Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Yilport Leixões reforça quota nacional com disparo homólogo de +23,7% (TEU) em Março
Os dados mais recentes anunciados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) sobre os primeiros três meses de 2020 – em termos de movimentação de mercadorias nos portos do Continente – indicam que o Porto de Leixões e a concessionária Yilport Leixões, que opera o Terminal de Contentores de Leixões, continuam a reforçar a sua quota no mercado nacional de contentores.
![]() |
PORTOS DA MADEIRA
Mais mercadorias no 1.º trimestre deste ano
Os portos da Madeira movimentaram 292 853 toneladas de mercadorias no primeiro trimestre de ano, o que se traduz num aumento percentual superior a 5%, em comparação com o mesmo período de 2019, revelou a Presidente do Conselho de Administração da APRAM, em visita ao Porto do Caniçal, a principal “porta” de abastecimento da Madeira.
![]() |
LEME NUM ABRAÇO SOLIDÁRIO ENTRE PORTUGAL E O BRASIL
Webinar discute a economia do mar em Santa Catarina
O evento será nesta quarta-feira (27), às 19h de Santa Catarina (23h em Portugal Continental), e faria parte do Simpósio Internacional Economia Azul, transferido para 14 de abril de 2021 em virtude da pandemia de Covid-19. Realizado pela Confraria Náutica Europeia e Associação Náutica Brasileira (Acatmar), o webinar terá o tema ‘Oportunidades de negócios no mar Catarinense’ e contará com o português Miguel Marques, consultor da Pricewaterhouse Coopers (PwC) e especialista em economia do mar.
![]() |
Pinto Basto concretizou operação complexa de transporte do submarino «My Schokland»
A Pinto Basto organizou e concretizou uma complexa operação de transporte de um submarino, o ‘My Schokland’, que chegou ao município galego de Marín, proveniente do arquipélago de Lanzarote, após a conclusão, com sucesso, da operação logística.
No total, a operação de transporte do submarino demorou oito dias a ser finalizada, tendo sido necessário ultrapassar «diversos obstáculos logísticos e burocráticos», adianta a Pinto Basto.
![]() |
Ministro das Infra-estruturas: «Cidade que tenha um porto é uma cidade privilegiada»
O governante defende que a sua leitura é a de que «uma cidade que tenha um porto é uma cidade privilegiada», e no caso de Lisboa essa relação «é milenar». O líder da pasta das Infra-estruturas afirmou que «é possível conciliar a actividade portuária e a vida da cidade com um porto», recordando o que acontece na cidade de Roterdão (que possui actualmente o porto com maior índice de movimentação de carga contentorizada de toda a Europa), onde estudou: «é um dos principais focos de turismo da própria cidade», garante o governante.
![]() |
Sines tem quota de 49,7% da movimentação nacional; nos contentores, maioria absoluta é de 56,4%
De acordo com os dados compilados pela AMT, o Porto de Sines continua a liderar a estrutura de quotas com 49,7% do total de cargas movimentadas (-1,8 pontos percentuais face ao período homólogo de 2019), seguindo-se os portos de Leixões com 24,2%, de Lisboa com 9,7%, de Setúbal com 7,3%, de Aveiro com 6,3%, da Figueira da Foz com 2,3%, de Viana do Castelo com 0,4% e de Faro e Portimão, ambos, com 0,1%.
Ainda no segmento dos contentores, o Porto de Sines mantém a sua também crónica liderança, com uma quota maioritária absoluta de 56,4%, seguindo-se os portos de Leixões, com 27,3%, de Lisboa, com 10,5%, de Setúbal, com 5,1%, e da Figueira da Foz, com 0,7%.
![]() |
PEDRO NUNO SANTOS:
«Queremos que o Porto de Lisboa tenha a paz social necessária para crescer»
Em audição parlamentar realizada na terça-feira, o Ministro das Infra-estruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, analisou o dossier do Porto de Lisboa e da insolvência da A-ETPL, um processo que tanta tinta tem feito correr desde Fevereiro. O governante referiu que existe «um problema específico» e que o Governo tem de ser «firme» na gestão deste tema. A meta é que o porto «tenha paz social» para «crescer».
![]() |
APRAM, PORTOS DA MADEIRA
Reabilitar os pequenos cais como mais-valia económica e social
A Presidente do Conselho de Administração da APRAM, Portos da Madeira, visitou as obras de reabilitação do Cais da Ribeira Brava, uma infraestrutura portuária que Paula Cabaço considera “ter grande potencial, não só no apoio à população local, mas no desenvolvimento das atividades marítimo-turísticas regionais e na criação de mais um ponto de atração para embarcações.”
As obras decorrem a bom ritmo e a previsão é que estejam concluídas no próximo mês de agosto, representando um investimento de cerca de 1 milhão e 600 mil euros.
![]() |
PAULO JORGE FERREIRA, REITOR DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO
Porto de Aveiro: promotor da transformação digital e parceiro para a inovação
No passado, um porto voltava-se, sobretudo, para o mar e relacionava-se, principalmente, com outros portos. Hoje, um porto tem de se voltar também para terra.
Relacionar-se-á sempre com outros portos, naturalmente, mas a importância da região interior que serve, e sobre a qual exerce influência, tem assumido um maior peso. Uma influência que é estendida, ainda que de forma indireta, aos territórios servidos pelos portos parceiros.
![]() |
PRIMEIRO QUADRIMESTRE
Porto de Viana do Castelo cresce 8% e movimenta 147 mil toneladas de mercadoria
O Porto de Viana do Castelo movimentou mais de 147 mil toneladas de mercadorias, durante o primeiro quadrimestre de 2020. O balanço, anunciado pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), representa um aumento de 8,2% face ao mesmo período do ano anterior.
O acréscimo de 28% na movimentação de granéis líquidos e de 17% nos granéis sólidos contribuíram substancialmente para o crescimento do porto minhoto nos primeiros meses do ano.
![]() |
Portos de Leixões e Aveiro com trimestre de excelência mesmo em tempo de pandemia
Estes dois portos, destaca a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) no seu mais recente relatório, atingiram, no período Janeiro-Março, as marcas de quase 5,28 e 1,38 milhões de toneladas, «as melhores de sempre nos primeiros trimestres». Excelentes resultados, ainda para mais em período pandémico. Há ainda a realçar os portos da Figueira da Foz e Faro, que observam acréscimos respectivos de +21,9% (+90,5 mil toneladas) e de +91,8% (+14,8 mil toneladas).
![]() |
IMT
Lista de Empresas de trabalho portuário
O Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. atualizou a lista das empresas de trabalho portuário. Atualmente existem duas empresas de cedência temporária de trabalhadores portuários por porto comercial, com exceção do Porto de Viana do Castelo e do Porto de Leixões, em que existe uma empresa por porto. No total encontram-se licenciadas 12 empresas de trabalho portuário.
![]() |
Marinha reabre órgãos culturais com três dias de visitas gratuitas
O Aquário Vasco da Gama, a Biblioteca Central de Marinha, a Fragata D. Fernando II e Glória e o Museu de Marinha reabrem ao público na segunda-feira dia e com entradas gratuitas nos dias 18, 19 e 20 de maio, como forma de celebração do Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e do Dia da Marinha (20 de maio).
![]() |
Sector das pescas e aquacultura tem linha de crédito de 20 milhões de euros
O Ministério do Mar informa que já se encontra disponível a linha de crédito, com juros bonificados, aprovada pelo Governo (Decreto-lei nº 15/2020) e dirigida às entidades do sector das pescas e aquacultura.
O objectivo é disponibilizar meios financeiros para fazer face às necessidades de fundo de maneio e de tesouraria, nomeadamente para a liquidação de salários, impostos ou pagamentos de dívidas junto de fornecedores ou de instituições financeiras.
![]() |
ESPO sugere abordagem «em duas etapas» para retoma no período pós-COVID-19
A ESPO defende que, na impossibilidade de se poder estruturar, em firme solo, uma política de bases para o futuro dos transportes na Europa – dada a incerteza semeada pelo novo coronavírus – deverá ser implementada uma abordagem «em duas etapas»: primeiro, uma fase de retoma e recuperação económica, acompanhada de investimento comunitário e uma avaliação dos estragos causados pela pandemia (e respectivas medidas de restrição); depois, a fase de debate sobre uma nova estratégia e «iniciativas de longo prazo» para o sector dos Transportes.
![]() |
VEJA O VÍDEO
79 anos depois, foi descoberto o navio-hospital soviético afundado pelos nazis
Mais de 70 anos depois, o Arménia, navio-hospital soviético afundado pelos alemães durante a II Guerra Mundial, foi encontrado na Crimeia.
Em novembro de 1941, em plena II Guerra Mundial, o navio-hospital soviético Armenia foi surpreendido no mar Negro por um ataque da aviação alemã, tendo morrido entre cinco mil e dez mil pessoas que se encontravam a bordo.
![]() |
15 DE JULHO É A DATA-LIMITE PARA A SUBMISSÃO DE PROJECTOS
PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE STARTUPS LIGADAS À BIOECONOMIA AZUL
A Fundação Oceano Azul e a Fundação Calouste Gulbenkian anunciam a abertura das candidaturas ao Programa de Aceleração Blue Bio Value - edição 2020.
Os candidatos podem submeter os seus projetos em www.bluebiovalue.pt até ao dia 15 de julho.
![]() |
Porto da Figueira da Foz registou crescimento de 22% no primeiro trimestre de 2020
O Porto da Figueira da Foz registou um crescimento homólogo de 22% nos primeiros três meses do ano, ultrapassando as 500 mil toneladas de mercadorias movimentadas. Os dados fornecidos pela Associação dos Portos de Portugal (APP) dão conta de uma excelente performance por banda da infra-estrutura portuária, bastante alavancada pelo bom desempenho da carga geral fraccionada, que cresceu 57% no período Janeiro-Março.
![]() |
AÇORES
Porto da Praia da Vitória recebeu a segunda grua portuária, vinda de Roterdão
Chegou de Roterdão, na Holanda, e veio para reforçar a capacidade operacional do Porto da Praia da Vitória – a nova grua portuária, da empresa alemã Konecranes/Gottwald, chegou ao porto açoriano no dia 4 de Maio, adianta a Porto dos Açores SA.
![]() |
Crise pandémica é chance para os governos corrigirem ineficiências dos apoios ao Shipping
Os efeitos da crise pandémica serão bastante severos e perdurarão em 2021 e 2022, adiantou a Fórum Internacional do Transporte (ITF) no seu relatório, havendo mesmo a possibilidade de algumas falências entre as transportadoras marítimas de carga contentorizada (fazendo lembrar a queda da Hanjin). Ainda assim, explica, a crise poderá dar uma nova chance aos governos para corrigirem o sistema de auxílio prestado às companhias.