Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Corveta António Enes termina missão de três meses nos Açores
O NRP António Enes iniciou a viagem de regresso à Base Naval de Lisboa, no Alfeite, após finalizar mais uma missão na Região Autónoma dos Açores, com uma duração de cerca de três meses. Durante este período, o navio completou 1967 horas de missão e percorreu 5.218 milhas náuticas no mar dos Açores, o equivalente a cerca de 10 mil quilómetros.
![]() |
Leixões: um Porto de Vanguarda e Inovação
O Porto de Leixões tem vindo a assumir, ao longo dos anos, um papel de destaque no sector portuário português, justificado pelas políticas de modernização, investimento e inovação que têm sido implementadas pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Este dinamismo da Administração Portuária espelha a importância que o sector marítimo ocupa no desenvolvimento económico nacional, motivo pelo qual, na última década, tem sido uma das fortes apostas de Portugal, com o objectivo de reforçar as trocas comerciais entre mercado interno e externo por via marítima.
![]() |
APRAM
Adjudicada obra de reabilitação do Cais do Paul do Mar
O Conselho de Administração da APRAM adjudicou a obra de reabilitação do Cais do Paul do Mar, de grande importância para a localidade, pelo valor de um milhão e 900 mil euros.
O cais apresenta vários danos, muitos deles devido a ação dos agentes naturais como a agitação marítima, que precisam de ser corrigidos, de modo a garantir a funcionalidade e segurança daquela infraestrutura marítima.
![]() |
Grupo Garland agencia descarga record de milho no Porto de Lisboa
O Grupo Garland foi a agência de navegação responsável pela descarga de 82.640 toneladas métricas de milho provenientes do Brasil no terminal de Granéis Alimentares da Trafaria, que integra o Porto de Lisboa. Tratou-se do maior graneleiro e com maior quantidade de carga atendido pelas empresas de agenciamento de navegação do Grupo Garland e constituiu ainda um recorde na infraestrutura portuária, concessionada à Silopor Trafaria
![]() |
MADEIRA
Mensagem de Paula Cabaço, Presidente da APRAM
Não vamos desistir. Acreditamos e esperamos que a retoma seja realmente efetiva neste novo ano, embora estejamos conscientes que a maioria das companhias de cruzeiro apenas recomecem a sua atividade no segundo trimestre de 2021 e de forma gradual.
O momento, agora, é de reinvenção. Mesmo cientes que levará ainda algum tempo para que voltemos ao “antigo normal “, encaramos os próximos tempos como um desafio, ao qual, todos nos iremos adaptar!
![]() |
DGRM
José Carlos Simão analisa a fundo o desafio global do «Green Shipping»
O transporte marítimo está a ser alvo de uma transformação sem precedentes no âmbito do designado Green Shipping. Quer na Organização Marítima Internacional (OMI), quer na Comissão Europeia ao nível da DGMOVE, esta evolução está no topo das prioridades e as metas são bastante ambiciosas.
Para compreender melhor esta dinâmica e os desafios que se colocam ao transporte marítimo e aos portos, responsáveis pelo movimento de 90% das mercadorias a nível mundial, nada melhor que entrevistar José Carlos Simão, Director-Geral da DGRM (Direcção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos).
![]() |
Cabo submarino transatlântico da EllaLink já ancorou em Sines
A EllaLink anunciou esta quarta-feira que o seu sistema de cabos submarinos de baixa latência de última geração já ancorou em Sines, a partir de onde se estabelecerá a ligação à América Latina. Deverá ficar plenamente operacional no segundo trimestre deste ano, proporcionando um nível de conectividade internacional sem precedentes entre os dois continentes e que chegará à Europa através de Portugal.
![]() |
DOCUMENTÁRIO RTP
O Fabuloso Mar de Ouriços
O ouriço-do-mar é um produto que está a ser alvo de várias iniciativas de revitalização, principalmente na zona da Ericeira (é chamado de o "caviar" da Ericeira). A sua produção em cativeiro levanta desafios mas a investigação desenvolvida pelo Instituto Politécnico de Leiria demonstra que é possível.
Este produto chega a atingir valores elevados (120 euros/kg) em mercados como o japonês, espanhol e francês.
![]() |
PARA PROMOÇÃO DO AGRONEGÓCIO
CPLS celebra protocolo com a Câmara de Comércio Brasil Portugal - Centro Oeste
A CPLS - Comunidade Portuária e Logística de Sines celebrou um protocolo de cooperação com a Câmara de Comércio Brasil Portugal – Centro Oeste (CCBP-CO) com o objetivo de estudar e promover uma solução logística, eficaz e eficiente para a exportação de produtos agropecuários brasileiros pelos portos do país-irmão, preferencialmente os localizados no Arco Norte, com destino à Europa e ao Norte de África, através do Porto de Sines
![]() |
Navio porta-contentores «Raquel S» passa a ostentar as cores da GS Lines
O Grupo Sousa revelou que o seu navio ‘Raquel S’, ao serviço da transportadora marítima GS Lines, passou a ostentar o logótipo deste armador.
O ‘Raquel S’ é o maior e mais moderno navio porta-contentores detido por armadores nacionais com bandeira portuguesa, com capacidade para 1.577 contentores (TEU), actualmente escalado para operar no serviço marítimo ‘West Africa Trade’, servindo linhas regulares internacionais entre Portugal, Cabo Verde e Guiné-Bissau. O porta-contentores, anunciou o Grupo Sousa, passou a aplicar o logótipo da GS Lines na sua super-estrutura.
![]() |
APLOG faz radiografia à logística em Portugal
A Associação Portuguesa de Logística (APLOG) e a KPMG Portugal estão a realizar aquele que será o maior e mais completo estudo de sempre sobre o setor logístico, no nosso país.
Num contexto pandémico onde este sector tomou proporções e dimensões muito importantes, em termos da procura, este estudo pretende ser “a referência no mercado onde a informação sobre o setor é escassa e desagregada”, refere a APLOG.
![]() |
Salvas 183 pessoas no mar em 2020
Em 2020, a Marinha, através dos Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, de Ponta Delgada e do Sub Centro do Funchal, coordenou 314 ações de busca e salvamento marítimo das quais resultaram 183 vidas salvas, sendo que 97 pessoas foram resgatadas durante a crise pandémica da COVID-19. Na última década foram salvas 6.281 pessoas o que representa uma taxa de eficácia do serviço de busca e salvamento marítimo de 100%.
![]() |
Porto de Leixões reforça ligação a Inglaterra e Irlanda, estreando ligações directas
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) acaba de anunciar a estreia de duas novas ligações Roll-on/Roll-Off diretas a Dublin (Irlanda) e a Liverpool (Inglaterra), a partir do Porto de Leixões. As novas rotas pretendem dar resposta à efetivação da saída do Reino Unido da União Europeia, permitindo diminuir o tempo de trânsito e simplificar a burocracia envolvida no transporte de mercadorias.
![]() |
A primeira rotunda subaquática no Oceano Atlântico já abriu!
Já abriu ao trânsito a primeira rotunda subaquática no Oceano Atlântico, integrada num túnel de 11 quilómetros, nas Ilhas Faroe
A construção começou em 2016: um túnel rodoviário de 11 quilómetros que liga duas ilhas das Ilhas Faroé, o pequeno arquipélago situado entre a Islândia, a Escócia e a Noruega; no final, antes dos veículos emergirem à superfície, encontra-se a primeira rotunda sob o Oceano Atlântico, a fazer lembrar uma medusa – ou um cogumelo. O centro é um rochedo, que foi aproveitado para reforçar a segurança da estrutura.
![]() |
FUNCHAL
Águias dispersam gaivotas no porto por mais três anos
A empresa madeirense TFalcon renovou, por mais três anos, o contrato de prestação de serviço de higiene e controlo de gaivotas no Porto do Funchal com recurso à falcoaria, concretizando o objectivo de manter a área limpa de dejectos.
![]() |
SÉRGIO RODRIGUES
Navalrocha navegou 2020 com «desempenhos fortes e consistentes»
O estaleiro português Navalrocha encontra-se a «intensificar» o seu trabalho com enfoque em «mercados-alvo», nos quais se incluem incluindo os sectores de Sistemas de Tratamento de Águas de Lastro (BWTS), navios de pesquisa e de rebocadores . A empresa lisboeta frisa que conta já com «uma sólida lista de projectos reservados para 2021».
![]() |
CRESCIMENTO DE 5% FACE A 2019
Porto da Figueira da Foz encerra 2020 com 2,020 Milhões de toneladas
Em pleno ano de pandemia, o Porto da Figueira da Foz superou a marca dos dois milhões de toneladas, crescendo 5% face a 2019, um desempenho que, no contexto atual, lhe permite encarar o futuro com otimismo.
Em 2020, 472 navios escalaram o porto, representando mais 3% face a 2019, destacando-se a dimensão média dos navios, que atingiu a segunda melhor marca de sempre, com um crescimento de 2%, face a 2019, fixando-se nos 100 metros de comprimento médio.
![]() |
EXPANSÃO DO TERMINAL XXI
«Fase 3» arranca em Janeiro de 2021, adianta a PSA Sines
A PSA Sines, concessionária do Terminal XXI do Porto de Sines, anunciou, através de comunicado, que arrancarão, já em Janeiro de 2021, as obras da primeira fase da expansão do Terminal de Contentores do porto alentejano – a designada ‘Fase 3’. Na visão da concessionária, este projecto reforça o estatuto competitivo do porto no contexto portuário do Sul da Europa.
![]() |
Agência Portuguesa do Ambiente aprova terminal de contentores de Leixões
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) já fez chegar ao executivo da Câmara de Matosinhos a Declaração de Impacte Ambiental que autoriza a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) a avançar com as obras de construção de um novo terminal de contentores do Porto de Leixões. A informação foi deixada pelo vereador António Correia Pinto, vereador eleito pelo PS, que em reunião do executivo comunicou ter recebido essa declaração terça-feira, dia 29.
![]() |
Navio patrulha Douro em missão na Zona Marítima da Madeira
O navio patrulha Douro encontra-se na Zona Marítima da Madeira, onde irá permanecer durante um período de 3 meses.
Durante este período vai guarnecer o dispositivo naval padrão da Marinha na Região Autónoma da Madeira assegurando a autoridade do Estado no mar. A missão tem como objetivos garantir a busca e salvamento marítimo, apoiar os órgãos de proteção civil regionais, assegurar a patrulha e vigilância dos espaços marítimos no que concerne à atividade da pesca, e prestar apoio às comunidades na ilha da Madeira, Porto Santo, Desertas e Selvagens.