Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




APDL

«Adequar infra-estruturas ao aumento da dimensão dos navios é fundamental»

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) lançou no dia 16 de Junho a obra de dragagem do canal de acesso aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. O investimento, explicou a administração, vai permitir a entrada de navios de maior dimensão e potenciar a criação de um cluster competitivo na indústria naval portuguesa, aumentando a competitividade do porto minhoto.

NRP Douro termina missão na Madeira

Após cumprir 167 dias de missão, navegado 612 horas e percorrido 5798 milhas náuticas (equivalente a 10.737kms), o NRP Douro iniciou ao final do dia de ontem o regresso à Base Naval de Lisboa dando por terminada a sua missão na Zona Marítima da Madeira.

​​​​​Mesmo em período de emergência estabelecido no país devido à COVID-19, o navio esteve empenhado em diversas tarefas essencialmente vocacionadas para funções de segurança e autoridade do estado no mar, guarnecendo o dispositivo naval padrão da Marinha na Região Autónoma da Madeira. Para além destas funções o navio garantiu a rendição dos vigilantes da natureza nas ilhas desertas e dos agentes da Polícia Marítima.

CONSELHO DE TRANSPORTES DA UNIÃO EUROPEIA

Trio de Presidências assina declaração conjunta para cooperação no sector dos transportes

O Trio de Presidências do Conselho de Transportes da União Europeia – Alemanha, Portugal e Eslovénia - inicia-se a 1 de julho de 2020 com o lema “Juntar forças para uma mobilidade sustentável, inovadora, resiliente e acessível”.

Esta terça-feira, na videoconferência inaugural, os três ministros assinaram uma declaração conjunta, que será a base para a cooperação no setor dos transportes nos próximos dezoito meses.

O Ministro português, Pedro Nuno Santos, sublinhou a importância da ferrovia como o modo de transporte do futuro. “Irá ajudar-nos a atingir uma melhor conectividade em toda a Europa, enquanto protegemos o ambiente a lutamos contra as alterações climáticas. Aguardo com expectativa trabalhar com os nossos amigos alemães e eslovenos nos próximos dezoito meses – trabalhar juntos num sistema de transportes mais sustentável, inovador, resiliente e acessível, para melhor ligar pessoas e negócios em todas as áreas geográficas da União.”
 

Porto de Leixões estreia nova ligação regular para a Bélgica

O Porto de Leixões passou a assegurar, a partir de 20 de junho, uma nova ligação ao Porto de Zeebrugge, na Bélgica, com escalas duas vezes por semana.

O novo serviço, da responsabilidade da CLdN e operado pela Yilport Leixões, vai traduzir-se num aumento da capacidade da oferta ro-ro, uma vez que vai possibilitar o transporte com recurso ao novo navio Laureline, contruído em 2019 e com capacidade de carga para 5 mil metros lineares.

Porto de Aveiro movimenta mais 137 toneladas de carga de projecto

O Porto de Aveiro acaba de registar mais uma importante movimentação de carga de projecto. A operação decorreu a 3 de Junho, no Terminal Norte, compreendendo dois tanques de ferro fundido, para gases comprimidos liquefeitos (68,5 toneladas e 25 m de comprimento cada).
Duas gruas Liebherr 320 e 280 foram os meios de elevação utilizados.

APLSS celebra Dia Internacional dos Arquivos

O Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra (APLSS) associa-se, pelo segundo ano consecutivo, a um conjunto de iniciativas que decorrerão até ao final do mês de junho, no âmbito do Dia Internacional dos Arquivos, e que culminarão com a apresentação da nova identidade visual do projeto “Barreiro, A Cidade dos Arquivos".

Neste âmbito foram produzidos 7 vídeos que darão a conhecer cada um dos cinco arquivos (Espaço Memória, Centro de Documentação do Museu Industrial da Baía do Tejo, Arquivo dos Portos de Lisboa, Sesimbra e Setúbal, Fundação Amélia de Mello e Arquivo Ephemera) e das duas estruturas culturais parceiras a este projeto (PADA Studios e Colectivo SPA).

«Nexo Maersk» estreou-se no Terminal de Contentores de Leixões e logo com distinção

O navio ‘Nexo Maersk’, da operadora dinamarquesa Maersk Line – líder de mercado no segmento do transporte marítimo de contentores – executou a sua escala inaugural no Terminal de Contentores de Leixões, e logo com um registo para recordar, revelou a concessionária da infra-estrutura.

INÉDITO!

PSA Sines operou porta-contentores recorrendo a 7 gruas de cais em simultâneo

A empresa PSA Sines, que opera o Terminal XXI (de contentores), anuncia um facto inédito da sua operação: pela primeira vez, a operadora do terminal do Porto de Sines recorreu à utilização, em simultâneo, de sete gruas de cais. O navio porta-contentores MSC Mina foi o alvo da operação.

Porto de Setúbal e Município assinam Protocolos de Cooperação de Segurança e Proteção Civil

A APSS – Administração dos Porto de Setúbal e Sesimbra, S.A. e a CMS - Câmara Municipal de Setúbal assinaram a 16 de Junho dois protocolos de cooperação nas áreas da segurança e Proteção Civil, reforçando a parceria estratégica e decisiva para o desenvolvimento das atividades ligadas à economia do Mar que têm permitido aproximar a população do mar e das suas atividades.

PEDRO NUNO SANTOS:

Estaleiros de Viana são exemplo da capacidade dos portugueses de «puxar pelo desenvolvimento»

O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, esteve esta terça-feira em Viana do Castelo, no lançamento da empreitada de Dragagem do Canal de Acesso aos Estaleiros Navais, no valor de 17,4 milhões de euros.

Veleiro De Gallant estreou-se em Leixões para embarcar vinho, azeite e outras iguarias nacionais

O Porto de Leixões assistiu, segunda-feira, 15 de junho, a uma operação de carregamento de mercadoria de forma inédita e totalmente sustentável. O centenário veleiro De Gallant, movido sem recurso a combustíveis fósseis, atracou na maior infraestrutura portuária do Norte do País para carregar a embarcação com vinhos premium de várias regiões demarcadas, azeite e outras iguarias nacionais, sendo a operação realizada apenas por meios humanos.
 

Ministro das Infraestruturas e Habitação preside lançamento da obra de dragagem do canal de acesso aos Estaleiros de Viana do Castelo

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, vai presidir ao lançamento da obra de dragagem do canal de acesso aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. A cerimónia decorre esta terça-feira, dia 16 de junho, pelas 10h00, na infraestrutura portuária (Estaleiro da WestSea, do Porto de Viana do Castelo, Portaria do Campo da Agonia).

Sines deu murro na crise e cresceu +21,6% em Abril, aliviando «pressão negativa» sobre os portos

Abril foi um mês duro para o sistema portuário nacional, tendo sido um período de pico pandémico e o primeiro mês completo de políticas de restrição de movimentação (cargas e pessoas) e confinamento generalizado. Março havia dado esperanças numa inversão da tendência negativa (verificada em Janeiro e Fevereiro) mas tal não se consolidou. Neste contexto, sobressai o Porto de Sines, que, com um crescimento de 21,6% no quarto mês do ano, mitigou as perdas globais e confirmou que segue na rota da recuperação.

Porto de Aveiro voltou a ser palco de complexa operação de descarregamento de troncos soltos

O Porto de Aveiro voltou a ser palco de uma nova operação complexa de descarregamento de troncos soltos (de eucalipto). A operação demorou cinco dias e materializou-se no descarregamento de aproximadamente 25.734 toneladas de troncos soltos de eucalipto.

A recepção do navio ‘Asia Pearl VI’ resultou na operação de descarregamento de cerca de 25.734 toneladas de troncos soltos de eucalipto no Terminal Norte da infra-estrutura portuária aveirense.

Ferrmed considera que «investimentos no Corredor Mediterrâneo são insuficientes»

A entidade ferroviária Ferrmed ​​considera que «os investimentos que estão a ser realizados no Corredor Mediterrâneo são insuficientes», deixando um alerta:«se não agirmos rapidamente, reconvertendo os planos previstos nas áreas de maior saturação – como em Barcelona e Valência – o colapso após a introdução da bitola internacional nas linhas actuais será uma realidade num período de dois a quatro anos».

OURIÇOS-DO-MAR

Investigadores da UC querem tornar viável a produção de «caviar português» em aquacultura

Tornar viável a produção de ouriços-do-mar em aquacultura, de forma rentável e com reduzido impacto ambiental, é o objectivo de uma equipa de investigadores do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), que está a desenvolver um modelo integrado de cultivo em cativeiro da espécie mais abundante em Portugal – Paracentrotus lividus – no âmbito do projecto “OtimO – Optimização dos processos de produção de Ouriço-do-mar”.

Governo Regional da Madeira adia pagamento de taxas para ajudar empresas marítimo-turísticas

O Vice-Presidente do Governo Regional da Madeira, Pedro Calado, anunciou, após um encontro com a presidência da Câmara Municipal do Porto Santo, que o Executivo madeirense vai conceder uma moratória para o pagamento de taxas devidas pela utilização da Marina do Porto Santo e do Cais de Recreio do Porto do Funchal, por parte do sector das atividades marítimo-turísticas.

Yilport Leixões foi o melhor terminal de contentores do grupo turco no primeiro trimestre

«No primeiro trimestre de 2020, a Yilport Leixões tornou-se o terminal responsável por lidar com maioria dos volumes contentorizados de entre todos os terminais da Yilport, com 182.000 TEU no total», anuncia o Grupo Yildirim. Com este resultado, obtido em plena crise pandémica, a Yilport Leixões «superou em 8% o desempenho verificado no primeiro trimestre de 2019», lembra a operadora turca. Segundo garante o grupo, continuarão a ser feitos «investimentos em equipamentos e infra-estrutura para aumentar a capacidade» da operação no terminal.

FUNCHAL

Obras no porto vão permitir navios de maior porte

As intervenções que estão em curso no porto do Funchal vão permitir que navios de maior porte possam atracar no cais da cidade.
As obras agora em curso chegam com atraso, mas quando concluídas vão permitir reforçar, por um lado, a segurança daquela infraestrutura portuária e, por outro, a operacionalidade em termos de movimento portuário.

COM VÍDEO

Porto de Sines «dificilmente parará de fazer novos investimentos», diz ministro

"Há um conjunto de investimentos que vão ter de continuar a acompanhar a expansão do porto”, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

Total: 5972
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 [74] 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299