Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Aprovada «candidatura de emergência» para praia de Moledo

O Secretário de Estado do Ambiente aprovou uma "candidatura de emergência" para a intervenção de reposição e reforço do cordão dunar em Moledo, Caminha, anunciou o presidente da Administração Regional Hidrográfica do Norte (ARHN).
 

Apresentada proposta de criação de duas novas praias em Vagos

O Município de Vagos pretende criar mais duas praias no concelho, para além das três já existentes: uma entre as praias do Areão e do Labrego e a outra entre a Praia da Vagueira e a Costa Nova (Ílhavo).

O CANAL DO PANAMÁ E OS NAVIOS TIPO «PANAMAX»

Presente e futuro

Os navios têm a bordo câmaras de monitoramento nos seus costados, que permitem a vigília a bordo nas travessias e operações no interior das eclusas (canal lock chambers). As movimentações dos navios dentro delas são realizadas por tracção externa, onde máquinas locomotoras sobre trilhos, percorrem em paralelo as eclusas rebocando os navios, uma vez que é vedada a tracção através de hélices, que alterariam de forma extremamente arriscada tanto o calado da embarcação, como a estabilidade lateral e longitudinal da embarcação quando naquele espaço confinado.

AMPLIAÇÃO DO CANAL DO PANAMÁ

Tráfego passará de 13 mil para 19.600 navios por ano

Com as obras de ampliação, o Canal do Panamá, que actualmente tem 80 km de comprimento e um tráfego de cerca de 13 mil embarcações por ano, ficará dotado com uma capacidade de trânsito de 19.600 navios e uma capacidade de carga de 600 milhões t – estimativas para 2025.

NAVEGUE PELO RIO FORMOSO EM FLASH

Mapa do Douro

Navegue pelo Rio Douro, em FLASH, navegação disponibilizada pela "Douro Azul". Conheça os encantos do rio formoso, do rio fantástico, do rio com belezas que não cabem na paleta de adjectivos disponíveis.

DIA DA INTERNACIONALIZAÇÃO - 15 DE NOVEMBRO, NA EXPONOR

«Exportar mais, melhor e saber diversificar»

O destaque e a representatividade do Dia da Internacionalização no mundo empresarial têm contribuído para aumentar a notoriedade e importância deste evento. A 3ª edição desta acção, de periodicidade anual, organizada pela AICEP em parceria com a AEP, será subordinada ao tema “exportar mais, melhor e saber diversificar” e terá lugar na Exponor no dia 15 de Novembro.

Ormuz, o estreito do medo

E se o Irão fechasse o Estreito de Ormuz? O receio de um bloqueio desta via marítima estratégica, pela qual passa 40% do petróleo exportado pelo Médio-Oriente, ressurge sempre que aumenta a tensão naquela zona do globo, como é o caso actualmente, a propósito da questão nuclear iraniana.

CONSERVEIRA DE LISBOA

Falta de qualidade do atum impede-a de vender mais

Nos últimos anos, podia ter sido transformada num balcão de um conhecido banco internacional, não fosse a teimosia de Regina Ferreira em manter aberto o negócio de família. A Conserveira de Lisboa foi fundada em 1930, mas a conquista de clientes de outros pontos do globo é uma página recente dos seus 80 anos de história. Ao contrário de outros negócios, esta conserveira não vende mais porque não tem produto suficiente. Porque clientes é coisa que não lhe falta.

 

OFERECENDO TAXAS ATRACTIVAS

Aveiro incentiva Ro-Ro e linhas regulares

O Porto de Aveiro (APA, S.A.) decidiu manter, em 2012, o valor das taxas de movimentação portuária praticadas em 2011. Esta medida é acompanhada por uma redução de 40% da TUP/Navio para os navios Ro-Ro; já quanto à redução vigente, em 5%, da TUP/Navio aplicável aos navios em serviço de linha regular, a redução passa, no próximo ano, para os 10%.

POSIÇÃO DO IPTM

Portimão quer receber mais cruzeiros

A propósito da notícia "Portimão quer receber mais cruzeiros", recebemos da presidência do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), a seguinte nota, com pedido de divulgação:
"Fazendo referência à notícia Portimão quer receber mais cruzeiros, informamos que o IPTM, na sua qualidade de gestor do referido porto, desconhece o assunto noticiado e não esteve presente em qualquer reunião sobre esse tema".
 

SINDICATO CENTENÁRIO PROMOVE HOJE DISCUSSÃO DO TRANSPORTE MARÍTIMO

Conferência «O Transporte Marítimo na Política do Mar»

Integrada nas comemorações do Centenário do Sindicato dos Oficiais e Engenheiros Maquinistas da Marinha Mercante – SOEMMM, e com o apoio do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos e da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, realiza-se hoje, dia 11, no Auditório do IPTM em Paço de Arcos, a conferência “O Transporte Marítimo na Política do Mar”.

PORTO DE FARO

Maior carregamento do ano de alfarroba triturada

No passado dia 9, partiu do Porto de Faro com destino a Glasson Dock o n/m ARKLOW SURF carregado com 2.000tons de alfarroba triturada. A salientar o facto de se tratar do maior carregamento do ano deste tipo de carga.

Exportações de bens já pagam 74% das importações

As exportações portuguesas abrandaram o ritmo de crescimento, mas ainda assim avançaram mais de 10% em termos homólogos. Bárbara Marques, do Millennium bcp, realça que o forte dinamismo das exportações por oposição ao das importações, dará este ano um forte contributo para um reequilíbrio do défice externo e salienta que os destinos fora da UE já explicam 25% das exportações. A economista avisa, contudo, que há algumas nuvens no horizonte que é preciso analisar com cuidados nos próximos meses. Rui Bernardes Serra, do Montepio, diz que apesar da ligeira degradação na frente externa, Setembro registou o mais baixo défice externo desde Julho de 2004. Ambos os economistas esperam um contributo positivo da frente externa para o crescimento da economia no terceiro trimestre.

Almada quer acolher as celebrações do dia da Marinha em 2012

A Câmara Municipal de Almada lança o convite à Marinha portuguesa para celebrar o dia da Armada em 2012 no concelho. No 75º aniversário das instalações da Escola Naval da Marinha no Alfeite, que teve lugar no passado sábado com um desfile do Batalhão do Corpo de Alunos, a presidente da Câmara Municipal de Almada, Maria Emília de Sousa, considera que a permanência da Escola Naval da Marinha na base do Alfeite contribui para o “desenvolvimento sustentável e solidário do concelho”.

APSS evidencia-se pela positiva no ranking do SEE

Foi recentemente publicado o 1º Anuário do Sector Empresarial do Estado, relativo ao ano de 2010, no qual a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA se destaca por ser uma das empresas com maior quantidade de indicadores económico-financeiros favoráveis, entre os dez agregados no anexo III do estudo.

PORTS DE PARIS

1.º porto fluvial europeu

No primeiro semestre de 2011, "Ports de Paris" registou um crescimento de 7,7% do tráfego de mercadorias por via marítima na Ile-de-France. O tráfego de contentores esteve também em alta, no mesmo período, com uma subida de 17,7%. Resultados que alcandoram a empresa ao primeiro lugar no ranking dos portos fluviais europeus, no que reporta ao transporte fluvial.

PESCA

Projectos nacionais destacados pela UE

Portugal vai estar presente numa conferência promovida pela Comissão Europeia subordinada ao tema do desenvolvimento sustentável das zonas pesqueiras. Na reunião vão ser destacadas e debatidas 30 iniciativas indicadas como exemplos de boas práticas, três das quais são de autoria portuguesa.
A conferência promovida pela FAR-NET Support Unit (FSU) vai decorrer em Bruxelas esta quinta e sexta-feira sob o tema "Futuro Sustentável para as Áreas Piscatórias". Três projectos portugueses do norte e sul do país foram distinguidos pela organização, para constarem da lista de boas práticas na área das pescas.

APDL assina acordo com «Portos da Venezuela»

No âmbito da recente visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros à Venezuela, a APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões assinou um Memorando de Entendimento com a BOLIPUERTOS - Empresa Bolivariana de Portos da Venezuela, no passado dia 1 de Novembro.

VÍDEO

Acordo APDL/BOLIPUERTOS

O acordo entre a APDL e a Bolipuertos mereceu destaque no portal desta empresa venezuelana. Leia a notícia e veja o vídeo referente à cerimónia protocolar.

APSS repara juntas de dilatação do Viaduto da Cachofarra

A APSS iniciou esta segunda-feira, 7 de Novembro, a “Empreitada de reparação das juntas de dilatação do Viaduto da Cachofarra, no Porto de Setúbal”. De forma a potenciar a gestão da obra e reduzir incómodos, a APSS aconselha a que, durante a intervenção, o tráfego de viaturas ligeiras seja feito, preferencialmente, pela Estrada da Graça, prevendo-se, contudo, não haver necessidade de cortes de trânsito na primeira semana dos trabalhos.

Total: 5972
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 [247] 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299