Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Setúbal até 9 de Março
Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 22 navios de mercadorias para o período de 5 a 9 de Março. Por classificação: Porta-Contentores: 3 | Tanque: 2 | Ro-Ro: 5 | Petroleiro: 2 | Graneleiro: 2 | Carga Geral (single e multi deck): 4 | Transporte Especial: 1 | Transporte Gás Liquefeito: 1 | Transporte de Gado: 1 | Transporte de Cimento: 1
![]() |
LÍDIA SEQUEIRA:
Porto de Setúbal já é um representante de referência internacional da região
O Setubalense entrevistou Lídia Sequeira, Presidente do Conselho da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra – APSS, sobre uma abordagem ao presente desenvolvimento do porto e aos projetos que permitirão acompanhar o futuro.
![]() |
JORGE D'ALMEIDA, PRESIDENTE DA CPSI
Sines vai crescer com logística e tecnologia
O concurso público internacional para a concessão do novo terminal de contentores de Sines, comummente designado por Vasco da Gama, deverá ser lançado, de preferência ainda durante o primeiro semestre deste ano, defende Jorge d'Almeida, presidente da CPSI Comunidade Portuária de Sines. Em entrevista ao Jornal Económico, este responsável entende que o processo de lançamento deste concurso deverá avançar o mais rapidamente possível, até porque "o porto espanhol de Algeciras tem um terminal que pretende funcionar como alternativa ao terminal de contentores Tanger-Med e atrair o mesmo tipo de clientes que o novo terminal de contentores de Sines, como os grupos armadores internacionais da envergadura dos chineses da COSCO ou dos alemães da Hapag-Lloyd, por exemplo".
![]() |
ESTA SEGUNDA-FEIRA
António Costa e Mariano Rajoy lançam troço de linha férrea Évora-Elvas
Os responsáveis pelos governos de Portugal e Espanha lançam em conjunto concurso de Évora-Elvas. Na linguagem do meio chamam-lhe o missing link. No caso, quer dizer o último troço de linha férrea que falta para que Portugal integre a rede transeuropeia de transportes: Évora-Elvas, num total de 94 quilómetros e EUR509 milhões, dos quais quase metade provenientes dos fundos europeus.
O concurso vai ser lançado em cerimónia solene esta segunda-feira, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, na presença de António Costa e de Mariano Rajoy, que vem expressamente à cidade alentejana para celebrar o evento. O missing link faz parte do corredor internacional sul que ligará o Porto de Sines à fronteira com Espanha e vai permitir escoar os produtos que ali chegam por via férrea.
![]() |
SINES
Novo terminal de contentores em fase de Avaliação de Impacto Ambiental
O projeto para a criação de um novo terminal de contentores no Porto de Sines, no distrito de Setúbal, está em fase de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), revelou a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
"Em relação ao [novo terminal de contentores] Vasco da Gama, estamos neste momento em Avaliação de Impacto Ambiental, ou seja, estamos nos procedimentos que são obrigatórios", disse Ana Paula Vitorino, que falava em declarações aos jornalistas após a cerimónia de lançamento da Janela Única Logística (JUL), que decorreu em Sines.
![]() |
ANA PAULA VITORINO | COM ÁUDIO
JUL permitirá poupança de 50 milhões de euros em custos administrativos
Os custos administrativos com as mercadorias que entram ou saem dos portos portugueses vão ter uma redução de 50 milhões de euros.
É a estimativa da Ministra do Mar para os primeiros três anos de implementação da janela única logística.
Trata-se de uma plataforma digital comum que permite seguir os produtos de forma mais eficaz, como explica Ana Paula Vitorino.
A Ministra Ana Paula Vitorino esteve na manhã desta sexta-feira no Porto de Sines, um dos primeiros onde vai ser testada a Janela Única Logística.
![]() |
Governo tem seis meses para criar Sistema Nacional de Embarcações e Marítimos
Governo tem seis meses para criar o Sistema Nacional de Embarcações e Marítimos (SNEM), uma base de dados central com informação relativa a embarcações e marítimos, segundo a autorização legislativa publicada esta sexta-feira em Diário da República.
"A presente lei concede ao Governo autorização legislativa para a criação do Sistema Nacional de Embarcações e Marítimos (SNEM), que constitui um sistema de dados central e único que visa dar publicidade aos registos e certificações e agrega e organiza informação relativa à atividade marítima", lê-se na lei n.º 9/2018.
Em vigor a partir de sábado, a autorização legislativa tem a duração de 180 dias, segundo estabelecido no seu artigo 3.º.
![]() |
AÇORES
Atlânticoline pondera recuperar antigo catamarã para substituir navio encalhado
O presidente do Conselho de Administração da Atlânticoline, Carlos Faias, admite vir a recuperar o antigo catamarã "Expresso do Triângulo" para colmatar a ausência do navio "Mestre Simão", que encalhou no porto da Madalena.
"Aquilo que estamos a fazer é uma avaliação no que se refere ao investimento e viabilidade económica na sua reabilitação, e a avaliação para uma posterior certificação, que está dependente da possibilidade de adaptação do navio aos meios de salvamento que têm de ser introduzidos", explicou o administrador, em declarações aos jornalistas, após uma audição na Comissão de Economia do parlamento dos Açores, realizada na ilha do Pico.
![]() |
Governo aponta fim de Maio como limite para renegociação das concessões no Porto de Lisboa
A Ministra do Mar assinou o despacho – publicado dia 28 em Diário da República – que, além de nomear Susana Baptista nova presidente da comissão de renegociação para o dossier do Porto de Lisboa, indica que os processos de renegociação dos contratos de concessão das concessões portuárias deverão «terminar desejavelmente num prazo máximo de 3 meses, a contar da data da publicação do presente despacho», ou seja, no final de Maio próximo.
![]() |
APDL marca presença na BTL para promover turismo na região do Douro
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) marca presença na maior feira de turismo nacional, a BTL - Bolsa Turismo de Lisboa, que decorre na FIL, em Lisboa, até 4 de Março.
Em parceria com a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, a APDL pretende demonstrar o desenvolvimento turístico da região, com a Via Navegável do Douro e, também, o Porto Cruise Terminal, a merecerem um lugar de destaque neste que é considerado o maior evento da indústria do turismo em Portugal.
![]() |
A 22 DE MARÇO, NO PORTO
CONFERÊNCIA DA APTMCD SOBRE TRANSPORTE MARÍTIMO
A APTMCD - Agência Portuguesa do Transporte Marítimo de Curta Distância vai organizar, em parceria com a revista Transportes & Negócios, a Conferência APTMCD 2018, que se realizará na cidade do Porto, no dia 22 de março, entre as 10:00 e as 13:00, sob o tema "O Short Sea Shipping e a intermodalidade". A convite da organização, a ENIDH irá participar nesta conferência sobre a atividade marítima.
![]() |
Porto de Lisboa com maior volume de mercadorias desde 2011
O Porto de Lisboa movimentou em 2017 mais de 12,1 milhões de toneladas de carga, o que representa uma subida de 19 por cento face ao ano anterior. Nos contentores, a subida é de 26 por cento, para 493.253 TEU*. Estes indicadores significam que o Porto de Lisboa atinge o maior volume de mercadorias desde 2011, depois de registar a maior taxa de crescimento dos portos nacionais em 2017.
Lídia Sequeira, Presidente da Administração do Porto de Lisboa, sublinha que “estes números são muito encorajadores, sobretudo porque demonstram o acerto da estratégia adotada, com foco no crescimento, sustentado na paz social no porto.”
![]() |
Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada apoiou salvamento de 117 pessoas no ano de 2017
A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), coordenou 185 ações de assistência e de salvamento relativas a acidentes ocorridos com navios ou embarcações na sua área de responsabilidade, das quais resultaram 117 pessoas salvas.
![]() |
ESTA SEXTA-FEIRA, 2 DE MARÇO, NO PORTO DE SINES
Ministra do Mar preside ao lançamento da Janela Única Logística (JUL)
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, preside esta sexta-feira, 2 de Março, à cerimónia de Lançamento da Janela Única Logística.
A cerimónia tem como objetivo implementar a Janela Única Logística (JUL). A JUL pretende desenvolver e complementar o sistema da Janela Única Portuária (JUP), actualmente em funcionamento em todos os portos nacionais.
A sessão tem início às 11:00, no Auditório do Edifício da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, contando com a presença de várias entidades envolvidas no projecto.
Nesta newsletter temática, destaque para notícias publicadas no portal da APP sobre a JUL e JUP.
![]() |
VIA NAVEGÁVEL DO DOURO
APDL submete plano a consulta pública
O projecto do Plano de Recepção e de Gestão de Resíduos (PRGR) para a Via Navegável do Douro 2018-2020 vai ser submetido a consulta pública pela APDL. Entretanto, a Ministra do Mar adiantou aos jornalistas que o Porto de Leixões terá um investimento de 510 milhões de euros.
![]() |
É «natural» que nova ligação ferroviária a Espanha esteja aberta a passageiros, diz Pedro Marques
Pedro Marques explica que ligação está a ser feita sobretudo com uma orientação estratégica para reforço do transporte de mercadorias, mas considera "natural" que passem comboios de passageiros.
Pedro Marques conta que, quando chegou ao Governo, deparou-se com a inexistência de qualquer projeto relativo ao investimento numa nova ligação ferroviária a Espanha. Mais, a declaração de impacto ambiental estava prestes a caducar (o que aconteceu no primeiro semestre de 2016). "Tivemos de fazer todo esse trabalho outra vez", enfatiza. Agora, avança o governante, o concurso vai para o terreno e esse investimento vai ser finalmente "uma realidade".
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 26 de Fevereiro a 2 de Março
Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 30 navios de mercadorias para o período de 26 de Fevereiro a 2 de Março. Por classificação: Porta-Contentores: 6 | Tanque: 1 | Ro-Ro: 3 | Petroleiro: 2 | Graneleiro: 6 | Carga Geral (single e multi deck): 9 | Transporte Especial: 2 | Transporte Gás Liquefeito: 1
![]() |
FERROVIA
Comissária europeia presente no lançamento de novas obras
O Governo prepara para a primeira semana de Março três cerimónias, que contarão com a presença da comissária europeia da Mobilidade e Transportes, a eslovena Violeta Bulc. Com as acções, o Governo prova o empenho em recuperar o tempo perdido e sinaliza que o programa ferroviário seguirá agora a todo o vapor. Em todos os casos, são obras de ligação à fronteira, financiadas pelo departamento dirigido por Violeta Bulc.
![]() |
Assinado o protocolo para a realização da BioMarine 2018
Foi assinado na sexta-feira o protocolo para a realização da BioMarine 2018. Este protocolo decorre da iniciativa da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
A BioMarine é um evento que contribui para a afirmação internacional de Portugal no desenvolvimento da bioeconomia azul, em particular da biotecnologia marinha.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 24 de Fevereiro a 2 de Março
Prevêem-se 22 escalas de navios de mercadorias para o período de 24 de Fevereiro a 2 de Março. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 9 navios porta-contentores, 7 navios carga geral single deck, 3 tanques, 1 navio misto – carga geral/contentores, 1 frigorifico e 1 carga geral multi deck.