Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
OPORTUNIDADE - EMPREGO - SINES
Gestor de Transhipment – (Segmento Marítimo) - (m/f)
A oferta de emprego vem de organização internacional focalizada no transporte marítimo, que, no seguimento da sua estratégia de crescimento para Portugal, pretende recrutar para a sua delegação de Sines um Gestor de Transhipment.
![]() |
AICEP fica sob a tripla tutela dos Ministérios da Economia, dos Negócios Estrangeiros e das Finanças
A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) vai ficar sob a alçada do ministro da Economia e do Emprego, mas a definição das suas orientações e o acompanhamento da sua execução serão feitas em articulação com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas. Isto sem prejuízo das competências legais já atribuídas ao ministro das Finanças e ao Conselho de Ministros, segundo a nova lei orgânica do Governo.
![]() |
Empresários chineses visitam Sines
Mais um grupo de empresários chineses visitou o Porto de Sines no dia 08 de Julho, com o objectivo de verificar as condições de utilização desta infra-estrutura portuária e da sua Zona de Actividades Logísticas.
Foram estudadas as vantagens de utilização dos serviços regulares ao Extremo Oriente, Américas e Europa e o respectivo posicionamento de Sines no cruzamento destas rotas, utilizando os navios porta-contentores de última geração cujas fortes economias de escala permitem obter cadeias logísticas mais competitivas.
![]() |
PORTO MONIZ
Barcos de recreio passam a dispor de melhores condições de atracação
O porto de Porto Moniz dispõe a partir de agora de um pontão com 48 metros de extensão, que visa failitar a atracção de embarcações de recreio nesta infra-estrutura portuária do Norte da Madeira. O investimento de 75 mil euros da APRAM mereceu a visita da secretária que tutela o sector, Conceição Estudante, que salientou a importância desta nova infra-estrutura de apoio às pequenas embarcações, como forma até de potenciar o turísmo nautico na Costa Norte da Ilha.
![]() |
Linha Tarros reforça oferta no porto de Setúbal
A Linha de Serviço Regular Tarros aumentou a sua oferta no Porto de Setúbal, em Junho, com uma ligação ao porto de Mersin, na Turquia, porta de entrada do Mediterrâneo para o Oriente. Deste modo, a Tarros passa a ligar regularmente, no sentido Leste, desde o porto de Setúbal, os portos de La Spezia e Salerno (Itália). Piraeus (Grécia), Istanbul e Mersin (Turquia), e, para Oeste, desde Mersin, os portos de Alexandria (Egipto), Nápoles e La Spezia (Itália), Casablanca (Marrocos), e Setúbal.
![]() |
VALENTE DE OLIVEIRA:
«Cidades e regiões perspicazes precisam de portos inteligentes»
Na sequência das edições anteriores, realizadas em Aarhus e Génova, a terceira reunião de Clusters da Auto-Estradas do Mar (MOS) decorreu em Madrid no início de Junho com a participação do Coordenador Europeu para as auto-estradas do mar, Luís Valente de Oliveira. No seu discurso, Valente de Oliveira destacou que, tendo em conta a forte complementaridade entre o transporte terrestre (Rodoviário e ferroviário) e o marítimo, os portos e os futuros corredores multimodais constantes da Rede Europeia de Transportes (RTE-T) devem estar devidamente interligados. Valente de Oliveira sublinhou ainda que as relações entre as Administrações locais e nacionais com as Administrações Portuárias assumem um papel fundamental no contexto de planeamento urbano e do território bem como na procura de soluções mais eficientes. "Cidades e regiões perspicazes precisam de portos inteligentes", concluiu o coordenador.
![]() |
Sagres deixa o Funchal rumo a Cabo Verde
O porto mais visitado pela Sagres foi o Porto do Funchal, onde quarta-feira este navio-escola da Marinha Portuguesa findou a sua trigésima terceira escala neste porto, após uma estadia de seis dias, quando o navio esteve aberto à população e a outras iniciativas oficiais mais restritas.
O último dia foi dedicado a dezenas de jovens da região que tiveram a oportunidade de viajar ao largo da costa sul da Madeira naquele que é considerado um dos mais belos veleiros do mundo.
![]() |
ATÉ DOMINGO, EM AVEIRO
Feira Internacional de Sal
Até domingo, 10 de Julho, o Largo do Rossio, em Aveiro, recebe mais uma edição da Feira Internacional de Sal. O certame visa promover o sal artesanal de Aveiro, conta com 14 expositores e promete novidades.
![]() |
CE investiga ajudas do Estado espanhol à aquisição de navios
A Comissão Europeia abriu, a 1 de julho de 2011, uma investigação sobre financiamento do Estado espanhol à compra de navios, através de benefícios fiscais. Em causa está a compatibilidade com as regras comunitárias relativas aos auxílios estatais. Segundo um comunicado da Comissão, "o plano permitiria as companhias de navegação em certas condições, a compra de navios a preços 20 a 30% inferior ao de mercado".
![]() |
62 MARINHEIROS PERDERAM A VIDA NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS
Pirataria: escala de violência em crescendo
Gangues somalis estão a elevar a pirataria a uma escala industrial - o número de marítimos mortos tem aumentado. 62 marinheiros perderam a vida nos últimos quatro anos, por meio de assassinato deliberado por piratas, o suicídio durante o período de cativeiro, a morte por desnutrição e doenças, a morte por afogamento, ou insuficiência cardíaca logo após o sequestro ", disse a organização SaveOurSeafarers SOS.
Os piratas estão a recolher milhões de dólares em resgates, são cada vez mais violentos, e capazes de ficar no mar por longos períodos e em todas as condições meteorológicas utilizando navios mercantes capturados como naves-mãe.
![]() |
PIRATARIA MARÍTIMA
Wallenius terá guardas em navios que atravessam áreas de risco
Perante o crescimento de acções piratas no Golfo de Aden e em rotas no leste de África, o armador sueco Wallenius Wilhelmsen Lines tomou uma decisão defensiva: colocará guardas armados nos seus navios que percorrem tais regiões, para os proteger de qualquer ataque. A decisão foi tomada logo depois de o governo sueco elaborar um estudo sobre a segurança dos navios que operam sob sua bandeira, questionando se estes deveriam ou não incluir guardas armados no seu corpo de funcionários.
![]() |
COMEÇA HOJE EM PENICHE, E VAI ATÉ 17 DE JULHO
XII edição do Festival Sabores do Mar
De 8 a 17 de Julho, Peniche acolhe a XII edição do Festival Sabores do Mar e a II edição da ExpoPeniche, iniciativas de divulgação da gastronomia, das actividades económicas e da cultura locais. A oferta gastronómica terá como ”Rainha da Festa” a famosa sardinha de Peniche.
![]() |
Contentores crescem 10% em Leixões
O movimento de contentores no porto de Leixões cresceu 10% no primeiro semestre, em termos homólogos, anunciou a empresa concessionária. Em Junho o TCL movimentou 44 945 TEU (mais 8% que no mesmo mês de 2010) e com isso elevou para 256 053 TEU o resultado acumulado do primeiro semestre. Depois de um primeiro trimestre muito forte, em que cresceu 8% e em que fixou um novo recorde mensal da concessão (em Março), o TCL logrou manter a boa performance, e até acelerar o ritmo.
![]() |
A PARTIR DA PLATAFORMA DE CACIA
CP Carga transporta primeira carga de madeira com destino a Zaragoza
A CP Carga S.A. efectuou, no passado dia 20 de Junho, o primeiro comboio internacional de madeira, do cliente TorrasPapel, a partir da Plataforma de Cacia, com destino a Zaragoza. Esta remessa contou com uma composição de 20 vagões com 780 Toneladas Líquidas. A perspectiva de transporte é assegurar a realização de 1 comboio/semana durante os próximos 3 anos.
![]() |
Escola Europeia de SSS organiza primeiro «LIFE Rail» para portugueses
Promover a integração das soluções ferro-marítimas nas cadeias logísticas é o objectivo do curso “LIFE Rail”, promovido pela Escola Europeia de Short Sea Shipping. A primeira edição dedicada aos portugueses está agendada para Novembro.
A exemplo do que acontece com os cursos sobre o SSS e as AEM, o curso “LIFE Rail” será ministrado a bordo de um comboio, no caso uma composição (de passageiros) da FEVE (Ferrocarriles Españoles de Via Estrecha), numa viagem entre Bilbau e Saragoça.
![]() |
Como serão os contentores em 2060?
Como serão os contentores em 2060? O que o Homem quiser, não? Sim, porque os transportes modernos são-no graças à imaginação, criatividade e espírito inventivo do ser humano.
A CARGOTEC, através do Projecto PORT2060, abre a discussão sobre o tema. Leia, veja o vídeo, participe na discussão. A Sandra já o fez...
![]() |
Assegurada a vigilância das praias de Ílhavo
A Câmara Municipal de Ílhavo, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, a Administração do Porto de Aveiro (APA) ea Associação dos Concessionários de Praia da Beira Litoral assinaram, ao final da tarde de anteontem, um protocolo de colaboração para a vigilância das praias da Barra e Costa Nova. As quatro entidades vão repartir responsabilidades, no sentido de colmatar a falta de concessionários em algumas praias.
![]() |
Embaixada Britânica de visita ao Porto de Sines
No passado 1 de Julho, o Porto de Sines recebeu uma visita da Embaixada Britânica. A comitiva mostrou-se particularmente interessada no posicionamento de Sines à escala internacional, principalmente no que respeita as ligações directas desta infra-estrutura portuária aos principais mercados internacionais, que recentemente passaram também a incluir a América do Sul (Brasil).
![]() |
PORTIMÃO
Centro do Mar abre em 2013 se chegarem fundos
O Porto Cruzeiro na cidade de Portimão pode ter em 2013 um Centro do Mar, projecto camarário com o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), que terá um investimento de cinco milhões de euros.
"O Centro do Mar é um projecto com que nos candidatámos aos fundos comunitários. O investimento são cinco milhões de euros, com uma parceria entre a Câmara e o IPTM e os fundos comunitários deverão garantir dois milhões de euros", disse o presidente da Câmara de Portimão, Manuel da Luz, à Lusa.
![]() |
O escafandro que transforma homens em peixes
Os humanos já provaram ser bons a imitar o que os outros animais fazem. Aprendemos a voar como os pássaros, trepar como os macacos e perfurar como as toupeiras. Os únicos que ainda não conseguimos imitar são os peixes. A invenção das botijas de ar comprimido permitiu-nos respirar debaixo de água, mas não a grandes profundidades.
Por causa da nossa incapacidade em resolver alguns problemas técnicos, mergulhar abaixo dos 70 metros ainda é, quase sempre, extremamente perigoso.