Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Corredor Ferroviário do Sul arranca no primeiro trimestre
O Corredor Ferroviário do Sul arranca, no primeiro trimestre deste ano, com o lançamento do concurso para a construção do troço entre Évora e Elvas e o início da obra de Elvas até à fronteira do Caia.
São "dois momentos importantes", que vão ocorrer "ainda neste primeiro trimestre", e que "marcam o arranque da construção deste eixo ferroviário", defendeu esta sexta-feira o primeiro-ministro, António Costa.
![]() |
Movimento no Porto de Viana do Castelo cresceu 6% em 2017
O movimento de mercadorias no Porto de Viana do Castelo atingiu, em 2017, as 415 mil toneladas, mais 6% do que no ano anterior, sendo que as exportações representaram 82% do movimento global, informa a administração portuária.
![]() |
Governo abre concurso de 1,6 milhões de euros para modernizar portos
O Ministério do Mar anunciou esta quinta-feira a abertura do concurso para a modernização dos centros de controlo de tráfego marítimo dos portos de Lisboa e de Setúbal, num valor de 1,6 milhões de euros.
![]() |
PSA atinge os 74,2 milhões de TEU em 2017 e cresce 9,8% em termos homólogos
O ano de 2017 foi de pleno sucesso para a PSA International: a operadora de terminais de contentores, presente no Porto de Sines, processou 74,24 milhões de TEU, um resultado que reflecte um crescimento homólogo de 9,8% face ao ano de 2016. Os terminais de Singapura geridos pela PSA contribuíram com 33,35 milhões de TEU para o resultado global, ao passo que os terminais localizados fora do país significaram 40,89 milhões de TEU do total.
![]() |
LEIXÕES REALÇA LIDERANÇA NO IMPORT-EXPORT
«O maior terminal de contentores português»
No seguimento dos mais recentes números divulgados pela AMT sobre a movimentação de mercadorias nos portos do continente – que mostraram números recorde de 88,8 milhões de toneladas e 2,76 milhões de TEUs manuseados até Novembro -, a Yilport Leixões, concessionária do terminal de contentores do porto nortenho, realça que volta a ficar clara a sua liderança do «import–export» de contentores.
![]() |
Estaleiros e armadores na rota da economia circular
Num debate em que estiveram representados estaleiros nacionais e armadores nacionais e estrangeiros, discutiram-se o estado e os desafios da economia circular em ambas as actividades, com destaque para a construção naval e utilização de tintas e revestimentos nos navios.
![]() |
Dinamarquês Claus Larner é o novo CEO da Transinsular
O dinamarquês Claus Larner é o novo CEO da Transinsular, cargo que passou a desempenhar no primeiro dia deste novo ano, segundo comunicado do armador que faz parte do Grupo ETE.
![]() |
PSA
Concessionária do Terminal XXI de Sines projecta operações com drones, robôs e máxima automação
A PSA International prepara-se para revelar novidades relativas à operação nos seus terminais de contentores, e todas elas têm algo em comum entre si: o progresso tecnológico ao serviço da eficiência. A concessionária do Terminal XXI do Porto de Sines apresentará, no evento Intelligent Port of the Future, esta quarta-feira, dia 17, uma panóplia de apostas que se centrarão na automação total.
![]() |
AÇORES
Operação de navio «Gilberto Mariano» prevista para 1 de Março
A empresa pública de transporte marítimo de passageiros Atlânticoline conta ter, a partir de 1 de março, o navio "Gilberto Mariano" a operar de novo, após a paragem obrigatória para manutenção e certificação, de que está a ser alvo nos estaleiros de Aveiro, adiantou o administrador da empresa Carlos Faias.
Com o seu regresso ao arquipélago, voltará a ser possível retomar o serviço de transporte de viaturas por via marítima entre Faial, Pico e São Jorge, suspenso devido ao acidente com o navio "Mestre Simão".
![]() |
PORTO DE LISBOA
Silopor começa o ano a operar quatro navios no mesmo dia
Em comunicado publicado no seu website, a Administração do Porto de Lisboa (APL) informa que a Silopor começou o ano de 2018 da melhor forma ao operar quatro quatro navios num só dia (3 de Janeiro) no Terminal de Granéis Alimentares da Trafaria.
![]() |
De drones a transporte autónomo, veja as novidades da logística para o futuro
A reportagem da "Folha de São Paulo" ouviu especialistas em logística, de empresários do ramo a professores de pós-graduação, e pediu uma lista com as inovações que prometem causar maior impacto no armazenamento e no transporte de mercadorias nos próximos anos. Em comum, todos apontam a conectividade como saída para desatar os principais nós, seja no chão de fábrica, no interior dos armazéns, dentro dos veículos ou nas mãos dos usuários.
"Esse será o grande filão para micro e pequenos empreendedores. A estrutura física de armazéns, portos, estradas e aeroportos mudou pouco, portanto haverá uma demanda crescente por soluções tecnológicas", afirma Hugo Yoshizaki, coordenador da pós-graduação em logística empresarial da Fundação Vanzolini.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 15 a 19 de Janeiro
Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 21 navios de mercadorias para o período de 15 a 19 de Janeiro. Por classificação: Porta-Contentores: 6 | Tanque: 3 | Ro-Ro: 2 | Graneleiro: 1 | Petroleiro: 3 | Carga Geral (single e multi deck): 3 | Transporte Especial: 1 | Transporte Cimento: 1 | Transporte Gado: 1
![]() |
Ferrovia de Sines vai ao encontro das pretensões da Câmara de Santiago do Cacém
De acordo com Álvaro Beijinha "esta é uma obra decisiva para o desenvolvimento da nossa região. O concelho de Santiago do Cacém está muito ligado a Sines, uma vez que grande parte da mão-de- obra do Complexo Industrial e Portuário reside no nosso Município."
![]() |
Grupo Sousa é o 94.º maior armador mundial
O Grupo Sousa entrou pela primeira vez no “TOP 100” da Alphaliner relativo aos armadores mundiais com maior capacidade para o transporte marítimo de contentores.
![]() |
Porto de Sines cresceu 14,3% nos contentores entre Janeiro e Novembro
O segmento dos contentores continua a estar em grande destaque no Porto de Sines. Segundo os dados da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), o porto alentejano continuou em Novembro a sua forte tendência de crescimento.
Num sistema portuário nacional que movimentou 2,76 milhões de TEU’s entre Janeiro e Novembro de 2017, naquele que passou a ser o melhor período homólogo da história, o Porto de Sines surge em destaque «ao exceder em +14,3% o volume homólogo de 2016», refere a AMT, que ressalva que, em termos percentuais, só o Porto de Lisboa aparece à frente na evolução durante este período.
![]() |
Investigador da Nova Rota da Seda chinesa defende inclusão de Sines na iniciativa
O académico português Paulo Duarte defende que Portugal deve persuadir a China a incluir o Porto de Sines na “Nova Rota da Seda”, um gigantesco projeto de infraestruturas inspirado nas antigas vias comerciais entre Ásia e Europa.
“Devemos mostrar à China que na faixa e rota os comboios não terminam em Madrid, mas em Lisboa ou Sines”, disse à agência Lusa o autor do primeiro livro em português sobre a iniciativa “Nova Rota da Seda”.
Doutorado em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade Católica de Louvaina, Paulo Duarte desenvolveu em Taiwan, Ásia Central e República Popular da China a investigação que deu origem à obra “Faixa e Rota Chinesa - A Convergência entre Terra e Mar”.
![]() |
PORTO DE LISBOA
Anúncio
A APL- Administração do Porto de Lisboa, SA, com sede na Gare Marítima de Alcântara, 1350-355, Lisboa, informa todos interessados ter dado início ao processo de venda, por negociação, de dois terrenos localizados na Rua da Manutenção.
![]() |
Aveiro e Leixões deram contributo decisivo no crescimento da carga movimentada em Portugal
Os resultados do sistema portuário nacional conhecidos hoje mostram uma movimentação total de 88,8 milhões de toneladas, um novo recorde histórico para o período Janeiro-Novembro. Mas os recordes não ficam por aqui porque no Porto de Leixões e no Porto de Aveiro também se alcançaram números nunca antes vistos para o período em questão.
![]() |
Repnunmar na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS)
A Repnunmar Logística e Trânsitos, Lda, vai estabelecee uma operação logística na ZILS - Zona Industrial e Logística de Sines. Realizará no local operações logísticas de receção, parqueamento, reparação e expedição de contentores marítimos cheios e vazios. Instalará, também, um estaleiro para apoio às atividades e ao parqueamento das viaturas da Transportadora Ideal do Bairro de Alcântara (empresa do Grupo Silvestre e Silva) afectas ao Porto de Sines e suporte do trafego. Esta operação visa, dada a perspetiva de crescimento, o apoio à atividade que efetua diariamente no Porto de Sines.
![]() |
PORTO DE LISBOA CONTINUA DINÂMICO NO MERCADO DAS BANCAS
Como sinal do dinamismo do porto de Lisboa na atividade de bancas, destacamos a escala do navio “EXCELSIOR”, na primeira semana de 2018. Este navio tanque de gás liquefeito, que não terá passado despercebido pelas suas dimensões (93.719 GT | 227 m de comprimento | 43,5 m de boca) esteve em porto, apenas para uma operação de abastecimento de combustível – designada como bancas - , no fundeadouro do quadro central do Porto de Lisboa, entre o Terminal de Granéis Alimentares de Palença e o Terminal de Líquidos da Banática.