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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




NUNO MASCARENHAS

Porto de Sines possui «todas as condições para exportar o que quer que seja»

Em entrevista concedida à Lusa, Nuno Mascarenhas, Presidente da Câmara Municipal de Sines, mostrou-se confiante nas capacidades operacionais e geoestratégicas do Porto de Sines, considerando que a infra-estrutura portuária «tem todas as condições para exportar o que quer que seja» para a Europa e para o mundo. A região vive um «momento de viragem» e encara com afinco a aposta no cluster energético alternativo.

APDL e Yilport dão novos passos para reforçar «eficiência da portaria do Porto de Leixões»

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), em articulação com a Yilport Leixões (que gere o Terminal de Contentores de Leixões), passou a disponibilizar a informação relativa ao estado da autorização integrada para levante de contentores no Porto de Leixões, através do site da administração portuária e da APP Rodovia.

Fundos e/ou receitas do leilão 5G financiam infraestruturas críticas portuárias

A proposta de lei das Grandes Opções para 2021-2025 prevê a mobilização de fundos comunitários e/ou receitas do leilão 5G para apoiar o desenvolvimento de provas de conceito da quinta geração em infraestruturas críticas portuárias.

De acordo com as Grandes Opções (GO), aprovadas na quinta-feira pelo Conselho de Ministros, “serão mobilizados fundos comunitários e/ou receitas de leilão 5G com vista a apoiar o desenvolvimento de provas de conceito do 5G em infraestruturas críticas portuárias, de forma a identificar oportunidades de inovação e desenvolvimento e integração/parceria entre atores relevantes”.

Centro Biomarinho com maternidade de bivalves inaugurado na Nazaré

O Centro Biomarinho, constituído por laboratórios e maternidade de bivalves, que a empresa Oceano Fresco instalou no Porto da Nazaré, foi inaugurado EM cerimónia que contou com a presença do ministro do Mar e da secretária de Estado das Pescas.

Trata-se de um investimento global a rondar os 3,6 milhões de euros que pretende contribuir para “a produção sustentável de alimentos, produzindo sementes para pré-engorda de espécies autóctones, nomeadamente amêijoa boa e amêijoa macha”.

José Castel-Branco:

Portos têm «posição decisiva na manutenção do sector económico nacional»

«Temos uma posição absolutamente decisiva na manutenção da qualidade de vida e do sector económico nacional», frisou, ao ‘Diário de Notícias’, José Castel-Branco, lembrando que nem sempre é fácil explicar às pessoas a real dimensão do «gigantismo» e da «capacidade logística que o país tem de ter para abastecer cerca de 11 milhões de habitantes». Neste desafio, o Porto de Lisboa é uma das peças importantes do puzzle e não pode falhar.

PORTO DE AVEIRO

Movimento portuário em permanente crescimento

O Porto de Aveiro registou no primeiro trimestre de 2021 um crescimento de 4% face ao período homólogo. Este crescimento "foi marcado pelo aumento da movimentação dos granéis líquidos em cerca de 13% e num aumento da carga geral fracionada de cerca de 9,9%", refere a APA em comunicado. O número de navios e a sua 'arqueação Bruta' registaram também um crescimento neste trimestre, de cerca de 5% e 9%, respectivamente, face ao período homólogo de 2020.

NOS DOIS DÍGITOS

Porto de Sines cresce 10% no total e 16% nos contentores

Os primeiros três meses de 2021 mostraram que o Porto de Sines mantém a trajectória de crescimento apresentada no final de 2020. Nos contentores, os 440.645 TEU movimentados de janeiro a março representaram uma evolução homóloga de 16%, com a carga contentorizada de importação e exportação a atingir os 104.391 TEU.

Embaixador da Irlanda visitou o Porto de Leixões

O embaixador da Irlanda, Ralph Victory, visitou esta quinta-feira, 15 de abril, a infraestrutura portuária da Leixões. O representante diplomático em Portugal deslocou-se ao porto com o objetivo de conhecer os seus terminais portuários e os elevados níveis de eficiência que são reconhecidos à operação.

Corveta João Roby conclui missão na Zona Marítima dos Açores

O Navio da República Portuguesa João Roby terminou a 11 de Abril mais uma missão na Região Autónoma dos Açores, com duração de cerca de três meses.
Em colaboração com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lages (RCC Lages), a corveta João Roby realizou diversos exercícios de busca e salvamento marítimo – SAREX (Search and Rescue Exercises) diurnos e nocturnos, em conjunto com o helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), eplica fonte institucional da Marinha Portuguesa.
 

Janela Única Logística entrou em produção no Porto de Lisboa

O dia 14 de abril de 2021 assinala mais uma etapa de desenvolvimento na actividade do Porto de Lisboa e do sector marítimo portuário em geral, com a entrada em produção da JUL – Janela Única Logística.

Este é mais um marco importante na evolução das soluções digitais de apoio ao negócio do Porto de Lisboa, caminho iniciado há muito e que tem sido feito de forma colaborativa com outros portos.

Pandemia acelerou utilização do Balcão Eletrónico do Mar, com mais de 100 mil certificados emitidos

O recurso a este tipo de certificados eletrónicos tem subido em flecha desde que o serviço está disponível, com a emissão de 5.171 certificados no primeiro ano, 2018; 36.473 acumulados em 2019 e 88.538 em 2020, de acordo com o dados fornecidos pela DGRM. 

Concluída obra de Reabilitação da Via-Férrea no Terrapleno da Doca 2 Sul do Porto de Leixões

No dia 29 de Março foi concluída a obra de Reabilitação da Via-Férrea no Terrapleno da Doca 2 Sul do Porto de Leixões, promovida pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Este investimento, fixado em cerca de 242 mil euros, tem como principal objectivo permitir o transporte de matéria prima (sucata) e produto acabado (ferro/aço) entre o Porto de Leixões e a SN Maia – Siderurgia Nacional, S.A., por ferrovia. Por ano são movimentados, entre produto acabado e matéria prima, mais de um milhão de toneladas entre a SN Maia e o Porto de Leixões, pelo que esta infra-estrutura irá desempenhar um papel importante na diminuição da pegada ambiental, ao permitir reduzir o tráfego rodoviário associado a este fluxo de mercadoria.

Mais 750 metros de ferrovia para servir o Porto de Aveiro

“Os próximos meses geram ainda incerteza face ao contexto da pandemia global, mas estamos optimistas que vamos conseguir, para cumprir o desígnio de desenvolvimento e crescimento com todos os parceiros e atores da comunidade portuária”.

Palavras de esperança deixadas por Fátima Alves, presidente do Porto de Aveiro, a pretexto do arranque do programa comemorativo do 213ª aniversário do porto, que é assinalado a 3 de abril, data atribuída à abertura da barra.

Pandemia inibe projecto do Terminal Vasco da Gama

Terminou a 6 de abril o prazo de entrega de propostas do procedimento de concurso internacional, referente ao projeto do Terminal Vasco da Gama.
O contexto pandémico que vivemos desde o início de 2020 tem vindo a ter repercussões adversas na economia global, e no shipping em particular, fomentando um clima de incerteza, principalmente ao nível da atividade dos principais armadores e operadores de terminais de contentores mundiais.

Este contexto adverso não foi favorável ao projeto do Terminal Vasco da Gama, que envolve o comprometimento de um considerável volume de investimento totalmente privado, sendo para tal necessário e desejável que decorra num contexto económico favorável e estável.

Academia Marítima de Antuérpia simulou e explicou encalhamento do «Ever Given» no Suez

A Academia Marítima de Antuérpia realizou um evento único destinado especialmente à comunicação social belga (jornais e estações de televisão), de modo a simular, retratar e analisar o encalhamento do navio ‘Ever Given’ no Canal no Suez.

Recorrendo a vários simuladores de embarcações, a equipa da Academia Marítima de Antuérpia mostrou, passo a passo, de que forma o porta-contentores do armador Evergreen encalhou na passagem marítima egípcia (uma das vias mais cruciais do transporte marítimo de mercadorias). Entre os presentes esteve o especialista Theo Notteboom, professor de Economia Marítima e fundador da entidade PortEconomics.

Yilport alcançou movimentação global de 5,9 milhões de TEU durante 2020

A última edição da ‘Connection Magazine‘ deu conta dos resultados de movimentação de carga da Yilport em 2020: a operadora, que integra o Grupo Yildirim, movimentou, na soma de todos os seus terminais, 5,9 milhões de TEU no que toca ao seu negócio central, a carga contentorizada. A holding alcançou 10 milhões de toneladas de Carga Geral, 3,6 milhões de metros cúbicos de carga líquida e 228.577 de CEU no segmento ro-ro.

YILPORT Sotagus desenvolve operações de carga geral única no Porto de Lisboa

O Terminal da YILPORT Sotagus, em Lisboa, realizou uma operação única de movimentação de 2.000 toneladas de aditivo de carbonato de cálcio e sílica. A operação envolveu um navio com origem em Itália, sendo posteriormente a carga transferida para um navio com destino a Angola. O navio saiu do Porto de Lisboa na terça-feira. O aditivo, movimentado em big bags, destina-se à utilização para fins de ordem geológica na extracção de petróleo naquele país.

LISBOA

Um porto em níveis pandémicos mas nunca em risco

A maioria dos bens que consumimos, desde alimentos a vestuário, passando pelo próprio material de proteção contra a covid-19, chega de barco. Se os portos nacionais parassem, "seria um cenário de guerra", com rutura de stocks e escassez de produtos. Madeira e Açores ficariam sem abastecimento. Uma peça na engrenagem, que sofreu as consequências da pandemia, mas que "nunca esteve em risco nem poderá estar em risco".

Porto de Aveiro acena com ZALI em dia de aniversário

Dia 3 comemorou-se o 213.º aniversário do Porto de Aveiro e a presidente do Conselho de Administração, Fátima Alves, partilhou uma comunicação em que deu conta dos “projectos mais emblemáticos” que vão guiar a estrutura portuária rumo a um “futuro mais robusto e sustentável em termos económicos, ambientais, organizacionais e sociais”.
À cabeça dos investimentos encontra-se a futura Zona de Actividades Logísticas e Industriais (ZALI), assumida como “a maior aposta para a expansão e desenvolvimento do porto”.

Navio de bandeira portuguesa presta auxílio a embarcação com 30 pessoas no Mediterrâneo

Dia 1 de abril, o navio de bandeira portuguesa “Sider Rodi”, que se encontrava a navegar entre os portos tunisinos de Gaves e Sousse, atendeu a um pedido de socorro de uma embarcação com 30 pessoas que se encontrava sem combustível e com pouca água, e que tentava chegar à ilha de Lampedusa.

A ocorrência teve lugar na zona de Salvamento e Resgate (SAR) de Malta, tendo a operação de auxílio sido coordenada pelo MRCC daquele país. O navio desviou a rota que estava a seguir para ir prestar auxílio à embarcação em dificuldade, tendo seguido escrupulosamente as instruções do centro de controlo de Malta.

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