Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Estivadores prolongam paralisação até 31 de Dezembro
Os estivadores vão prolongar a greve até ao final do ano, mantém-se a paralisação de duas horas por turno nos portos do centro e sul do país. A greve estava prevista até ao Natal, mas é agora prolongada mais uma semana. O anúncio surge depois da aprovação do novo regime de trabalho portuário.
![]() |
Estivadores antecipam novas formas de luta
O Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul reuniu esta quinta-feira em plenário, acordando prosseguir a luta contra o novo regime do trabalho portuário, após a sua aprovação nesta sexta-feira, através da "via jurídica, política e sindical". Vítor Dias confirmou à Lusa que "a luta vai continuar", anunciando novas declarações para esta sexta-feira: "Não lhe respondo até amanhã [sexta-feira], que é o dia da aprovação. Depois da lei aprovada comunicaremos a estratégia que vamos adotar".
![]() |
Bacalhaus destinados ao aquário do Museu de Ílhavo chegaram... congelados
Os trinta bacalhaus que partiram segunda-feira da Noruega - para uma longa viagem, de avião e de transporte rodoviário -, saíram de Alesund, passaram por Oslo, aterraram em Lisboa e seguiram daqui por estrada até à cidade de Ílhavo, onde, por esta hora, já deviam estar a nadar, nos tanques de quarentena. Destinavam-se ao primeiro aquário de bacalhaus do país. Mas chegaram mortos.
![]() |
MINISTRO DA ECONOMIA:
Governo vai usar «todos os meios» para desbloquear greve dos portos
Álvaro Santos Pereira mostrou-se esta quarta-feira preocupado com o prolongamento da greve dos estivadores, e sublinhou a necessidade de desbloquear a situação.
“É fundamental desbloquear esta situação. Os prejuízos para a economia nacional são bastante avultados”, disse o ministro da Economia à margem de uma conferência sobre a crise europeia. “O governo entende que todos os meios devem ser usados para desbloquear esta situação”.
![]() |
Empresários coreanos visitam Sines
O Porto de Sines recebeu a visita de uma delegação coreana composta por elementos da embaixada em Lisboa e empresários daquele país asiático, com o objectivo de conhecer as infraestruturas portuárias e da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).
A delegação foi recebida pela Presidente do Conselho de Administração da APS, Lídia Sequeira, e pelo Presidente da Comissão Executiva da aicep Global Parques, Francisco Nunes e Sá.
![]() |
Governo avança com «Simplex» das exportações em Janeiro
Em Janeiro de 2013 entrará em vigor o novo regime simplificado de prova de exportação. O objectivo é reduzir os prazos médios de obtenção destes certificados comprovativos de exportação (CEE) de 42 dias para um prazo expectável de quatro dias, o que permitirá às empresas exportadoras apresentar os seus pedidos de reembolso de IVA mais cedo, ajudando desta forma as suas tesourarias. Trata-se de uma das medidas mais reivindicadas pelas empresas e que faz agora parte da agenda estrutural do Governo.
![]() |
Exportações: A salvação da pátria?
Em 2011, Portugal arrecadou 62 mil milhões de euros vendendo ao estrangeiro os seus produtos e serviços. Este número corresponde a 36% do nosso Produto Interno Bruto. O Governo quer mais - diz que podemos chegar a 2020 exportando 50% do PIB. A meta é polémica e situa-se algures entre o possível e o totalmente irrealista. Como atingi-la? O que andamos nós a vender e a quem?
![]() |
ESTA QUARTA-FEIRA, NO PORTO DE PONTA DELGADA
Simulacro testa ameaça terrorista a navio de cruzeiros
Esta quarta-feira, dia 5 de Dezembro, a Direção Geral dos Portos de São Miguel e Santa Maria (DGPSM) – Portos dos Açores - entre as 10 e as 12 horas, vai levar a efeito um simulacro no porto de Ponta Delgada tendo como motivo uma ameaça terrorista a um navio de passageiros atracado no Porto de Ponta Delgada. A DGPSM pretende testar a adequação dos procedimentos definidos nos Plano de Proteção das Instalações Portuárias e sua interligação com o Plano de Emergência Interno, para fazer face a uma situação de ataque a um navio de passageiros atracado no Porto.
![]() |
PEDRO REIS, AICEP
Empresas «não aguentam» greve de estivadores por muito mais tempo
As empresas portuguesas "não podem nem aguentam o arrastamento da greve" dos estivadores "por muito mais tempo", afirma o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. "A situação, pelo país, pela economia, pelo oxigénio que as exportações significam neste momento para Portugal, não se pode arrastar", sublinhou Pedro Reis, numa altura em que "continuam a chegar sinais de alarme das empresas".
![]() |
Estivadores pedem inconstitucionalidade da nova lei
O Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul anunciou esta terça-feira que vai pedir a declaração de inconstitucionalidade do novo regime do trabalho portuário e vai apresentar uma denúncia junto da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
![]() |
GOVERNO DEVIA USAR A «BOMBA ATÓMICA»
Empresas alertam para «impacto assassino» das greves nos portos e pedem requisição civil
Para António Marques, "o Governo tem na lei um instrumento que viabiliza uma solução para este problema, que é a requisição civil, e já deveria ter avançado há muito tempo". Na sua opinião, o Governo deveria usar "a bomba atómica da requisição civil e sentar-se à mesa com os sindicatos para chegarem a um acordo, com bom senso e humildade institucional".
![]() |
GREVES DOS ESTIVADORES
Administradores dos portos e governo podem avançar para «medidas dramáticas»
Multiplicam-se os avisos de que a greve dos estivadores, agora prolongada até à véspera de Natal, está a prejudicar gravemente a economia e acabará por matar postos de trabalho nos portos portugueses. Avançar com despedimentos entre os grevistas pode ser o passo seguinte.
![]() |
CIP defende «necessidade» de alterar a Lei da Greve
A Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) defendeu esta terça-feira "a necessidade" de uma alteração à Lei da Greve, a propósito das sucessivas greves nos portos, considerando que a própria Constituição dá margem para uma alteração legislativa.
![]() |
A UMA MILHA DE LEÇA DA PALMEIRA
Pescadores resgatados de embarcação a naufragar
Durante a manhã desta terça-feira, o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC-Lisboa) em coordenação com a Capitania do Porto de Leixões, conduziu a acção de salvamento dos dois tripulantes de uma embarcação de pesca em situação de naufrágio, junto à praia do "Cabo do Mundo" - Leça da Palmeira, anuncia a Marinha.
![]() |
PSA Sines admite 46 novos operadores portuários
O Terminal de Contentores de Sines – Terminal XXI, que este ano irá bater mais um record de movimentação de carga, vai admitir 46 novos trabalhadores para reforçar a sua área operacional. Com estas novas admissões, a PSA Sines criou no corrente ano mais de 100 novos postos de trabalho, em contraciclo com a conjuntura económica, contribuindo para o progresso da região e do País.
![]() |
Estivadores prolongam greve nos portos até ao Natal
O sindicato emitiu outro pré-aviso de greve, entre 17 e 24 de Dezembro, para os portos de Lisboa, Setúbal, Aveiro e Figueira da Foz. Segundo o documento a que o Diário Económico teve acesso, a paralisação para o porto da capital irá decorrer entre as 17 e as 20 horas e entre as 21 e as 24 horas do período de 17 a 21 de Dezembro. No porto de Setúbal, está prevista greve entre as 17 e as 20 horas e entre as 21 e as 01 horas do período entre 17 e 21-22 de Dezembro.
![]() |
Grupo russo garante solução rápida para ferryboat «Atlântida»
A empresa russa RSI Trading, que concorre à reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), garantiu esta segunda-feira poder vender "rapidamente" o ferryboat "Atlântida", caso venha a vencer aquele concurso.
"Neste momento, existem três a quatro possibilidades de colocação do navio 'Atlântida', caso a nossa proposta venha a ser selecionada", afirmou à agência Lusa Frederico Casal-Ribeiro, representante em Portugal do grupo russo.
![]() |
Marinha promove campanha de recolha de alimentos
A Marinha, através da Direçcção de Apoio Social, está a realizar pelo quarto ano consecutivo nas suas unidades uma recolha de alimentos, que será entregue a uma Instituição de Solidariedade Social. “Um alimento no valor de um simples euro fará a diferença” é o mote desta campanha.
![]() |
Novo colete salva-vidas reduz o número de vítimas mortais no mar
A Autoridade Marítima admite que o novo colete salva-vidas, que passou a ser usado desde meados de janeiro deste ano, já permitiu reduzir o número de vítimas mortais no mar. O uso do colete foi "fundamental para assegurar a sobrevivência até ao resgate" de um pescador que caiu ao mar na zona de Sagres e de outros dois pescadores de uma embarcação, que se virou este mês no Castelo do Neiva, revelou à agência Lusa a Autoridade Marítima.
![]() |
Governo disponível para introduzir alterações ao regime do trabalho portuário
O Governo está disponível para introduzir alterações à proposta do novo regime do trabalho portuário, garantiu o Ministro da Economia, que elogiou o PS por votar a favor da alteração legislativa. Após a discussão da proposta de lei, na generalidade, o governante afirmou estar disponível "para introduzir alterações" ao diploma, convidando "os grupos parlamentares a apresentarem as suas propostas".