Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
PORTO DE SETÚBAL
Linha NYK leva veículos VW para a China
O Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal vai iniciar, a partir de hoje, 29 de Novembro, com a escala do navio “Themis Leader”, do operador de transporte marítimo NYK LINE, embarques quinzenais para exportação de viaturas fabricadas na Autoeuropa para o Extremo Oriente, nomeadamente, para os portos chineses de Shanghai e Tianjin Xingang.
![]() |
FIGUEIRA DA FOZ
Porto quer atingir 1,70 milhões de toneladas
O porto comercial da Figueira da Foz, apesar da sua dimensão média, é um dos que regista maior crescimento a nível nacional, com uma sistemática subida do volume de mercadorias, dando assim razão aos que sempre pugnaram pela melhoria das infra-estruturas.
![]() |
Transitários nacionais empregam 3468 colaboradores
Os transitários nacionais empregaram, no último ano, um total de 3.468 colaboradores. Esta é uma das conclusões retiradas do último Ranking e Atlas dos Transitários, elaborado pela Logística Moderna.
Além desta conclusão, o documento mostra ainda que das 116 empresas participantes, 39 alcançou um volume de facturação entre os 2,5 milhões de euros e os 10 milhões, seguindo-se 29 empresas que se localizam entre os 500.000 e os 2,5 milhões. Com mais de 40 milhões encontram-se nove empresas.
![]() |
COM VÍDEO
Fernando Ribeiro e Castro faz a antevisão da «Lisbon Atlantic Conference»
Fernando Ribeiro e Castro faz a antevisão daquele que será provavelmente o maior congresso em Portugal sobre o mar, e uma importante referência futura da nossa identidade, sobordinado ao tema "Lisbon Atlantic Conference", que se realizará a 28 e 29 de Novembro, no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL).
Segundo o Presidente do Congresso e do Fórum da Economia do Mar, até ao momento estão inscritos cerca de 1.200 participantes, podendo subir até aos 1.400.
![]() |
Plano de Emergência responde bem a acidente simulado no Porto de Aveiro
O simulacro que no sábado de manhã testou a capacidade de resposta e a prontidão do Plano de Protecção e do Plano de Emergência do Porto de Aveiro “decorreu dentro do planeado”, disse ao Diário de Aveiro o comandante Armando Santos, que coordenou as operações. O exercício, designado de “Proseg Porto de Aveiro 2011” e promovido pela Administração do Porto de Aveiro, aconteceu a partir de um alarme lançado do Terminal de Granéis Líquidos (TGL), cerca das 9.30 horas. Era simulado, mas podia ser real: tinha acabado de acontecer um acidente seguido de explosão e incêndio nas instalações da empresa “Prio” e ainda num navio que se encontrava atracado no porto.
![]() |
CONFERÊNCIA DO MAR, ORGANIZADA PELO «EXPRESSO»
Governo fala em reformas na legislação do sector marítimo-portuário
O governo vai introduzir “várias reformas na legislação que regula o sector marítimo-portuário, revendo o regime e o papel que desempenha o Instituto Portuário dos Transportes Marítimos", anunciou esta sexta-feira o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira.
O “objectivo último”, explicou o governante, “é separar a actividade de regulação da actividade da gestão dos portos” em Portugal. “A actividade portuária deve ser assegurada pela iniciativa privada, mas regulada por poderes públicos, que garantam o desenvolvimento correcto dos serviços concessionados”, acrescentou o ministro da Economia, numa intervenção na Conferência do Mar 2011, organizada pelo jornal Expresso.
![]() |
PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ
Regulamento de Exploração da APFF publicado em Diário da República
Já foi publicado, em Diário da República ( 2.ª série, n.º 213, de 07 de Novembro de 2011), o Regulamento de Exploração da Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.).
Consulte o documento aqui.
![]() |
A 29 DE NOVEMBRO
Conferência do Projecto E-80 no Porto de Leixões
A conferência "O Corredor E-80 – Um Modelo de Território Logístico. O Projecto como factor de Transferência Modal", inserido no projecto Intermodalidade E-80 do Programa Marco Pólo II da União Europeia, vai decorrer no dia 29 de Novembro, pelas 09H30, no Auditório do Centro de Formação do Porto de Leixões, em Leça da Palmeira.
![]() |
Nazaré quer governo empenhado na sustentabilidade das pescas
O executivo nazareno volta a unir-se na defesa do equilíbrio das condições económicas dos profissionais de um sector vital para o concelho. Esta não é a primeira vez que a autarquia nazarena lança um alerta sobre as condições em que se encontram os que dependem das pescas para viver, sobretudo depois do aumento dos descontos do sector para a Segurança Social, com uma nova fórmula de cálculo que entrou em vigor no início do ano.
![]() |
VÍDEO
Portugal está a exportar mais, sobretudo para fora da União Europeia
No terceiro trimestre deste ano, as vendas para o exterior aumentaram 13 por cento face ao ano passado e o ritmo de crescimento das importações abrandou para 3,6%.
![]() |
Porto de Lisboa apresenta no Brasil programa inovador de gestão para acostagem de navios
No passado dia 7 de Novembro esteve em Brasília uma comitiva portuguesa para uma reunião de trabalho na sede da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). A comitiva, que foi recebida por Tiago Lima, Director da ANTAQ, era liderada por Luís Barroso, Vogal do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, sendo também constituída por Luísa Fragoso, Conselheira da Embaixada de Portugal em Brasília e por Pedro Ferreira, Administrador da Timestamp, empresa responsável pelo desenvolvimento do novo sistema de coordenação portuária do Porto de Lisboa (DS-PLAN, Docking Ships Planning – Space & Time Management).
![]() |
PORTO DE SINES
Terminal XXI recebe «MSC Rapallo» em viagem inaugural
O Terminal XXI do Porto de Sines recebeu, no dia 14 de Novembro, o porta-contentores “MSC Rapallo” em viagem inaugural. Com capacidade para transportar 13.050 TEU e exigindo um calado máximo de 16 metros, este navio está incluído no Lion Service, serviço regular da MSC - Mediterranean Shipping Company, que faz a ligação entre o Extremo Oriente e a Europa.
Saído no passado mês de Outubro dos estaleiros da Daewoo Shipbuilding, na Coreia do Sul, este “gigante dos mares” tem bandeira da Libéria, apresenta um comprimento de 365,8 metros, boca de 48,4 metros e Deadweight de 154.538 MT.
![]() |
PORTO DE FINES FOI ANFITRIÃO
Seminário «A Eurorregião EUROAAA e o seu papel na Europa do Mar»
A Administração do Porto de Sines recebeu no seu auditório, a 16 de Novembro, o seminário “A Eurorregião EUROAAA e o seu papel na Europa do Mar”, sob a coordenação da CCDR Alentejo. O encontro, organizado pela parceria Alentejo-Algarve-Andaluzia, que compõe a Eurorregião EUROAAA, desenvolveu-se com o objectivo de promoção das actividades relacionadas com o mar, recurso fundamental para as economias destas três regiões.
![]() |
Sindicato critica ausência de verbas para construção de porto na Trafaria
O Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul critica a ausência de verbas no Orçamento de Estado para a construção de um porto na Trafaria, após o desmantelamento da Doca de Pedrouços. «Neste momento, todo o Estuário do Tejo está sem um porto de abrigo com condições de dar guarida aquelas embarcações», afirmou o sindicalista Jorge Amorim.
Em declarações à TSF, Jorge Amorim adiantou ainda que «muitas das traineiras que descarregavam o pescado na Doca de Pedrouços hoje têm de vir a Setúbal ou Sesimbra descarregar aumentando os custos de produção».
![]() |
ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO
Venezuela desistiu de comprar ferry «Atlântida»
O Governo da Venezuela comunicou oficialmente à administração da Empordef que deixou de estar interessado na compra do ferry- boat "Atlântida".
A embarcação está à espera de destino desde 2009. Nessa altura, o Governo Regional dos Açores denunciou o contrato de compra, alegando que o ferry não atingia a velocidade que tinha ficado acertada.
![]() |
ESTA SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO
Semanário Expresso organiza Conferência do Mar 2011
O Expresso volta a organizar este ano o evento onde se discutem as mais-valias do mar: a Conferência do Mar 2011. Durão Barroso, Álvaro Santos Pereira e José Manuel Félix Ribeiro são os oradores principais da conferência do Mar, que o Expresso organiza a 25 de novembro. Manuel Pinto de Abreu, António Mexia, António Costa Silva e Nogueira Leite são outros oradores do evento.
![]() |
VÍDEO | TIAGO PITTA E CUNHA:
Mar deve ser aposta para o crescimento económico
Tiago Pitta e Cunha, especialista em assuntos marítimos, explica os faCtores essenciais ao desenvolvimento da economia do mar, em antecipação à Conferência do Mar 2011, do próximo dia 25 de Novembro.
![]() |
A exportação como caminho para a produtividade
Paulo Fernandes e Ricardo Salgado não têm dúvidas quanto à importância das exportações no crescimento económico.
“Só se sai da crise se as empresas se tornarem mais produtivas e as nossas ofertas nos mercados internacionais forem mais competitivas”. Quem o disse foi o presidente da Altri, Paulo Fernandes, que, dessa forma, estabeleceu uma relação causa-efeito entre a aposta nas exportações e o aumento da produtividade.
Essa aposta nos mercados externos, para o líder da Altri, acaba, muitas vezes, por ser mais uma necessidade do que uma escolha. “O mercado interno não vai existir nos próximos anos” lembrou Paulo Fernandes que logo concluiu: “portanto, é inevitável uma aposta na sobrevivência através da exportação”.
![]() |
MSC PORTUGAL - SINES
Oferta de emprego
A MSC Portugal (agentes de navegação) recruta, para o seu escritório em Sines: Transhipment Assistant (M/F).
Função: Coordenar e controlar as ligações de transhipment entre navios, bem como a documentação relativa às mesmas; estabelecer a ligação directa com todas as entidades envolvidas, minimizando o tempo de permanência dos contentores em porto.
![]() |
Criada a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM)
O Governo aprovou a 17 de Novembro, em Conselho de Ministros, a criação da Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM). Esta nova entidade resulta da fusão de competências da Direcção-Geral das Pescas e Aquicultura e do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos. A fusão e extinção de organismos está prevista no Programa de Redução e Melhoria da Administração Central, com o qual o Estado espera poupar, no próximo ano, cerca de 100 milhões de euros. Metade decorre de poupanças com pessoal, por via da passagem para a mobilidade.