Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
União Europeia altera o sistema das estatísticas turísticas
A União Europeia informou ter adoptado recentemente a nova regulamentação 692/2011 referente às estatísticas europeias sobre turismo, com o objectivo de fornecer informação de forma mais rápida e harmonizada comparativamente com a directiva 95/57.
![]() |
Porto de Sines recebeu Galp Energia e Petrobras
A Administração do Porto de Sines (APS) recebeu, no dia 2 de Agosto, uma delegação da Galp Energia e da Petrobras, liderada pelo Presidente Executivo da petrolífera portuguesa, Manuel Ferreira de Oliveira. A comitiva foi recebida por Lídia Sequeira e João Franco, respectivamente Presidente e Vogal do Conselho de Administração da APS.
![]() |
TURISMO EM PORTUGAL
Receitas crescem 155 milhões
Os turistas estrangeiros deixaram em Portugal receitas turísticas de 1.924 milhões de euros nos primeiros quatros meses de 2011. Os valores foram anunciados a semana passada pelo Turismo de Portugal e mostram que em relação ao mesmo período do ano passado, revelam um aumento de 8,7%, ou seja, mais de 154,7 milhões de euros.
As receitas do turismo aumentaram até abril deste ano, cerca de 155 milhões, resultados estes que ampliam em 16,4% o saldo positivo da balança turística, confirmando o crescente contributo do setor turístico para a economia nacional, revela o comunicado do Turismo de Portugal.
![]() |
Nadadores salvadores podem ficar isentos de propinas
Os estudantes universitários que queiram ser nadadores salvadores podem ter acesso a propinas reduzidas ou até ficar isentos, de acordo com as recomendações do grupo de trabalho criado para delinear uma estratégia integrada de prevenção e segurança balnear. Segundo o relatório final deste grupo de trabalho, a que a Lusa teve acesso, para cativar os jovens para a atividade de nadador salvador é igualmente recomendada a criação de uma época especial de avaliação para estes estudantes.
![]() |
FUTURO DOS ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO
Manutenção de iates de luxo? Ou infra-estruturas para energias renováveis?
A reparação de mega e super iates - embarcações a partir de 24 metros - pode ser uma das alternativas para ajudar a viabilizar os Estaleiros Navais de Viana Castelo (ENVC). A notícia é do "Jornal de Negócios". Já o "Diário Económico" avança outra hipótese: construção de infra-estruturas para energias renováveis.
![]() |
ESPO
Projecto PPRISM concluído até ao final do ano
O projecto PPRISM, desenvolvido pela ESPO e apoiado pela Comissão Europeia, deverá estar concluído no final de 2011, fornecendo um painel de performances do sector portuário que medirá as tendências no setor a nível europeu.
Com este projecto, a ESPO pretende criar uma cultura de verificação de desempenho, reportando relatórios no sector, o que está longe de se verificar actualmente. Como tal, o PPRISM não olha para o desempenho de cada porto e dos seus terminais, mas sim concentra-se no desempenho do sistema portuário como um todo, verificando o desempenho global além da mera análise das toneladas e dos passageiros movimentados.
![]() |
POLÍCIA MARÍTIMA LEVANTA 33 AUTOS DE NOTÍCIA EM 2011
Pescadores açorianos cometem «infracções involuntárias»
Das 142 acções de fiscalização à actividade piscatória que as Capitanias de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória efectuaram até final de Junho deste ano, 33 resultaram em autos de notícia. O responsável pela autoridade marítima nesta zona de intervenção, refere ser o “desconhecimento” e a “iliteracia” da classe profissional que leva os pescadores a cometerem “infracções involuntárias”.
![]() |
Contentores Fashion
Contentores marítimos remodelados – já tinha ouvido falar? Já viu algum? Acha a ideia bizarra? Pois bem, eles existem mesmo, por vezes albergando lojas afamadas, noutros casos servindo para habitação económica.
![]() |
Viver em contentores com estilo e elegância
O contentor, conhecido pelo uso em obras e transporte de cargas, possui várias outras aplicações, algumas extremamente inusitadas e desconhecidas do grande público. Vejam estas ideias de usos em design, engenharia e arquitetura!
Em vários países do mundo o uso dos contentores é muito comum. A proposta é utilizada no exterior, principalmente em países com tradição portuária e ajuda a solucionar problemas de sustentabilidade e de habitação.
![]() |
APRESENTAÇÕES DISPONÍVEIS NA WEB
Workshops do Projecto de intermodalidade E-80, do programa Marco Polo II - Aveiro, 28 de Julho
Já se encontram disponíveis na web os ficheiros pdf de suporte às intervenções efectuadas nos dois workshops do projecto “Intermodality E-80”, que decorreram em Aveiro a 28 de Julho do corrente ano. Apresentações de Rui D’Orey, CEO da “Horizon View”; José Antonio Vilán Costas, Accounting Manager da “Visual Trans”; Ideias e Conclusões do 1.º Workshop. Grupo de Trabalho 1; e Ideias e Conclusões do 1.º Workshop. Grupo de Trabalho 2.
![]() |
PORTO DE SETÚBAL
Assinado contrato da Obra de Cobertura do Edifício do Cais 3
A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA e a Blocotelha, Lda. assinaram, no dia 20 de Julho, o contrato para a empreitada de “Concepção e execução de cobertura autoportante sobre o edifício do Cais 3”, numa cerimónia que decorreu no edifício sede da APSS. Assinaram o documento o Presidente e Vogal do Conselho de Administração, Engº Gouveia Lopes e Dr. Francisco Gonçalves, respectivamente, e um representante da empresa Blocotelha.
![]() |
Potencialidades e ineficiências da intermodalidade E-80 discutidas no Porto de Aveiro
No âmbito do projecto ‘Intermodality E-80’, coube à Administração do Porto de Aveiro levar a cabo dois workshops que tiveram como objectivo, segundo Luís Ferreira, da Universidade de Aveiro e moderador das sessões, “promover a articulação entre os diferentes operadores na promoção do transporte marítimo de curta distância”.
Estes workshops surgem no âmbito do projecto E80, dividido em três linhas de trabalho, sendo que a linha que coube ao Porto de Aveiro desenvolver foi a da promoção do Short Sea Shipping. “Procuramos fazer a articulação entre os diferentes agentes e procurar saber quais os factores críticos que emergem para tornar viável a criação de condições para o transporte marítimo de curta distância”, referiu Luís Ferreira.
![]() |
ATÉ 2 DE AGOSTO
«SAGRES» em Ponta Delgada
O N.R.P. “Sagres” está em Ponta Delgada, até 2 de Agosto, atracado no cais das Portas do Mar. Após a escala em S. Miguel, o navio praticará o porto da Horta, no Faial, de 03 a 06 de Agosto.
![]() |
AEP relança directório de empresas exportadoras
Procurando afirmar-se como agregador multissectorial para a internacionalização, a Associação Empresarial de Portugal (AEP) está a ultimar uma nova edição do directório de empresas exportadoras portuguesas, intitulado "Exportar para expandir".
A editar em suporte digital e posteriormente online, a versão 2011 do directório reúne informação sobre cerca de 600 empresas nacionais, de vários sectores de actividade, dando conta dos seus produtos e serviços, principais mercados de exportação, e respectivas marcas e representações. A apresentação deverá ocorrer no início do quarto trimestre.
![]() |
PORTO DE LEIXÕES
Mercadorias movimentadas pela ferrovia registaram um aumento de 60%
O movimento de mercadorias por via ferroviária no Porto de Leixões cresceu 60% no primeiro semestre de 2011, em relação ao período homólogo de 2010. Num semestre em que atingiu um novo valor recorde no volume de mercadorias exportadas, o Porto de Leixões atingiu as 175 mil toneladas de mercadoria movimentada por ferrovia, comprovando a crescente intermodalidade daquela estrutura portuária.
![]() |
NO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO
Porto de Lisboa reduz passivo em 8,6M€
Durante o primeiro semestre de 2011, a APL – Administração do Porto de Lisboa, reduziu o seu passivo remunerado em cerca de 8,6 milhões de euros, o que corresponde a um decréscimo de 5,9 por cento.” Este facto merece realce, não só por traduzir uma inversão da tendência em relação a anos anteriores, mas sobretudo por estar inserido num contexto de forte investimento (até Junho foram investidos cerca de 6,5 milhões de euros)” anunciou aquela infraestrutura portuária.
![]() |
HOJE, 28 DE JULHO
Aveiro debate projecto de intermodalidade E-80, do programa Marco Polo II
O Porto de Aveiro leva a efeito hoje, quinta-feira, 28 de Julho, dois workshops do projecto “Intermodality E-80”, que se insere no Programa Marco Polo II, no âmbito das medidas de aprendizagem comuns.
Os grupos de trabalho envolvidos no projecto - e nos quais participam os principais stakeholders da cadeia logística de transporte -, preconizam, em termos globais, a promoção da integração do transporte marítimo de curta distância (SSS – Short Sea Shipping) em serviços porta a porta, como uma alternativa que pode ser competitiva relativamente à utilização unimodal do transporte rodoviário no corredor E-80.
![]() |
NO SEMESTRE
Porto de Setúbal cresce 3,7%
No primeiro semestre, o Porto de Setúbal cresceu 3,7% no movimento de mercadorias, comparativamente ao período homólogo de 2010, tendo operado cerca de 3,5 milhões de toneladas, das quais cerca de 1,9 milhões de toneladas corresponderam a exportações, ou seja 55% desse volume.
![]() |
PRIMEIRO SEMESTRE DE 2011
Horizon View cresce 17%
A Horizon View, detentora da Orey Shipping, Atlantic Lusofrete, Storkship, Mendes & Fernandes e com uma joint-venture com a CMA-CGM, alcançou no primeiro semestre deste ano vendas na ordem dos 20,5 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 17% face a idêntico período de 2010.
![]() |
LISBOA
Autoridade de Transportes cria website
A Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa (AMTL) já está online. A página web da AMTL, recentemente construída, dispõe de diversas áreas para consulta, não só relativamente à estrutura orgânica desta entidade, como também da legislação em vigor, protocolos estabelecidos, contratação pública, concessões e documentos orientadores. Além disso, dispõe ainda de uma rúbrica dedicada a notícias e ligações aos sites do Transporlis e de todos os operadores públicos e privados da área metropolitana de Lisboa.