Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




GRUPO ETE

Navalrocha não abrandou na pandemia e caminha para o seu melhor ano desde 2017

Os estaleiros da Navalrocha não desaceleraram a sua actividade durante a pandemia de COVID-19 e continuam a acumular intervenções e reparações em navios, ao ponto de, feito o balanço dos primeiros seis meses do ano, se encaminharem para o melhor ano desde 2017.

JOSÉ SIMÃO:

Digitalização chega à intermodalidade, com Portugal na «linha da frente»

Através de artigo publicado pela associação ADFERSIT, José Simão aborda a evolução do processo da transição digital, fundamental no contexto instrumental de gestão (nacional mas também europeu). Analisando a importância da vertente digital no Plano de Recuperação e Resiliência nacional, o director-geral da DGRM focaliza o sector dos transportes, tido como «excelente exemplo» da materialização de uma dinâmica de eficiência, desmaterialização e transparência de processos em prol da prosperidade do negócio – a JUL sendo, aqui, o expoente máximo.

Porto de Setúbal servido pelo novo TLA - Terminal Logístico Automóvel

O Porto de Setúbal passa a ter mais uma solução logística automóvel, com a entrada em funcionamento do TLA - Terminal Logístico Automóvel, um novo projeto do Grupo SAPEC e do Grupo BARRAQUEIRO. Para assinalar a ocasião, no dia 21 de junho, o TLA convidou a APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra para uma visita de apresentação às instalações, que contou ainda com a presença dos representantes da Navipor, operador portuário Ro-Ro de referência.

Simulacro de incêndio reforça segurança no Terminal da Trafaria-Silopor

A Silopor realizou um simulacro de incêndio nas suas instalações a fim de preparar os colaboradores para a necessidade de actuação, em caso de emergência, garantindo uma rápida e eficaz identificação do incêndio e de todos os procedimentos de segurança.

No simulacro ocorrido, de uma forma geral, os elementos das Equipas de Segurança e restantes intervenientes actuaram conforme os procedimentos incluídos no Plano de Emergência Interno (PEI).

José Castel-Branco (APL) em discurso directo: O futuro do Porto de Lisboa em análise

A Revista Cargo acompanhou a intervenção do administrador da APL, José Castel-Branco, na conferência ‘Conversas de Bordo‘, organizada pela APAT. Um momento importante para ouvir as prioridades estratégicas para o presente e para o futuro da infra-estrutura portuária da capital.

Porto de Lisboa foi palco de «uma das maiores operações de carga ao cais com cimento a granel»

O Porto de Lisboa recebeu a escala do navio ‘M/V Dominica’, que espoletou uma das maiores operações de carga ao cais no domínio dos granéis sólidos dos últimos anos.
Trata-se de navio com de 127 metros de comprimento, tendo a sua escala originado «uma das maiores operações de carga ao cais com cimento a granel no Porto de Lisboa, nos últimos anos: dez mil toneladas de carga a granel de cimento, com destino a Cabo Verde (mais concretamente aos portos da Praia e Mindelo).

Parque Logístico de Grândola terá ligação ao Porto de Sines e ao Corredor Internacional Sul

O Parque Logístico de Grândola começará a ser edificado em 2023 – ficará situado a 8 km de Grândola, junto ao IC1 e à linha ferroviária do Sul. Tal como a Qantara Capital adiantou, o complexo estará conectado ao Porto de Sines e à nova ligação ferroviária do Corredor Internacional Sul para Espanha e para a Europa. Ocupará uma área de 130 hectares, com 630.000 m2 de área de construção e 300.000 m2 de infra-estruturas adjacentes.

DGRM vai avançar com última fase da navegabilidade do Rio Guadiana

Em sessão presidida pelo Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, foi dado um passo decisivo para a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) avançar com o projecto de navegabilidade do troço Pomarão–Mértola no rio Guadiana.

A sessão teve lugar nos Paços do Concelho de Mértola e, para além da DGRM, estiveram presentes os municípios de Mértola, Alcoutim e Castro Marim, as CCDR’s, o ICNF, a Docapesca, o Instituto Hidrográfico e a Capitania de Vila Real de Santo António.

BELMAR DA COSTA

JUL é ferramenta «de topo» na corrida global da digitalização logística

António Belmar da Costa foi uma das figuras de destaque da conferência ‘Digital Transition in Shipping’, realizada pela ENIDH e pela empresa de software eShip; o director executivo da AGEPOR abordou a revolução digital em curso no mundo da Logística e do transporte marítimo, acelerada pela pandemia e por novas necessidades estruturais que moldarão um futuro mais ecológico, eficiente e desmaterializado.

O representante da associação de agentes de navegação frisou que a ferramenta portuguesa JUL (Janela Única Logística) é «de topo», podendo rivalizar com qualquer plataforma digital do mundo, dado o seu potencial elevado. Uma ferramenta que simboliza bem o desenvolvimento da desmaterialização de processos e do fluxo comunicacional entre players, rumo a uma maior eficiência e transparência.

A 28 DE JUNHO

«Conversas Fora de Bordo» escalam o Porto de Lisboa

O segmento de debates ‘Conversas Fora de Bordo’, organizado pela Associação de Transitários de Portugal (APAT) prossegue o seu périplo pelos portos portugueses, e, depois de Sines e Setúbal, chega agora ao Porto de Lisboa: a conferência realiza-se segunda-feira, dia 28 de Junho.

Porto de Aveiro com resultado histórico nos primeiros cinco meses de 2021

O Porto de Aveiro obteve o melhor resultado de sempre nos primeiros cinco meses do ano. O movimento de mercadorias atingiu 2,3 Milhões de toneladas, mais 4,72% face ao anterior máximo registado para o mesmo período, que sucedeu em 2019.

PORTO DE AVEIRO

APA abre concurso para escolha de projectista na reabilitação da avenida do terminal bacalhoeiro

Aberto concurso para a escolha do gabinete projetista que vai ficar responsável pela elaboração do projeto de reabilitação da avenida marginal, no terminal bacalhoeiro, na Gafanha da Nazaré. Primeiro passo efectivo que irá conduzir à concretização da obra de renovação daquela via.

Segundo adianta o site Notícias de Aveiro, a Administração do Porto de Aveiro destina 55 mil euros para esta fase do trabalho.

Porto de Setúbal reabilita docas de Pesca e das Fontainhas

A APSS-Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA concluiu, este mês, duas intervenções nas infraestruturas das docas de Pesca e das Fontainhas. Na primeira, a pintura do pavimento do molhe nascente e, na segunda, a reabilitação dos passadiços interiores.

No molhe nascente da Doca dos Pescadores, a intervenção consistiu na pintura da delimitação e numeração dos espaços para aprestos marítimos, redes e contentores de aprestos de pesca, bem como na delimitação das zonas de ganchorra e cerco, num investimento total de cerca de 7,2 mil euros.

DIA DO PORTO DE SINES

Conferência internacional disponível em vídeo, na web

A 18 de junho, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) organizou um webinar e conferência internacional para assinalar o "Dia do Porto de Sines". O complexo portuário, industrial e logístico de Sines nasceu em 1971 com a publicação do Decreto-Lei n.º 270/71, que constituiu o Gabinete da Área de Sines, e após cinquenta anos assiste-se a um mundo diferente e em constante mudança.

JOSÉ LUÍS CACHO E O FUTURO DO PORTO DE SINES:

«Continuaremos empenhados em seguir na linha da frente»

O Presidente do Conselho de Administração da APS abriu os trabalhos do webinar e da conferência internacional que, a 18 de Junho, assinalaram o "Dia do Porto de Sines".
Depois de curta viagem pela história, com ancoradouros nas etapas mais significativas do Porto de Sines, o líder da APS enfatizou o papel fulcral do Porto de Sines: “No centro deste complexo industrial e logístico, o Porto de Sines chama a si o papel de elo fulcral de ligação entre os stakeholders, promovendo e dinamizando a actividade industrial”.

NUNO MASCARENHAS:

Sines é «verdadeiro ecossistema» com «papel estratégico no país»

Nuno Mascarenhas, Presidente da Câmara Municipal de Sines, foi um dos oradores de destaque do evento’‘Imagine Sines: Sustentabilidade e inovação conectando o futuro‘, ocorrida a 18 de Junho. O autarca enfatizou o crescimento da região em termos sócio-económicos, muito à boleia da gradual evolução da infra-estrutura portuária. Agora, a região, que tem um «papel estratégico para o país», vive um «período de enorme transformação», inigualável em mais de cinco décadas. Um novo ciclo se inicia.

Contentores atingem 742 mil TEU até Março e sobem 10% face ao primeiro trimestre de 2020

Nos primeiros três meses de 2021, a movimentação de contentores nos portos do Continente cresceu +10% face ao mesmo período de 2020: um total de 742 mil TEU foram movimentados, traduzindo esse valor um aumento homólogo de +67,2 mil TEU. Sines foi crucial nesta evolução.

Porto de Aveiro mantém record de tonelagem e excede em 4% valor registado em 2020

De acordo com dados compilados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), o Porto de Aveiro voltou a mostrar-se no topo da sua forma, ao bater novamente recordes de movimentação de tonelagem no primeiro trimestre de 2021, excedendo em 4% o valor máximo, fixado em 2020.

Bandeira Portuguesa melhora posicionamento no Port State Control

Graças ao bom cumprimento das Convenções Internacionais pelos navios que arvoram a Bandeira Portuguesa, Portugal, em 2020, subiu dois lugares e acaba de progredir nas estatísticas do Memorando de Entendimento (MoU) de Paris sobre desempenho dos Estados de Bandeira, dentro desta importante região de Port State Control (PSC).

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), enquanto Administração Marítima Nacional, congratula-se por este resultado e agradece o esforço de todas as partes envolvidas, desde logo, os próprios Inspetores de Bandeira da DGRM, a Comissão Técnica do RIN-MAR, as Organizações Reconhecidas com protocolo assinado com Portugal e os próprios Armadores.

PEDRO NUNO SANTOS

Porto de Sines «vai ser parte da mudança de paradigma» no sector energético

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse esta sexta-feira, 18 de Junho, que o Porto de Sines “vai ser parte da mudança de paradigma em Portugal e na Europa” no sector energético, assim como foi capaz de “se desenvolver” ao longo dos anos, atraindo “outro tipo de actividades”.

Pedro Nuno Santos falava na sessão de encerramento da conferência “Imagine Sines: Sustentabilidade e inovação conectando o futuro”, no âmbito do 50.º aniversário do Porto de Sines, que se assinalou esta sexta-feira.

Total: 5972
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 [48] 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299