Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




AMT destaca Lisboa como «o porto que mais contribuiu» nos resultados até Novembro

Os portos nacionais movimentaram, entre Janeiro e Novembro de 2017, um total de 88,8 milhões de toneladas, um novo máximo para o período em questão. Mas no relatório agora conhecido, a AMT dá um destaque claro ao Porto de Lisboa enquanto grande impulsionador desta evolução registada em 2017.

Carga movimentada nos portos nacionais atinge record de quase 89 milhões de toneladas

De Janeiro a Novembro de 2017, foram movimentadas 88,8 milhões de toneladas de carga nos portos portugueses, o que representa um crescimento de 3,9% face ao mesmo período do ano anterior, e o volume mais elevado de sempre.

De acordo com os dados divulgados esta terça-feira, 9 de Janeiro, pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, Lisboa foi o porto que mais contribuiu para o aumento, com uma subida de 2,1 milhões de toneladas, ou 23,5% da carga transportada, face ao período homólogo de 2016. Leixões e Aveiro - com quotas de 20,2% e 5,4%, respectivamente - também contribuíram para a melhoria, com taxas de crescimento de 7,7% e de 18,3%.

Tailandesa Indorama compra activos da Artlant e potenciará exportações no Porto de Sines

No final de 2017 ficou fechado o negócio da venda dos activos da Artlant PTA pela Caixa Geral de Depósitos ao grupo tailandês Indorama, por 28 milhões de euros.

Os activos da unidade de PTA que pertenciam à Artlant passam assim para as mãos da Indorama Ventures que se instala desta forma na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, onde iniciará trabalhos de manutenção já neste mês de Janeiro e pretende começar a produzir no segundo semestre de 2018.

Ano Novo traz promessa de mais records nas exportações

No mercado "Portugal" há fruta e legumes, roupas e sapatos, máquinas, combustíveis ou automóveis. Clientes não lhe faltam. Só em outubro, as vendas para o estrangeiro aumentaram 11,8%, somando 5000 milhões de euros. Nos primeiros 10 meses de 2017 ultrapassaram os 45 mil milhões, mais 4,4 mil milhões (+10,8%) que no mesmo período de 2016. Se não houver surpresas, o ano irá fechar com exportações de bens na casa dos 55 mil milhões. Sem contar os serviços. Com o turismo somado passará dos 43% do PIB.

E a meta para os próximos anos está traçada: até 2025, as exportações nacionais terão de valer 50% do PIB. Governo e empresas estão em sintonia e acreditam que a missão será cumprida. E que 2018 vai ajudar às contas. "Confio que, se não existirem surpresas, as exportações, a par com o investimento, vão continuar a ser o motor que vai puxar pela economia", adianta ao DN/Dinheiro Vivo Paulo Nunes de Almeida, presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP).

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 8 a 12 de Janeiro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 21 navios de mercadorias para o período de 8 a 12 de Janeiro. Por classificação: Porta-Contentores: 6 | Tanque: 4 | Ro-Ro: 1 | Graneleiro: 2 | Petroleiro: 3 | Carga Geral (single e multi deck): 2 | Transporte Especial: 1 | Transporte Cimento: 2

Portos britânicos criticam subestimação dos impactos do Brexit por parte do Executivo

O ‘Brexit‘ continua a estar no topo da agenda da comunidade portuária britânica: em nova reacção ao turbulento e incerto processo de divórcio, a Associação de Portos Britânicos (British Ports Association) declarou que as análises sectoriais levadas a cabo pelo Executivo do Reino Unido subestimam os desafios que Brexit acarretará para o sector dos portos britânicos.

Governo vai lançar obras de 3,3 milhões para o Porto da Ericeira

O Governo deverá lançar este mês o concurso público de 3,3 milhões de euros para obras de requalificação do Porto da Ericeira, em Mafra.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 6 a 12 de janeiro

Prevêem-se 32 escalas de navios de mercadorias para o período de 6 a 12 de janeiro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 13 navios porta-contentores, 6 navios carga geral multi deck, 5 tanques, 5 navios mistos – carga geral/contentores, 2 graneleiros e 1 frigorifico.

Póvoa/Vila do Conde. Investimento de 1,4 milhões nos portos

As barras e portos de pesca da Póvoa de Varzim e Vila do Conde vão receber, este ano, um investimento estatal para dragagens de 1,4 milhões de euros, anunciou esta quarta-feira, em comunicado, o Ministério do Mar.

Em Vila do Conde, as operações de dragagem, a supervisionar pela Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), vão incidir na barra do rio Ave, estando previsto que comecem já neste mês de janeiro.

DGRM abre concurso para admissão de Técnicos Superiores na Administração Marítima

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) acaba de abrir um concurso externo para o recrutamento de Técnicos Superiores para a Direcção de Serviços de Administração Marítima.

Governo cria grupo de trabalho que vai elaborar Plano de Ordenamento do Porto e Cais Comercial de Faro

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, publicou terça-feira, 2 de Janeiro, o despacho de criação de um grupo de trabalho que deverá elaborar e apresentar o Plano de Ordenamento do Espaço afecto ao Porto Comercial de Faro e ao Cais Comercial.

Esta decisão é justificada por se entender que "a requalificação, a reabilitação e a dinamização das actividades ligadas ao mar do Cais Comercial de Faro assumem-se como um objectivo para criação de uma maior proximidade entre aquele e o restante espaço urbano da cidade de Faro".

Competição de Ideias e Startups da Economia do Mar

A Mermaid Investments acaba de lançar a competição «Splash! by Mermaid» com prémios no valor de 100 mil euros, dirigida a encontrar novas ideias e startups com potencial de criação de propriedade intelectual, orientadas para a sustentabilidade e com elevado potencial de crescimento.

Antiga capitania de Aveiro passa de vez para as mãos da Câmara

A Câmara de Aveiro acertou a celebração de um memorando de entendimento com a Capitania do Porto de Aveiro de forma a conseguir um desfecho para processos antigos, nomeadamente relativos à posse do edifício da antiga capitania, no centro da cidade, onde actualmente funciona a Assembleia Municipal.

Madeira avança com concurso público para ligações marítimas regulares com o continente

O Governo Regional da Madeira autorizou no dia 28 a abertura do concurso público para a concessão de serviços de transporte marítimo regular de passageiros e carga através de navio ferry entre a Madeira e o continente português.

 

Transporte marítimo de passageiros nos Açores cresce 5,4% nos primeiros 11 meses

A operadora marítima Atlânticoline, dos Açores, informa que entre janeiro e novembro o total de passageiros cresceu 5,4% relativamente ao período homólogo de 2016, o que equivale a um aumento de 29.004 de pessoas transportadas, para os 561.287. De acordo com a empresa pública, na ligação entre a Madalena do Pico e Horta, na ilha do Faial, a viagem diária das 11:30 permitiu ultrapassar a linha dos 500 mil passageiros transportados na operação regular do grupo central do arquipélago, que abrange as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 1 a 5 de Janeiro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 28 navios de mercadorias para o período de 1 a 5 de Janeiro. Por classificação: Porta-Contentores: 3 | Tanque: 4 | Ro-Ro: 3 | Graneleiro: 2 | Petroleiro: 4 | Carga Geral (single e multi deck): 8 | Transporte Especial: 3 | Transporte Cimento: 1

Noémia Freire, a primeira mulher admitida no curso de submarinista

Será a primeira mulher a frequentar um curso de submarinista em Portugal. Chama-se Noémie Freire, tem 29 anos e é da Freguesia de Vila Cã, em Pombal.
Noémie Freire concorreu à Marinha em 2006. Desde então, pelo currículo desta auxiliar de navegação passaram já várias missões nacionais e internacionais. Participou na missão de apoio à população madeirense, aquando do temporal que assolou a ilha em 2010, mas também já esteve mais distante, na Somália, em 2009 eem 2012, exemplifica a militar.
 

Luz verde para novos comboios no Alentejo

A Infraestruturas de Portugal está autorizada, a partir de sexta-feira, 29 de Dezembro, a arrancar com os concursos de construção de uma linha ferroviária especializada no transporte de mercadorias do Porto de Sines para a Europa; é o troço entre Évora e Elvas e representa um investimento de 422 milhões de euros, dos quais 158 milhões são financiados por Bruxelas.

Este é o maior investimento ferroviário em Portugal para os próximos 4 anos. É o troço de linha que faltava para ligar Portugal à Europa.

AÇORES

Entrada de mercadorias por via marítima é cinco vezes mais do que a exportada

A entrada de mercadorias (em toneladas) na Região Autónoma dos Açores, em 2016, correspondeu aproximadamente a cinco vezes o volume exportado, sendo o Coque e produtos petrolíferos refinados, os Produtos alimentares, bebidas e tabaco e Produtos da agricultura, da produção animal, da caça e da silvicultura; peixe e outros produtos da pesca responsáveis por 67,9% das entradas de mercadoria em 2016,

Comandante Velho Gouveia é o novo director do Instituto de Socorros a Náufragos

Tomou posse como novo director do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) o Comandante Velho Gouveia, que sucede assim ao Comandante Sousa Costa no cargo.

Total: 5972
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 [156] 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299