Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Novo sistema antecipará avarias na ponte móvel de Leixões
A ponte móvel de Leixões, que liga Leça da Palmeira a Matosinhos, vai ter sensores que permitirão antecipar avarias e planear intervenções de manutenção. O sistema de monitorização está a ser desenvolvido pelo INEGI, que coordena o grupo de trabalho criado para identificar e estudar também as principais causas das anomalias prematuras entretanto ocorridas.
![]() |
Jovens desempregados de Quarteira aprendem carpintaria náutica
Consciente da crescente importância do mar e das dinâmicas económicas a ele associadas, e atenta ao aumento do desemprego juvenil, a Fundação António Aleixo possui desde outubro de 2020 o Projeto Inovação Social Oficina Marvivo (OMaVi).
Este é um projeto financiado pelo Fundo de Inovação Social Portugal 2020 (com duração de 26 meses), que visa implementar uma experiência piloto no combate à problemática do desemprego jovem na freguesia de Quarteira, através de um conjunto de ações de capacitação social, tendo como veículo de integração a carpintaria náutica no Porto de Pescas de Quarteira.
![]() |
PORTUGAL
Líder de exportação da Estremadura com portos de Sines e de Setúbal cada vez mais na equação
A ligação comercial entre a Estremadura e o território português é, cada vez mais, um laço consolidado de mutualismo e interdependência: as trocas comerciais são, actualmente, uma realidade sólida sustentada nos números – a proeminência das exportações agro-alimentares da Estremadura e o papel de charneira que Portugal tem tido nesse (crescente) contexto, seja em termos de importação como de exportação. Sendo mercado líder na exportação estremenha, Portugal terá, na materialização de maior conectividade férrea (e logística), uma oportunidade de avolumar esse peso e de adensar a quota de movimentação portuária de infra-estruturas como Sines, Setúbal ou Lisboa.
![]() |
Porto de Aveiro apoia operadores afectados pela pandemia
O Porto de Aveiro decidiu apoiar os operadores que enfrentam dificuldades devido ao impacto na economia global da pandemia de Covid-19.
As medidas anunciadas “têm presente que as administrações portuárias são um importante fator de desenvolvimento da economia local, regional e nacional”.
![]() |
NUNO ARAÚJO:
Queremos colocar Viana na rede principal dos portos europeus
O porto de mar de Viana do Castelo vai ganhar um novo fôlego com a conclusão dos novos acessos rodoviários e com os investimentos nos estaleiros que permitirão a chegada de navios de maior porte. O presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) afirmou que há objetivos ambiciosos para o porto de Viana, nomeadamente, colocá-lo no mapa dos maiores portos europeus. A aposta na indústria naval e em energias renováveis são dois pilares para o desenvolvimento do porto.
![]() |
Mercado grego tem vindo a manifestar interesse crescente pela bandeira portuguesa
O mercado grego tem vindo a manifestar um «interesse crescente» pela bandeira Portuguesa, relatou, à Revista Cargo, a EISAP – European International Shipowners Association of Portugal após ter anunciado a entrada de dois novos associados internacionais: a Langh Ship Oy Ab (armador de origem Finlandesa) e da Blue Planet Shipping (companhia gestora de origem Grega).
A entrada destes associados é um «marco importante» que espelha o «crescente interesse» de índole internacional que tem vindo a ser manifestado pela bandeira Portuguesa, declarou Nuno Mendão (na foto), Secretário-Geral da associação – que representa os interesses dos armadores nacionais e internacionais com navios a arvorar a bandeira lusa, designadamente aqueles que estão registados no MAR – ao reagir a este desenvolvimento.
![]() |
Navio hidrográfico Almirante Gago Coutinho regressou a Lisboa
Após mês e meio empenhado na Iniciativa Mar Aberto, o navio hidro-oceanográfico regressou este sábado à Base Naval de Lisboa.
Durante a missão, o navio desenvolveu um conjunto de atividades com Cabo Verde, especial enfoque nas capacidades científicas do navio, nomeadamente, o lançamento de boias derivantes em cooperação com o Global Drifter Program-NOAA, a colheita de amostras de água para análise de microplásticos no âmbito do projeto “Volta ao Mundo Sagres 2020-FA”. Realizou, ainda, levantamentos hidrográficos em diversos pontos de interesse do arquipélago, tendo em vista a atualização do fólio cartográfico daquela área, e a recolha de material científico para diversos estudos no âmbito da hidrografia.
![]() |
Navio-tanque Amazonite deixou o Porto de Aveiro rumo aos estaleiros de Viana do Castelo
Após duas semanas em cais para avaliação do seu estado, o navio-tanque Amazonite saiu, às 6:30 horas da manhã de Domingo (dia 7 de Fevereiro), do Porto de Aveiro, com destino aos Estaleiros de Viana do Castelo. A saída decorreu com toda a segurança e contou com a intervenção dos serviços de pilotagem, da APA,S.A., dos rebocadores da Tinita e da Polícia Marítima.
![]() |
MINISTÉRIO DO MAR:
Portugal não pesca em águas do Reino Unido pelo que não há lugar a compensação por perdas
O mecanismo de compensação dos efeitos do Brexit proposto pela Comissão Europeia prevê apoiar o sector português das pescas com 3 euros em 2021, avançou o Jornal de Negócios. Mas uma nota informativa do Ministério do Mar garante que “Portugal não pesca em águas do Reino Unido pelo que não há lugar a compensação por perdas”.
![]() |
COM ÁUDIO
Parque eólico flutuante ao largo de Viana atinge produção 45% acima do esperado
Ao fim de seis meses de atividade, o parque eólico flutuante, instalado no mar, ao largo de Viana do Castelo, está em plena produção e preparado para produzir por ano o equivalente a abastecer com energia limpa 60 mil casas.
Até agora as três turbinas do Windfloat Atlantic, localizadas a cerca de 20 km da costa, "já produziram cerca de 40GWh de energia limpa, que foi injetada na rede nacional". Fonte oficial da Windplus, o consórcio de que fazem parte a EDP Renováveis, a Engie, a Repsol e a Principle Power, informou que o parque "produz em média 7,5 GWh por mês e que em vários meses, no último meio ano, chegou mesmo a atingir uma taxa de produção de 45%, acima das expetativas para aquela tecnologia implementada em alto mar".
![]() |
No Terminal de Contentores de Alcântara
Yilport completou implementação do N4 TOS da Navis
A Yilport anunciou ter concretizado novo progresso importante na implementação do software Terminal Operating System (TOS), da Navis, nas suas operações na Península Ibérica: a operadora turca revelou que sua operação no Terminal de Contentores de Alcântara, no Porto de Lisboa, passa agora a funcionar com recurso ao software da Navis. «A Yilport Liscont [gestora da infra-estrutura] tornou-se o segundo terminal em Portugal e o quarto na Península Ibérica a implementar o N4 TOS», reportou a holding, que detém forte presença em Portugal.
![]() |
Interdição de Navegação no Douro devido às condições meteorológicas
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo suspende a navegação, motorizada ou não motorizada, em toda a extensão da Via Navegável do Douro e apela ao reforço das amarrações das embarcações/navios. As medidas implementadas decorrem das condições meteorológicas registadas e dos elevados caudais do rio que potenciam a movimentação de material flutuante ao longo do curso fluvial.
A APDL reforça ainda que a Capitania do Douro colocou toda a extensão do rio em aviso laranja, prevendo um agravamento da situação nos próximos dias.
![]() |
CE e FEI anunciam financiamento de 45 milhões de euros em dois fundos de investimento da economia azul
Virginijus Sinkevičius, Comissário para o Ambiente, Oceanos e Pescas da Comissão Europeia, e Alain Godard, Diretor Executivo do FEI - Fundo Europeu de Investimento, anunciaram, durante a edição de 2021 do BlueInvest Day, que serão investidos 45 milhões de euros do fundo BlueInvest em dois fundos de investimento da economia azul: Astanor Ventures e Blue Horizon Ventures.
![]() |
Mesmo com acordo, Brexit traz custos indirectos para as exportações nacionais
Apesar dos maiores custos e burocracias associados à saída do Reino Unido da União Europeia, as empresas exportadoras portuguesas adaptaram-se a esta nova realidade e a aguentar os impactos do Brexit, e após um mês desde que o Brexit foi posto em prática estas já sentiram os impactos, mas não tão aguçados como esperavam vindo do quarto maior país para onde Portugal exporta.
![]() |
AVEIRO
Procedimento Concursal para amarração de embarcações, no Porto de Abrigo Para a Pequena Pesca
Divulgamos o Anúncio do Procedimento Concursal para a Atribuição das licenças de uso privativo de 64 lugares de amarração de embarcações, no Porto de Abrigo Para a Pequena Pesca.
![]() |
O guardião dos tubarões-baleia, os maiores peixes do mundo
Brad Norman escreveu o relatório que colocou estes animais fascinantes na lista das espécies ameaçadas da ONU, mas também teve a ideia de usar tecnologia da NASA para identificar cada indivíduo, permitindo que qualquer pessoa se transforme num David Attenborough. Mesmo sem sair de casa.
![]() |
Porto de Aveiro e Neptune anunciam acordo de concessão do espaço Ex-Ria Marine
A Administração do Porto de Aveiro e a empresa Neptune celebraram um contrato de concessão do espaço do antigo estaleiro naval da Ria Marine, com uma duração de 20 anos.
Esta concessão assume especial relevância para o Porto de Aveiro, materializando a sua estratégia de valorização dos territórios portuários aliada à revitalização das atividades do setor da reparação e construção naval, em particular as relacionadas com a Náutica de Recreio, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da economia azul de base local.
![]() |
Mediterrâneo compromete-se a dar primazia à Economia Azul na recuperação pós-pandemia
Os Ministros dos 43 Estados-Membros, incluindo Portugal, que integram a entidade União Pelo Mediterrâneo (UpM), comprometeram-se, no dia 2 de Fevereiro, a intensificar seus esforços em direcção a uma economia azul sustentável. Ao fazê-lo, mostram o seu compromisso na promoção «da recuperação das economias da região da crise COVID-19 e enfrentar os desafios ambientais e climáticos».
![]() |
Algarve tem 560 projectos aprovados pelo MAR 2020. Investimento de 75 milhões de euros
O programa Mar 2020 tem já aprovados 5.130 projectos a nível nacional, que envolvem 690 milhões de euros de investimento no sector das pescas, da transformação e da aquicultura e dos quais estão já executados 320 milhões de euros, segundo informação divulgada pela entidade gestora.
![]() |
Universidade do Algarve lança concurso para apoiar projetos de crowdfunding no sector azul
No âmbito do projeto Interreg MED BLUE CROWDFUNDING, a Universidade do Algarve, através do CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, lançou um concurso público para a seleção de dois projetos no setor do crescimento azul na área do Mediterrâneo que serão apoiados na realização de campanhas de crowdfunding.