Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Ministra do Mar presidiu à assinatura do Contrato de Construção do Molhe de Angeiras
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu à cerimónia de assinatura do contrato de Empreitada de construção da obra marítima de abrigo na zona piscatória de Angeiras (Quebra-Mar de Angeiras) que decorreu no Ministério do Mar.
A obra, com um tempo de vida útil de 50 anos e um investimento de cerca de 4 Milhões de euros, tem como objetivo proporcionar melhores condições de abrigo no Portinho de Angeiras, em relação à agitação marítima durante a navegação de aproximação e partida para a pesca, e reforçar as condições de exercício da atividade da pesca de uma comunidade que vive exclusivamente desta arte.
![]() |
EMBAIXADOR DE PORTUGAL NA CHINA
Portugal quer o Porto de Sines no projecto chinês «Uma Faixa, Uma Rota»
O embaixador de Portugal em Pequim, José Augusto Duarte, reiterou na terça-feira que Portugal tem a ambição de incluir o Porto de Sines no projeto chinês "Uma Faixa, Uma Rota".
"Portugal tem um interesse inequívoco em ficar conectado, com esta iniciativa, do ponto de vista económico", afirmou o embaixador, durante uma conversa com os jornalistas, na residência oficial do cônsul-geral de Portugal em Macau e Hong Kong.
Para José Augusto Duarte este projecto pode ajudar bastante a economia portuguesa já que o país tem "uma posição estratégica única na Europa, de facilidade de ligação ao continente americano e ao continente africano [por mar] e por terra a toda esta massa continental euro-asiática".
![]() |
Marinha dá 3 voltas ao mundo em 3 meses
Nos primeiros três meses do ano 2018 a Marinha Portuguesa percorreu 73.285,19 milhas náuticas, o equivalente a 3, 4 voltas ao mundo (sobre a linha do Equador) realizando mais de 8000 mil horas de navegação.
![]() |
Meta dos 3 mil TEU diários é feito «cada vez mais frequente» na Yilport Leixões
Abril com produtividade a mil – com este provérbio adaptado poderíamos descrever facilmente o trajecto da concessionária Yilport Leixões no que toca à movimentação de contentores no porto nortenho: a empresa voltou, pela segunda vez num espaço de escassos dias, a roçar a marca dos 3 mil TEU diários.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 30 de Abril a 4 de Maio
Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 30 navios de mercadorias para o período de 30 de Abril a 4 de Maio. Por classificação: Porta-Contentores: 3 | Tanque: 3 | Petroleiro: 3 | Graneleiro: 5 | Carga Geral (single e multi deck): 6 | Ro-Ro: 6 | Transporte de Cimento: 1 | Transporte Gás Liquefeito: 1 | Transporte Especial: 2
![]() |
Ordenamento do Espaço Marítimo em consulta pública de 30 de abril a 30 de junho
A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, divulgou o Aviso que dá início à abertura do período de discussão pública do projeto de Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo, que decorrerá entre 30 de abril e 30 de junho de 2018.
O Plano de Situação é um instrumento de ordenamento do espaço marítimo nacional que constitui uma ferramenta essencial para a política do mar, assegurando o desenvolvimento da economia azul e a sustentabilidade do meio marinho tal como definido pela Diretiva-Quadro “Estratégia-Marinha” e pela Estratégia Nacional para o Mar.
![]() |
Criado grupo de trabalho para negociar acordo com trabalhadores das administrações portuárias
Já foi publicada em Diário da República o despacho conjunto dos Ministérios do Mar e das Finanças que determina a criação de um grupo de trabalho para “estudar e analisar as propostas apresentadas no âmbito do processo negocial de revisão do Acordo Colectivo de Trabalho” relativas aos trabalhadores das administrações portuárias.
![]() |
Repsol investe 60 milhões de euros no complexo industrial de Sines
A Repsol anunciou que vai investir cerca de 60 milhões de euros no complexo industrial de Sines, um investimento que tem como objetivo melhorias ao nível da eficiência energética, inovação tecnológica, inspeção e manutenção.
Os trabalhos serão desenvolvidos durante uma paragem planeada, que decorrerá entre maio e junho em todas as fábricas do complexo, com um trabalho previsto de mais de 500.000 horas, com a colaboração de 1.500 pessoas e de 55 empresas auxiliares, avança a Repsol em comunicado.
![]() |
Melhor primeiro trimestre de sempre no Porto de Aveiro
O movimento acumulado do Porto de Aveiro no período de janeiro a março do corrente ano foi de 1.342.167 toneladas, valor que constitui novo máximo no que diz respeito ao tráfego de mercadorias no primeiro trimestre anual. O crescimento registado cifra-se nos 10% em relação ao período homólogo de 2017, onde se alcançou o anterior máximo.
![]() |
APSS melhora Edifício do Mercado de 2ª Venda (antiga Lota)
A APSS, no âmbito do plano de requalificação das infraestruturas do porto, tem em curso a empreitada de ”BENEFICIAÇÃO EXTERIOR DO EDIFÍCIO DO MERCADO DE 2ª VENDA, NO PORTO DE SETÚBAL” que consiste, essencialmente, em reforços pontuais da estrutura, reparação de rebocos e vãos das fachadas exteriores, realização de nova pintura exterior de todo o edifício, reparação da rede de drenagem pluvial ao nível de coberturas e reformulação da rede elétrica, incluindo a nova iluminação decorativa da torre do relógio, e estará concluída no final de Abril.
![]() |
Sines ocupa a 88ª posição no Top-100 de Terminais de Contentores
No ano em que a carga contentorizada assumiu, pela primeira vez, o lugar cimeiro no que diz respeito aos índices de movimentação no Porto de Sines, o ranking Top-100 de Terminais de Contentores da Alphaliner posiciona Sines na 88ª posição. Com um total de 1,67M TEU movimentados em 2017, Sines subiu três posições em relação à classificação de 2016, mantendo também o 15º lugar a nível Europeu no mesmo segmento de carga. De lembrar que em 2017 o Terminal de Contentores de Sines registou uma variação homóloga de 10,3%, correspondendo a 42% do total movimentado em porto.
![]() |
WROCLAW
Ministra do Mar destaca estratégia portuguesa na Conferência Internacional sobre Navegação Interior
Ana Paula Vitorino apresentou dois projetos integrados na Estratégia para o Aumento da Competitividade da rede de Portos Comerciais do Continente durante a Conferência Internacional sobre Navegação Interior.
O projeto da Via Navegável do Douro e o da Navegabilidade no estuário do Tejo até Castanheira do Ribatejo fazem parte da estratégia "Horizonte 2026", concebida com o objetivo de dinamizar a atividade portuária.
![]() |
Porto de Leixões recebeu escala de navio da nova aliança ONE
O Porto de Leixões recebeu a escala do primeiro navio ao serviço da aliança Ocean Network Express (ONE), que começou a operar a 1 de Abril, segundo informa a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
O navio, o Helena Schepers, é um dos três do serviço IBESCO da ONE que contempla uma escala semanal no porto de Leixões com três navios. Além do Helena Schepers, farão escala em Leixões no âmbito deste serviço os navios Anne Sibum e Wes Carina, cada um dos quais com uma capacidade para 1.000 TEU.
![]() |
Delegação da República Dominicana visita entidades do Mar
As entidades do Ministério do Mar receberam uma delegação da República Dominicana que veio a Portugal procurar apoio técnico na área do mar. Legislação, pescas, direito marítimo, investigação e formação foram algumas das áreas em foco nesta visita do Vice-Ministro de Cooperação Internacional e do Diretor da Cooperação Regional.
A DGPM organizou a visita da comitiva dominicana às entidades do mar, numa missão que se enquadrou no Programa Ibero-americano de Fortalecimento da Cooperação Sul-Sul, no contexto da Conferência Ibero-Americana.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 23 a 27 de Abril
Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 26 navios de mercadorias para o período de 23 a 27 de Abril. Por classificação: Porta-Contentores: 2 | Tanque: 6 | Petroleiro: 3 | Graneleiro: 2 | Carga Geral (single e multi deck): 6 | Ro-Ro: 2 | Transporte de Cimento: 1 | Transporte Gás Liquefeito: 1 | Transporte de Gado: 1 | Transporte Especial: 2
![]() |
Declarada a utilidade pública de terrenos para acessos ao Porto de Viana do Castelo
A Ministra do Mar declarou a utilidade pública da expropriação dos terrenos necessários à construção dos acessos rodoviários ao porto de mar de Viana do Castelo, determina um despacho publicado sexta-feira em Diário da República.
Em causa está uma rodovia com 8,8 quilómetros, que ligará o porto comercial ao nó da autoestrada 28 (A28) em São Romão de Neiva, permitindo retirar o tráfego de pesados do interior de vias urbanas, com base num projeto concluído em 2008.
![]() |
Ministra do Mar anuncia obras no Guadiana no valor de 750 mil euros
Durante a visita a VRSA, a Ministra do Mar comprometeu-se a avançar, ainda este ano, com a recuperação do molhe da barra do Rio Guadiana, estrutura que sofreu vários danos durante as tempestades deste inverno. A obra será levada a cabo pela Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e está orçamentada em 550 mil euros.
![]() |
APS RECEBE CONSELHEIRA COMERCIAL DA EMBAIXADA DOS EUA
Porto de Sines posiciona-se como porta atlântica da Europa para o mercado dos Estados Unidos da América
Uma delegação da Embaixada dos Estados Unidos da América, liderada pela Conselheira Comercial, Lora Baker, visitou o Porto de Sines esta quinta-feira, 19 de abril, com o objectivo de aprofundar o conhecimento sobre esta infraestrutura portuária.
Durante a reunião com o Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A., foram discutidas as oportunidades para o reforço das relações comerciais, utilizando Sines como porta atlântica da Europa.
![]() |
Túnel para ligar portos de Valência e Sagunto em equação
O Presidente da Autoridade Portuária de Valência (APV), Aurelio Martinez, revelou que a administração do porto valenciano está a equacionar o financiamento de um estudo que analisará «todas as alternativas razoáveis» para a criação de um corredor de ligação directa entre os portos de Valência e Sagunto.
![]() |
Comunidade andaluza dá como exemplo o Porto de Sines
No topo das preocupações dos empresários andaluzes está a falta de investimento nas conexões ferroviárias aos portos regionais: entre batalhas políticas e administrativas, criticam, a região deixa-se ultrapassar pelo trabalho contínuo realizado no país vizinho. Se as lutas têm como propósito captar investimento, a verdade é que, até agora, dizem os empresários, apenas captaram um mão cheia de nada.