Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
EM 2022
Porto de Leixões vai condicionar o acesso de veículos ligeiros à área portuária
Quarta-feira, 24 de março, foi assinado um Protocolo de Colaboração que define as novas condições de acesso e trânsito de veículos ligeiros ao porto de Leixões a vigorar a partir de 1 de janeiro de 2022.
No grupo de trabalho resultante deste protocolo e liderado pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), participam a Associação GPL – Empresa de Trabalho Portuário do Douro e Leixões, o Sindicato dos Estivadores, Conferentes e Tráfegos dos portos do Douro e Leixões, e os operadores portuários TCGL-Terminal de Carga Geral e Granéis de Leixões e o TCL – Terminal de Contentores (Yilport Leixões).
![]() |
DGRM confirma desconfinamento da Pesca Lúdica a partir de 5 de abril
A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que a pesca lúdica, pode ser equiparada a uma modalidade desportiva de baixo risco, confirmando-se que a referida atividade poderá, de acordo com o Plano de Desconfinamento em curso, ser praticada a partir do dia 5 de abril, sem prejuízo de o calendário poder ser alterado em função da evolução dos critérios epidemiológicos em Portugal Continental.
![]() |
NUNO CARLOTA:
PSA «pronta a investir no desenvolvimento de hinterlands e em terminais»
Nuno Carlota, Procurement and Business Director na PSA, participou no evento digital ‘Conversas de Bordo‘, organizado neste mês de Março pela Associação de Transitários de Portugal (APAT). O responsável salientou que o grupo, que gere o Terminal XXI do Porto de Sines, não esquece a aposta no desenvolvimento dos hinterlands, penetrando na modalidade terrestre e estando pronto a abraçar novos investimentos.
![]() |
E a lagoa de Santo André abriu-se ao mar
Todos os anos, a tempo de receber a Primavera, a lagoa de Santo André, tal como a vizinha de Melides e outras pelo país, é aberta ao mar. A operação, que decorreu na lagoa do concelho de Santiago do Cacém, destina-se a melhorar a qualidade da água e a renovar as espécies.
A tradição repetiu-se, mas com um detalhe novo, marcado, obviamente, pelas restrições relacionadas com o controlo da pandemia: ao contrário de outros anos, em que muitas centenas de interessados acorrem ao local para assistir aos trabalhos, não houve público.
![]() |
Aposta num porto-boutique em Viana ajudará à atracção de novos turistas
Num webinar promovido pela CIM Alto Minho e que envolveu responsáveis das duas margens do rio Minho ficou patente a importância de fortalecer relações nas duas regiões para que se transformem num só destino náutico, aproveitando diferentes potencialidades.
Aliar um porto boutique à inovação e sustentabilidade, promovendo o Alto Minho e a Galiza como um só destino náutico vai ajudar a atrair novos públicos e novas empresas para a região. É uma das conclusões do webinar "Inovação na Indústria Náutica do Alto Minho", promovido pela Comunidade Intermunicipal e que juntou responsáveis de várias entidades ligadas ao setor das duas margens do rio Minho.
![]() |
DE 23 A 25 DE MARÇO
Fórum «Accessible Europe: ICTs 4 ALL - 2021»
Decorre, de 23 a 25 de Março, este ano de forma virtual, o Fórum “Accessible Europe: ICTs 4 ALL – 2021”, um evento coorganizado pela União Internacional das Telecomunicações (UIT), associada à Organização das Nações Unidas (ONU), pela Comissão Europeia (CE) e pelo governo português.
![]() |
Comércio global de mercadorias mostrou «resistência inesperada» à pandemia em 2020
De acordo com o último Economic Outlook divulgado pela Crédito y Caución, o comércio mundial está a revelar uma «resistência inesperada aos efeitos da Covid-19». As diferentes projecções internacionais antecipavam quedas entre 15-30% em 2020, projectando o comportamento das trocas globais de mercadorias durante a crise de 2008, quando a queda multiplicou por dois ou três a evolução do PIB. No entanto, de acordo com as estimativas do relatório, a contracção de 2020 será limitada a 7-8%, seguida de uma recuperação semelhante em 2021.
![]() |
A 4 de março ocorreu a junção final a mais de 4500 metros de profundidade
Sines liga a Europa e a América Latina por um cabo submarino de fibra ótica
A instalação marítima do cabo transatlântico EllaLink foi concluída, tornando Sines como o elo de rede entre a Europa e a América Latina.
O Município de Sines informa que no dia 4 de março de 2021 foi realizada a junção final do cabo transatlântico EllaLink em mais de 4500 metros de profundidade, 400 quilómetros a nordeste da crista do Médio Atlântico.
![]() |
Modernização ferroviária entre Sines e Linha do Sul adjudicada a consórcio nacional
A empreitada geral de modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul, no valor de 28,5 milhões de euros, foi adjudicada às empresas portuguesas Sacyr Somague e Sacyr Neopul, anunciou o consórcio.
Numa extensão total de 37,4 quilómetros, a empreitada tem um prazo de execução de 720 dias e inclui os trabalhos de modernização da superestrutura de via existente na Linha de Sines, com a aplicação de travessas de betão polivalentes que permitem uma futura migração da bitola ibérica para a europeia.
Em comunicado, o Grupo Sacyr Somague adianta ainda que está previsto, também, o saneamento e estabilização da plataforma da via, garantindo a capacidade de carga máxima para a Linha de Sines e “incrementando a futura disponibilidade da infraestrutura”.
![]() |
Porto de Aveiro recebeu navio com maior carga de produtos siderúrgicos
O Porto de Aveiro bateu um novo record na atividade de movimentação de carga. Desta vez ao receber o maior navio de sempre de produtos siderúrgicos.
Segundo informa a administração portuária, na quarta-feira, dia 10, o navio ‘Vitosha’ escalou o Porto de Aveiro carregado com 26.078 toneladas de produtos siderúrgicos.
![]() |
Grupo ETE ganha concurso para construção do primeiro ferry 100% eléctrico em Portugal
Os estaleiros Navalrocha e Navaltagus, do Grupo ETE, ganharam o concurso que assegurará a construção do primeiro ferry eléctrico em Portugal.
Em comunicado, o grupo vinca que o projecto «vem destacar as fortes competências de Engenharia Naval do Grupo ETE», sendo «mais um passo na reafirmação do compromisso do Grupo com o distrito de Aveiro, onde está presente desde há mais de três décadas». O novo ferry, que integrará a operação Aveirobus, fará a ligação diária entre S. Jacinto e o Forte da Barra, em Aveiro.
![]() |
Península Ibérica é uma das principais origens e destinos do transporte com temperatura controlada
A DB Schenker fez um balanço do ano, após meses de intensas mudanças causadas pela pandemia de Covid-19, revelando um crescimento positivo no segmento de transporte marítimo com um aumento de 3%, acrescentando 58 mil TEU (unidade de medida em Sea Freight) mobilizados na Península Ibérica em 2020.
![]() |
UM OLHAR SOBRE O FUTURO DE SINES
«Um porto para o mundo» que tem todo um mundo dentro de si
A 4 de Março, a APAT organizou a primeira jornada do segmento ‘Conversas Fora de Bordo‘, no qual se pretende juntar os parceiros logísticos em torno dos novos desafios do sector, tendo como grande meta debater novas fórmulas de captação de carga. José Luís Cacho, Presidente da Administração do Porto de Sines, foi um dos oradores em destaque – a sua intervenção analisou o futuro do Porto de Sines e as orientações, brotadas no novo plano estratégico, para fazer evoluir a infra-estrutura portuária.
![]() |
EDIÇÃO N.º 126
Carta Náutica do Porto de Lisboa | Fevereiro 2021
A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 126. Boas leituras!
O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.
![]() |
Estaleiros navais de Viana do Castelo com papel de proa na transição Energética
Teve lugar a segunda operação de transição energética do sistema de propulsão para utilização de gás natural em embarcações, operada nos Estaleiros navais da West Sea, em Viana do Castelo – mais um reflexo do papel crucial da infra-estrutura no processo de transição energética.
O ferry ‘Martín i Soler’, de 165 metros e com capacidade para transportar 1200 passageiros e cerca de 560 veículos, pertencente ao Grupo Baleària, encontra-se desde inícios de Novembro de 2020 nos estaleiros navais da West Sea, em Viana do Castelo para reconversão e modernização.
![]() |
Movimento de mercadorias no porto de Ponta Delgada cresceu 26%
O movimento de mercadorias no Porto de Ponta Delgada cresceu 26,7% no 4º trimestre do ano passado, segundo dados agora divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Foram 406 mil toneladas de mercadorias movimentadas, sendo 106 mil carregadas (+24,7%) e 300 mil descarregadas (27,5%).
![]() |
PORTO DO CANIÇAL
Quase 10 milhões de investimento em 5 anos
O Vice-Presidente do Governo Regional da Madeira visitou o terrapleno nascente do Porto do Caniçal que foi reabilitado pela APRAM, SA, com o objetivo de evitar ou minimizar os galgamentos que ocorrem durante os períodos de ondulação forte de sudoeste.
Pedro Calado referiu que este foi um investimento de 1,2 milhões de euros.
![]() |
EURICO BRILHANTE DIAS (PT) E TEREZA CRISTINA (BR)
Governantes de Portugal e do Brasil empenhados na promoção de Sines como hub europeu para o agronegócio brasileiro
Representantes do complexo portuário, logístico e industrial de Sines participaram no webinar “Sines – Hub Europeu para o Agronegócio Brasileiro”, que se realizou esta sexta-feira, dia 12 de março, num evento que reuniu mais de 100 representantes de cooperativas agrícolas, traders, associações setoriais e exportadores brasileiros que atuam no setor agroalimentar.
A abertura do evento esteve a cargo de Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado para a Internacionalização do governo de Portugal e a sessão de encerramento foi presidida pela Ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina, o que demonstra o comprometimento dos governos dos dois países em potenciar este relacionamento.
![]() |
PORTO DE AVEIRO
ZALI adjudicada por 3,548 milhões de euros
A Administração Portuária de Aveiro (APA) adjudicou a obra de construção da segunda fase das infraestruturas da Zona de Atividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro (ZALI). A empresa Construções Carlos Pinho fará a obra que foi adjudicada por por 3.548.400 euros. O prazo de execução é de 295 dias.
![]() |
SILOPOR TRAFARIA MOVIMENTA MAIS DE 100 MIL TONELADAS
No início do corrente mês de março, em plena crise pandémica, o Terminal de Granéis Alimentares da Trafaria volta a demonstrar a sua vitalidade e capacidade de resposta, decorridas mais de três décadas desde a sua criação.
O terminal está a proceder à descarga de dois graneleiros, em simultâneo, o CRIMSON EMPRESS, agenciado pela Wilhelmsen Ships Service Portugal, S.A., com 66.000 toneladas de milho a bordo, e o PILION, agenciado pela Ocidenave-Navegação, Lda., com 40.504 toneladas de soja a bordo.