Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Portos da Madeira com peso de 1,4% das mercadorias movimentadas nos portos nacionais em 2019
No ano de 2019, no âmbito do comércio internacional, foi realizado um tráfego de mercadorias de cerca de 102 milhões de toneladas, equivalente a 140,21 mil milhões de euros, cabendo ao transporte marítimo uma quota de cerca de 57% da tonelagem e de 28% do valor. Em termos globais, o sistema portuário comercial nacional movimentou mais de 85,3 milhões de toneladas de mercadorias, um decréscimo de 5,6% face a 2018. Apesar de ter uma quota insignificante, a Madeira manteve nesse ano a tendência de crescimento que iniciou em 2016, atingindo o maior volume desde 2011.
![]() |
Lançado concurso para Ponte-cais no Porto das Lajes Flores
No quadro de uma atuação urgente que releva dos prejuízos decorrentes do furacão Lorenzo, verificados entre 1 e 2 de outubro de 2019, A Portos dos Açores SA., lançou no dia 7 um procedimento pré-contratual de ajuste direto para a execução breve da “EMPREITADA DE CONSTRUÇÃO DE PONTE-CAIS NO PORTO DAS LAJES DAS FLORES, NO ÂMBITO DOS PREJUÍZOS DECORRENTES DO FURACÃO LORENZO”.
![]() |
APDL
Esclarecimento sobre a avaria da Ponte Móvel de Leixões
Na sequência da avaria da Ponte Móvel no dia 8 de setembro – a quarta desde 2013 e terceira desde 2018 - e da repercussão pública que esta circunstância tem vindo a causar designadamente pelos constrangimentos que daí advêm para a população que diariamente a utiliza, a APDL vem prestar esclarecimentos detalhados, em nota informativa divulgada esta quinta-feira.
![]() |
Porto de Aveiro ficará dotado em 2021 do único terminal de cargas offshore
2021 vai trazer ao Porto de Aveiro um novo cais privativo, com 200 metros de comprimento. A data prevista de conclusão é o mês de fevereiro.
A empreitada adjudicada pelo valor de 6.680 milhões de euros “decorre a bom ritmo”, informa a administração portuária.
![]() |
Zona Marítima do Norte tem novo Comandante
Tomou posse como Comandante da Zona Marítima do Norte e, em acumulação, de Chefe do Departamento Marítimo do Norte, de Comandante Regional da Polícia Marítima do Norte, de Capitão do Porto do Douro e de Leixões e, por inerência, de Comandante Local da Polícia Marítima do Douro e de Leixões, o capitão-de-mar-e-guerra Rui Santos Amaral, rendendo no cargo o capitão-de-mar-e-guerra José Cruz Martins.
![]() |
COVID-19
Portos da Madeira com Plano de Gestão
O Vice-Presidente do Governo Regional, Pedro Calado, e a Presidente da APRAM - Administração de Portos da Madeira, Paula Cabaço, estiveram reunidos, esta terça-feira, com os diversos agentes de navegação regionais, para apresentar o Plano de Gestão para o Porto do Funchal e para o Porto do Porto Santo, enquanto portos de cruzeiros.
![]() |
Ponte Móvel de Leixões interdita ao trânsito automóvel e de peões
A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) informa que, devido a uma avaria técnica, a Ponte Móvel do Porto de Leixões encontra-se interdita ao trânsito automóvel e de peões desde as 15h00 de terça-feira, 08 de setembro.
Durante o período de inoperacionalidade da ponte móvel a APDL assegura gratuitamente o transporte de passageiros entre Matosinhos e Leça da Palmeira, através de autocarro.
![]() |
Portos nacionais movimentaram mais de 85 milhões de toneladas em 2019
Os portos nacionais movimentaram mais de 85 milhões de toneladas de mercadorias em 2019, de acordo com os dados divulgados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), esta segunda-feira.
![]() |
Porto de Setúbal recebe novo modelo eléctrico da Volkswagen
O Porto de Setúbal é a porta de entrada, em Portugal, para o novo modelo de carro eléctrico da Volkswagen, o ID.3.
No dia 3, foram desembarcadas no Terminal Roll-On Roll-Off do Porto de Setúbal cerca de 80 Volkswagen ID.3, o mais recente modelo da marca alemã, 100% eléctrico. A estreia oficial deste modelo no mercado nacional acontecerá durante o ENVE 2020 – Encontro Nacional de Veículos Elétricos, que decorrerá em Lisboa nos dias 19 e 20 de setembro.
![]() |
Capitão-de-Fragata Zeferino Henriques é o novo Capitão do Porto da Nazaré
O comandante Zeferino Henriques é, desde 27 de agosto, o novo Capitão do Porto da Nazaré. A cerimónia decorreu no Forte de São Miguel Arcanjo e em moldes diferentes dos habituais, sem convidados externos, tendo sido respeitadas as restrições impostas pelas entidades nacionais e regionais de saúde face às atuais condições pandémicas.
![]() |
ILHA DO PICO
Governo dos Açores com mais de uma dezena de intervenções na orla costeira e em portos de pesca
O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia adiantou que, na ilha do Pico, decorreram ou estão em curso 11 intervenções na orla costeira e em portos de pesca decorrentes dos estragos provocados pelo furacão Lorenzo.
![]() |
AÇORES
Porto da Praia da Vitória reforça-se com novo empilhador-plataforma telescópico
O Porto da Praia da Vitória continua a reforçar a sua capacidade operacional: recentemente, a Portos dos Açores, entidade que gere os portos açorianos, anunciou que a infra-estrutura portuária insular contará com um novo empilhador/plataforma telescópico.
Segundo explica a Portos dos Açores, este novo equipamento de elevação está «dotado com um cesto de trabalho que se considera essencial para apoio à actividade portuária e como auxiliar nos trabalhos em altura a efectuar, com a máxima segurança, na manutenção de edifícios, luminárias e em outros equipamentos de elevação, nomeadamente nas gruas portuárias ao serviço daquela infra-estrutura».
![]() |
CLdN anuncia «triangulação directa ro-ro» e aproxima Leixões de Dublin e Liverpool
A companhia marítima CLdN anunciou o arranque, na semana 37 do ano, de «uma nova triangulação comercial directa» para carga ro-ro, que aproximará ainda mais o Porto de Leixões aos portos britânicos de Liverpool (em Inglaterra) e Dublin (na Irlanda).
«A CLdN abre, a partir da semana 37, uma nova triangulação comercial ro-ro directa: Leixões (Portugal) – Dublin (Irlanda) – Liverpool (Inglaterra)», revela a empresa, explicando que este novo serviço «reforça ainda mais a sua ligação ibérica com o Reino Unido e a Irlanda, de modo a manter as cadeias de abastecimento dos seus clientes em funcionamento face ao Brexit», ou seja, para que estas não sejam afectadas pelo fenómeno disruptivo.
![]() |
APDL lança campanha de informação sobre o Novo Terminal do Porto de Leixões
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), colocou em marcha uma campanha de informação da comunidade sobre a reconversão do Terminal Multiusos no Novo Terminal de Leixões e da Modernização do Porto de Pesca.
![]() |
Porto de Aveiro e captação industrial: 44 hectares disponíveis para novas empresas
O Porto de Aveiro, escudado por bons resultados na movimentação portuária de mercadorias e pelo potencial da expansão geográfica pelo qual é conhecido, continua a olhar para a captação de interesse industrial como um dos pilares do seu próprio desenvolvimento futuro.
Nesse sentido, uma orquestração logística entre o porto e a zona industrial, assim como uma consonância de interesses mútuos, são princípios vitais do sucesso, a longo prazo, de uma infra-estrutura portuária que tem vindo a crescer sustentadamente na movimentação de cargas.
![]() |
Fórum Oceano integra consórcio Europeu para promoção de bio-recursos marinhos
Foi apresentado à Comissão Europeia um White Paper que estabelece as bases para a criação de um consórcio Europeu de bio-recursos marinhos, com vista ao lançamento de um projeto que visa apoiar o crescimento dos pequenos produtores de recursos marinhos e proporcionar-lhes vantagens competitivas nos mercados nacional e global.
![]() |
Bluegrowth cria linha de apoio para relançamento da Economia do Mar pós Covid-19
A Bluegrowth, consultora de inovação tecnológica para os assuntos do mar, lançou uma linha de apoio para a adaptação das empresas à nova realidade imposta pela pandemia global de Covid-19.
Esta linha de negócio foi criada em cima de uma carteira de fundos que poderão financiar projectos de reestruturação comercial, com financiamento entre os 50% e os 90% a fundo perdido.
![]() |
Medway diz que linha Sines-Grândola é prioritária e deve ser aproveitada para passageiros
Presidente da Medway afirma que tem recusado serviços de mercadorias porque a actual infra-estrutura já não comporta mais comboios. Um novo acesso ferroviário ao Porto de Sines, a construção de uma nova linha Lisboa-Porto e terminar as electrificações são as prioridades da Medway para o PNI 2030.
![]() |
CANDIDATURAS ATÉ 15 DE SETEMBRO
Projeto Sherpa do Mar procura ideias de negócio ligadas à economia do Mar
Estão abertas as candidaturas para o Sherpa Journeys, um programa de acompanhamento a empreendedores com negócios na área do Mar. Os doze projetos selecionados vão usufruir de apoio científico e técnico de instituições de ensino, de investigação e de promoção empresarial de Portugal e Espanha.
As candidaturas selecionadas para participar no Sherpa Journeys vão beneficiar de um diagnóstico e monitorização da ideia de negócio, recomendações de programas de apoio da Eurorregião Galiza-Norte, aconselhamento científico e técnico, mentoria em transferência de tecnologia e conhecimento, acesso à rede de parceiros e investidores do programa, assim como divulgação da ideia de negócio.
![]() |
EISAP ENFATIZA:
«Quanto mais tonelagem tivermos registada mais peso político teremos»
A argumentação é simples e directa: a tonelagem faz toda a diferença no peso político que uma bandeira e um país podem ter junto das instituições internacionais. Na visão da EISAP (European International Shipowners Association of Portugal), a bandeira nacional deve esforçar-se por ser dinâmica e competitiva, para assim captar mais tonelagem para o registo de navios – assim, Portugal só terá a ganhar no teatro político.