Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
DGRM presidiu à reunião de Directores Marinhos no âmbito da Presidência Europeia
Melhor estado ambiental dos Oceanos e mais envolvimento das pescas dominaram o encontro
A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), através do seu Director-Geral, José Simão, presidiu à reunião de Directores Marinhos no âmbito da Presidência Europeia.
Participaram na reunião a Comissão Europeia, os vários Estados Membros e representantes de várias direcções-gerais da Comissão Europeia: Assuntos Marítimos e Pescas, Ambiente e Clima. Participaram ainda representantes de várias convenções regionais, destacando-se pela sua importância geográfica, a Convenção para a Protecção do Meio Marinho do Atlântico Nordeste (OSPAR).
![]() |
ESTA SEXTA-FEIRA, 18 DE JUNHO
Conferência internacional assinala «Dia do Porto de Sines»
Esta sexta-feira, 18 de junho, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) organiza um webinar e conferência internacional para assinalar o "Dia do Porto de Sines". O complexo portuário, industrial e logístico de Sines nasceu em 1971 com a publicação do Decreto-Lei n.º 270/71, que constituiu o Gabinete da Área de Sines, e após cinquenta anos assiste-se a um mundo diferente e em constante mudança.
A Conferência “Imagine Sines - Sustentabilidade e Inovação conectando o futuro” pretende discutir os desafios e perspetivar o futuro de Sines enquanto sistema multiportuário ibérico eficiente e dinâmico, integrado nas principais redes de transporte. Com três painéis subordinados aos temas “Transição energética e economia circular”, “Inovação e digitalização” e “Cadeias logísticas globais”, o evento contará com a presença de representantes de organizações de relevo do setor marítimo-portuário internacional.
![]() |
APDL e GRUPO SOUSA apoiam iniciativa solidária com a Guiné-Bissau
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL), a Associação Amizade Matosinhos-Masoa e o GRUPO SOUSA | GS Lines, assinaram na terça-feira um Protocolo de Cooperação, através do qual prestarão apoio no transporte marítimo de duas ambulâncias, entre o Porto de Leixões e a cidade de Mansoa, na República da Guiné-Bissau.
As duas ambulâncias doadas destinam-se a cobrir as necessidades existentes, nomeadamente ao nível dos serviços sociais e de saúde prestados à população.
![]() |
VERSÃO INTEGRAL DISPONÍVEL NA WEB
Porto de Sines - Webinar debateu o presente e o futuro da Janela Única Logística
A Administração dos Portos de Sines e do Algarve organizou esta quarta-feira um webinar para debater o presente e o futuro da Janela Única Logística, em quatro painéis: "Perspetiva dos Portos", "Perspetiva dos Stakeholders", "Sistemas e Soluções" e "Ensino, Investigação, Desenvolvimento e Inovação".
A Janela Única Logística (JUL), projeto em fase final de implementação em todos os portos nacionais, estende o conceito de balcão único virtual dos portos a toda a cadeia logística, através da interligação com os meios de transporte terrestres, com os portos secos e com as plataformas logísticas, numa lógica intermodal.
![]() |
ISABEL AZEREDO:
ONE «ambiciona ser uma das melhores da classe na Europa e Portugal»
Em entrevista concedida ao ‘Jornal de Negócios‘, Isabel Azeredo, directora da Ocean Network Express (ONE) em Portugal, fez o balanço de uma época 2020/2021 positiva para a transportadora marítima de contentores e vincou que a ambição passa por «ser uma das melhores da classe na Europa e em Portugal». O futuro, explicou, será fortemente alicerçado na digitalização e na relação com o cliente.
![]() |
Carga movimentada cai 5% no porto de Ponta Delgada e aumenta 18,4% no da Praia da Vitória
Foram movimentadas 311 mil toneladas de mercadorias no primeiro trimestre deste ano no porto de Ponta Delgada, o quem representa menos 5% do que igual período de 2020. Das mercadorias movimentadas, 214 mil toneladas (-6%) foram descarregadas; e 97 mil toneladas foram carregadas no porto micaelense (-2,7%).
Foram movimentadas 215 mil toneladas de mercadorias no primeiro trimestre deste ano no porto da Praia da Vitória, o que representou mais 18,4% em relação a igual período de 2020.
![]() |
ENERGIA E TECNOLOGIA
Como Sines se tornou a âncora de investimento em Portugal
Sines tem sido alvo de vários novos projetos na área da energia e tecnologia nos últimos meses e nos próximos tempos deverá receber investimentos de cinco mil milhões de euros.
![]() |
Bioeconomia, robótica e energias renováveis oceânicas entre as apostas do Governo para o Mar
O Governo já se debruçou sobre o dossier do Mar, tendo definido a Estratégia Nacional para o Mar para o período de 2021-2030. Há 10 grandes objetivos estratégicos, que se traduziram em várias áreas de intervenção. Nestas, incluem-se a bioeconomia e biotecnologia azul, a robótica e tecnologias digitais e energias renováveis oceânicas.
![]() |
Porto de Setúbal opera 3 navios ro-ro em simultâneo
O Terminal Roll-on Roll-off do Porto de Setúbal operou no dia 4 de junho três navios ro-ro em simultâneo (“Patara”, “Neptune Odissey” e “Comet Ace”), no total foram descarregadas cerca de 440 viaturas ligeiras novas e carregadas 1400 viaturas produzidas na fábrica AutoEuropa, em Palmela.
Esta operação é um importante sinal da recuperação da carga ro-ro no Porto de Setúbal, e da economia nacional, sendo de destacar o peso maioritário da exportação de viaturas fabricadas em Portugal e também a descarga de veículos novos.
![]() |
PEDRO NUNO SANTOS:
Grupo ETE é um dos «grandes exemplos» de empresas lusas «de sucesso»
O Ministro das Infra-estruturas e da Habitação marcou presença, a 7 de Junho, na cerimónia de apresentação do novo navio da CV Interilhas, o ‘Dona Tututa’, ocorrida nos estaleiros da Navaltagus, no Seixal. Pedro Nuno Santos deixou rasgados elogios ao Grupo ETE, que, aos olhos do governante, é um caso de «sucesso» – nacional e internacional – sustentado «ao longo de muitas décadas».
![]() |
Presidente defende modelo de desenvolvimento dos oceanos assente na sustentabilidade
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu, dia 8, o "valor estratégico do mar português", alertando para a "necessidade de modelo de desenvolvimento do setor assentar na sustentabilidade dos recursos", numa mensagem sobre o Dia dos Oceanos.
"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa lembra o valor estratégico do mar português e alerta para a necessidade de modelo de desenvolvimento do setor assentar na sustentabilidade dos recursos", lê-se na mensagem publicada no sítio da internet da Presidência da República, a propósito do Dia Mundial dos Oceanos, que o Chefe de Estado assinalou no Funchal, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
![]() |
DGRM lança concurso para dragagem em Tavira
A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) lançou o concurso para a dragagem do Porto de Tavira, de forma a restabelecer as condições de segurança e de operacionalidade na navegação.
Serão retirados os excessos de sedimentos na barra do porto e na zona contigua de quatro águas, sendo depositados na deriva litoral de forma a alimentar as praias com défice de areias.
![]() |
APS certifica Sistema de Gestão da Conciliação
A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) recebeu a certificação do seu Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal dos trabalhadores, atribuída pela Bureau Veritas de acordo com a norma NP 4552:2016.
Esta certificação, pioneira no setor portuário nacional, representa o reconhecimento das preocupações da empresa relativamente a boas práticas laborais, a apoio profissional e desenvolvimento pessoal e a serviços e benefícios, que vão ao encontro das necessidades dos stakeholders.
![]() |
CARLOS FIGUEIREDO, DOCAPESCA:
Smart Ocean «é um grande exemplo de como várias actividades se podem juntar na área do porto de pesca»
“O centro Smart Ocean, do qual a Docapesca é membro fundador, é um grande exemplo de como várias actividades se podem juntar na área do porto de pesca. Vai ser uma âncora de desenvolvimento e melhoria do potencial de novas empresas para o negócio do peixe”, garante Carlos Figueiredo, administrador da Docapesca – Portos e Lotas.
O responsável, que falava na sessão de encerramento da conferência internacional “Do Mar à Sociedade”, começou por salientar que, “tendo uma posição crítica na nossa comunidade costeira, os portos de pesca portugueses são clusters de uma tradicional indústria do oceano e actividades emergentes que providenciam um potencial para a inovação e desenvolvimento”.
![]() |
Apanhar coral-vermelho pode agora valer uma coima de cinco milhões de euros
Decreto-lei que entrou em vigor no início deste mês atribuiu um regime de protecção a algumas espécies ameaçadas em território português. Além do coral-vermelho, fica proibida a captura de cavalos-marinhos, pepinos-do-mar e corais-negros, entre outras espécies. Uma novidade que chegou a tempo do Dia Mundial do Ambiente, celebrado a 5 de Junho.
![]() |
Pilotos testam em Espanha melhoria da acessibilidade ao Porto de Aveiro
A Administração do Porto de Aveiro tem já dois cenários para melhorar a acessibilidade marítima, que vão ser testados num simulador, em Espanha, pelos pilotos da barra, reveloufonte portuária.
De acordo com Fátima Alves, presidente da Administração do Porto de Aveiro (APA), há dois cenários de modelação desenvolvidos pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), com a participação da Universidade de Aveiro, que deverão ser testados, até setembro, pelos pilotos.
![]() |
Navios da Atlânticoline vão monitorizar biodiversidade marinha dos Açores
A Secretaria Regional do Mar e das Pescas, por via da Direcção Regional dos Assuntos do Mar, reuniu-se, na Horta, com a Atlânticoline com o objectivo de cooperar na conservação da biodiversidade marinha dos Açores, uma colaboração que é estabelecida ao abrigo do projecto LIFE IP Azores Natura e que será concretizada num protocolo de cooperação entre as duas entidades.
A articulação entre a Atlânticoline e a Direcção Regional dos Assuntos do Mar prevê o registo sistemático, por observadores embarcados, de megafauna e lixo marinho, avistáveis a partir dos navios da empresa transportadora. Em paralelo, será divulgada, durante as viagens, informação sobre as espécies marinhas observadas.
![]() |
DGRM já pode certificar navios para navegação no Reno
Foi publicado a 1 de junho o Decreto-Lei n.º 40/2021, que assegura a execução na ordem jurídica portuguesa das condições de acesso ao regime reservado pela Convenção Revista para a Navegação do Reno às embarcações que podem navegar no rio Reno.
A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) é a entidade competente para a emissão dos certificados que comprovam que a embarcação pertence à navegação do Reno, nos termos e para os efeitos do disposto nos artigos 2.º e 5.º do Regulamento de Aplicação das disposições do terceiro parágrafo do artigo 2.º da Convenção Revista para a Navegação do Reno.
![]() |
ANTÓNIO COSTA:
Sines tem agora «o maior data center do Sul da Europa e outros vêm a caminho»
Na inauguração do primeiro cabo de fibra óptica de alta velocidade entre Portugal e o Brasil, o primeiro-ministro afirmou que Sines, além de um dos maiores portos da União Europeia, vai agora ser também “um grande porto de dados e de conhecimentos nos próximos 25 anos”.
![]() |
Ministro do Mar participa no Debate Temático de Alto Nível sobre o Oceano e o ODS 14, na sede da ONU
O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, participa na sessão de abertura do “Debate Temático de Alto Nível sobre o Oceano e o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 14: Proteger a Vida Marinha”, que se realiza esta terça-feira, 1 de Junho, às 15 horas, na Sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Este encontro visa preparar a 2ª Conferência das Nações Unidas para o Oceano, que tem como co-anfitriões os Governos de Portugal e do Quénia e que deverá decorrer em Lisboa, em 2022.