Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Governo autoriza dragagens em portos do Norte durante três anos
O Governo autorizou dragagens de manutenção dos portos de pesca da região Norte, entre 2021 e 2023, de mais de 4,1 milhões de euros, de acordo com uma resolução do Conselho de Ministros publicada em Diário da República.
De acordo com o documento, assinado pelo primeiro-ministro, António Costa, e datado de 25 de fevereiro, o Governo autoriza "a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) a realizar a despesa relativa ao contrato de empreitada de dragagens de manutenção dos portos de pesca do Norte para o triénio 2021-2023, até ao montante global de 4.159.348,00 euros, ao qual acresce o IVA à taxa legal em vigor".
![]() |
Theo Notteboom realça «resultados positivos» dos portos lusos e destaca recuperação de Sines
O especialista em Economia Portuária e Marítima, Theo Notteboom, analisou a movimentação de contentores nos portos europeus durante o ano de 2020 – um dos destaques da análise focou-se no desempenho, geralmente positivo, dos portos portugueses, e, em particular, na recuperação operada pelo líder no segmento contentorizado: o Porto de Sines.
![]() |
MINISTRO DO MAR:
Economia azul portuguesa pode impulsionar positivamente o progresso social e económico
O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos acredita que “os sectores da economia azul portuguesa podem impulsionar positivamente o progresso social e económico numa economia totalmente sustentável, valorizando o capital natural marinho e os serviços ecossistémicos que o oceano fornece”. A declaração foi proferida durante o evento Blue Economic Forum: O Caminho para a Recuperação Verde, organizado pelo Delphi Economic Forum e o Institute for Sustainable Development of EPLO – European Public Law Organisation.
![]() |
DGRM renova certificação da qualidade e estende âmbito às áreas inspetivas de Leixões, Açores e Madeira
A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) renovou a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, após sete dias de auditorias realizadas pela entidade certificadora SGS.
As auditorias incidiram sobre os processos pertencentes ao âmbito do Sistema de Gestão e sobre os serviços desenvolvidos a partir da sede da DGRM, tendo, pela primeira vez sido também contemplando os serviços realizados a partir das Áreas Inspetivas desta Direção-Geral em Leixões nos Açores e na Madeira.
![]() |
GESTORA PÚBLICA FOI CONDECORADA POR DOIS PRESIDENTES DA REPÚBLICA
Lídia Sequeira deixa a administração dos portos de Lisboa e Setúbal
Os últimos dias davam já a indicar que a experiente Lídia Sequeira estaria em vias de deixar a liderança da administração dos portos de Lisboa e Setúbal; agora, a cessação de funções da gestora – cujo trajecto na gestão pública é longo e recheado de marcos –, é oficial.
![]() |
CNDT realizou primeira reunião de 2021
A Comissão Nacional para a Simplificação e Digitalização dos Transportes e Logística (CNDT), presidida pela DGRM, realizou a sua primeira reunião de trabalho de 2021, na qual foram apresentados e debatidos os principais desafios que se colocam aos setores dos transportes e da logística, com grande enfoque no transporte marítimo, portos e transporte terrestre.
![]() |
AÇORES
Porto da Praia recebe navio directo de Leixões
O Porto da Praia da Vitória tem, desde fevereiro, ligações directas semanais de navios de carga a partir do Porto de Leixões. A decisão está relacionada com as obras no Porto de Ponta Delgada.
“A origem desta ligação prende-se com a falta de cais disponível no porto de Ponta Delgada. Devido à obra que decorre, atualmente, nesse porto, que terá a duração de cerca de três anos, deixou de ser possível operar, em simultâneo, mais de dois navios de cabotagem insular de contentores”, avança a Portos dos Açores.
![]() |
Nova linha Évora-Elvas/Caia
Obras prosseguem a bom ritmo apesar da pandemia
As obras de construção da nova linha férrea entre Évora e Elvas/Caia, inserida no futuro Corredor Internacional Sul, seguem sem entraves de maior, apesar da pandemia de COVID-19: aquela que foi caracterizada como «a maior obra ferroviária dos últimos 100 anos em Portugal» segue o seu rumo de aproximar a região alentejana da Europa. A nova Linha de Évora, que começa a tomar forma, vai ter uma extensão total de cerca de 100 quilómetros e integra o chamado Corredor Internacional do Sul (CIS), entre Sines, Poceirão e Badajoz.
![]() |
PORTINHO DE PESCA DE VILA PRAIA D'ÂNCORA
Desassoreamento de 1,6 milhões de euros começa em Maio
A obra de desassoreamento do portinho de pesca de Vila Praia de Âncora, da responsabilidade da Polis Litoral Norte, deverá arrancar em maio, num investimento de 1,6 milhões de euros, revelou o Presidente da Câmara de Caminha.
![]() |
Porto de Sines reforçou quotas maioritárias em 2020, tanto a nível global como nos contentores
Os resultados da movimentação de mercadorias nos Portos, referentes a 2020, dão conta de uma liderança de mercado por parte do Porto de Sines, que, num ano conturbado, foi capaz de puxar dos galões e apresentar homólogas positivas, vitais para liderar a recuperação operada na segunda metade do ano – em especial, no segmento contentorizado. Tanto em termos globais como nos contentores, a quota de Sines aumentou face a 2019.
![]() |
DOCAPESCA CONCLUI PAVIMENTAÇÃO DO PORTO DE PESCA DE VIANA DO CASTELO
A Docapesca concluiu a empreitada de pavimentação do porto de pesca de Viana do Castelo, cujo investimento ascendeu a 82 mil euros.
Com vista à melhoria das condições de trabalho dos utentes do porto na movimentação de viaturas e empilhadores, a empreitada realizou-se no terrapleno adjacente ao edifício da lota, contemplando também a zona de circulação e acesso ao tardoz dos armazéns de aprestos existentes, numa área total com 5.125 m2.
![]() |
Projecto Oceano da AIP abre novas rotas às PME exportadoras
As empresas interessadas nos negócios do mar e em aumentarem as suas vendas têm, a partir de agora, uma nova oportunidade através do Projecto Oceano criado e promovido pela Associação Industrial Portuguesa (AIP) e co-financiado pelo Portugal 2020.
O projecto da AIP, que tem a duração de dois anos, visa explorar as potencialidades das fileiras do mar português, apostar na exportação, na capacitação das empresas e captar investimento directo estrangeiro para dar maior escala ao sector.
![]() |
Porto de Aveiro inicia 2021 com crescimento de 14%
O Porto de Aveiro movimentou 545 123 toneladas no mês de janeiro, traduzindo-se num aumento de 14% relativamente ao período homólogo. Esta marca apresenta-se como o mês de janeiro com mais carga movimentada e o 4º melhor mês de sempre. Os produtos florestais, químicos e agroalimentares, bem como os combustíveis líquidos são os que mais contribuíram para este resultado.
![]() |
Presidente da Câmara Municipal de Setúbal visita Centro de Vacinação Covid19 no Cais 3 da APSS
Na sequência da cedência pela APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, do edifício do Cais 3 para o Centro de Vacinação Covid19, a Presidente do Município, Maria das Dores Meira, visitou, esta terça-feira, aquelas instalações para acompanhar e inteirar-se sobre o funcionamento desta estrutura.
Em representação da APSS acompanharam esta visita os administradores da APSS, José Castel-Branco e Ricardo Medeiros, que contou ainda com a presença do Diretor Executivo do ACES (Serviço Nacional de Saúde), Luis Pombo, segundo o qual a campanha “se encontra a decorrer conforme o esperado estando prevista a vacinação de 250 utentes durante o dia de hoje.”
![]() |
DGRM esclarece notícia da APORMAR
No seguimento das imprecisões implícitas numa notícia emanada pela entidade APORMAR, com o título “Austrália não reconhece STCW de Portugal”, a DGRM vem a público prestar os esclarecimentos devidos.
![]() |
ATRAVÉS DO PORTO DE LEIXÕES
Minas de ferro de Moncorvo exportam primeiras 50 mil toneladas para a China
A concessionária das minas de Moncorvo vai exportar para a China as primeiras 50 mil toneladas de agregado de ferro de alta densidade, certificado, provenientes do depósito da Mua, revelou à Lusa o presidente da empresa.
Segundo o empresário, esta primeira encomenda vai sair do Porto de Leixões. Até chegar aos navios, o agregado de ferro será transportado por camião, nesta primeira fase.
![]() |
AGEPOR saúda parecer favorável da APA à modernização do Terminal de Alcântara
A Direcção Nacional da AGEPOR saúda «a notícia da obtenção de parecer favorável, ainda que condicionado, por parte da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, à modernização e expansão da eficiência operacional do terminal de contentores de Alcântara».
![]() |
Porto de Leixões recebeu descarga de 27 pás eólicas
O Porto de Leixões recebeu dia 24 a escala do ‘Bigroll Beaufort’, que transportou uma carga especial: 27 pás eólicas de grandes dimensões, com destino ao Vietname. O navio, agenciado pela empresa Burmester & Stüve, foi operado pelo TCGL.
![]() |
Porto da Figueira da Foz inicia 2021 com um crescimento de 2,5% nas exportações
O Porto da Figueira da Foz cresceu cerca de 2,5% na exportação de mercadorias no primeiro mês de 2021, tendo para tal contribuído o segmento da carga contentorizada, que cresceu 22% face ao período homólogo, num total de 913 TEU’s, e os produtos químicos que cresceram 47%.
![]() |
Falcões afastam gaivotas no Porto do Funchal
Os portos da Madeira renovaram até 2023 o contrato com a empresa que controla gaivotas no Porto do Funchal com recurso a aves de rapina.
São entre 8 a 10 falcões, que trabalham 24 horas por dias, 7 dias por semana, para afastar as gaivotas.
Assim que os falcões se soltam, as gaivotas levantam voo à procura de outra paragem. Neste novo contrato, as aves de rapina vão controlar novas zonas.