Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
IBM e o Porto do Futuro: ganhos serão avultados para quem assumir liderança digital
Em entrevista concedida ao World of Maritime News, Bert Greenstein, actual vice-presidente da IBM para a divisão “Internet of Things Offerings”, dissertou sobre o progresso digital no meio marítimo – e o papel da IBM em todo esse processo – e a crescente adopção de tecnologias inovadoras por parte de portos, operadores de terminais e outros agentes envolvidos na corrente transformação da cadeia logística global.
![]() |
Governo manda abater corveta João Coutinho
Desde 2014 em estado de desarmamento, a corveta foi agora mandada abater por estarem finalmente criadas as condições para o efeito
![]() |
Comitiva de empresários cearenses no Porto de Aveiro
O Porto de Aveiro recebeu quarta-feira, dia 7 de março, uma comitiva de empresários brasileiros, do Estado do Ceará. A missão empresarial, que foi acompanhada pelo Presidente da AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, Fernando Castro, foi realizada no âmbito do projeto Internacionalizar em Português e integrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE2020), PORTUGAL2020, visando dar a conhecer in loco a localização geoestratégica do distrito e as suas excelentes infraestruturas/ equipamentos.
![]() |
Uma aposta certeira nos caminhos-de-ferro
Durante muitos anos, esse investimento ficou na gaveta e agora, finalmente, António Costa anunciou, e bem, que vai haver um reforço superior ao dos últimos 100 anos. Quer isto dizer que as populações mais desfavorecidas terão a hipótese de se movimentarem no país com mais facilidade e comodidade
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 10 a 16 de Março
Estão anunciadas 30 escalas de navios de mercadorias para o período de 10 a 16 de março. Por classificação: Porta-Contentores: 10 / Tanque: 4 / Misto (Carga Geral/ Contentores): 5 / Graneleiro: 1 / Frigorífico: 1 / Carga Geral (single deck): 7 / Carga Geral (multi deck): 2
![]() |
Missão Empresarial Inversa: Encontros de negócio Portugal e EUA
A Fórum Oceano, Cluster do Mar Português, vai receber nos dias 22 e 23 março, em Lisboa, uma missão empresarial do BlueTech Cluster dos Estados Unidos da América - The Maritime Alliance, com quem tem vindo a estreitar relações ao longo dos últimos anos.
![]() |
Ana Paula Vitorino: Portos devem ser agentes de mudança
O sistema portuário mundial tem de estar na vanguarda da implementação da economia do mar, defendeu quarta-feira a Ministra do Mar, no World Ocean Summit 2018, que termina esta sexta-feira no México.
"Os portos devem ser agentes de mudança, promovendo o aparecimento de empresas focadas em negócios sustentáveis", afirmou Ana Paula Vitorino, perante uma plateia de responsáveis governamentais, empresariais e ambientalistas de todo o mundo.
![]() |
Raquel S registado no MAR reforça frota do Grupo Sousa
A Empresa de Navegação Madeirense acaba de adquirir um novo navio, o porta-contentores Raquel S, que antes navegava como Windhoek e estava registado no Panamá. Desta forma, a empresa do Grupo Sousa, a mais antiga de Portuga, a operar continuamente desde 1907, não só adquiriu e registou o navio e o colocou no Registo Internacional de Navios da Madeira, como reforçou a sua frota de navios próprios. Uma frota agora composta pelos porta-contentores Raquel S, Laura S, Funchalense 5, e pelo ferry Lobo Marinho.
![]() |
LÍDIA SEQUEIRA, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE PORTUGAL (APP)
Mulheres e homens lutando lado a lado
O dia 8 de março, dia internacional da Mulher, não é uma data romântica, é um marco na luta das mulheres por melhores condições de trabalho e pela igualdade de direitos para as mulheres.
Muita coisa se passou desde esse dia 8 de março de 1857, em que as mulheres de uma fábrica têxtil de Nova York encetaram uma luta pela defesa dos seus direitos.
![]() |
GUILHERMINA REGO, PRESIDENTE DA ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DO DOURO, LEIXÕES E VIANA DO CASTELO (APDL)
O Mar, A Vida E A MULHER
Quando se olha para o mar percebe-se a verdadeira natureza humana, natureza profunda que é a da igualdade. Igualdade na diferença, sim, mas sempre igualdade. E sempre diferença. E é por isso que o mar é tão feminino. Porque acolhe, mesmo quando está temperamental. Porque perdoa mesmo quando tem razão. Por que olha para a terra como um dos seus filhos prediletos.
![]() |
LÍGIA CORREIA, PRESIDENTE DA ADMINISTRAÇÃO DA APRAM - PORTOS DA MADEIRA
Mulheres
O Dia da Mulher apanhou-me este ano na Seatrade de Miami, a maior feira da indústria de cruzeiros do mundo e surpreendeu-me, porque hoje há um pequeno almoço com representantes de uma associação de mulheres que trabalham em cruzeiros. Sabe-se que as mulheres cada vez mais estão a ocupar postos de direção ou decisão, em todas as áreas, logo também neste sector que recebe funcionários de várias origens geográficas e culturais.
![]() |
FERNANDA ALBINO, VOGAL DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DE SINES E DO ALGARVE (APS)
«Igualdade» tem também de significar diversidade
Felizmente, na APS, S.A dispomos de procedimentos que privilegiam a igualdade de género e orgulhamo-nos de ter aderido ao Fórum IGen, desde o seu arranque, em maio de 2012, sob o tema “Empresas para a Igualdade – O nosso compromisso”. Atualmente, na APS, S.A., algumas das profissões que eram tendencialmente exercidas por homens, são desempenhadas, com a mesma competência, por mulheres.
![]() |
TERESA COELHO, PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA DOCAPESCA - PORTOS E LOTAS, SA
Experiência muito gratificante
Cada vez mais há, nesta empresa, uma preocupação com o capital humano, com a implementação de políticas de recursos humanos que tenham em conta a igualdade de género, confiar às mulheres as mesmas tarefas que são confiadas aos homens, incluindo ao nível da tomada de decisões, criando uma nova dinâmica empresarial.
![]() |
ISABEL BOTELHO LEAL, RESPONSÁVEL PELA ESTRUTURA DE MISSÃO PARA A EXTENSÃO DA PLATAFORMA CONTINENTAL (EMEPC)
Mulher Dirigente: Dirigente
A situação da EMEPC é possivelmente excepcional na Administração Pública portuguesa. Posso afirmar haver paridade de género na EMEPC, e sem procurar obter créditos por uma situação legada, noto que temos 27 trabalhadores, dos quais 17 são mulheres e destas 15 são dirigentes dirigentes/investigadoras/técnicas superiores. Acresce ainda que apesar de não haver indústria de ROV’s (Remotely operated vehicles) em Portugal, a EMEPC tem nos seus quadros a primeira e única mulher piloto a trabalhar num Work Class ROV em Portugal.
![]() |
MÉXICO
Ministra do Mar participa na World Ocean Summit
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, é oradora principal de um painel da World Ocean Summit 2018, que se realiza no México de 7 a 9 de Março.
A cimeira mundial do oceano conta uma vez mais com a presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino. A governante portuguesa será a oradora principal (key speaker) no painel dedicado à Inovação e Tecnologia na Economia Azul. O evento organizado pela revista britânica The Economist tem lugar na região da Riviera Maya, no México.
O papel dos governos na promoção da inovação e da tecnologia na economia azul, bem como o envolvimento do setor privado naquelas áreas, serão os temas que focam o discurso de Ana Paula Vitorino.
![]() |
Presidente da Câmara de Portalegre visitou o Porto de Sines
A Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Maria Adelaide Teixeira, visitou o Porto de Sines, no dia 6 março, acompanhada pelo vereador João Cardoso. Na reunião com o Presidente da APS, José Luis Cacho, foram discutidas as potencialidades do Porto de Sines enquanto porta de entrada e saída de mercadorias para as indústrias localizadas naquele concelho.
![]() |
GRUPO ETE tem presença alargada no Porto de Setúbal
O GRUPO ETE, fundado em 1936, está presente no Porto de Setúbal desde finais dos anos 80. É uma referência na economia do mar em Portugal, integrando seis das suas principais áreas - Operação Portuária, Transporte Fluvial, Transporte Marítimo, Agentes de Navegação, Operação Logística e Engenharia e Reparação Naval. Hoje é o maior operador de terminais portuários nacionais, com um total de 6 terminais concessionados e mais de 4 quilómetros de cais, onde movimenta todo o tipo de cargas - contentores, carga geral, granéis sólidos e líquidos. Além de Portugal, está presente em Cabo Verde, Colômbia, Moçambique e Uruguai.
![]() |
António Costa diz que ferrovia Évora-Elvas abre à Europa a porta do Porto de Sines
O Primeiro-Ministro, António Costa, salientou esta segunda-feira que o investimento na futura ligação ferroviária Évora-Elvas é “simbólico do momento que se vive na economia portuguesa” e destacou as vantagens que esta linha trará para o País, com ligações mais rápidas em 03h30, com custos 30% mais baixos para quem for operar nos portos de Sines, Setúbal e Lisboa, encurtando distâncias em 140 quilómetros. “Esta obra vai reforçar a nossa competitividade”, disse António Costa, sublinhando que este investimento abre a “porta à Europa” do “porto de águas profundas” de Sines.
![]() |
Mariano Rajoy considera «excelentes notícias» o investimento ferroviário de Portugal
O chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, afirmou esta segunda-feira que são "excelentes notícias" o conjunto de obras que Portugal está a desenvolver na ferrovia, acrescentando tratarem-se de projetos de "capital importância" para aproximar os dois países.
"As linhas Évora-Elvas e Elvas-Caia vão ao encontro desse objetivo de capital importância, unir os nossos cidadãos e melhorar o seu dia a dia", disse.
![]() |
Comissária europeia elogia Portugal e Espanha
A comissária europeia dos Transportes elogiou Portugal e Espanha pelo seu empenhamento nos projetos ferroviários, e pediu ao Governo de Madrid que ajude a concluir as ligações ao centro da Europa, por França.
O apelo foi deixado por Violeta Bulc na cerimónia do lançamento do concurso para a ligação ferroviária entre Évora e Elvas, que decorreu ao final da manhã desta segunda-feira em Elvas, com a presença dos primeiros-ministros português, António Costa, e espanhol, Mariano Rajoy.