Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Navio de guerra em Leixões até terça-feira
Tem mísseis que podem alcançar cerca de 60 quilómetros e consegue ficai perto de duas semanas em alto mar sem abastecer. O aviso Premier Mâitre L'Her parte depois de amanhã para França do Porto de Leixões, em Leça da Palmeira, Matosinhos. A tripulação da Marinha Francesa escolheu atracar na zona do Porto por ter boas relações com Portugal, com quem tem parcerias estratégicas de defesa no âmbito da NATO.
![]() |
DOSSIER DO «PÚBLICO»
Estivadores de Lisboa e Setúbal têm metade do salário em horas extra
De acordo com o secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, há estivadores que chegam a apresentar “até 2000 horas” de trabalho extraordinário por ano, um número que considera “desumano” e que, alega, será em alguns casos o produto de um aproveitamento dos Contratos Colectivos de Trabalho (CCT) em vigor, que permitem que o trabalhador registe as oito horas de um turno completo de trabalho extraordinário quando cumpre mais de duas horas ou três horas desse turno.
![]() |
ESTIVADORES
Os que não fazem greve
A luta dos estivadores não é coesa: a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Portuários diz que as greves e as manifestações não fazem sentido. E que só existem por causa da divisão política dos sindicatos. Segundo alguns relatos, há navios que chegam ao Porto de Leixões, e que passam por Lisboa, com ameaças escritas aos estivadores que não fazem greve.
![]() |
Greve em Lisboa e Setúbal está a prejudicar os Açores
A greve dos estivadores está a provocar atrasos na chegada de mercadorias aos Açores, revelou à Lusa Lizuarte Machado, da OPERTRI, uma das empresas que gere as operações portuárias na região. Segundo o responsável, já se verificam vários atrasos.
![]() |
FUNCHAL
Presidente da ACIF diz que «é urgente acabar com esta greve no Porto de Lisboa»
A greve dos estivadores nos portos do continente, nomeadamente no de Lisboa, tem causado atrasos na chegada das cargas ao Porto do Caniçal. João Pocinho, da Empresa de Navegação Madeirense, adiantou ao JM que esta situação tem feito com que, por vezes, as mercadorias cheguem com três ou quatro dias de atraso.
![]() |
Sobrevivente do Virgem do Sameiro diz-se azarado no mar
João Coentrão, um dos 6 pescadores que há um ano resistiram 57 horas numa balsa, após o naufrágio da embarcação “Virgem do Sameiro”, diz-se azarado no mar, mas promete não abandonar a faina. Precisamente antes das horas dramáticas do virar de Novembro para Dezembro de 2011, João sobrevivera 13 horas noutra balsa, ao largo de Espanha, e agora está retido em casa, desde a última sexta-feira, por causa de um acidente a bordo de outro barco.
“Três anos seguidos, 3 acidentes, mas vou voltar”, promete o pescador.
![]() |
GRANDE REPORTAGEM DA SIC - NAUFRÁGIO DO «VIRGEM DO SAMEIRO», 30.11.2011
57 Horas
Seis pescadores de Caxinas andaram à deriva dentro de uma balsa salva-vidas durante 57 horas.
A Grande Reportagem da SIC foi perceber do que falaram, que pensamentos lhes assaltavam a cabeça, como sobreviveram e como enfrentaram as dificuldades fechados numa tenda de borracha, sem comunicações com o exterior.
![]() |
REPORTAGEM DO «DIÁRIO ECONÓMICO»
Leixões, um porto que nunca dorme
Camiões parados fazendo fila estrada fora como se estivessem às portas de uma fronteira que ninguém se lembrou de abrir; contentores empilhados numa pirâmide cúbica em zonas onde antes estavam parqueados dois ou três caixotes como se alguém por lá os tivesse esquecido; vagões de caminho-de-ferro numa fila ordenada a perder de vista, cada um com o seu contentor às costas; e, até bem depois da meia-noite, as duas margens do porto de Leixões tão cheias de luz como se lá se comemorasse um Senhor de Matosinhos fora de horas.
![]() |
Brasileiros prometem modernizar Estaleiros de Viana com 30 milhões
O grupo Rio Nave assume que se vencer o concurso para a reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) investirá 30 milhões na modernização da empresa. "Os ENVC precisam de renovação de todas as suas condições plenas para poderem funcionar. Isso vai exigir recursos, um esforço financeiro importante, para colocar os estaleiros na sua plena capacidade de produção", afirmou à agência Lusa Mauro Campos.
![]() |
Aprovada nova legislação laboral dos estivadores
A maioria parlamentar e o Partido Socialista aprovaram esta quinta-feira a proposta de lei do novo regime laboral dos trabalhadores portuários. Numa votação em que o ex-líder da JS, Pedro Delgado Alves, se absteve, opuseram-se os Verdes, o BE e o PCP.
![]() |
Ninguém trava os estivadores?
A greve parcial, nos portos de Lisboa, Setúbal, Aveiro e Figueira da Foz não tem fim à vista. Os trabalhadores não aceitam a nova lei que esta quinta-feira é votada no Parlamento. Os exportadores é que sofrem.
![]() |
BELMAR DA COSTA:
Greves nos portos vão chegar aos preços dos bens alimentares
Belmar da Costa, director-executivo da Associação dos Agentes de Navegação de Portugal, afirmou esta quinta-feira que as paralisações nos portos de Lisboa, Setúbal, Figueira da Foz e Aveiro vão acabar por fazer subir os preços nos bens alimentares. Em declarações à Antena 1, Belmar da Costa admitiu que este efeito “ainda não chegou”, mas que é uma questão de tempo: “Há-de chegar um dia ao consumidor”, afirmou.
![]() |
ESTIVADORES
«Greves custam 400 milhões por mês», diz ministro
O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, disse esta quinta-feira no Parlamento que a greve dos estivadores custa ao País "400 milhões de euros por mês". O ministro respondeu a uma pergunta do deputado do PSD Luís Menezes que o questionou sobre os prejuízos da greve, que se arrasta há mais de três meses.
![]() |
Estivadores recebidos na Assembleia da República na próxima semana
Os estivadores deverão ser recebidos terça-feira, na Comissão Parlamentar de Segurança Social e Trabalho, anunciou o presidente do Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul, no fim de uma manifestação em frente ao parlamento. Vítor Dias, que falava a centenas de estivadores que, durante toda a tarde, se manifestaram ruidosamente junto ao Parlamento, afirmou ter sido recebido pela presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves.
![]() |
Greve origina aumento de dez mil contentores por mês no Porto de Leixões
Por motivos da greve dos estivadores noutros portos nacionais, o número de contentores movimentados no Porto de Leixões, aumentou em cerca dez mil por mês.
![]() |
EDITORIAL DO «DIÁRIO DE NOTÍCIAS»
A greve dos estivadores
Vivemos em democracia plena, na qual vigoram todos os direitos cívicos, entre eles o dinito à greve. E só se justifica lembrá-lo para ressaltar a abissal diferença das relações laborais em democracia, das dos regimes ditatoriais, por mais que tentem esconder com eufemismos a sua natureza profunda. Mas reconhecer o direito inalienável à greve não obriga a considerar toda e qualquer greve justa e justificada.
A greve dos estivadores, confinada aos portos de Lisboa, Setúbal e Figueira da Foz, não merece ser vitoriosa.
![]() |
Portugueses vivem cada vez mais perto do mar
“Portugal tem cada vez mais pessoas e edifícios junto ao mar, apesar dos problemas actuais de erosão costeira e dos riscos futuros das alterações climáticas. O número de habitantes nas freguesias do país que confinam com a costa aumentou cerca 68% entre 1970 e 2011, de 738 mil para 1,2 milhões de habitantes. Na prática, um em cada nove portugueses vive na costa.”
![]() |
TRABALHO PORTUÁRIO
Governo propõe acordo entre patrões e sindicatos
O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) enviou uma carta a patrões e sindicatos que visa esclarecer todos os sindicatos e trabalhadores portuários "quanto aos reais efeitos produzidos com a proposta de lei", com o objetivo de "se reconstituir um clima de paz social imprescindível para a normalização da atividade portuária e da nossa economia internacional". Desta forma, a entidade reforça que o Governo propõe uma proposta de acordo entre patrões e sindicatos, que salvaguarda os trabalhadores na aplicação da nova lei.
![]() |
João Carvalho defende que nova lei do trabalho portuário trará «muito mais emprego»
Em entrevista à Lusa, João Carvalho, presidente do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), refere que "o número de postos de trabalho nos portos nacionais pode crescer 40% no prazo de três a cinco anos", como resultado da implementação do novo regime laboral e do aumento da carga movimentada.
![]() |
Corveta Jacinto Cândido reintegrada no dispositivo operacional da Marinha
O dispositivo operacional da Marinha acaba de ser reforçado com mais uma corveta após uma reparação de mais de dois meses que custou 164.000 euros, confirmou à Lusa fonte oficial daquele ramo das Forças Armadas.
O NRP (Navio da República Portuguesa) Jacinto Cândido estava em reparação no Arsenal do Alfeite desde 18 de Setembro, intervenção que, segundo a mesma fonte, se prolongou até à passada sexta feira, data em que foi feita a "reintegração" daquele meio no dispositivo operacional naval.