Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
APSS adere ao Fórum Empresas para a Igualdade do Género
A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA foi uma das vinte e uma empresas que aderiram ao Fórum IGEN (Fórum Empresas para a Igualdade do Género), promovido pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego – CITE e por empresas do sector privado. Resulta de “uma vontade comum em assumir uma cultura de reconhecimento da igualdade de género como pilar do desenvolvimento e sustentabilidade no mundo empresarial”.
![]() |
Viver e trabalhar num navio de contentores
Folheie o diário de bordo de quem vive e trabalha num dos gigantes dos mares. A vida num navio de contentores narrada ao pormenor por quem faz dele a sua casa e o seu local de trabalho.
![]() |
Concluída Obra de Reabilitação de Passadiços no Porto de Peniche
Foi concluída a obra de Reabilitação dos escudetes de betão nos passadiços de estacionamento n.º 1 e n.º 2 e na reparação geral da superestrutura e escudetes de betão no passadiço de estacionamento n.º 3 do Porto de Peniche.
![]() |
«MERLE» ENCALHOU HÁ MAIS DE UM MÊS
Capitania de Aveiro ainda à espera de plano para remover navio
As autoridades marítimas continuam à espera que o armador do cargueiro "Merle", com bandeira das Ilhas Cook, apresente um plano para desmontar ou remover o navio, que está encalhado há um mês a sul da praia da Torreira, na Murtosa.
![]() |
PORTO DE LISBOA
Mudar mercadorias para Cacilhas exige mais de 500 milhões
Saída dos contentores de Alcântara liberta área de 25 hectares, mas mudar mercadorias para Cacilhas exige mais de 500 milhões de euros.
![]() |
Governo tira porto de mercadorias de Lisboa
Os contentores vão sair do porto de Lisboa, segundo um plano do Governo a que o Expresso teve acesso e que será apresentado esta sexta-feira. Trafaria será o novo terminal.
![]() |
FIGUEIRA DA FOZ
Administração portuária espera alcançar os 2,5 milhões de toneladas em 2015
José Luís Cacho falou no crescimento de «50% nos últimos três anos», referiu-se ao «bom indício» para este ano, já que Janeiro foi o melhor mês de sempre na actividade portuária, esperando por isso, «chegar aos 2 milhões de toneladas», o que, a acontecer, «ultrapassa e muito do que esperávamos para os próximos anos».
![]() |
HOJE E AMANHÃ
Leixões promove exportações portuguesas para o mercado do Báltico
Estas quinta e sexta-feira, 21 e 22 de Fevereiro, o Auditório Infante D. Henrique do Porto de Leixões (Avenida da Liberdade, Leça da Palmeira) acolhe a conferência internacional “Báltico: Oportunidades e Desafios de um Mercado Dinâmico”, um fórum organizado pela Administração dos Portos do Douro e de Leixões (APDL) para aprofundar as relações comerciais entre os exportadores portugueses para os países da Bacia do Báltico.
![]() |
PORTO DE LEIXÕES ORGANIZA CONFERÊNCIA - QUINTA E SEXTA-FEIRA
«Báltico: Oportunidades e desafios de um mercado dinâmico»
O porto de Leixões promove, esta quinta e sexta-feira, 21 e 22 de Fevereiro, uma Conferência Internacional subordinada ao tema “BÁLTICO: OPORTUNIDADES E DESAFIOS DE UM MERCADO DINÂMICO”. No Auditório Infante D.Henrique, do Porto de Leixões.
![]() |
PORTO DE SETÚBAL
Primeiros SEAT Alhambra seguem para a China
Foi realizada, no Terminal Roll-on Roll-off do Porto de Setúbal, no dia 15 de fevereiro, a primeira exportação direta para a China de veículos SEAT, modelo Alhambra, fabricados na Autoeuropa. As viaturas foram embarcadas no navio ro-ro “Eridanus Leader”, da NYK Line, agenciado pela Pinto Basto IV- S.M. Lda e operado pela Setefrete – Sociedade de Tráfego e Cargas, SA.
![]() |
AGUIAR BRANCO:
Reprivatização dos Estaleiros de Viana está «inquinada de forma dramática»
Lisboa, 20 fev (Lusa)- O ministro da Defesa disse esta quinta-feira que o processo anunciado pela Comissão Europeia a apoios públicos aos Estaleiros de Viana "inquina de forma dramática" a sua reprivatização e admitiu outros cenários para a empresa. Numa resposta ao deputado do PSD Eduardo Teixeira, José Pedro Aguiar-Branco disse que o processo está "complicado" e que a hipótese da reprivatização dos estaleiros se mantém, mas que poderá seguir-se "outra qualquer".
![]() |
NAUFRÁGIO NA NAZARÉ
Tripulantes já regressaram a casa
Os sete tripulantes do barco que na madrugada de terça-feira naufragou na Nazaré deixaram a vila às 15:15 do mesmo dia, depois de o único ferido ter tido alta do hospital das Caldas da Rainha, onde foi assistido devido a ferimento ligeiros. A embarcação de pesca denominada “Cristiano Raquel” naufragou cerca das 05:30, 400 metros a sul da barra da Nazaré, próximo da Foz do rio Alcoa, num local de difícil acesso.
![]() |
NOVO PORTAL EM TRÊS LÍNGUAS E COM MAIS DE UMA CENTENA DE MENUS
Porto da Figueira da Foz com presença renovada na web
A Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.), apresenta publicamente esta quarta-feira, 20 de Fevereiro, o seu novo portal. A presença da administração portuária na web surge reforçada, através de um grafismo mais apelativo e da disponibilização de três sites independentes, um para cada uma das línguas disponíveis.
![]() |
PORTO DE LEIXÕES
APDL promove boas práticas da relação no local de trabalho entre homens e mulheres
A APDL é uma das 21 empresas que assume o compromisso pela igualdade de género no local de trabalho.
No Porto de Leixões, trabalham perto de duzentos funcionários, na maioria homens, mas onde já há alguns anos para cá é politica de gestão da empresa a promoção da igualdade entre eles e elas.
![]() |
ESTA QUARTA-FEIRA, NO PARLAMENTO
Aguiar Branco explica dossier dos Estaleiros de Viana
A suspensão da reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) tem estado nas últimas semanas debaixo de críticas. Os deputados querem agora ouvir as explicações do ministro da Defesa, Aguiar-Branco, sobre o ‘dossier' que está parado por ordem de Bruxelas.
![]() |
Estaleiros da Lisnave recebem 100.° navio dos malaios da AET
A EMPRESA malaia AET, uma das líderes a nível mundial no transporte marítimo de petróleo, escalou, no sábado, o seu centésimo navio nos estaleiros navais da Lisnave, consolidando a sua preferência pela empresa de reparação naval setubalense, um das cinco maiores a operar em todo o mundo.
![]() |
Eixo Atlântico pede ajudas para a indústria naval do Norte e da Galiza ao Conselho Europeu
José Maria Costa, presidente do Eixo Atlântico, alertou o Conselho Europeu para a "necessidade" de atribuir auxílios estatais à indústria naval do norte de Portugal e da Galiza, em Espanha. O pedido foi feito através de um documento sobre o setor da construção e reparação naval na eurorregião, entregue ao presidente da Comissão de Monitorização do Congresso do Poder Local e Regional do Conselho da Europa.
![]() |
PORTO DE LEIXÕES
Movimentação de contentores no TCL cresceu 5% em Janeiro
O Terminal de Contentores de Leixões registou um crescimento de 5% no número de TEU movimentados no primeiro mês do ano, face aos números alcançados em período homólogo de 2012. Desta forma, o TCL alcançou o melhor janeiro de sempre, com um total de 29.945 contentores, o equivalente a 46.730 TEU.
![]() |
Hasta pública de inertes rendeu 50 mil euros ao Porto de Aveiro
O presidente da Administração do Porto de Aveiro (APA), José Luís Cacho, lamentou esta segunda-feira a falta de interessados na aquisição dos inertes, provenientes das dragagens efectuadas nos canais portuários. A APA colocou esta segunda-feira à venda, em hasta pública, 100 mil toneladas de inertes, tendo surgido apenas um interessado.
![]() |
PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ ESTREIA 2013 COM RECORD
Janeiro foi o melhor mês de sempre
No primeiro mês de 2013, o porto cresceu 28% nas mercadorias movimentadas, a carga contentorizada subiu 82% e a carga geral 52%. 55 navios escalaram o porto, mais 15 que em Janeiro de 2012.