Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
EXPRESSO
Governo dos Açores enaltece decisão judicial que prova «importância da fiscalização do mar»
O Governo dos Açores enalteceu este sábado a condenação do Ministério da Defesa Nacional sobre o dever de fiscalização das águas do arquipélago, uma decisão que prova a "importância da fiscalização do mar".
O Tribunal Central Administrativo Sul confirmou a condenação do Ministério da Defesa Nacional (MDN) por "omissão da fiscalização" da pesca por embarcações estrangeiras na zona económica e exclusiva adjacente àquele arquipélago, entre as 100 e as 200 milhas.
![]() |
Director do Instituto Portuário do Sul reconhece falta de orçamento para intervir em Olhão
O director do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPMT) do Sul reconheceu que o organismo tem pouca margem orçamental para ajudar a resolver os casos de furto e vandalismo registados no porto de pesca de Olhão.
![]() |
Viseu parado em Leixões
Desde meados de Agosto do ano passado que o navio de carga Viseu está parado, sob ordem de arresto judicial, no porto de Leixões.
Victor Abakumov, 60 anos, comandante russo do navio Viseu , retido em Leixões desde Agosto de 2012, já está para lá do cansaço: Sim, agora, mais do que cansado, estou desesperado , diz o comandante, que é um homem alto mas tem ar cabisbaixo e fala em inglês. Farto deste grande fiasco.
![]() |
Autarca da Régua apela ao Governo para não desmembrar Instituto Portuário
O presidente da Câmara da Régua, o social-democrata Nuno Gonçalves, apelou ao Governo para não desmembrar ou retirar do Douro o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), gestor da navegabilidade no rio.
![]() |
Investigadores de Peniche preparam hambúrguer de peixe
nvestigadores da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, de Peniche, estão a estudar a preparação de um inovador hambúrguer de peixe, que será comercializado ainda este ano. O incentivo ao consumo de peixe é um dos objetivos do novo produto e o grupo de investigadores já testou a aplicação de diferentes espécies de peixe ao hambúrguer, desde pescada, tintureira e paloco, espécies às quais se pretende acrescentar maior valor comercial.
![]() |
Porto de Sines inicia 2013 com melhor mês de sempre nos contentores
Em Janeiro de 2013 o Porto de Sines estabeleceu um novo máximo histórico mensal na movimentação de carga contentorizada, com um total de 66.359 TEU, representando um crescimento de 38% face ao mês homólogo de 2012. Comparativamente, a movimentação de contentores nas cargas cresceu 40% e nas descargas cresceu 35%, o que representa um aumento mais significativo nas exportações.
![]() |
Visitas ao Porto de Lisboa podem ser marcadas no Facebook
A Administraçao do Porto de Lisboa convida a uma visita que lhe dará a conhecer o património histórico e cultural do Porto de Lisboa e a importância da sua actividade para o desenvolvimento sócio económico da cidade e do país. As visitas podem agora ser marcadas através do Facebook. AQUI
![]() |
Países de fora da Europa valeram 87% do crescimento das exportações
As empresas a operar em Portugal exportaram mais 2,5 mil milhões de euros de mercadorias em 2012 face ao ano anterior, uma subida de 5,8% explicada pelas vendas para países fora da União Europeia (UE), mostram dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A estagnação dos mercados tradicionais europeus – ou contracção nos casos de Espanha e da Alemanha, os dois principais destinos – foi mais do que compensada pelos clientes extra-comunitários, que compraram mais 20% do que em 2011 e valeram 87,6% do ritmo de crescimento das exportações.
![]() |
Abrandamento nas exportações cria apreensão para o futuro
Desilusão por causa das expectativas criadas no início do ano passado e apreensão em relação ao que irá acontecer no futuro: só assim é que, depois de um ano globalmente positivo para as exportações nacionais, podem ser recebidos os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Principalmente tendo em conta que a economia portuguesa tem nas exportações a sua grande (senão única) esperança de retoma.
![]() |
VIANA DO CASTELO
Estaleiros sem dinheiro somam processos em tribunal
Os prejuízos dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo acumulam-se ao ritmo do número de processos que dão entrada em tribunal contra a empresa. Desta vez, quatro ex-colaboradores querem que um juiz anule o seu despedimento, que consideram discriminatório. Entre eles está o homem que assinava os cheques.
![]() |
LEIXÕES
TCL soma mais 11.148 TEU
Mais uma semana cumprida, e mais 11.148 TEU a acrescentar à conta do TCL no arranque de 2013.
Na semana n.º 4, cumprida entre 21 e 27 de janeiro, inclusive, o TCL recebeu e operou 25 navios, tendo movimentado 7.256 contentores, equivalentes a 11.148 TEU.
![]() |
Exportações crescem 5,8% em 2012, mas acentuam sinais negativos no final do ano
A tendência negativa que se verifica nos últimos meses nas exportações de bens portugueses acentuou-se em Dezembro. Ainda assim, na totalidade do ano, as vendas registadas ao estrangeiro subiram 5,8%, contribuindo, em conjunto com uma queda das importações, para uma melhoria do saldo comercial português de bens em 2012.
![]() |
Lisnave reparou 101 navios em 2012
A Lisnave manteve o volume de atividade em 2012, comparativamente com 2011, tendo reparado 101 navios, de 60 clientes oriundos de 23 países, o que comprova o resultado do esforço de dinamização da atividade efetuado pelo estaleiro português a nível internacional, revelou a empresa ao Expresso.
![]() |
Baleias abalroam barco de pesca no México e canoa no Havai
As baleias estão a enlouquecer? Parece que sim! Esta semana foram noticiados dois acidentes com este tipo de mamíferos.
![]() |
Há petróleo no Barreiro
A Direção Geral de Energia e Geologia acaba de assinar um contrato de prospeção e pesquisa de gás natural e petróleo em todo o distrito de Setúbal, com a empresa canadiana Oracle Energy Corporation.
![]() |
Transinsular com novos serviços para a Galiza e o norte da Europa
A Transinsular anunciou dois novo serviços. Um primeiro, denominado 'Central Line', com ligações semanais entre os portos de Lisboa e Leixões e o Norte da Europa (Roterdão e Antuérpia), incluindo o Báltico e a Escandinávia, que permitirá também ligações mais fáceis e diretas com outros mercados servidos pela Transinsular, reduzindo a burocracia e o tempo de trânsito.
![]() |
APSS requalifica espaço na área poente do Porto de Sesimbra
A APSS lançou, em janeiro, a empreitada de requalificação de espaço adjacente à EN 378, na área poente do Porto de Sesimbra. É uma intervenção que se insere no âmbito do plano de ordenamento e modernização do porto de Sesimbra, que se prevê estar concluída em junho de 2013, num investimento de 120 mil euros.
![]() |
Ameaça de encerramento dos Estaleiros de Viana deixa trabalhadores e deputados apreensivos
Os Estaleiros de Viana do Castelo têm viabilidade mesmo sem privatização. É pelo menos a vontade de um grupo de cinco trabalhadores recebido quarta-feira, à porta fechada, pela Comissão de Defesa, na Assembleia da República. Os deputados da maioria parlamentar afastaram ainda a hipótese de encerramento da empresa, notícia avançada pelo Jornal de Negócios.
![]() |
COM FALSOS NAUFRÁGIOS
Empresários de pesca enganaram seguradora
Ministério Público acusa duas empresas, respectivos sócio-gerentes e mestres das embarcações de “forjarem” naufrágios para serem indemnizados.
![]() |
Estaleiros de Viana podem mesmo fechar
Não é só a reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) que inquinou. A própria continuidade da empresa volta a estar em risco. Apesar de fonte governamental ter adiantado ao "Jornal de Negócios" que "o processo de privatização mantém-se, agora, com um candidato e é nesse cenário que estamos a trabalhar", fonte conhecedora do processo garantiu ao jornal que o Governo admite que o encerramento dos estaleiros poderá voltar, mais cedo que tarde, a ser um "cenário possível".