Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Projeto SAFER premiado na quarta edição dos «Atlantic Project Awards 2020»
O Projeto SAFER, do qual a Fórum Oceano é parceira, foi distinguido na categoria "Atlantic Ports and Blue Economy" dos "Atlantic Project Awards 2020". O prémio, que visa distinguir histórias de sucesso alcançadas por projetos do Espaço Atlântico e que contribuem para implementação do Plano de Ação para o Atlântico, foi anunciado durante a "7th Atlantic Stakeholder Platform Conference".
![]() |
Silopor Trafaria recebeu descarga record de milho
O terminal de Granéis Alimentares da Trafaria mostrou toda a sua capacidade operacional durante este mês de Dezembro – a infra-estrutura (que integra o Porto de Lisboa) concessionada à Silopor Trafaria recebeu uma descarga recorde de milho de 82.641 toneladas entre os dias 7 e 21.
![]() |
Luís Miguel Sousa (Grupo Sousa):
«A condição de ilhéu está impregnada no nosso ADN»
O Grupo Sousa esteve em destaque durante a 31ª edição das 500 Maiores Empresas da Madeira, vencendo, pela quarta ocasião em seis edições, o prémio de ‘Melhor Consolidado’. O galardão foi atribuído à empresa Sousapar- Grupo Sousa Participações, SGPS, S.A., da qual o fundador, presidente, CEO e único sócio é Luís Miguel Sousa. Reagindo à distinção, o CEO enfatiza o ADN «ilhéu» do grupo, que faz com que haja uma percepção clara, distintiva da concorrência, sobre «os desafios que se colocam aos territórios insulares».
![]() |
REGULAMENTO DE RECICLAGEM DE NAVIOS DA UE - INVENTÁRIO DE MATÉRIAS PERIGOSAS (IHM)
Medidas excepcionais e temporárias relativas ao COVID 19
Encontra-se disponível na página web da DGRM uma comunicação contendo as linhas de orientação para adoção de medidas extraordinárias face à situação epidemiológica do novo Coronavírus - COVID 19, medidas adoptadas pelo Governo Português relativamente ao Regulamento de Reciclagem de Navios da UE - Inventário Matérias Perigosas (IHM).
![]() |
Blue Bio Value Ideação Açores: conheça os três vencedores
A Fundação Oceano Azul e a Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Universidade dos Açores, anunciaram os vencedores da edição do programa Blue Bio Value Ideação realizada nos Açores.
Aquacultura sustentável de camarão, reciclagem de elementos de terras-raras a partir de algas e design de moda sustentável são as ideias vencedoras da 1ª edição do Blue Bio Value Ideação nos Açores.
![]() |
Desafios e Prioridades da Iniciativa WestMED discutidos em webinar no âmbito do Business2Sea
A Fórum Oceano, Ponto Focal Nacional do Mecanismo de Assistência Técnica da Iniciativa WestMED, com o apoio da Equipa Central WestMED e com a colaboração de outros Pontos Focais, promoveu uma sessão online para debater as linhas de ação da Iniciativa para os próximos anos e promover a partilha de ideias sobre como potenciar a cooperação entre os países do Mediterrâneo Ocidental.
Foram ainda apresentadas, pelos Pontos Focais Nacionais, ideias de projeto a desenvolver no quadro das atividades WestMED.
![]() |
CEO da Ellalink visitou trabalhos de instalação da «Cable Landing Station» no Sines Tech
O CEO da empresa Ellalink, Philippe Dumont, visitou os trabalhos que estão a decorrer para a instalação da CLS – Cable Landing Station do Cabo da Ellalink, localizada no Sines Tech – Innovation & Data Center Hub, na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines.
A visita de Philippe Dumont contou com a presença de Filipe Costa e Isabel Caldeira Cardoso, respectivamente CEO e administradora executiva da entidade aicep Global Parques. Recorde-se que a empresa tecnológica EllaLink é o cliente inaugural do Sines Tech – Innovation & Data Center Hub, e fornecerá uma solução de ligação por cabo submarino de fibra óptica entre a América Latina e a Europa, ligando Fortaleza (Brasil) a Sines (Portugal), passando pelos arquipélagos de Cabo Verde e da Madeira.
![]() |
APDL
Nuno Araújo analisa Porto Seco na Guarda, ferrovia e investimentos em Leixões
A Revista Cargo acompanhou, ao detalhe, o seminário ‘Porto Seco na Guarda’, no qual se analisou e debateu a implementação de um porto seco na região, tida como fundamental para o tecido industrial e empresarial de Portugal. A utilidade deste tipo de infra-estrutura foi abordada por várias entidades que terão, no futuro, uma palavra importante a dizer sobre a instalação da plataforma na região. Um dos oradores foi Nuno Araújo, Presidente da APDL, entidade que mais tem dinamizado todo o processo. A reportagem da Revista Cargo traz, até si, as ideias e as declarações marcantes do líder da administração portuária.
![]() |
Conta Satélite do Mar 2016-2018 revela uma «economia do mar mais dinâmica do que a economia nacional»
O Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE) divulgou os resultados da segunda edição da Conta Satélite do Mar (CSM) para o período 2016-2018, Dia Nacional do Mar. Os dados apresentados para 2016 e 2017 são finais e os dados relativos a 2018 têm uma natureza provisória.
A CSM foi desenvolvida pelo INE em parceria com a Direção-Geral de Política do Mar (DGPM) e mostra que a economia do mar representou 3,9% do VAB nacional no triénio 2016-2018 e 4,0% do emprego nacional em 2016-2017. Entre 2016 e 2018, registou um crescimento de 18,5%, enquanto o VAB nacional aumentou 9,6%.
![]() |
Porto de Aveiro com 31 Milhões de Orçamento para 2021
“Os desafios do Porto de Aveiro”. O tema levou a que Rotary Club de Aveiro e o Rotary Club de Ílhavo promovessem uma conferência no dia 14. A palestrante, Fátima Alves, Presidente da Administração do Porto de Aveiro, deixou claro que esta infra-estrutura tem um enorme potencial: “É um porto de futuro”.
![]() |
VEJA O VÍDEO
Porto de Setúbal celebra 97.º Aniversário
O Porto de Setúbal celebrou no dia 18 de dezembro o seu aniversário, assinalando a passagem de noventa e sete anos da criação de um organismo próprio vocacionado para a gestão do porto, a então Junta Autónoma das Obras do Porto e da Barra de Setúbal e do Rio Sado.
Na mensagem de celebração o Conselho de Administração agradeceu aos colaboradores e colaboradoras o espirito de equipa e resiliência na concretização de projetos de extrema importância para o desenvolvimento do Porto de Setúbal, nomeadamente o Projeto das Acessibilidades Marítimas, a JUL – Janela Única Logística, a Modernização do Sistema VTS, a Modernização das Portarias dos Terminais Portuários, a Implementação de uma Estrutura Dissipadora de Energia na Doca dos Pescadores, a construção da Ponte Cais 4, em Sesimbra, entre outros projetos que fazem do Porto de Setúbal um porto de referência a nível nacional.
![]() |
Contentores fixam-se nos 2,3 milhões de TEU até Outubro com Sines a ter contributo decisivo
Segundo os dados da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), nos primeiros dez meses de 2020, o segmento dos Contentores registou um volume superior a 2,31 milhões de TEU nos portos do Continente.
Sines foi, destaca a AMT no seu relatório, «o porto que mais contribui para este desempenho positivo do segmento de Contentores, registando um acréscimo de +120,4 mil TEU (+10%)».
![]() |
Leixões e Setúbal atingem maiores volumes de sempre de TEU no período Janeiro-Outubro
«Os portos de Leixões e Setúbal registaram o volume de TEU mais elevado de sempre nos períodos de Janeiro a Outubro, com 586 967 e 138 837 TEU movimentados, respectivamente», assinala a AMT no seu relatório. Estes resultados de movimentação de carga contentorizada traduziram-se, assim, em acréscimos homólogos de +21,8 mil TEU para o Porto de Leixões e de +5,5 mil TEU para o Porto de Setúbal.
![]() |
REPORTAGEM TVI
Aveiro nasceu do sal e reinventou-se
As salinas de Aveiro são ainda hoje uma das paisagens mais reconhecidas da cidade. A produção de sal foi a principal actividade da cidade, mas as marinhas vão-se reinventando com novos atractivos para quem as visita.
![]() |
Empreitada de Prolongamento do Quebra-Mar Exterior e das Acessibilidades Marítimas do Porto de Leixões
Contratualizada empreitada no valor de 130 milhões de euros
No âmbito do Plano de Investimentos previsto, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) procedeu terça-feira, dia 15 de dezembro, à assinatura do contrato da Empreitada do Prolongamento do Quebra-Mar Exterior e das Acessibilidades Marítimas do Porto de Leixões, pelo montante de 130,2 milhões de euros.
A obra, imprescindível para que o Porto de Leixões mantenha a competitividade do tecido empresarial e industrial e, consequentemente, a preponderância na economia regional e nacional, tem prazo de execução de 30 meses e foi adjudicada ao consócio que integra as empresas Teixeira Duarte – Engenharia e Construções; Dredging International NV; e Tecnovia – Sociedade de Empreitadas.
![]() |
JOSÉ LUÍS CACHO FAZ BALANÇO DE 2020, PERSPECTIVANDO 2021
«Resistir e Avançar», lema do Porto de Sines
O editorial da revista do Porto de Sines, edição lançada esta segunda-feira por ocasião do 43.º aniversário da APS, faz um balanço do desempenho do principal porto do país, perspectivando também os tempos vindouros.
O Presidente da APS, que assina o editorial, assinala as dificuldades vividas no ano que agora termina, evidenciando determinação para vencer os desafios que se colocarão em 2021:
“Não só queremos, como já estamos a afirmar Sines como um porto para o Mundo, trazendo o Mundo para o Porto. Em 2021 continuaremos a AVANÇAR, porque sabemos RESISTIR.”
![]() |
Entrada em produção da JUL no Porto de Lisboa prossegue a bom ritmo
O projecto e implementação da Janela Única Logística (JUL) no território nacional prossegue: após o arranque recente do projecto no Porto de Setúbal, «decorrem a bom ritmo os trabalhos de preparação da entrada em produção no Porto de Lisboa, o qual se prevê ocorrer durante o próximo mês», adianta a administração do porto da capital portuguesa.
![]() |
TIAGO REBELO:
«É quase tão difícil ir à Lua como ao fundo dos oceanos»
Tiago Rebelo lidera, no CEiiA, um projecto de robôs submarinos que vão estudar o mar português, produzir conhecimento científico até agora impossível de alcançar e ajudar a confirmar Portugal como um país do tamanho da União Europeia – com 97% de mar.
![]() |
RÚBEN EIRAS:
«Em 2022 vamos abrir 450 candidaturas para projectos em portos»
Rúben Eiras vai mergulhar literalmente num oceano de projectos, que terá uma contagem decrescente até 2022, precisamente no ano em que vão abrir as candidaturas das startups aos 450 projetos que serão acolhidos para uma rede de 391 portos do Atlântico, com posterior triagem dos 30 projetos considerados com maior potencial, a desenvolver em 30 portos repartidos entre a União Europeia, os Estados Unidos, o Canadá e a Noruega.
![]() |
ESTA SEGUNDA-FEIRA
Palestra aborda desafios do Porto de Aveiro
Numa organização conjunta, o Rotary Clube de Aveiro e o Rotary Club de Ílhavo convidam todos os interessados a assistir a uma palestra proferida por Fátima Alves, presidente da Administração do Porto de Aveiro, com moderação de Ivan Silva, director adjunto do Diário de Aveiro.
Alusiva ao tema “Os desafios do Porto de Aveiro”, a palestra decorre esta segunda-feira, pelas 21.30 horas, via plataforma Zoom.