Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
AGEPOR e CPL apelam à «defesa dos portos nacionais»
A AGEPOR (Associação dos Agentes de Navegação de Portugal) e a CPL (Comunidade Portuária de Lisboa) emitiram um comunicado conjunto onde apelam ao fim do surto grevista nalguns portos nacionais. Segundo o comunicado, estas paralisações "prejudicam o País e fazem perigar as exportações nacionais, cuja importância é vital para Portugal poder ultrapassar a atual crise económica e financeira".
![]() |
Greve nos portos faz cervejeiras perderem 80 milhões de euros
A Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja, actualmente liderada por António Pires de Lima em representação da Unicer e vice-presidida pela Sociedade Central de Cervejas, estima que a “crise que afecta os portos nacionais, em particular Lisboa e Setúbal, desde meados de Agosto, representou já um custo extraordinário de meio milhão de euros nas operações de exportação do sector” nacional.
![]() |
Shipperline
O Shipperline é um projecto liderado pela MAEIL Information Systems Engineering, Líder PME 2012, que visa apresentar uma solução na cloud para facilitar o transporte marítimo de mercadorias para os exportadores e importadores. Auxiliando ao longo de todo o processo desde a fase de cotações, booking, tracking até à facturação.
![]() |
Porto de Sines dispara nas exportações
O Porto de Sines fechou o 3º trimestre de 2012 com um crescimento homólogo de 27% ao nível das exportações, refletindo uma vez mais o contributo e importância desta infraestrutura na dinâmica das exportações nacionais. O principal destino das exportações movimentadas pelo Porto de Sines continua a ser a União Europeia, que registou um crescimento global de 110% e teve como principais países destino a França, Itália e Bélgica.
![]() |
RESPONSÁVEIS DE VÁRIOS PORTOS DA LUSOFONIA ENTRE OS ORADORES
1.º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa, esta quinta-feira
A Ordem dos Engenheiros (OE) reúne em Portugal, no Centro Cultural de Belém, a 18 de outubro, alguns dos responsáveis máximos pelos investimentos públicos e privados projetados ou já em curso nos países que integram a Comunidade de Língua Portuguesa e de Macau, bem como representantes nacionais dos setores empresarial e do ensino na área da Engenharia que atestem a capacidade e os recursos portugueses nesta área do conhecimento.
![]() |
SÉRIE «MAR PORTUGUÊS»
Tanto mar para tão pouca marinha
Nas vésperas do alargamento da área de jurisdição nacional no mar, a Marinha vê-se a braços com o congelamento de equipamentos essenciais para prossecução da sua missão. A contenção financeira a isso obriga. Perante essa realidade, a solução passa por "ajustamentos" e aproveitar "sinergias", tanto dentro do Estado português, como com entidades internacionais e outros países.
![]() |
Associação Portuguesa de Fornecedores de Navios
Por escritura pública no dia 18 de Julho de 2003 foi criada a Associação Portuguesa de Fornecedores de Navios, associação de empresas do sector, filiada na International ShipSuppliers & Services Association (ISSA) e na Organisation de la Communauté Europeénne des Avitailleurs des Navires (OCEAN).
![]() |
Jumbo Javelin carrega peça gigante no Terminal Multipurpose de Sines
A Empresa Compelmada foi a responsável pelo fabrico e montagem de uma máquina carregadora de navios com minério de ferro, destinada ao Porto de Nouadhibou na Mauritânia. Os trabalhos decorreram no finger do Terminal Multipurpose de Sines, desde Outubro do ano passado, tendo culminado com o transporte da peça no dia 14 de Outubro.
![]() |
Porto de Viana do Castelo a funcionar em pleno
A APVC, SA comunica que o Porto Comercial de Viana do Castelo se encontra em pleno funcionamento, garantindo todas as operações com navios e mercadorias com origem/destino neste porto. Deste modo, informa-se que, contrariamente ao que sucede em alguns portos nacionais, o porto de Viana do Castelo não está a ser afetado por quaisquer greves.
![]() |
PONTA DELGADA, AÇORES
Portas do Mar com Nova Webcam Pública
As Portas do Mar, em Ponta Delgada, contam com uma nova Webcam, parte integrante do site Spot Azores. No total este novo projecto conta já com 13 Webcams na ilha de São Miguel.
![]() |
QUASE DEZ ANOS DEPOIS DA CATÁSTROFE AMBIENTAL
Julgamento do derrame do Prestige começa esta terça-feira, 16 de Outubro
Quase dez anos depois do acidente que derramou 77 mil toneladas de fuelóleo na costa espanhola, o caso vai a tribunal. Devido à complexidade do caso, estima-se que o julgamento se prolongue por sete meses, ou seja, até 29 de maio de 2013.
A 13 de Novembro de 2002, o Prestige foi apanhado numa tempestade ao largo do Cabo Finisterra, na Galiza, e sofreu um rombo de 35 metros no casco. Seis dias depois afundou-se a 270 quilómetros da costa. Mais de 2600 quilómetros da costa espanhola foram afectados nos meses seguintes pelo fuelóleo derramadas pelo petroleiro.
![]() |
Comunidades portuárias de Leixões e Sines lembram que os dois portos estão a funcionar
A Comunidade Portuária de Leixões e a Comunidade Portuária de Sines emitiram um comunicado conjunto onde recordam que "os portos de Leixões e de Sines estão a funcionar", contrariando a ideia errada que tem sido passada por alguma da imprensa generalista de que todos os principais portos estejam paralisados devido à onda de greves.
![]() |
ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL DO MINHO (AIMINHO) E A ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE VIANA DO CASTELO (AEVC):
Greve portuária condena empresas da região à falência
Um acto «inoportuno e irresponsável». É assim que a Associação Industrial do Minho (AIMinho) e a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) classificam a greve dos portos portugueses. Para as duas organizações, a greve «prejudica incontornavelmente e de forma irreversível as empresas» no actual cenário de «grave crise económica».
![]() |
Porto de Sines marca presença no «Extremadura Exporta 2012»
O Porto de Sines foi convidado a participar no “Extremadura Exporta 2012”, que teve lugar no Palácio de Congressos de Badajoz, dia 9 de Outubro. Dirigido aos empresários da região da Extremadura Espanhola, o “Extremadura Exporta” é um fórum anual, cujo principal objectivo é o de fomentar e promover o aumento das exportações daquela região.
![]() |
RDP
CGTP diz que greve nos portos deve continuar
O líder da CGTP, Arménio Carlos, defende que a greve nos portos nacionais deve continuar. Para Arménio Carlos o diálogo é a única forma de tentar encontrar um consenso.
![]() |
Manifesto enviado ao Governo lembra consequências das greves para as exportações nacionais
Um manifesto denominado " Trabalho Portuário e a Competitividade dos Portos Nacionais", assinado pela CIP (Confederação Empresarial de Portugal), AIP (Associação Indústrial Portuguesa), CPC (Conselho Português de Carregadores), ANUC (Associação Nacional de Utentes Privativos e de Concessionários de Serviço Público de Áreas Portuárias), FEEM (Foram Empresarial da Economia do Mar) e APLOG (Associação Portuguesa de Logística) foi quinta-feira entregue ao Governo.
![]() |
PORTUGAL EXPORTADOR?
40% do crescimento das exportações vem do ouro e combustíveis
As exportações de bens portugueses cresceram 9,6% nos primeiros oito meses do ano, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O ritmo de crescimento das exportações, o único motor que contribui positivamente para o PIB, esconde, contudo, a forte influência de bens como o ouro e os combustíveis. Por outras palavras, cerca de 40% do ritmo de crescimento da exportações nos primeiros dois terços do ano vem de factores conjunturais que pouco têm a ver com a real melhoria da competitividade, a transferência de recursos para bens transaccionáveis ou a criação de postos de trabalho.
![]() |
Trabalhadores do Porto de Leixões criticam «terrorismo sindical» nos portos do Sul
Os trabalhadores do porto de Leixões defendem o acordo de revisão do regime jurídico de mão-de-obra recentemente firmado entre diversas organizações sindicais e empresariais e o Governo português e criticam o afastamento "premeditado dos sindicatos do ‘costume' e "a via do terrorismo sindical nos portos do Sul".
![]() |
PORTO DE LISBOA | 15.10.2011
Abertura do Açude da Caldeira da Moita
A 15 de Outubro de 2011, teve lugar a cerimónia de abertura do Açude da Caldeira da Moita, construído no âmbito da Operação de Valorização Integrada da Zona Ribeirinha – Da Caldeira da Moita à Praia do Rosário.
Diminuir os níveis de assoreamento e repor as condições de acesso e navegabilidade foram os principais propósitos da reabilitação do espelho de água da Caldeira da Moita.
![]() |
RTP
Passos Coelho insinua recurso à requisição civil contra greve dos portos
Passos Coelho mostrou-se preocupado com a greve nos portos. O Primeiro-Ministro admitiu recorrer a todos os mecanismos legais para fazer face à paralisações em setores estratégicos, uma referência implícita à requisição civil. Os estivadores dizem que ainda há tempo para o diálogo, antes de se avançar com qualquer ideia de requisição civil. Até porque, como foi denominada, é a bomba atómica que qualquer executivo não deseja detonar.