Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




APDL tem nova administração

O novo Conselho de Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo tornou posse. Guilhermina Rego já tinha assumido a presidência da APDL em setembro de 2017, dando agora as boas-vindas a Nuno Araújo, Cláudia Soutinho e Joaquim Gonçalves, cujo mandato terminará em 2019. A APDL é responsável pela jurisdição do Porto de Leixões, do Porto de Viana do Castelo e da Via Navegável do Douro.

ENTREVISTA A VIOLETA BULC

Portugal vai cumprir todas as promessas no transporte ferroviário

No meio de uma maratona de 800 quilómetros para ser a 'madrinha' do lançamento de concursos públicos de centenas de milhões de euros que vão finalmente ligar as linhas ferroviárias de Portugal a Espanha, a Comissária Europeia dos Transportes, Violeta Bulc, deu uma entrevista ao Jornal Económico. A aposta maior é para a ferrovia e a certeza de que Portugal vai honrar os compromissos nesta matéria. Mas, também, a preocupação com a descarbonização, as novas tecnologias (drones e carros aéreos, por exemplo), a digitalização, a multimodalidade, a segurança e a defesa da União Europeia.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 12 a 16 de Março

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 30 navios de mercadorias para o período de 12 a 16 de Março. Por classificação: Porta-Contentores: 6 | Tanque: 4 | Ro-Ro: 3 | Petroleiro: 3 | Graneleiro: 3 | Carga Geral (single e multi deck): 7| Transporte Gás Liquefeito: 1 | Transporte de Cimento: 3

PEDRO MARQUES

Quem aposta na ferrovia tem de fazer tudo para que esta seja uma opção para as empresas

É o ministro Pedro Marques que diz: “Se o investimento ferroviário em Portugal não fosse estratégico para a Europa e para Espanha, nem o chefe de Governo espanhol nem a comissária europeia dos Transportes tinham vindo a Portugal para celebrar o lançamento do concurso para o elo perdido' [missing link] da ligação ferroviária Évora-Elvas e o início das obras na linha Elvas-Caia.” O primeiro-ministro António Costa também esteve no evento de segunda-feira em Elvas assinalando, aliás, um primeiro grande investimento público.

IBM e o Porto do Futuro: ganhos serão avultados para quem assumir liderança digital

Em entrevista concedida ao World of Maritime News, Bert Greenstein, actual vice-presidente da IBM para a divisão “Internet of Things Offerings”, dissertou sobre o progresso digital no meio marítimo – e o papel da IBM em todo esse processo – e a crescente adopção de tecnologias inovadoras por parte de portos, operadores de terminais e outros agentes envolvidos na corrente transformação da cadeia logística global.

Governo manda abater corveta João Coutinho

Desde 2014 em estado de desarmamento, a corveta foi agora mandada abater por estarem finalmente criadas as condições para o efeito

Comitiva de empresários cearenses no Porto de Aveiro

O Porto de Aveiro recebeu quarta-feira, dia 7 de março, uma comitiva de empresários brasileiros, do Estado do Ceará. A missão empresarial, que foi acompanhada pelo Presidente da AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, Fernando Castro, foi realizada no âmbito do projeto Internacionalizar em Português e integrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE2020), PORTUGAL2020, visando dar a conhecer in loco a localização geoestratégica do distrito e as suas excelentes infraestruturas/ equipamentos.

Uma aposta certeira nos caminhos-de-ferro

Durante muitos anos, esse investimento ficou na gaveta e agora, finalmente, António Costa anunciou, e bem, que vai haver um reforço superior ao dos últimos 100 anos. Quer isto dizer que as populações mais desfavorecidas terão a hipótese de se movimentarem no país com mais facilidade e comodidade

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 10 a 16 de Março

Estão anunciadas 30 escalas de navios de mercadorias para o período de 10 a 16 de março. Por classificação: Porta-Contentores: 10 / Tanque: 4 / Misto (Carga Geral/ Contentores): 5 / Graneleiro: 1 / Frigorífico: 1 / Carga Geral (single deck): 7 / Carga Geral (multi deck): 2

Missão Empresarial Inversa: Encontros de negócio Portugal e EUA

A Fórum Oceano, Cluster do Mar Português, vai receber nos dias 22 e 23 março, em Lisboa, uma missão empresarial do BlueTech Cluster dos Estados Unidos da América - The Maritime Alliance, com quem tem vindo a estreitar relações ao longo dos últimos anos.

Ana Paula Vitorino: Portos devem ser agentes de mudança

O sistema portuário mundial tem de estar na vanguarda da implementação da economia do mar, defendeu quarta-feira a Ministra do Mar, no World Ocean Summit 2018, que termina esta sexta-feira no México.

"Os portos devem ser agentes de mudança, promovendo o aparecimento de empresas focadas em negócios sustentáveis", afirmou Ana Paula Vitorino, perante uma plateia de responsáveis governamentais, empresariais e ambientalistas de todo o mundo.

Raquel S registado no MAR reforça frota do Grupo Sousa

A Empresa de Navegação Madeirense acaba de adquirir um novo navio, o porta-contentores Raquel S, que antes navegava como Windhoek e estava registado no Panamá. Desta forma, a empresa do Grupo Sousa, a mais antiga de Portuga, a operar continuamente desde 1907, não só adquiriu e registou o navio e o colocou no Registo Internacional de Navios da Madeira, como reforçou a sua frota de navios próprios. Uma frota agora composta pelos porta-contentores Raquel S, Laura S, Funchalense 5, e pelo ferry Lobo Marinho.

LÍDIA SEQUEIRA, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE PORTUGAL (APP)

Mulheres e homens lutando lado a lado

O dia 8 de março, dia internacional da Mulher, não é uma data romântica, é um marco na luta das mulheres por melhores condições de trabalho e pela igualdade de direitos para as mulheres.
Muita coisa se passou desde esse dia 8 de março de 1857, em que as mulheres de uma fábrica têxtil de Nova York encetaram uma luta pela defesa dos seus direitos.

GUILHERMINA REGO, PRESIDENTE DA ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DO DOURO, LEIXÕES E VIANA DO CASTELO (APDL)

O Mar, A Vida E A MULHER

Quando se olha para o mar percebe-se a verdadeira natureza humana, natureza profunda que é a da igualdade. Igualdade na diferença, sim, mas sempre igualdade. E sempre diferença. E é por isso que o mar é tão feminino. Porque acolhe, mesmo quando está temperamental. Porque perdoa mesmo quando tem razão. Por que olha para a terra como um dos seus filhos prediletos.

LÍGIA CORREIA, PRESIDENTE DA ADMINISTRAÇÃO DA APRAM - PORTOS DA MADEIRA

Mulheres

O Dia da Mulher apanhou-me este ano na Seatrade de Miami, a maior feira da indústria de cruzeiros do mundo e surpreendeu-me, porque hoje há um pequeno almoço com representantes de uma associação de mulheres que trabalham em cruzeiros. Sabe-se que as mulheres cada vez mais estão a ocupar postos de direção ou decisão, em todas as áreas, logo também neste sector que recebe funcionários de várias origens geográficas e culturais.

FERNANDA ALBINO, VOGAL DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DE SINES E DO ALGARVE (APS)

«Igualdade» tem também de significar diversidade

Felizmente, na APS, S.A dispomos de procedimentos que privilegiam a igualdade de género e orgulhamo-nos de ter aderido ao Fórum IGen, desde o seu arranque, em maio de 2012, sob o tema “Empresas para a Igualdade – O nosso compromisso”. Atualmente, na APS, S.A., algumas das profissões que eram tendencialmente exercidas por homens, são desempenhadas, com a mesma competência, por mulheres.

TERESA COELHO, PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA DOCAPESCA - PORTOS E LOTAS, SA

Experiência muito gratificante

Cada vez mais há, nesta empresa, uma preocupação com o capital humano, com a implementação de políticas de recursos humanos que tenham em conta a igualdade de género, confiar às mulheres as mesmas tarefas que são confiadas aos homens, incluindo ao nível da tomada de decisões, criando uma nova dinâmica empresarial.

ISABEL BOTELHO LEAL, RESPONSÁVEL PELA ESTRUTURA DE MISSÃO PARA A EXTENSÃO DA PLATAFORMA CONTINENTAL (EMEPC)

Mulher Dirigente: Dirigente

A situação da EMEPC é possivelmente excepcional na Administração Pública portuguesa. Posso afirmar haver paridade de género na EMEPC, e sem procurar obter créditos por uma situação legada, noto que temos 27 trabalhadores, dos quais 17 são mulheres e destas 15 são dirigentes dirigentes/investigadoras/técnicas superiores. Acresce ainda que apesar de não haver indústria de ROV’s (Remotely operated vehicles) em Portugal, a EMEPC tem nos seus quadros a primeira e única mulher piloto a trabalhar num Work Class ROV em Portugal.

MÉXICO

Ministra do Mar participa na World Ocean Summit

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, é oradora principal de um painel da World Ocean Summit 2018, que se realiza no México de 7 a 9 de Março.
A cimeira mundial do oceano conta uma vez mais com a presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino. A governante portuguesa será a oradora principal (key speaker) no painel dedicado à Inovação e Tecnologia na Economia Azul. O evento organizado pela revista britânica The Economist tem lugar na região da Riviera Maya, no México.
O papel dos governos na promoção da inovação e da tecnologia na economia azul, bem como o envolvimento do setor privado naquelas áreas, serão os temas que focam o discurso de Ana Paula Vitorino.

Presidente da Câmara de Portalegre visitou o Porto de Sines

A Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Maria Adelaide Teixeira, visitou o Porto de Sines, no dia 6 março, acompanhada pelo vereador João Cardoso. Na reunião com o Presidente da APS, José Luis Cacho, foram discutidas as potencialidades do Porto de Sines enquanto porta de entrada e saída de mercadorias para as indústrias localizadas naquele concelho.