Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
GREVES NOS PORTOS COMEÇARAM HÁ 102 DIAS
Mais um prolongamento
O Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e do Sul emitiu novo pré-aviso de greve, desta feita para o período de 5 a 9 de dezembro, prolongando desta forma a paralisação por mais quatro dias. Recorde-se que o conflito laboral estende-se desde meados de agosto.
![]() |
ESPANHA
Governo, patronato e sindicatos defendem a actual Lei de Portos em Bruxelas
“Puertos Del Estado” anunciou que vai solicitar à Comissão Europeia a prorrogação do prazo, de molde a poder apresentar antes do Natal novos argumentos a favor do actual modelo de estiva espanhol.
A informação é do “EL VIGIA”.
![]() |
APSS promoveu reflexão sobre a Logística na região de Setúbal
"Logística e a Distribuição na Região de Setúbal" foi o tema escolhido pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra para uma Conferência levada a cabo esta quarta-feira, no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), em Setúbal. O evento, que contou com a CARGO como media partner, foi dividido em dois painéis: Um primeiro sobre Centros de Distribuição; O segundo sobre Transportes e Portos, com Susana Rebocho, diretora da CARGO, no papel de moderador.
![]() |
CAVACO SILVA:
Portugueses esqueceram o mar, a agricultura e a indústria
O Presidente da República afirmou esta quarta-feira que o país precisa de “ultrapassar estigmas” e voltar a olhar para os sectores que esqueceu nas últimas décadas: o mar, a agricultura e a indústria. Cavaco Silva falava na sessão de abertura do Congresso das Comunicações, subordinado ao tema "Um Mar de Oportunidades" – uma inspiração nos recentes apelos do chefe de Estado, admitira, pouco antes, o presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), Pedro Norton.
![]() |
APSS participa no exercício MITREX 2012
A APSS participou no exercício MITREX 2012 organizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, no âmbito do Plano de Emergência Externo da Península da Mitrena, que decorreu no dia 8 de novembro. O exercício teve como objetivo testar as capacidades de resposta dos agentes de proteção civil e das empresas da Mitrena em caso de acidente industrial.
![]() |
ESTA QUARTA-FEIRA, EM LISBOA
7.ª edição do Fórum Portugal Exportador
Com o intuito de incentivar as empresas portuguesas, nomeadamente as PME, a apostar na exportação dos seus produtos e serviços, decorre esta quarta-feira, dia 21, no Pavilhão do Rio, do Centro de Congressos de Lisboa, a 7.ª edição do fórum Portugal Exportador. O evento é organizado pela AIP-CCI (Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria) e pela AIP-FCE (Feiras, Congressos e Eventos), em parceria com a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) Portugal Global e o BES. Aí, as empresas poderão aceder a um conjunto diversificado de ferramentas de apoio ao processo de internacionalização.
![]() |
Transitários reúnem hoje em Assembleia Geral Extraordinária
A Associação dos Transitários de Portugal (APAT) marcou uma Assembleia Geral Extraordinária para esta terça-feira, dia 20. Como ponto único, “As implicações das greves dos estivadores – medidas a adoptar”. Para a Apat, “as dificuldades que as greves dos estivadores têm causado no mercado e nas empresas carregadoras, para além dos prejuízos directos nas empresas transitárias”, obrigam a esta reunião.
![]() |
Adiada decisão sobre serviços mínimos para a greve dos estivadores
Só na tarde desta terça-feira é que os sindicatos da Frente Comum vão dar uma resposta ao pacote de serviços mínimos proposto ontem pelos operadores portuários. Segundo informações recolhidas pelo PÚBLICO, os operadores terão insistido nos serviços mínimos decretados na semana passada pelo Governo e que incluem o transporte de mercadorias para exportação e para a Madeira e Açores. Estes transportes são contestados pelos trabalhadores, que afirmam que não se tratam de “serviços indispensáveis” e que, portanto, não deviam estar incluídos nos serviços mínimos.
![]() |
20 DE NOVEMBRO, EM CERVEIRA
Porto de Viana do Castelo apresenta-se às empresas exportadoras e importadoras
A Administração do Porto de Viana do Castelo e a CEVAL – Conselho Empresarial dos Vales do Lima e Minho promovem dia 20 de Novembro, às 18:00 horas, uma Sessão de Apresentação do Porto de Viana do Castelo, dirigida às empresas exportadoras e importadoras da região.
![]() |
Ministro da Defesa recusa cenário de militares a operar em portos
Aguiar-Branco garante que de momento não se coloca o cenário de entrarem militares nos portos para desempenharem as funções dos estivadores em greve. A sugestão partiu na quinta-feira, em comunicado, da Associação dos Agentes de Navegação de Portugal (AGEPOR), e é um cenário que foi deixado em aberto sexta-feira ao PÚBLICO pelo presidente da Associação dos Agentes de Navegação e Empresas Operadoras Portuárias (Anesul), Paulo Moutinho Neves.
![]() |
Governo da Madeira extingue Centro de Estudos de História do Atlântico
O conselho do governo regional, reunido na Quinta Vigia sob a presidência de Alberto João Jardim, aprovou a proposta de decreto legislativo regional que procede à extinção do Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA), enquanto entidade com autonomia administrativa e financeira. A proposta será enviada à Assembleia Legislativa da Madeira, para apreciação com processo de urgência.
O CEHA tinha por finalidade promover a investigação histórica das ilhas atlânticas, tendo consignada nos seus estatutos a participação dos arquipélagos dos Açores, Canárias e Cabo Verde, por meio de representantes no conselho consultivo. Tem vastos documentos sobre história e investigação das Ilhas Atlânticas, publicados em formato papel e digital disponibilizado na Internet.
![]() |
CARGA MOVIMENTADA EM LEIXÕES ATINGE OS 14 MILHÕES DE TONELADAS
Exportações crescem 22% no Porto de Leixões
As exportações por Leixões continuam a crescer a bom ritmo com um aumento até outubro de 22%, à semelhança do que aconteceu em 2011 em que o crescimento do ano foi de 34%.
Entre os mercados de destino que contribuíram para este aumento destacam-se Marrocos, Angola, Argélia e Reino Unido. De salientar que os principais produtos exportados de Leixões foram Ferro/ Aço, Produtos Refinados e Aromáticos, Paralelepípedos, Papel e Cartão, Bebidas, Equipamentos e Materiais para a construção civil, entre outros.
![]() |
Embaixador da Coreia do Sul visitou o Porto de Sines
O Porto de Sines recebeu a visita do Embaixador da República da Coreia em Portugal, Yoo Jung-hee, numa ação onde o diplomata pretendeu conhecer as potencialidades que esta infraestrutura portuária oferece no apoio ao desenvolvimento das relações comerciais entre os dois países.
![]() |
CAVACO SILVA E A ECONOMIA DO MAR:
«Representa novas oportunidades de negócios»
O Presidente da República esteve presente, quinta-feira, na conferência Mar de Negócios, promovida pela TSF e Caixa Geral de Depósitos, onde defendeu que o País deve apostar na Economia do Mar, a qual considera ser uma fonte de "novas oportunidades de negócios".
![]() |
Volstad Maritime está mesmo fora da corrida à reprivatização dos Estaleiros de Viana
A comissão de fiscalização à reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) já enviou o relatório aos ministérios das Finanças e da Defesa, após avaliar as propostas apresentadas pelos brasileiros da Rionave Serviços Navais e dos russos da JSC River Sea Industrial Trading. Está, portanto, confirmada a exclusão dos noruegueses da Volstad Maritime, devido a um atraso de 17 minutos na entrega da proposta, justificada então pelo grupo com um suposto "erro informático".
![]() |
Instituto Hidrográfico organiza a XIIª Conferência da Comissão Hidrográfica do Atlântico Oriental
Terminou sexta-feira a XIIª Conferência da Comissão Hidrográfica do Atlântico Oriental (CHAtO), organizada pelo Instituto Hidrográfico (IH). Esta Comissão engloba os Estados costeiros do Atlântico Oriental (entre a França, a norte e a República Democrática do Congo, a sul).
![]() |
Assunção Cristas garante que lei do ordenamento marítimo está pronta
A ministra do Mar garantiu, no encerramento da conferência "Mar de Negócios", organizada pela TSF, que está pronta a nova legislação para a utilização ordenada dos recursos marítimos.
![]() |
AGEPOR propõe utilização de militares para operar nos portos
No dia em que os estivadores voltaram a prolongar a paralisação ao trabalho extraordinário nos portos, até 5 de Dezembro, e que o Governo apertou os serviços mínimos, que têm de ser assegurados pelos trabalhadores em greve, surgiu uma proposta nova. O secretário-geral da Associação das Empresas de Navegação, Belmar da Costa, em comunicado distribuído esta quinta-feira, propôs a utilização de militares para operar os portos de mercadorias em Portugal, uma forma de não prejudicar as exportações portuguesas.
![]() |
Greve nos portos prolongada por mais uma semana
As paralisações em alguns dos principais portos nacionais parecem não ter fim. Os sindicatos da Frente Comum já emitiram novo pré-aviso de greve entre os dias 28 de novembro e 5 de dezembro. Entretanto, o Governo decretou uma requisição administrativa para impor serviços mínimos nos portos de Lisboa e Setúbal até 28 de novembro. Desta forma, a requisição do Governo não abrange a semana entre 28 de novembro e 5 de dezembro.
![]() |
AVEIRO
Municípios apelam ao fim da greve dos estivadores
A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) apela ao fim da greve de estivadores e a um acordo de viabilização e competitividade do Porto de Aveiro a alcançar entre estivadores, operadores e agentes. A CIRA lança um «apelo público de emergência» que consiga ter «mais diálogo, forte compromisso e mais trabalho, numa estratégia de eficiência coletiva geradora de mais emprego e riqueza», diz em comunicado difundido esta quinta-feira.