Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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Fórum «Maria Scientia» aberto para discussão
No dia 19 de Janeiro foi formalmente aberto o Fórum de Discussão Online sobre Assuntos do Mar da Linha de Investigação em Assuntos do Mar (LIAM) do IEP-UCP.
O primeiro tema do Fórum, aberto à discussão até final de Fevereiro, é "Avaliação de Políticas e Programas para o Mar", e conta com moderação do Professor Gonçalo Carneiro, investigador e consultor na área de políticas marítimas, actualmente radicado na Suécia.
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TURQUIA
Colisão de cargueiros no Estreito do Bósforo
Um cargueiro colidiu esta sexta-feira, no Estreito de Bósforo, na Turquia, contra outros dois que estavam ancorados. A embarcação está em risco de se afundar e de derramar combustível.O cargueiro, com pavilhão da Serra Leoa, embateu contra dois porta-contentores durante a madrugada no mar de Marmara, à entrada do estreito do Bósforo, quando tentava manobrar para lançar a âncora, disse à agência Anatolia uma fonte da segurança costeira.
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PORTO DE LEIXÕES A REMAR CONTRA A MARÉ
2011 foi o melhor ano de sempre
O Norte exportador olha-se ao espelho do Porto de Leixões e recebe uma imagem muito lisonjeira. 2011, o ano zero da grande e terrível crise que ninguém sabe quando nem como acabará, foi o melhor ano de sempre daquela infraestrutura portuária. Até apetece citar o saudoso Fernando Pessa: "E esta, ein?!
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Pesca cresce nos portos de Setúbal e de Sesimbra
O volume de pescado transaccionado nos portos de Setúbal e de Sesimbra atingiu o total de 21,4 mil toneladas em 2011, uma marca 32% superior às 16 mil toneladas transaccionadas em 2010. A esta tonelagem de pescado correspondeu, em 2011, um valor de 26 milhões de euros, um crescimento de 5% face a 2010, ano em que o valor do pescado transaccionado se cifrou em 24,7 milhões de euros.
Deste volume, destaca-se a tonelagem de pescado transaccionada no Porto de Sesimbra, com um crescimento de 38% face a 2010, atingindo as 17,6 mil toneladas, sendo que, no Porto de Setúbal, se verificou um crescimento de 8%, com 3,8 mil toneladas.
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Porto da Figueira da Foz com novo recorde em 2011
Depois de em 2010 se terem movimentado no Porto da Figueira da Foz 1.615.891,18 toneladas de mercadorias, um recorde que deixava bem para trás a última melhor marca alcançada em 2007, a movimentação voltou a crescer em 2011, desta feita «na ordem dos 6%», adianta José Luís Cacho, sendo que os números definitivos serão divulgados em breve. O presidente da APFF (Administração do Porto da Figueira da Foz) afirma que tal se deve «à estratégia delineada, aos investimentos realizados na estabilização e melhoria do porto e, claro, aos projectos das empresas privadas».
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ALTA VELOCIDADE
Portos de Sines, Setúbal, Lisboa e Aveiro servidos via Salamanca
A aposta de Alta Velocidade portuguesa irá contemplar a ligação dos portos de Sines, Setúbal, Lisboa e Aveiro via Salamanca, deixando fora desta rede europeia, pelo menos para já, Leixões e Viana, deu a entender ontem em Bruxelas Carlo de Grandis, da Direcção-Geral de Mobilidade e Transportes da Comissão Europeia.
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Clientes a norte do Tejo mais perto do Porto de Setúbal
O Terminal Multiusos Zona 2 do Porto de Setúbal, concessionado à Sadoport, passou a receber, com uma frequência semanal, um comboio de contentores da CP Carga proveniente da Plataforma Logística de Cacia, com carga da Atlantic Lusofrete para exportação pela Linha Tarros.
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Há menos sardinha nos mares e os pescadores podem ter de recolher as redes
A sardinha existente nas águas que os portugueses costumam navegar está a diminuir. Um recente relatório dá conta da redução de 20% da quantidade de peixe adulto, ou seja, aquele que pode ser pescado. Por causa disso, a pesca de cerco ficou com a sua certificação suspensa. As associações de produtores têm agora 90 dias para apresentar soluções que permitam reverter a suspensão.
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ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO
Venezuela renegoceia contrato de aquisição de dois navios asfalteiros
Segundo declarações de fonte dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) à Lusa, o contrato de aquisição de dois navios asfalteiros pela Venezuela está a ser “renegociado” devido ao atraso que se verifica na sua construção, derivado da falta de aço.
“Verificou-se um atraso na construção, uma vez que o primeiro pagamento não foi aplicado pela anterior administração dos ENVC na aquisição do material necessário. Em função desse atraso, está a ser renegociado com a PDVSA o cronograma geral, estando previsto iniciar-se a construção dos dois navios ainda este ano e a entrega no prazo estipulado contratualmente”, acrescentou a mesma fonte.
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COMISSÃO DE TRABALHADORES DOS ENVC:
Se negócio com Venezuela não avançar será «crime»
A Comissão de Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) disse esta segunda-feira que se a construção de dois navios contratados pela Venezuela por 128 milhões de euros não avançar será um «crime».
«Se isso acontecer é um crime ainda pior do que o que foi o negócio com os navios para a Atlânticoline [Açores], que é um crime nacional, que devia envergonhar todos os políticos», apontou esta segunda-feira António Barbosa, no final de um plenário de trabalhadores.
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MAR
Portugal vai ter gabinete para investigar acidentes
Portugal vai ter um Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Marítimos para elaborar recomendações, apurar causas e recomendar melhorias na segurança, visando reduzir a sinistralidade com navios, uma tarefa que era do instituto portuário.
Fonte da Secretaria de Estado do Mar disse esta segunda-feira à agência Lusa que, com a transposição de uma directiva comunitária, Portugal "teve a obrigação de criar um organismo idêntico aos que já existem para a investigação de acidentes ferroviários e de acidentes com aeronaves".
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POEM EM DISCUSSÃO PÚBLICA NA FIGUEIRA DA FOZ
Reportagem videográfica integral disponível no YOUTUBE
Já se encontram disponíveis no Canal do Porto da Figueira da Foz no YOUTUBE, os vídeos reportando, na íntegra, a sessão pública temática relativa aos Transportes Marítimos e Portos inserida na discussão pública do POEM.
A reunião para discutir o Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo realizou-se na sede do Porto da Figueira da Foz (APFF), a 13 de Janeiro de 2011, numa iniciativa conjunta do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) e da Associação dos Portos de Portugal (APP).
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FIGUEIRA DA FOZ
Dois navios espanhóis retidos no porto por pesca ilegal
Mais de 20 mil quilos de pescado foram apreendidos quinta-feira, na Figueira da Foz, a dois navios espanhóis, por falta de autorização de pesca em águas portuguesas, disse fonte da GNR à Agência Lusa.
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Lobo Marinho em doca, portosantenses têm de utilizar o avião nas ligações inter-ilhas
O navio "Lobo Marinho", que assegura as ligações entre a ilha da Madeira e a ilha do Porto Santo entrou em manutenção há três dias, o que implicou que a empresa proprietária do navio tenha vendido nos últimos dias cerca de 300 viagens de avião, ao preço da passagem marítima, conforme é prática no mês de Janeiro.
Nesta altura do ano, o avião é o único meio de transporte que assegura as ligações da "ilha dourada" com o exterior, excepto na parte de mercadorias, onde a Porto Santo Line, PSL, colocou o Funchal 5 para assegurar uma ligação semanal.
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Porto de Setúbal aposta nas universidades para dinamizar actividade
O Porto de Setúbal pretende apostar nas relações com as instituições de ensino superior para inovar e estudar novas formas de tirar o máximo proveito da componente intermodal na actividade logística. Carlos Lopes, presidente do conselho de administração dos portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), afirma que a “intermodalidade dos transportes, quer marítimo, quer ferroviário, aéreo ou rodoviário, é essencial para a dinamização da actividade feita porta-a-porta a partir do porto de Setúbal” e encontra nas universidades e institutos politécnicos uma forma de “criar mais e melhores condições em todas as operações”.
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EM 2011
Porto da Praia da Vitória cresceu 11,7% nos contentores
O volume de contentores expedidos a partir do Porto da Praia da Vitória registou um crescimento de 11,7 por cento durante o ano de 2011, o que representa “uma afirmação crescente da capacidade exportadora da ilha Terceira”, revelou o secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, no final de uma reunião com a Direcção Geral dos Portos da Terceira e Graciosa.
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TIAGO PITTA E CUNHA
«Portugal tem o activo estratégico do futuro: a biodiversidade»
São apresentados hoje os Subcomités do LIDE Portugal, onde se inclui o da Sustentabilidade, Energia e Economia do Mar. Tiago Pitta e Cunha, presidente do Subcomité, explica este projeto empresarial "verde".
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Estudo indica mais-valias da extensão da plataforma continental portuguesa
As reservas de cobalto, a energia, a biodiversidade e o progresso científico são as grandes mais-valias decorrentes da extensão da plataforma continental portuguesa, cuja proposta está a ser avaliada pelas Nações Unidas (ONU), considera um estudo recentemente divulgado.
«Extensão da Plataforma Continental: Uma Oportunidade para a Economia Portuguesa», publicado pelo Departamento de Prospectiva, Planeamento e Relações Internacionais, tutelado pelo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, destaca a “significativa projecção internacional de Portugal” caso a proposta venha a ser aprovada.
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AÇORES
Lancha de Pilotos «Álvaro de Ornelas», capa de revista no dia do seu baptismo
O Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro e o Presidente da Portos dos Açores,SA, Fernando Nascimento, participaram no porto de S. Roque, ilha do Pico na cerimónia da baptismo da nova lancha de Pilotos "Álvaro de Ornelas", baptismo que teve como madrinha Joana Pontes, aluna da Escola Secundária de S. Roque do Pico.
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Projecto FAME
O FAME - Future of the Atlantic Marine Environment - é um ambicioso projecto estratégico de cooperação internacional, que tem como objectivo a protecção do meio marinho Atlântico. Consulte o sítio deste projecto, aqui.