Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Porto de Sines associa-se aos principais portos do mundo na resiliência face à Covid-19
O Porto de Sines subscreveu a declaração da PAR – Port Authorities Roundtable sobre a necessidade e empenho das autoridades portuárias em manter a continuidade e o funcionamento dos portos em contexto de pandemia. Este processo foi iniciado pela Maritime and Port Authority of Singapore ao qual se associaram mais de 50 autoridades portuárias em todo o mundo, em especial aquelas com maior relevo no comércio marítimo mundial como por exemplo Roterdão, Hamburgo, Barcelona, Abu Dhabi, Singapura, Los Angeles, Ningbo ou Xangai.
![]() |
Alberto Souto de Miranda prefere solução de raiz para ligação ferroviária Aveiro-Salamanca
O Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações marcou presença na vídeo-conferência organizada pelo Rotary Club de Aveiro, tendo abordado o presente e o futuro do Porto de Aveiro.
Alberto Souto de Miranda abordou a capacidade de expansão do porto aveirense mas falou também sobre a conexão ferroviária entre o porto e Salamanca. Instado a analisar o tema, o governante admitiu, segundo noticia a rádio Terranova, que gostaria de ver uma solução de raiz.
![]() |
Investimento de 46 milhões de euros prepara Porto de Ponta Delgada para o futuro, salienta o Presidente do Governo
O presidente do Governo visitou as obras de requalificação e reabilitação do Porto de Ponta Delgada, um investimento de cerca de 46 milhões de euros que vai permitir aumentar em 68% a capacidade do parque de contentores e a operação de três navios em simultâneo na área intervencionada.
“Este é um investimento de cerca de 46 milhões de euros, com uma comparticipação de fundos comunitários de cerca de 32 milhões de euros. No fundo, estamos a falar de futuro, de dotar este porto com a capacidade e com as condições de operacionalidade para o futuro”, afirmou Vasco Cordeiro.
![]() |
Alberto Souto diz que terceiro cais de mil metros vai diferenciar o Porto de Aveiro
O Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações entende que o Porto de Aveiro tem potencial para crescer nos próximos anos e condições únicas para se afirmar no contexto nacional. E é pela área disponível para ampliação que sustenta essa afirmação.
Alberto Souto, convidado de uma conferência do Rotary Club de Aveiro, explicou que a estratégia do Governo passa por modernizar os portos, seguindo o caminho da digitalização e descarbonização.
![]() |
Hapag-Lloyd retoma escalas regulares do serviço «Dakar Express» no Porto de Lisboa
A transportadora marítima de contentores Hapag-Lloyd anunciou que retomará, a partir da semana 22 deste presente ano, as ligações marítimas regulares do seu serviço ‘Dakar Express (DEX)’ no Porto de Lisboa, na direcção Sul.
Através de uma missiva destinada aos seus clientes, a operadora marítima alemã adianta que «retomará as ligações regulares em Lisboa» em direcção ao Sul.
![]() |
Movimento no porto do Caniçal cresceu 5% no primeiro trimestre
O Porto do Caniçal cresceu 5 por cento no primeiro trimestre deste ano de 2020, relativamente a igual período do ano passado.
Estes números foram avançados durante a visita da Presidente do Conselho de Administração de portos (APRAM) a este porto.
Nas plataformas digitais da APRAM foi publicada uma nota dando conta que Paula Cabaço agradeceu também aos trabalhadores da APRAM no Porto do Caniçal e no Porto de Porto Santo que estiveram sempre a trabalhar, apesar da maioria da população estar em confinamento, devido ao coronavírus.
![]() |
Yilport Leixões reforça quota nacional com disparo homólogo de +23,7% (TEU) em Março
Os dados mais recentes anunciados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) sobre os primeiros três meses de 2020 – em termos de movimentação de mercadorias nos portos do Continente – indicam que o Porto de Leixões e a concessionária Yilport Leixões, que opera o Terminal de Contentores de Leixões, continuam a reforçar a sua quota no mercado nacional de contentores.
![]() |
PORTOS DA MADEIRA
Mais mercadorias no 1.º trimestre deste ano
Os portos da Madeira movimentaram 292 853 toneladas de mercadorias no primeiro trimestre de ano, o que se traduz num aumento percentual superior a 5%, em comparação com o mesmo período de 2019, revelou a Presidente do Conselho de Administração da APRAM, em visita ao Porto do Caniçal, a principal “porta” de abastecimento da Madeira.
![]() |
LEME NUM ABRAÇO SOLIDÁRIO ENTRE PORTUGAL E O BRASIL
Webinar discute a economia do mar em Santa Catarina
O evento será nesta quarta-feira (27), às 19h de Santa Catarina (23h em Portugal Continental), e faria parte do Simpósio Internacional Economia Azul, transferido para 14 de abril de 2021 em virtude da pandemia de Covid-19. Realizado pela Confraria Náutica Europeia e Associação Náutica Brasileira (Acatmar), o webinar terá o tema ‘Oportunidades de negócios no mar Catarinense’ e contará com o português Miguel Marques, consultor da Pricewaterhouse Coopers (PwC) e especialista em economia do mar.
![]() |
Pinto Basto concretizou operação complexa de transporte do submarino «My Schokland»
A Pinto Basto organizou e concretizou uma complexa operação de transporte de um submarino, o ‘My Schokland’, que chegou ao município galego de Marín, proveniente do arquipélago de Lanzarote, após a conclusão, com sucesso, da operação logística.
No total, a operação de transporte do submarino demorou oito dias a ser finalizada, tendo sido necessário ultrapassar «diversos obstáculos logísticos e burocráticos», adianta a Pinto Basto.
![]() |
Ministro das Infra-estruturas: «Cidade que tenha um porto é uma cidade privilegiada»
O governante defende que a sua leitura é a de que «uma cidade que tenha um porto é uma cidade privilegiada», e no caso de Lisboa essa relação «é milenar». O líder da pasta das Infra-estruturas afirmou que «é possível conciliar a actividade portuária e a vida da cidade com um porto», recordando o que acontece na cidade de Roterdão (que possui actualmente o porto com maior índice de movimentação de carga contentorizada de toda a Europa), onde estudou: «é um dos principais focos de turismo da própria cidade», garante o governante.
![]() |
Sines tem quota de 49,7% da movimentação nacional; nos contentores, maioria absoluta é de 56,4%
De acordo com os dados compilados pela AMT, o Porto de Sines continua a liderar a estrutura de quotas com 49,7% do total de cargas movimentadas (-1,8 pontos percentuais face ao período homólogo de 2019), seguindo-se os portos de Leixões com 24,2%, de Lisboa com 9,7%, de Setúbal com 7,3%, de Aveiro com 6,3%, da Figueira da Foz com 2,3%, de Viana do Castelo com 0,4% e de Faro e Portimão, ambos, com 0,1%.
Ainda no segmento dos contentores, o Porto de Sines mantém a sua também crónica liderança, com uma quota maioritária absoluta de 56,4%, seguindo-se os portos de Leixões, com 27,3%, de Lisboa, com 10,5%, de Setúbal, com 5,1%, e da Figueira da Foz, com 0,7%.
![]() |
PEDRO NUNO SANTOS:
«Queremos que o Porto de Lisboa tenha a paz social necessária para crescer»
Em audição parlamentar realizada na terça-feira, o Ministro das Infra-estruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, analisou o dossier do Porto de Lisboa e da insolvência da A-ETPL, um processo que tanta tinta tem feito correr desde Fevereiro. O governante referiu que existe «um problema específico» e que o Governo tem de ser «firme» na gestão deste tema. A meta é que o porto «tenha paz social» para «crescer».
![]() |
APRAM, PORTOS DA MADEIRA
Reabilitar os pequenos cais como mais-valia económica e social
A Presidente do Conselho de Administração da APRAM, Portos da Madeira, visitou as obras de reabilitação do Cais da Ribeira Brava, uma infraestrutura portuária que Paula Cabaço considera “ter grande potencial, não só no apoio à população local, mas no desenvolvimento das atividades marítimo-turísticas regionais e na criação de mais um ponto de atração para embarcações.”
As obras decorrem a bom ritmo e a previsão é que estejam concluídas no próximo mês de agosto, representando um investimento de cerca de 1 milhão e 600 mil euros.
![]() |
PAULO JORGE FERREIRA, REITOR DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO
Porto de Aveiro: promotor da transformação digital e parceiro para a inovação
No passado, um porto voltava-se, sobretudo, para o mar e relacionava-se, principalmente, com outros portos. Hoje, um porto tem de se voltar também para terra.
Relacionar-se-á sempre com outros portos, naturalmente, mas a importância da região interior que serve, e sobre a qual exerce influência, tem assumido um maior peso. Uma influência que é estendida, ainda que de forma indireta, aos territórios servidos pelos portos parceiros.
![]() |
PRIMEIRO QUADRIMESTRE
Porto de Viana do Castelo cresce 8% e movimenta 147 mil toneladas de mercadoria
O Porto de Viana do Castelo movimentou mais de 147 mil toneladas de mercadorias, durante o primeiro quadrimestre de 2020. O balanço, anunciado pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), representa um aumento de 8,2% face ao mesmo período do ano anterior.
O acréscimo de 28% na movimentação de granéis líquidos e de 17% nos granéis sólidos contribuíram substancialmente para o crescimento do porto minhoto nos primeiros meses do ano.
![]() |
Portos de Leixões e Aveiro com trimestre de excelência mesmo em tempo de pandemia
Estes dois portos, destaca a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) no seu mais recente relatório, atingiram, no período Janeiro-Março, as marcas de quase 5,28 e 1,38 milhões de toneladas, «as melhores de sempre nos primeiros trimestres». Excelentes resultados, ainda para mais em período pandémico. Há ainda a realçar os portos da Figueira da Foz e Faro, que observam acréscimos respectivos de +21,9% (+90,5 mil toneladas) e de +91,8% (+14,8 mil toneladas).
![]() |
IMT
Lista de Empresas de trabalho portuário
O Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. atualizou a lista das empresas de trabalho portuário. Atualmente existem duas empresas de cedência temporária de trabalhadores portuários por porto comercial, com exceção do Porto de Viana do Castelo e do Porto de Leixões, em que existe uma empresa por porto. No total encontram-se licenciadas 12 empresas de trabalho portuário.
![]() |
Marinha reabre órgãos culturais com três dias de visitas gratuitas
O Aquário Vasco da Gama, a Biblioteca Central de Marinha, a Fragata D. Fernando II e Glória e o Museu de Marinha reabrem ao público na segunda-feira dia e com entradas gratuitas nos dias 18, 19 e 20 de maio, como forma de celebração do Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e do Dia da Marinha (20 de maio).
![]() |
Sector das pescas e aquacultura tem linha de crédito de 20 milhões de euros
O Ministério do Mar informa que já se encontra disponível a linha de crédito, com juros bonificados, aprovada pelo Governo (Decreto-lei nº 15/2020) e dirigida às entidades do sector das pescas e aquacultura.
O objectivo é disponibilizar meios financeiros para fazer face às necessidades de fundo de maneio e de tesouraria, nomeadamente para a liquidação de salários, impostos ou pagamentos de dívidas junto de fornecedores ou de instituições financeiras.