Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Sines em destaque no «Portugal Mais Competitivo»

Na emissão especial Portugal Mais Competitivo, em parceria com o Compete 2020, o destaque vai para a importância do Mar, da Eficiência Energética e da Economia Circular como eixos estratégicos para o nosso desenvolvimento sustentável.

Um programa com a chancela de qualidade do "Imagens de Marca", emitido pela SIC Notícias.
Do nosso mar trazemos o peixe que é já conhecido um pouco por todo o mundo, mas mergulhamos mais fundo, nos negócios que podem impulsionar o desenvolvimento de um recurso único. Esta edição especial revela-nos a estratégia de expansão do Porto de Sines, que vai permitir colocar esta infraestrutura como uma das mais competitivas da Europa.

Navalria com luz verde de Bruxelas para efectuar reciclagem de navios

A Navalria, com sede em Aveiro e participada a 100% pela Martifer, recebeu a aprovação, por parte da Comissão Europeia, do seu estaleiro de reciclagem de navios, no contexto da nova lista de estaleiros de reciclagem de navios aprovada por Bruxelas.

Segundo noticia o ‘Jornal Económico’, a Navalria – Docas, Construções e Reparações Navais passa agora, com esta luz verde comunitária, a estar apta a executar processos de reciclagem de navios no seu estaleiro de Aveiro. Recorde-se que, em Portugal, a Navalria é, actualmente, a única empresa com estaleiro apto para proceder à reciclagem de navios, de acordo com as novas directrizes da Comissão Europeia.

Portos de Leixões e Viana do Castelo assinam protocolo de descarbonização

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) assinaram dia 9 um protocolo com vista à descarbonização dos portos de Leixões e Viana do Castelo.

O acordo surge na sequência da decisão tomada pela administração portuária em interditar a entrada e circulação das viaturas pesadas mais poluentes dentro das infraestruturas (Euro I, II, III e IV) nos portos de Leixões e Viana do Castelo, a partir de 1 de janeiro.

10ª edição do Business2Sea colhe interesse internacional e contabiliza inscrições de mais de três dezenas de países

Com início no Dia Nacional do Mar, o Business2Sea arrancou com uma Conferência dedicada ao financiamento da Economia Azul, com a presença do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos e do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira. O evento encerrou com uma Conferência sobre o Pacto Verde Europeu, que contou com a presença do Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.

A 15 DE DEZEMBRO

Jornada «Digitalização no Corredor Atlântico Logístico Sines-Badajoz»

Esta jornada, organizada pelo Grupo de Empresas Públicas do Governo da Extremadura espanhola, a Extremadura Avante, terá lugar no dia 15 de Dezembro de 2020 em formato online e tem como objetivo apresentar a situação do projeto, bem como permitir ao setor empresarial participar nas próximas ações do CALSIBA.

O projeto CALSIBA (Corredor Atlântico Logístico Sines-Badajoz) é um projeto de cooperação transfronteiriça, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), EP-INTERREG V A Espanha-Portugal (POCTEP), que promove o desenvolvimento das áreas fronteiriças de Espanha e Portugal, cujos parceiros são a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e a Extremadura Avante.

APDL vai instalar primeiro porto seco do país na Guarda

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) vai implementar o primeiro porto seco do país, no município da Guarda. A infraestrutura única e pioneira em Portugal, é considerada fundamental para a competitividade da região e implica um investimento de 2 milhões de euros.

A instalação deste terminal intermodal afastado do mar, normalmente posicionado em regiões do interior, ligado a um porto marítimo por via férrea e rodoviária traz vantagens a nível social e económico: o aumento da competitividade das empresas da região; atração do investimento; oportunidade de criação de emprego no interior; alargamento do acesso à intermodalidade, que se traduz numa poupança de 15% no inland, para além da redução de custos de armazenagem e paralisação; redução de lead time (tempos de transporte), dada a proximidade das estruturas e agilidade aduaneira, que se traduz numa maior sustentabilidade económica de toda a área envolvente ao município da Guarda.

ESTA QUINTA-FEIRA

APDL e Câmara Municipal da Guarda levam a debate a criação de um porto seco na região

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e a Câmara Municipal da Guarda organizam, esta quinta-feira, dia 10 de dezembro, pelas 15h00, o Seminário “Porto Seco da Guarda”. A iniciativa decorre na Sala Almeida Santos, Câmara Municipal da Guarda, Praça do Município, Guarda e os Órgãos de Comunicação Social poderão assistir presencialmente ou inscreverem-se aqui para a participação online.
 

LUÍS CASTRO HENRIQUES, PRESIDENTE DA AICEP PORTUGAL GLOBAL:

Portos? Temos planos muito ambiciosos, tanto para Sines como para Leixões

Luís Castro Henriques, Presidente da Aicep Portugal Global, foi o convidado do programa “Primeira Pessoa” da plataforma JE TV, do Jornal Económico.

FAIAL, AÇORES | VEJA O VÍDEO

Centenário café Peter abasteceu centenas de barcos durante a pandemia

O centenário café Peter, no Faial, abasteceu centenas de barcos durante a pandemia que estavam proibidos de atracar nos portos dos Açores.

O relato desses dias, feito por um dos viajantes, foi parar à internet. Às centenas de barcos que chegaram à Horta, José Henrique Azevedo, proprietário do café, e os funcionários abriram os braços e foram às compras por quem estava há semanas no mar.

Portugal 100% empenhado em proteger o Oceano para produzir e prosperar

Realizou-se no Ministério do Mar, em Algés, Oeiras, com transmissão via internet, a sessão de lançamento em Portugal do documento «Transformações para uma Economia Sustentável do Oceano», lançado ontem a nível internacional pelo Painel de Alto Nível para uma Economia Sustentável do Oceano (Painel do Oceano), que integra 14 países, incluindo Portugal.

NRP HIDRA

Navio da Marinha conclui missão de 9 meses na Zona Marítima do Sul

O navio da República Portuguesa Hidra regressou, a 3 de Dezembro, à Base Naval de Lisboa após cumprir missão de 9 meses na Zona Marítima do Sul, onde realizou um total de 1020 horas de navegação e percorreu 9.272 milhas náuticas, o equivalente a mais de 17 mil kms.

​​Foi há 9 meses que o NRP Hidra iniciou a sua missão, momento em que tinha início a crise pandémica no nosso país. Ao longo deste período o navio foi empenhado em diversas tarefas no mar, destacando-se a busca e salvamento marítimo e a patrulha e vigilância dos espaços marítimos, explica um comunicado da Marinha Portuguesa.

Ricardo Serrão Santos:

As pescas são um setor que precisa de ser reestruturado

Ricardo Serrão Santos, mMnistro do Mar, diz que a renovação das pescas não pode ser encarada “num contexto de demonização” deste tipo de ações e defende um diálogo “muito grande” com o setor tendo em vista a modernização da frota.

Janela Única Logística entra em produção no Porto de Setúbal

A 26 de Novembro, entrou em produção a Janela Única Logística (JUL) no Porto de Setúbal, constituindo um passo significativo para tornar o porto mais competitivo, com processos totalmente digitais, mais rápidos e mais seguros.

A agilização dos procedimentos nas operações é de extrema importância para o desenvolvimento da atividade no Porto de Setúbal sendo este projeto o culminar de 3 anos de trabalho onde se criaram procedimentos harmonizados para todos os portos nacionais.

A JUL é um alargamento da Janela Única Portuária (JUP) a todos os modos de transporte terrestre, desenvolvendo a ligação aos portos secos e plataformas logísticas, contribuindo para o aumento da competitividade das cadeias logísticas nacionais através da desmaterialização e redução do tempo de transporte, englobando os modos de transporte terrestre e os diferentes intervenientes na cadeia logística de transporte de mercadorias situados no hinterland dos portos.

Assinalamos mais um importante passo de implementação da JUL difundindo esta newsletter temática.
 

PELA PRIMEIRA VEZ REALIZADA SOBRE UM BATELÃO

Grupo NOGAR carrega componentes eólicos no Porto de Viana do Castelo

No Porto de Viana do Castelo procedeu-se, a 20 de Novembro, à operação de carga de 18 pás eólicas, realizando-se, pela primeira vez, sobre um batelão.

Componentes eólicos procedentes das instalações da ENERCON no porto, medindo 62-67 metros de comprimento, diâmetro de 4-5 metros.

PRESIDENTE DA APS PARTICIPOU NA CONFERÊNCIA NORDESTE EXPORT

José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve, participou, via Zoom, na conferência Nordeste Export (Brasil), que decorreu no Porto de Suape, no litoral sul do Estado de Pernambuco.
Durante dois dias, o evento reuniu os principais nomes da logística portuária de vários países, que participaram presencial e virtualmente.
José Luís Cacho realçou a oportunidade de entrada de cargas do Brasil na Europa via Portugal, por meio dos portos que administra, sobretudo no que diz respeito ao setor relacionado com o agronegócio.

Silopor aprova o Plano de Actividades e Orçamento para 2021

O Plano de Atividades e Orçamento para 2021 da Silopor, a maior empresa nacional de silos portuários, foi aprovado pela tutela.
O documento que agora recebeu luz verde, destaca o clima de incerteza quanto ao desenvolvimento da pandemia e profundidade das suas consequências económicas, bem como a consequente repercussão na atividade da empresa.

NO PORTO DE LISBOA

Fernave finalizou formação em «Grua Móvel Portuária» para a Yilport

A Fernave organizou uma formação (de cariz prático) que, durante as últimas três semanas, teve como objectivo dar as devidas competências aos trabalhadores portuários do Porto de Lisboa, em trabalho com a Grua Móvel Portuária: Gottwald.

Mergulhadores da Marinha participam em exercício internacional de defesa portuária

Os Destacamentos de Mergulhadores Sapadores Nº1 e Nº 3 da Marinha participaram num exercício internacional de buscas militares submarinas e de protecção portuária, organizado pela Armada Espanhola, que decorreu entre os dias 16 e 20 de Novembro no porto de Cartagena, em Espanha.

Autocarro anfíbio para o Douro já tem parecer para andar e navegar

Foi dado mais um passo para pôr a funcionar a ligação entre Crestuma e o Cais de Gaia, através de autocarro anfíbio, com o parecer positivo da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (ATM).

Esta entidade pronunciou-se favoravelmente acerca do "concurso para a concessão de serviço público de transporte fluvial de passageiros na Via Navegável do Douro", indo ao encontro dos anseios da Câmara Municipal de Gaia, que pretende aproveitar o canal como alternativa ao eixo rodoviário da EN222.

PORTO DE AVEIRO

Segunda fase da ZALI orçada em quase seis milhões de euros

A Administração do Porto de Aveiro (APA) lançou a concurso público a empreitada de construção da segunda fase das infraestruturas da Zona de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI) do Porto de Aveiro.

O preço-base da nova zona de acolhimento industrial portuária é de 5.914 milhões de euros para um prazo de execução da obra previsto no caderno de encargos de 360 dias.

A ZALI representará um investimento global de 12,2 milhões de euros. Na primeira fase, ficaram disponíveis 28 hectares.

Total: 5972
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 [62] 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299