Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Porto de Sines em destaque no «Portugal Mais Competitivo»
Na emissão especial Portugal Mais Competitivo, em parceria com o Compete 2020, o destaque vai para a importância do Mar, da Eficiência Energética e da Economia Circular como eixos estratégicos para o nosso desenvolvimento sustentável.
Um programa com a chancela de qualidade do "Imagens de Marca", emitido pela SIC Notícias.
Do nosso mar trazemos o peixe que é já conhecido um pouco por todo o mundo, mas mergulhamos mais fundo, nos negócios que podem impulsionar o desenvolvimento de um recurso único. Esta edição especial revela-nos a estratégia de expansão do Porto de Sines, que vai permitir colocar esta infraestrutura como uma das mais competitivas da Europa.
![]() |
Navalria com luz verde de Bruxelas para efectuar reciclagem de navios
A Navalria, com sede em Aveiro e participada a 100% pela Martifer, recebeu a aprovação, por parte da Comissão Europeia, do seu estaleiro de reciclagem de navios, no contexto da nova lista de estaleiros de reciclagem de navios aprovada por Bruxelas.
Segundo noticia o ‘Jornal Económico’, a Navalria – Docas, Construções e Reparações Navais passa agora, com esta luz verde comunitária, a estar apta a executar processos de reciclagem de navios no seu estaleiro de Aveiro. Recorde-se que, em Portugal, a Navalria é, actualmente, a única empresa com estaleiro apto para proceder à reciclagem de navios, de acordo com as novas directrizes da Comissão Europeia.
![]() |
Portos de Leixões e Viana do Castelo assinam protocolo de descarbonização
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) assinaram dia 9 um protocolo com vista à descarbonização dos portos de Leixões e Viana do Castelo.
O acordo surge na sequência da decisão tomada pela administração portuária em interditar a entrada e circulação das viaturas pesadas mais poluentes dentro das infraestruturas (Euro I, II, III e IV) nos portos de Leixões e Viana do Castelo, a partir de 1 de janeiro.
![]() |
10ª edição do Business2Sea colhe interesse internacional e contabiliza inscrições de mais de três dezenas de países
Com início no Dia Nacional do Mar, o Business2Sea arrancou com uma Conferência dedicada ao financiamento da Economia Azul, com a presença do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos e do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira. O evento encerrou com uma Conferência sobre o Pacto Verde Europeu, que contou com a presença do Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.
![]() |
A 15 DE DEZEMBRO
Jornada «Digitalização no Corredor Atlântico Logístico Sines-Badajoz»
Esta jornada, organizada pelo Grupo de Empresas Públicas do Governo da Extremadura espanhola, a Extremadura Avante, terá lugar no dia 15 de Dezembro de 2020 em formato online e tem como objetivo apresentar a situação do projeto, bem como permitir ao setor empresarial participar nas próximas ações do CALSIBA.
O projeto CALSIBA (Corredor Atlântico Logístico Sines-Badajoz) é um projeto de cooperação transfronteiriça, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), EP-INTERREG V A Espanha-Portugal (POCTEP), que promove o desenvolvimento das áreas fronteiriças de Espanha e Portugal, cujos parceiros são a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e a Extremadura Avante.
![]() |
APDL vai instalar primeiro porto seco do país na Guarda
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) vai implementar o primeiro porto seco do país, no município da Guarda. A infraestrutura única e pioneira em Portugal, é considerada fundamental para a competitividade da região e implica um investimento de 2 milhões de euros.
A instalação deste terminal intermodal afastado do mar, normalmente posicionado em regiões do interior, ligado a um porto marítimo por via férrea e rodoviária traz vantagens a nível social e económico: o aumento da competitividade das empresas da região; atração do investimento; oportunidade de criação de emprego no interior; alargamento do acesso à intermodalidade, que se traduz numa poupança de 15% no inland, para além da redução de custos de armazenagem e paralisação; redução de lead time (tempos de transporte), dada a proximidade das estruturas e agilidade aduaneira, que se traduz numa maior sustentabilidade económica de toda a área envolvente ao município da Guarda.
![]() |
ESTA QUINTA-FEIRA
APDL e Câmara Municipal da Guarda levam a debate a criação de um porto seco na região
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e a Câmara Municipal da Guarda organizam, esta quinta-feira, dia 10 de dezembro, pelas 15h00, o Seminário “Porto Seco da Guarda”. A iniciativa decorre na Sala Almeida Santos, Câmara Municipal da Guarda, Praça do Município, Guarda e os Órgãos de Comunicação Social poderão assistir presencialmente ou inscreverem-se aqui para a participação online.
![]() |
LUÍS CASTRO HENRIQUES, PRESIDENTE DA AICEP PORTUGAL GLOBAL:
Portos? Temos planos muito ambiciosos, tanto para Sines como para Leixões
Luís Castro Henriques, Presidente da Aicep Portugal Global, foi o convidado do programa “Primeira Pessoa” da plataforma JE TV, do Jornal Económico.
![]() |
FAIAL, AÇORES | VEJA O VÍDEO
Centenário café Peter abasteceu centenas de barcos durante a pandemia
O centenário café Peter, no Faial, abasteceu centenas de barcos durante a pandemia que estavam proibidos de atracar nos portos dos Açores.
O relato desses dias, feito por um dos viajantes, foi parar à internet. Às centenas de barcos que chegaram à Horta, José Henrique Azevedo, proprietário do café, e os funcionários abriram os braços e foram às compras por quem estava há semanas no mar.
![]() |
Portugal 100% empenhado em proteger o Oceano para produzir e prosperar
Realizou-se no Ministério do Mar, em Algés, Oeiras, com transmissão via internet, a sessão de lançamento em Portugal do documento «Transformações para uma Economia Sustentável do Oceano», lançado ontem a nível internacional pelo Painel de Alto Nível para uma Economia Sustentável do Oceano (Painel do Oceano), que integra 14 países, incluindo Portugal.
![]() |
NRP HIDRA
Navio da Marinha conclui missão de 9 meses na Zona Marítima do Sul
O navio da República Portuguesa Hidra regressou, a 3 de Dezembro, à Base Naval de Lisboa após cumprir missão de 9 meses na Zona Marítima do Sul, onde realizou um total de 1020 horas de navegação e percorreu 9.272 milhas náuticas, o equivalente a mais de 17 mil kms.
Foi há 9 meses que o NRP Hidra iniciou a sua missão, momento em que tinha início a crise pandémica no nosso país. Ao longo deste período o navio foi empenhado em diversas tarefas no mar, destacando-se a busca e salvamento marítimo e a patrulha e vigilância dos espaços marítimos, explica um comunicado da Marinha Portuguesa.
![]() |
Ricardo Serrão Santos:
As pescas são um setor que precisa de ser reestruturado
Ricardo Serrão Santos, mMnistro do Mar, diz que a renovação das pescas não pode ser encarada “num contexto de demonização” deste tipo de ações e defende um diálogo “muito grande” com o setor tendo em vista a modernização da frota.
![]() |
Janela Única Logística entra em produção no Porto de Setúbal
A 26 de Novembro, entrou em produção a Janela Única Logística (JUL) no Porto de Setúbal, constituindo um passo significativo para tornar o porto mais competitivo, com processos totalmente digitais, mais rápidos e mais seguros.
A agilização dos procedimentos nas operações é de extrema importância para o desenvolvimento da atividade no Porto de Setúbal sendo este projeto o culminar de 3 anos de trabalho onde se criaram procedimentos harmonizados para todos os portos nacionais.
A JUL é um alargamento da Janela Única Portuária (JUP) a todos os modos de transporte terrestre, desenvolvendo a ligação aos portos secos e plataformas logísticas, contribuindo para o aumento da competitividade das cadeias logísticas nacionais através da desmaterialização e redução do tempo de transporte, englobando os modos de transporte terrestre e os diferentes intervenientes na cadeia logística de transporte de mercadorias situados no hinterland dos portos.
Assinalamos mais um importante passo de implementação da JUL difundindo esta newsletter temática.
![]() |
PELA PRIMEIRA VEZ REALIZADA SOBRE UM BATELÃO
Grupo NOGAR carrega componentes eólicos no Porto de Viana do Castelo
No Porto de Viana do Castelo procedeu-se, a 20 de Novembro, à operação de carga de 18 pás eólicas, realizando-se, pela primeira vez, sobre um batelão.
Componentes eólicos procedentes das instalações da ENERCON no porto, medindo 62-67 metros de comprimento, diâmetro de 4-5 metros.
![]() |
PRESIDENTE DA APS PARTICIPOU NA CONFERÊNCIA NORDESTE EXPORT
José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve, participou, via Zoom, na conferência Nordeste Export (Brasil), que decorreu no Porto de Suape, no litoral sul do Estado de Pernambuco.
Durante dois dias, o evento reuniu os principais nomes da logística portuária de vários países, que participaram presencial e virtualmente.
José Luís Cacho realçou a oportunidade de entrada de cargas do Brasil na Europa via Portugal, por meio dos portos que administra, sobretudo no que diz respeito ao setor relacionado com o agronegócio.
![]() |
Silopor aprova o Plano de Actividades e Orçamento para 2021
O Plano de Atividades e Orçamento para 2021 da Silopor, a maior empresa nacional de silos portuários, foi aprovado pela tutela.
O documento que agora recebeu luz verde, destaca o clima de incerteza quanto ao desenvolvimento da pandemia e profundidade das suas consequências económicas, bem como a consequente repercussão na atividade da empresa.
![]() |
NO PORTO DE LISBOA
Fernave finalizou formação em «Grua Móvel Portuária» para a Yilport
A Fernave organizou uma formação (de cariz prático) que, durante as últimas três semanas, teve como objectivo dar as devidas competências aos trabalhadores portuários do Porto de Lisboa, em trabalho com a Grua Móvel Portuária: Gottwald.
![]() |
Mergulhadores da Marinha participam em exercício internacional de defesa portuária
Os Destacamentos de Mergulhadores Sapadores Nº1 e Nº 3 da Marinha participaram num exercício internacional de buscas militares submarinas e de protecção portuária, organizado pela Armada Espanhola, que decorreu entre os dias 16 e 20 de Novembro no porto de Cartagena, em Espanha.
![]() |
Autocarro anfíbio para o Douro já tem parecer para andar e navegar
Foi dado mais um passo para pôr a funcionar a ligação entre Crestuma e o Cais de Gaia, através de autocarro anfíbio, com o parecer positivo da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (ATM).
Esta entidade pronunciou-se favoravelmente acerca do "concurso para a concessão de serviço público de transporte fluvial de passageiros na Via Navegável do Douro", indo ao encontro dos anseios da Câmara Municipal de Gaia, que pretende aproveitar o canal como alternativa ao eixo rodoviário da EN222.
![]() |
PORTO DE AVEIRO
Segunda fase da ZALI orçada em quase seis milhões de euros
A Administração do Porto de Aveiro (APA) lançou a concurso público a empreitada de construção da segunda fase das infraestruturas da Zona de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI) do Porto de Aveiro.
O preço-base da nova zona de acolhimento industrial portuária é de 5.914 milhões de euros para um prazo de execução da obra previsto no caderno de encargos de 360 dias.
A ZALI representará um investimento global de 12,2 milhões de euros. Na primeira fase, ficaram disponíveis 28 hectares.