Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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Navios com bandeira portuguesa são pioneiros em ter toda a documentação digitalizada
Em declarações prestadas durante a conferência ‘Digital Transition in Shipping’, promovida pela ENIDH, José Simão, director-geral da DGRM, vincou os «avanços em digitalização» levados a cabo por Portugal, frisando que os navios da marinha mercante que arvoram a bandeira lusa «são os primeiros no mundo a ter simultaneamente toda a documentação estatutária de navios e documentos de marítimos, em formato electrónico».
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RICARDO SERRÃO SANTOS
O mar é fundamental e indissociável de uma Europa que se quer resiliente, verde, digital, social e global
O mar é “assumido como fundamental e indissociável de uma Europa que se quer resiliente, verde, digital, social e global. Vejamos, o Mar é crucial na recuperação social e económica, na resiliência europeia, seja no importante papel das pescas e das comunidades pesqueiras ou na relevância da economia azul; é incontornável numa Europa verde e na agenda climática; é parte da Europa digital, cuja transição é transversal aos vários sectores do mar, sejam tradicionais ou inovadores, é parte agregadora e um denominador comum da Europa social, envolvendo as comunidades pesqueiras e todas as dimensões em que o mar integra o quotidiano dos cidadãos europeus; e é, finalmente, o meio por excelência da Europa global, da ligação da Europa com o Mundo”.
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APDL reabriu Ponte Móvel de Leixões
A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) anuncia que a Ponte Móvel do Porto de Leixões, encerrada para intervenção de trabalhos de manutenção, reabriu esta terça-feira, pelas 18:00, devendo o trânsito automóvel e de peões ser, nessa altura, retomados.
Concluídos os trabalhos de substituição do cilindro hidráulico norte/poente e realizadas as afinações ao sistema hidráulico de acionamento, estão reunidas as condições para reposição do normal funcionamento da ponte móvel.
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Fátima Alves sobre logística portuária:
«Temos que pensar em conjunto»
Em dois ou três anos os portos de Aveiro e Leixões desejam ter o porto seco da Guarda a funcionar como peça relevante na expansão da oferta logística.
Esta é uma nova valência que os portos entendem como importante para expandir as atividades portuárias. Trata-se de uma aposta que surge em paralelo com a melhoria da linha da Beira Alta.
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EM MARÇO DE 2021
Exportações e importações aumentaram 28,8% e 12,2%
As exportações e as importações de bens, em Março de 2021, registaram variações homólogas nominais de +28,8% e +12,2%, respectivamente (+2,6% e -10,4%, pela mesma ordem, em Fevereiro de 2021), divulga o Instituto Nacional de Estatística (INE).
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Mar 2020 atinge 52% de taxa de execução no final de Abril de 2021
O Programa Operacional Mar 2020 atingiu 52% de taxa de execução no final de Abril de 2021. Segundo a Autoridade de Gestão do Mar 2020, são 5.591 os projectos, de todo o País que contam com um apoio público do Programa, de 462 milhões de euros, num investimento total de mais de 702 milhões de euros.
Dos 392,5 milhões de euros programados para Portugal do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, estão executados mais de 200 milhões de euros, estando já desde Fevereiro cumprida a meta de execução de 2021, meta que, em Dezembro de cada ano, é aferida ao nível europeu.
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WORKSHOP ONLINE ESTA QUARTA-FEIRA, 12 DE MAIO
«O estado actual e a direcção futura da digitalização nos Portos da Região Atlântica»
Esta quarta-feira, 12 de maio, decorre o primeiro Workshop online dedicado ao tema “O estado actual e a direcção futura da digitalização nos Portos da Região Atlântica”
O workshop, organizado pela Comissão de Coordenação do “PILAR I - Portos do Atlântico enquanto pontos de entrada e Placas Giratórias da Economia Azul” do Plano de Acção para o Atlântico 2.0 é o primeiro de uma série de três, e tem como objectivo debater e apresentar iniciativas de digitalização na Região Atlântica enquanto práticas para estabelecer um roteiro de Digitalização nos portos do Atlântico.
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Sines foi o 2.º porto que mais cresceu no mercado europeu de contentores
Com 13% de crescimento homólogo em 2020, o Porto de Sines foi o segundo porto europeu com maior evolução na carga contentorizada, ocupando a 16ª posição na lista dos principais de portos europeus neste segmento. O ranking foi publicado por uma revista espanhola da especialidade (Transporte XXI) que analisou os resultados do mercado portuário europeu em 2020.
Sines foi o único porto localizado na península a registar um crescimento no segmento dos contentores, mantendo a quarta posição ibérica. Com o impacto provocado pela pandemia, o volume total acumulado dos portos europeus registou uma diminuição de 2% na movimentação de carga contentorizada.
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Porto de Setúbal recebe 4.ª linha da MacAndrews
O Porto de Setúbal passa a receber a Linha Regular de contentores “MEDITERRANEAN PENDULUM SERVICE (MPS)”, que a cada 45 dias escala Setúbal e liga os portos Salerno; La Spezia; Genova; Algeciras; Casablanca; Leixões; Marselha; Piréus; Mersin; Lattakia; Beirut; Alexandria.
Esta linha, a quarta do armador a escalar o Porto de Setúbal, reforça a aposta de uma presença regular nos mais importantes portos da Europa Mediterrânica, do Norte de África e do Médio Oriente, garantindo aos carregadores parceiros do Porto de Setúbal otimizar a gestão dos seus fluxos de mercadorias.
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UN Environment Programme lança guia prático sobre financiamento da Economia Azul
"Turning the tide: How to finance a sustainable ocean recovery" é financiado pela European Commission e baseado nos princípios do financiamento sustentável da Economia Azul.
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MINISTRO DO MAR
Este é o momento para fortalecer a cultura de colaboração entre empresas da economia azul
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, visitou o CEiiA – Centro para Excelência e Inovação para a Indústria Automóvel, em Matosinhos acompanhado pela Directora-geral de Política do Mar, Helena Vieira, no âmbito do Roteiro do Empreendedorismo e Economia Azul, um ciclo de visitas dedicado a empresas portuguesas inovadoras na área da economia do mar.
Durante a visita, o ministro salientou “as oportunidades que se abrem com a visão espelhada pela nova Estratégia Nacional para o Mar, em fase final de aprovação, e pela componente Mar do Plano de Recuperação e Resiliência agora entregue em Bruxelas”.
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JOSÉ SIMÃO (DGRM)
Temos a obrigação de trabalhar cada vez mais com a vertente de terra
José Simão, director-geral da DGRM, foi uma das figuras de destaque do evento ‘A Carga em Movimento – Gerir os Trânsitos à Distância‘, promovido pela APAT. A sua intervenção focou-se na visão integradora e holística dos fluxos de cargas entre o Mar e Terra, onde a Janela Única Logística (JUL) ganha uma importância central. Entre os tópicos prioritários estiveram também a descarbonização e a digitalização, «pilares» da actuação da DGRM.
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Plataforma de economia do mar gerida desde Portugal
Portugal vai ser o pólo aglutinador de uma plataforma pioneira de serviços de aceleração da economia do mar. O objetivo é capacitar 391 portos atlânticos para operarem como hubs de inovação e aceleração de startups, contribuindo para diversificar modelos de negócio e fontes de receita na economia azul ou do mar.
Com arranque a 11 de maio, o Atlantic Smart Ports Blue Acceleration Network (AspBAN) é uma iniciativa liderada pela consultora de inovação colaborativa Beta-i e pela Fórum Oceano, associação que gere o cluster do mar português, que ganharam a call da Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas da Comissão Europeia para desenvolver a economia do mar a partir dos Portos do Atlântico da UE.
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1,2 milhões para dragar o porto da Póvoa nos próximos três anos
São 5,1 milhões de euros para dragagens nos portos do norte, 1,2 milhões dos quais para o porto da Póvoa de Varzim, 300 mil euros já este ano. Em dia de inauguração do novo pólo da marina, Câmara e Clube Naval Povoense (CNP) alertaram para a perigosa acumulação de areias que mina a segurança de turistas, atletas e pescadores.
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Mobilift Portugal entregou grua portuária Liebherr LHM420 no Porto de Setúbal
Na sequência de uma «parceria de longa data», a empresa Mobilift Portugal efectuou, em meados de Abril, uma entrega de uma grua portuária Liebherr, modelo LHM420, ao cliente Tersado – Terminais Portuários do Sado (Yilport), que gere o Terminal de Multiusos do Porto de Setúbal.
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Governo açoriano aprova 13 ME para obras de reparação no porto das Lajes do Pico
Segundo o Açoriano Oriental, o Governo Regional vai celebrar um contrato "com caráter plurianual" com a Portos dos Açores que permite transferir mais de 13 milhões de euros para "cobrir os custos da obra" do porto das Lajes do Pico, danificado pelo furacão Lorenzo.
A passagem do furacão Lorenzo pelo arquipélago, na madrugada de 01 para 02 de outubro de 2019, provocou 255 ocorrências e 53 pessoas tiveram de ser realojadas, causando ainda a destruição total do porto das Lajes das Flores.
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DGRM representou a União Europeia na OIT
A DGRM, através da Chefe de Divisão do Pessoal do Mar e Navegadores de Recreio, Carlota Leitão Correia, participou na 4ª Reunião da Comissão Tripartida Especial da Convenção do Trabalho Marítimo, 2006 (MLC-2006) organizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A reunião da Comissão Tripartida Especial, que se realizou de 19 a 23 de abril, por Vídeo Conferencia, contou com a participação de mais de 300 representantes entre Marítimos, Armadores e Governos.
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Aveiro atinge marca homóloga «mais elevada de sempre» com 921 mil toneladas até Fevereiro
«Num cenário genericamente negativo, surge ainda espaço para destacar o registo da marca mais elevada de sempre nos períodos homólogos observada em Aveiro, atingindo globalmente um total de 921,13 mil toneladas, +9,8% do que no período homólogo de 2020, contribuindo para o desempenho positivo dos ‘Outros Granéis Líquidos’ ao nível do Ecossistema Portuário do Continente, onde foi observado um volume de 479,75 mil toneladas (+8,9%), o mais elevado de sempre», explica a AMT no relatório que analisa a movimentação de cargas nos portos até Fevereiro.
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DGRM participa em Conferencia Internacional de Segurança Marítima
A DGRM - Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, através da Subdiretora Geral Susana Baptista, participou na Conferência Internacional sobre Segurança Marítima, que se realizou no dia 22 de abril, via web.
A Conferência reuniu mais de 250 participantes, foi organizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, e contou com o apoio da EMSA – Agência Europeia de Segurança Marítima.
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Contentores crescem 31,38 mil TEU com «influência decisiva» do Porto de Sines
Nos dois primeiros meses de 2021, os portos do Continente movimentaram 5,4 milhões de toneladas no segmento dos Contentores, um registo que espelhou um crescimento homólogo de +10,8%. Em termos de TEU, este acréscimo fixou-se nos +31,38 mil TEU entre Janeiro e Fevereiro, traduzindo-se numa variação positiva de 7,2% face ao mesmo período de 2020. O Porto de Sines foi decisivo para este resultado.