril, os trabalhos da empreitada de Desassoreamento na Ria de Aveiro, após a obra ter estado suspensa desde 18 de março, decorrente da declaração do Estado de Emergência, do Estado de Calamidade e da Cerca Sanitária ao Município de Ovar.

Atualmente, os trabalhos decorrem em várias frentes, com a necessária adoção das medidas previstas no Plano de Contingência aprovado para a doença pelo novo coronavírus (COVID-19), salientando-se a execução de dragagens no Canal de Ovar, junto ao Carregal e no Canal de Mira, em frente à Costa Nova.

Empresas de Sines unem-se e oferecem equipamento de Raio X móvel ao Hospital do Litoral Alentejano

Um conjunto de empresas diretamente ligadas ao complexo industrial, logístico e portuário de Sines uniram-se e adquiriram um equipamento de Raio X móvel para o Hospital do Litoral Alentejano (HLA).

Este equipamento, no valor de 72 mil euros, é fundamental para dotar a Unidade de Cuidados Intensivos do HLA de uma ferramenta essencial no diagnóstico e tratamento da população da região, incluindo nos procedimentos vigentes relativos ao combate ao COVID-19.

Exposição na área da marinha mercante na Grécia

A "Posidonia – The International Shipping Exhibition", a maior exposição na área da marinha mercante a nível mundial, foi adiada e será realizada entre 26 e 30 de outubro de 2020, em Atenas, no Metropolitan Expo.

JOÃO BORGES DE ASSUNÇÃO

«As exportações podem ser as primeiras a recuperar»

“Podemos criar cenários, mas é impossível prever o que vai acontecer à economia portuguesa no segundo trimestre deste ano”, diz João Borges de Assunção, o responsável pelo Católica Lisbon Forecasting Lab NECEP da escola de negócios Católica-Lisbon.

MADEIRA

APRAM com 5,5 milhões para pequenos portos

O Governo Regional reformulou o contrato-programa com os Portos da Madeira (APRAM) assinado em 2019, que passa a ser de 5,5 milhões de euros, mas mantém a “determinação” de executar um plano de intervenções em várias infra-estruturas portuárias, onde se destaca a reparação e requalificação dos pequenos portos e cais da Região.

Dachser liga Alemanha à China em 14 dias com transporte ferroviário de 42 contentores

A Dachser assumiu a responsabilidade do transporte do primeiro comboio completo que a BASF enviou para a China. Formada por 42 contentores carregados com produtos químicos da empresa, a composição partiu do terminal de Ludwigshafen, na Alemanha, tendo como destino a cidade chinesa de Xian. O transit time de apenas 14 dias representou uma poupança de mais de 2 semanas comparativamente ao envio por via marítima.

Governo dos Açores suspende operação sazonal de transporte marítimo de passageiros

A secretária regional dos Transportes e Obras Públicas anunciou, em Ponta Delgada, a suspensão, este ano, da operação sazonal de transporte marítimo de passageiros e viaturas interilhas no arquipélago dos Açores.

Ana Cunha revelou, em conferência de imprensa, que “o Governo dos Açores entende que não estão reunidas condições para que o transporte marítimo de passageiros e viaturas interilhas se realize, à semelhança do que tem vindo a acontecer anteriormente”.

Total: 5972
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 [77] 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299