Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Porto de Setúbal lança concurso do Projeto de Expansão do Terminal Roll-on Roll-off
A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, lançou o concurso público para a execução do “Projeto de Expansão do Terminal Roll-on Roll-off para Jusante”, a decorrer até final de janeiro de 2015. É um investimento de 3,5 milhões de euros incluído na lista dos projetos prioritários no PETI 3+, apresentado pelo Governo, em 2014.
![]() |
LEIXÕES ATINGE NOVO MÁXIMO: 18 MILHÕES DE TONELADAS
Crescimento de 5,3% em 2014
O Porto de Leixões registou em 2014 um aumento de 5,3% nas mercadorias movimentadas encerrando o ano com um novo máximo de 18,1 milhões de toneladas. Este resultado só foi possível graças ao excelente desempenho e colaboração de toda a Comunidade Portuária de Leixões.
![]() |
NA SUA PRIMEIRA VIAGEM AO «PAÍS REAL» ENQUANTO PRESIDENTE DA EP REFER
António Ramalho considera o Porto de Aveiro como «uma das plataformas multimodais mais evidentes que temos em Portugal»
O administrador da REFER e da Estradas de Portugal considera que a sua primeira viagem ao “país real” tem na passagem pelo Porto de Aveiro uma marca forte por se tratar de um espaço que articula transporte marítimo, ferroviário e rodoviário. António Ramalho assumiu que se tratou de uma opção pensada.
![]() |
Porto de Setúbal exporta 67% da carga
O Porto de Setúbal exportou 5,2 milhões de toneladas de mercadorias em 2014, que correspondem a 67% do total movimentado relativamente à carga internacional, que atingiu 7,7 milhões de toneladas, depois de excluído o movimento de e para os portos nacionais.
![]() |
FIGUEIRA DA FOZ
Porto comercial mantém trajectória de crescimento no movimento de cargas
O Porto Comercial da Figueira da Foz terá fechado o ano de 2014 com um crescimento de 1,5 por cento, em relação ao ano anterior. Isto, segundo os dados preliminares avançados pela Comunidade Portuária do Porto da Figueira da Foz. Até ao final do mês, a administração portuária anuncia os resultados definitivos.
![]() |
Porto de Setúbal supera 100 mil TEU nos contentores
O movimento de contentores no Porto de Setúbal passou a barreira dos 100 mil TEU, em 2014. No total, foram movimentados mais de 103 mil TEU, um crescimento de perto de 47%, face a 2013. Registe-se que, nesta tipologia de carga, entre 2010 e 2014, foi possível duplicar o movimento em número de TEU.
![]() |
Governo rejeita portos na fusão entre Refer e EP
O Governo descarta que esteja a ponderar incluir as administrações portuárias na empresa que irá resultar do processo de fusão entre as gestoras das redes ferroviária (Refer) e rodoviárias nacionais (Estradas de Portugal). Contactado o gabinete do Secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, fonte oficial rejeitou "liminarmente a informação de que a empresa resultante da fusão entre a Refer e a EP alguma tivesse previsto a integração de quaisquer administrações ou gestões portuárias no seu perímetro".
![]() |
Almoço-debate conclui que terminal no Barreiro «é exequível»
Realizou-se quinta-feira, no Barreiro, um almoço-debate sobre o futuro terminal de contentores do Barreiro, que juntou personalidades como João Carvalho (IMT), José Laranjeira Anselmo (DG-MOVE), Carlos Humberto de Carvalho (presidente da CM Barreiro) e os vereadores Sofia Martins e Rui Lopo.
![]() |
Nasce a APDL - ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DO DOURO, LEIXÕES E VIANA DO CASTELO, S.A.
A partir do dia 1 de Janeiro de 2015, a empresa centenária APDL - Administração dos Portos do Douro e Leixões, SA, passou a denominar-se APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., em resultado da fusão por incorporação da APVC – Administração do Porto de Viana do Castelo, S.A., que se extingue, na APDL, S.A.
![]() |
Porto de Setúbal chegou aos oito milhões de toneladas em 2014
O porto de Setúbal atingiu, pela primeira vez num exercício anual, a marca dos 8 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de um milhão por ano desde 2012: 6 milhões alcançados em 2012, 7 milhões em 2013 e agora 8 milhões em 2014.
![]() |
2015
Ano decisivo para os terminais de contentores do Barreiro e de Sines
O projecto do novo terminal de contentores do porto de Lisboa deverá ver confirmada em 2015 a sua localização no Barreiro. Se não ocorrer qualquer imprevisto, este será o ano que, conforme intenção expressa do actual Governo, marcará o arranque do concurso público internacional para atribuir a concessão a um dos diversos grupos internacionais alegadamente interessados em efectuar este investimento de várias centenas de milhões de euros.
![]() |
FIGUEIRA DA FOZ
O futuro do porto comercial já não está ameaçado
“Não me parece que o relatório ponha em causa o desenvolvimento do porto”, disse Hermano Sousa, presidente da comunidade portuária, ao DIÁRIO AS BEIRAS, que se fez representar na reunião pelo vice-presidente, Paulo Mariano. “Creio que, na sequência da reunião, o grupo de trabalho do litoral ficou a entender a importância do porto”, acrescentou.
![]() |
ETE/ETF notifica Autoridade da Concorrência para aquisição do Terminal Multipurpose de Lisboa
O consórcio composto pelo Grupo ETE e pela ETF (do Grupo Sousa) venceu o concurso de concessão do Terminal Multipurpose de Lisboa (TML) e notificou agora a Autoridade da Concorrência sobre o objetivo de adquirir o controlo do Terminal. Recorde-se que a concessão está prevista durar até fevereiro de 2021.
![]() |
Estaleiros de Viana recebem encomenda para dois navios patrulha
O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, anunciou a construção de dois novos navios patrulha oceânica (NPO), no âmbito da nova Lei de Programação Militar.
![]() |
RUI PAIVA, SOBRE O PORTO DE AVEIRO
«Temos condições e meios para continuar a crescer»
O Porto de Aveiro termina o ano em alta. O recorde de movimentação de mercadorias foi batido ainda em Novembro mas a administração acredita que há margem para continuar a crescer.
![]() |
SETÚBAL E AVEIRO NO TOPO
Portos portugueses bateram recordes
O movimento de mercadorias registado nos sete principais portos do Continente entre Janeiro e Novembro deste ano atingiu um volume de 75,35 milhões de toneladas, o valor mais elevado de sempre, pelo que se espera que a contabilização de todo o ano de 2014 proporcione um novo máximo histórico neste capítulo. Este crescimento do movimento da carga deveu-se aos portos de Setúbal e de Aveiro, com subidas, respectivamente, de 18,2% e de 15,7%, nos onze meses do ano até agora completos.
![]() |
Governo Regional concede aval de 10 ME à «Portos dos Açores»
O Conselho do Governo dos Açores decidiu conceder um aval para um empréstimo de 10 miIhõesde euros (ME) àempresa Portos dos Açores, visando reestruturar o financiamento desta sociedade anónima.
La Dolce Vita
Vidago, Curia, Luso, Buçaco, São Pedro do Sul, Caldas de Moledo, Pedras Salgadas. Uma vez por ano, chegava religiosamente a temporada e a burguesia partia a banhos. Como dizia Ramalho Ortigão, "ou estão doentes ou fazem como se o estivessem". As colunas sociais passavam então a dar notícia de saraus românticos, "jantares à americana" regados com champanhe do "Bussaco", agradáveis sessões de cinema sonoro, weekends automobilísticos.
Uma viagem aos loucos anos das termas. Dinis Manuel Alves, revista “GRANDE REPORTAGEM”, dirigida por Miguel Sousa Tavares, Setembro 1996.
Para ler aqui (formato pdf, 6 páginas)
![]() |
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DO BARREIRO:
Novo terminal é projecto para avançar com qualquer governo
O Presidente da Câmara Municipal do Barreiro acredita que “o projecto do novo terminal de contentores no concelho é para manter, seja qual for o governo”. Carlos Humberto informa que “o único local que está a ser estudado na Área Metropolitana de Lisboa (AML) é o Barreiro”, ansiando “pela evolução do processo”; apesar de “considerar que as coisas estão bem encaminhadas, diz que ainda falta muito para a sua conclusão”.
![]() |
Leixões movimenta 70 locomotivas com destino à África do Sul
O Porto de Leixões está a movimentar 70 locomotivas que serão exportadas em navios do armador alemão MACS – Maritime Carrier Shipping – para a Cidade do Cabo, na África do Sul, até ao final de 2016.
A empresa responsável pela exportação, a Vossloh Rail Vehicles, de Valência, em Espanha, está a produzir um lote global de 50 locomotivas de 85 toneladas e 20 de 113 toneladas e escolheu o porto de Leixões para exportar a sua carga.