Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
GRUPO ETE
Navalrocha não abrandou na pandemia e caminha para o seu melhor ano desde 2017
Os estaleiros da Navalrocha não desaceleraram a sua actividade durante a pandemia de COVID-19 e continuam a acumular intervenções e reparações em navios, ao ponto de, feito o balanço dos primeiros seis meses do ano, se encaminharem para o melhor ano desde 2017.
![]() |
JOSÉ SIMÃO:
Digitalização chega à intermodalidade, com Portugal na «linha da frente»
Através de artigo publicado pela associação ADFERSIT, José Simão aborda a evolução do processo da transição digital, fundamental no contexto instrumental de gestão (nacional mas também europeu). Analisando a importância da vertente digital no Plano de Recuperação e Resiliência nacional, o director-geral da DGRM focaliza o sector dos transportes, tido como «excelente exemplo» da materialização de uma dinâmica de eficiência, desmaterialização e transparência de processos em prol da prosperidade do negócio – a JUL sendo, aqui, o expoente máximo.
![]() |
Porto de Setúbal servido pelo novo TLA - Terminal Logístico Automóvel
O Porto de Setúbal passa a ter mais uma solução logística automóvel, com a entrada em funcionamento do TLA - Terminal Logístico Automóvel, um novo projeto do Grupo SAPEC e do Grupo BARRAQUEIRO. Para assinalar a ocasião, no dia 21 de junho, o TLA convidou a APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra para uma visita de apresentação às instalações, que contou ainda com a presença dos representantes da Navipor, operador portuário Ro-Ro de referência.
![]() |
Simulacro de incêndio reforça segurança no Terminal da Trafaria-Silopor
A Silopor realizou um simulacro de incêndio nas suas instalações a fim de preparar os colaboradores para a necessidade de actuação, em caso de emergência, garantindo uma rápida e eficaz identificação do incêndio e de todos os procedimentos de segurança.
No simulacro ocorrido, de uma forma geral, os elementos das Equipas de Segurança e restantes intervenientes actuaram conforme os procedimentos incluídos no Plano de Emergência Interno (PEI).
![]() |
José Castel-Branco (APL) em discurso directo: O futuro do Porto de Lisboa em análise
A Revista Cargo acompanhou a intervenção do administrador da APL, José Castel-Branco, na conferência ‘Conversas de Bordo‘, organizada pela APAT. Um momento importante para ouvir as prioridades estratégicas para o presente e para o futuro da infra-estrutura portuária da capital.
![]() |
Porto de Lisboa foi palco de «uma das maiores operações de carga ao cais com cimento a granel»
O Porto de Lisboa recebeu a escala do navio ‘M/V Dominica’, que espoletou uma das maiores operações de carga ao cais no domínio dos granéis sólidos dos últimos anos.
Trata-se de navio com de 127 metros de comprimento, tendo a sua escala originado «uma das maiores operações de carga ao cais com cimento a granel no Porto de Lisboa, nos últimos anos: dez mil toneladas de carga a granel de cimento, com destino a Cabo Verde (mais concretamente aos portos da Praia e Mindelo).
![]() |
Parque Logístico de Grândola terá ligação ao Porto de Sines e ao Corredor Internacional Sul
O Parque Logístico de Grândola começará a ser edificado em 2023 – ficará situado a 8 km de Grândola, junto ao IC1 e à linha ferroviária do Sul. Tal como a Qantara Capital adiantou, o complexo estará conectado ao Porto de Sines e à nova ligação ferroviária do Corredor Internacional Sul para Espanha e para a Europa. Ocupará uma área de 130 hectares, com 630.000 m2 de área de construção e 300.000 m2 de infra-estruturas adjacentes.
![]() |
DGRM vai avançar com última fase da navegabilidade do Rio Guadiana
Em sessão presidida pelo Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, foi dado um passo decisivo para a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) avançar com o projecto de navegabilidade do troço Pomarão–Mértola no rio Guadiana.
A sessão teve lugar nos Paços do Concelho de Mértola e, para além da DGRM, estiveram presentes os municípios de Mértola, Alcoutim e Castro Marim, as CCDR’s, o ICNF, a Docapesca, o Instituto Hidrográfico e a Capitania de Vila Real de Santo António.
![]() |
BELMAR DA COSTA
JUL é ferramenta «de topo» na corrida global da digitalização logística
António Belmar da Costa foi uma das figuras de destaque da conferência ‘Digital Transition in Shipping’, realizada pela ENIDH e pela empresa de software eShip; o director executivo da AGEPOR abordou a revolução digital em curso no mundo da Logística e do transporte marítimo, acelerada pela pandemia e por novas necessidades estruturais que moldarão um futuro mais ecológico, eficiente e desmaterializado.
O representante da associação de agentes de navegação frisou que a ferramenta portuguesa JUL (Janela Única Logística) é «de topo», podendo rivalizar com qualquer plataforma digital do mundo, dado o seu potencial elevado. Uma ferramenta que simboliza bem o desenvolvimento da desmaterialização de processos e do fluxo comunicacional entre players, rumo a uma maior eficiência e transparência.
![]() |
A 28 DE JUNHO
«Conversas Fora de Bordo» escalam o Porto de Lisboa
O segmento de debates ‘Conversas Fora de Bordo’, organizado pela Associação de Transitários de Portugal (APAT) prossegue o seu périplo pelos portos portugueses, e, depois de Sines e Setúbal, chega agora ao Porto de Lisboa: a conferência realiza-se segunda-feira, dia 28 de Junho.
![]() |
Porto de Aveiro com resultado histórico nos primeiros cinco meses de 2021
O Porto de Aveiro obteve o melhor resultado de sempre nos primeiros cinco meses do ano. O movimento de mercadorias atingiu 2,3 Milhões de toneladas, mais 4,72% face ao anterior máximo registado para o mesmo período, que sucedeu em 2019.
![]() |
PORTO DE AVEIRO
APA abre concurso para escolha de projectista na reabilitação da avenida do terminal bacalhoeiro
Aberto concurso para a escolha do gabinete projetista que vai ficar responsável pela elaboração do projeto de reabilitação da avenida marginal, no terminal bacalhoeiro, na Gafanha da Nazaré. Primeiro passo efectivo que irá conduzir à concretização da obra de renovação daquela via.
Segundo adianta o site Notícias de Aveiro, a Administração do Porto de Aveiro destina 55 mil euros para esta fase do trabalho.
![]() |
Porto de Setúbal reabilita docas de Pesca e das Fontainhas
A APSS-Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA concluiu, este mês, duas intervenções nas infraestruturas das docas de Pesca e das Fontainhas. Na primeira, a pintura do pavimento do molhe nascente e, na segunda, a reabilitação dos passadiços interiores.
No molhe nascente da Doca dos Pescadores, a intervenção consistiu na pintura da delimitação e numeração dos espaços para aprestos marítimos, redes e contentores de aprestos de pesca, bem como na delimitação das zonas de ganchorra e cerco, num investimento total de cerca de 7,2 mil euros.
![]() |
DIA DO PORTO DE SINES
Conferência internacional disponível em vídeo, na web
A 18 de junho, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) organizou um webinar e conferência internacional para assinalar o "Dia do Porto de Sines". O complexo portuário, industrial e logístico de Sines nasceu em 1971 com a publicação do Decreto-Lei n.º 270/71, que constituiu o Gabinete da Área de Sines, e após cinquenta anos assiste-se a um mundo diferente e em constante mudança.
![]() |
JOSÉ LUÍS CACHO E O FUTURO DO PORTO DE SINES:
«Continuaremos empenhados em seguir na linha da frente»
O Presidente do Conselho de Administração da APS abriu os trabalhos do webinar e da conferência internacional que, a 18 de Junho, assinalaram o "Dia do Porto de Sines".
Depois de curta viagem pela história, com ancoradouros nas etapas mais significativas do Porto de Sines, o líder da APS enfatizou o papel fulcral do Porto de Sines: “No centro deste complexo industrial e logístico, o Porto de Sines chama a si o papel de elo fulcral de ligação entre os stakeholders, promovendo e dinamizando a actividade industrial”.
![]() |
NUNO MASCARENHAS:
Sines é «verdadeiro ecossistema» com «papel estratégico no país»
Nuno Mascarenhas, Presidente da Câmara Municipal de Sines, foi um dos oradores de destaque do evento’‘Imagine Sines: Sustentabilidade e inovação conectando o futuro‘, ocorrida a 18 de Junho. O autarca enfatizou o crescimento da região em termos sócio-económicos, muito à boleia da gradual evolução da infra-estrutura portuária. Agora, a região, que tem um «papel estratégico para o país», vive um «período de enorme transformação», inigualável em mais de cinco décadas. Um novo ciclo se inicia.
![]() |
Contentores atingem 742 mil TEU até Março e sobem 10% face ao primeiro trimestre de 2020
Nos primeiros três meses de 2021, a movimentação de contentores nos portos do Continente cresceu +10% face ao mesmo período de 2020: um total de 742 mil TEU foram movimentados, traduzindo esse valor um aumento homólogo de +67,2 mil TEU. Sines foi crucial nesta evolução.
![]() |
Porto de Aveiro mantém record de tonelagem e excede em 4% valor registado em 2020
De acordo com dados compilados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), o Porto de Aveiro voltou a mostrar-se no topo da sua forma, ao bater novamente recordes de movimentação de tonelagem no primeiro trimestre de 2021, excedendo em 4% o valor máximo, fixado em 2020.
![]() |
Bandeira Portuguesa melhora posicionamento no Port State Control
Graças ao bom cumprimento das Convenções Internacionais pelos navios que arvoram a Bandeira Portuguesa, Portugal, em 2020, subiu dois lugares e acaba de progredir nas estatísticas do Memorando de Entendimento (MoU) de Paris sobre desempenho dos Estados de Bandeira, dentro desta importante região de Port State Control (PSC).
A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), enquanto Administração Marítima Nacional, congratula-se por este resultado e agradece o esforço de todas as partes envolvidas, desde logo, os próprios Inspetores de Bandeira da DGRM, a Comissão Técnica do RIN-MAR, as Organizações Reconhecidas com protocolo assinado com Portugal e os próprios Armadores.
![]() |
PEDRO NUNO SANTOS
Porto de Sines «vai ser parte da mudança de paradigma» no sector energético
O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse esta sexta-feira, 18 de Junho, que o Porto de Sines “vai ser parte da mudança de paradigma em Portugal e na Europa” no sector energético, assim como foi capaz de “se desenvolver” ao longo dos anos, atraindo “outro tipo de actividades”.
Pedro Nuno Santos falava na sessão de encerramento da conferência “Imagine Sines: Sustentabilidade e inovação conectando o futuro”, no âmbito do 50.º aniversário do Porto de Sines, que se assinalou esta sexta-feira.