Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
APS comemorou o 40.º aniversário
No dia 14 de dezembro, a APS assinalou o seu 40.º aniversário num encontro que reuniu os trabalhadores, no ativo e aposentados, e em que participaram também vários convidados da Comunidade Portuária.
O evento deste ano pretendeu homenagear todos os que, durante quatro décadas, dedicam e dedicaram a sua vida profissional ao desenvolvimento do Porto de Sines, ajudando a consolidar esta infraestrutura portuária no panorama nacional e internacional.
![]() |
Lídia Sequeira apresentou o porto de Sines no Forum APAT
A Presidente do Conselho de Administração da APS integrou o 3.º Painel subordinado ao tema “Impacto na Cadeia Logística”, anunciando que o Terminal XXI terá fundos de -17metros já no próximo ano.
![]() |
13 de Agosto, tempo de aniversário no Porto do Funchal
Este sábado, 13 de Agosto, cumprem-se 103 anos desde que foi criada a Junta Autónoma para as obras do Porto do Funchal.
Aquando das celebrações do centenário, a APRAM promoveu diversas iniciativas. Uma delas foi uma parceria com o Centro de Estudos de História do Atlântico que por sua vez, durante um ano, publicou várias temáticas relacionadas com o Porto do Funchal.
![]() |
ENTREVISTA AO DN/DINHEIRO VIVO
Ana Paula Vitorino:
A abertura de candidaturas ao Fundo Azul, criado para financiar startups tecnológicas da economia do mar, está prestes a avançar. A garantia é dada pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que, em entrevista ao DN/Dinheiro Vivo , revela que a dotação inicial vai ser superior ao inicialmente previsto.
![]() |
Projeto Dourotur com 700 mil euros para estudar o turismo no Douro
O projeto Dourotur, promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), dispõe de 700 mil euros para fazer um diagnóstico ao turismo no Douro, desde os visitantes, à oferta e aos impactos sociais e económicos.
Este projeto de investigação Dourotur - turismo e inovação tecnológica do Douro - vai ser desenvolvido nos próximos três anos pelo Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) e vai envolver cerca de 50 investigadores.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 1 de Setembro
O Porto de Lisboa espera 22 navios de mercadorias até 1 de Setembro. Por classificação: Porta-Contentores: 10/ Tanque: 2/ Misto (Carga Geral/ Contentores): 2/ Graneleiro: 3/ Frigorífico: 1/ Carga Geral (single deck): 4
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 1 de Setembro
O Porto de Lisboa espera 22 navios de mercadorias até 1 de Setembro. Por classificação: Porta-Contentores: 10/ Tanque: 2/ Misto (Carga Geral/ Contentores): 2/ Graneleiro: 3/ Frigorífico: 1/ Carga Geral (single deck): 4
![]() |
Porto de Sines na Rota da Seda
O Governo chegou esta quinta-feira a um acordo político com a China para agilizar os processos aduaneiros entre o porto de Sines e os portos chineses.
Num evento em que esteve presente o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, e o Vice-Ministro da Administração Geral das Alfândegas da China, Zou Zhiwu, foi assinado um protocolo com vista à implementação de uma “via verde” para trocas comerciais entre Portugal, através do Porto de Sines, e a China.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 3 de Novembro
Prevêem-se 32 escalas de navios de mercadorias para o período de 28 de Outubro a 3 de Novembro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 15 navios porta-contentores, 6 navios tanque, 3 de carga geral single deck, 2 de carga geral multi deck, 2 frigoríficos, 2 graneleiros, 1 misto – carga geral/contentores e 1 rebocador.
Destacamos esta semana o navio carga geral multi deck “MAX STABILITY”, que é operado e agenciado pela NAVEX - Empresa Portuguesa de Navegação, S.A.
![]() |
Granéis Líquidos impulsionam crescimento da carga movimentada nos portos até Abril
O crescimento de 13% no que toca à carga movimentada nos portos do continente entre Janeiro e Abril de 2015 face ao mesmo período de 2014 não pode deixar de estar intrinsecamente ligado à subida significativa do volume de Granéis Líquidos - foram movimentadas 10.681.798 toneladas no primeiro quadrimestre de 2015, 37% do total de carga movimentada.
![]() |
TRÁFEGO DE CONTENTORES
Porto de Lisboa cresce 11% face a Janeiro-Abril de 2014
Segundo dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, referentes ao primeiro quadrimestre de 2015, o Porto de Lisboa cresceu 11% no contexto do movimento de contentores, em relação ao período homólogo de 2014. O Porto de Lisboa foi, aliás, o porto português que maior variação positiva registou quando analisados os primeiros quadrimestres de 2014 e 2015.
![]() |
A 4 DE JUNHO
ISEG acolhe conferência «Shipping and Port Management na Europa»
O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) acolhe quinta-feira, dia 4 de junho, a conferência com o tema “Shipping and Port Management na Europa”, a qual contará com a participação de dois renomados especialistas em gestão portuária a nível mundial: Michael Dooms, da Universidade de Bruxelas, e Peter De Langen, da Ports and Logistics Advisory.
![]() |
Porto de Lisboa recebe novas escalas regulares da CMA CGM
O Porto de Lisboa passou, a partir desta semana, a receber escalas de navios que concretizam o serviço semanal "NAF DUNKRUS EXPRESS" da companhia CMA CGM. O serviço de estreia deu-se, com a escala inaugural, esta quinta-feira, 28 de Maio, e será agora cliente habitual do terminal de contentores de Alcântara, concessionado à empresa LISCONT.
![]() |
Porto da Figueira da Foz estuda viabilidade do aprofundamento da barra
O Porto da Figueira da Foz anunciou esta segunda-feira a abertura de um concurso público para aferir a viabilidade do aprofundamento da barra e canal de acesso à infraestrutura portuária, capacitando-a para receber navios de maior porte.
Em declarações à agência Lusa, Braga da Cruz, presidente da Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), afirmou que aquela entidade pretende saber "até onde se pode ir" na melhoria do acesso marítimo ao porto da Figueira da Foz e que os estudos de viabilidade incluem as componentes técnica, ambiental e económico-financeira.
![]() |
Ligação marítima entre Madeira e Setúbal é melhor para os passageiros
“O Porto de Setúbal tem boas condições para as operações ferryboat, basta vontade política do governo”. Quem o diz éo deputado madeirense do PS, Jacinto Serrão, que efectuou uma visita àquele porto, a 19 de Maio, tendo reunidor com o comandante, Monteiro Marques.
Depois da visita, o insular ficou convencido das vantagens para a Madeira e para a cidade de Setúbal se houver uma ligação marítima entre a Região e o continente, privilegiando aquela cidade a 50 quilómetros de Lisboa. “Este tipo de serviço permite também maiores dinâmicas económicas de Setúbal”, defendeu.
![]() |
Porto de Setúbal descarrega máquina de produção industrial para fábrica de papel em Vila Velha de Rodão
O TMS2, Terminal Multiusos Zona 2, do Porto de Setúbal, recebeu, no dia 12 de maio, a escala do navio “Fehn Mariner”, que descarregou uma máquina de produção industrial que tem como destino uma fábrica de papel da Portucel, em Vila Velha de Rodão. O navio foi agenciado pela Orey Comércio e Navegação e operado pela Sadoport, concessionária do terminal. A máquina seguiu, em transporte especial rodoviário, para o destino.
![]() |
Carga movimentada nos portos portugueses cresce 13% até Abril, num quadrimestre recorde
Com um volume de 28,6 milhões de toneladas de carga movimentada nos principais portos comerciais do continente, no primeiro quadrimestre de 2015 denotou-se, face ao período homólogo de 2014, um crescimento na carga movimentada na ordem dos 13%, resultado recorde nos períodos homólogos - destaque para as performances dos Portos de Sines, Aveiro e Leixões.
![]() |
Porto de Sines cresce significativamente (+32,3%) e já representa 48,4% do total nacional
O relatório do Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) referente ao primeiro quadrimestre de 2015 revelou a importância global do desempenho do Porto de Sines na performance conjunta dos principais portos do continente - Sines lidera em grande parte dos parâmetros exibicionais, contribuindo de forma essencial para os resultados revelados pelo IMT.
![]() |
Porto de Setúbal comemora aniversário
O Porto de Setúbal comemorou, nos dias 19 e 20 de maio, o seu 81º Aniversário. As actividades tiveram início ainda na manhã de 19, no Jardim Luís da Fonseca, com uma foto conjunta dos colaboradores da APSS, ao que se seguiu um almoço de confraternização na cidade. No dia 20 de Maio decorreu o Dia Aberto do Porto de Setúbal, tendo sido proporcionadas visitas guiadas aos terminais, quer para os colaboradores da APSS, quer para a comunidade.
![]() |
Via Navegável do Douro gerida pela APDL a partir de 1 de Junho
A gestão da Via Navegável do Douro (VND) passa para a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) a partir de 1 de Junho, segundo um diploma publicado dia 21 de Maio em Diário da República.
Para a região duriense esta é uma "boa notícia". Francisco Lopes, presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro e da Câmara de Lamego, afirmou em março à agência Lusa que a situação actual "era de vazio" e que, por isso, a solução anunciada pelo Governo é a "mais adequada".