Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




EXERCÍCIO NAVAL DE GRANDES DIMENSÕES

Porto de Sines integra o SWORDFISH 18

O Porto de Sines está a participar no exercício naval SWORDFISH 18, sob a responsabilidade da Marinha Portuguesa, a decorrer até 28 de junho na costa ocidental portuguesa, tendo como objetivo principal testar a capacidade de resposta em cenários de crise.

A Marinha Portuguesa está a realizar, desde dia 18, um exercício naval de grandes dimensões denominado SWORDFISH 18, entre a área compreendida entre os portos de Lisboa e de Sines, cujo principal objetivo é o de testar a capacidade de resposta em cenários de crise.

Sines na rota do investimento chinês

Seis dezenas de potenciais investidores da China e de países de língua portuguesa - de Angola, Moçambique e Cabo Verde - conheceram sexta-feira as potencialidades da zona industrial de Sines que procura novos investimentos.

Com 48% da capacidade da zona industrial de Sines ainda por ocupar (numa área total de mais de dois mil hectares), o objetivo principal da AICEP Global Parques, que gere a infraestrutura, é atrair a atenção de grandes potências mundiais para aí instalarem as suas atividades nas mais diversas áreas.

"Queremos que o Porto de Sines faça parte dos novos projetos da China e Macau e que passe a ser uma nova rota marítima do comércio mundial", afirmou Duarte Lynce, administrador dos Portos de Sines e do Algarve, que deixou a plateia surpreendida com o número do crescimento da capacidade de distribuição de carga transportada por contentores vindo do Oriente e com destino a mercados fora da Península Ibérica, entre 2010 e 2017: 415%.

ESTA QUARTA-FEIRA, NA FIGUEIRA DA FOZ

Roadmap para a Economia do Mar e TICE: Que negócios?

A ACIFF organiza o Roadmap para a Economia do Mar e TICE: Que negócios?, a decorrer esta quarta-feira, 27 de junho, entre as 15:00 e as 17:30, na Incubadora de Empresas da Figueira da Foz.

Espaço para assistir a casos de estudo da Economia do Mar relevantes para a sua empresa, expandir a sua rede de contactos e contribuir para a discussão e definição de ações concretas, através de mesas-redondas com a participação de empresários, investigadores e empreendedores.

ESTA TERÇA-FEIRA

Ministra do Mar apresenta os quatro grandes eventos internacionais sobre o mar que decorrerão este ano em Portugal

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, apresenta esta terça-feira, dia 26 de Junho, pelas 10h30, os quatro grandes eventos internacionais dedicados às temáticas dos Oceanos, que decorrerão em Portugal nos meses de Setembro e Outubro. A sessão decorrerá a partir das 10h30, na sede da Administração do Porto de Lisboa (APL), na Gare Marítima de Alcântara.

A Conferência de Imprensa servirá como lançamento oficial de um conjunto de quatro eventos de prestígio internacional que, de forma inédita, ocorrerão no nosso País e em simultâneo: a Portugal Shipping Week 2018; a Seatrade Cruise Med 2018; a BioMarine Business Convention 2018; e o Oceans Meeting 2018.

SANTOS SILVA NOS EUA

Sines na agenda do MNE

(...) “Os Estados Unidos fizeram saber o seu apreço que Portugal tenha tido esta atitude”, salientou ainda Santos Silva, que fez questão de vincar que Portugal “é um país europeu atlântico” e que a relação dos EUA com este eixo europeu era “essencial”. O ministro disse também aos aliados que, apesar das divergências, o “equilíbrio geopolítico mundial depende muito do funcionamento da aliança transatlântica”.

Às reuniões com os dois dirigentes, na quinta-feira, somou-se ontem um seminário da FLAD. Na segunda-feira, terá um jantar de trabalho sobre “Portugal an European Hub”. O porto de Sines é a porta de entrada de 30% do gás natural americano na Europa, o que é uma oportunidade comercial, económica e de segurança, “porque quanto mais gás natural americano entrar na Europa menos esta fica dependente de um só fornecedor”, disse o ministro.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 25 a 29 de Junho

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 29 navios de mercadorias para o período de 25 a 29 de Junho. Por classificação: Ro-Ro: 1 | Porta-Contentores: 4 | Tanque: 2 | Petroleiro: 4 | Graneleiro: 5 | Carga Geral (single e multi deck): 9 | Transporte Especial: 1 | Navio Frigorifico: 2 | Transporte Cimento: 1

PROPOSTA DE LEI DE AUTORIZAÇÃO PARA A CRIAÇÃO DO NOVO REGIME DA MARINHA MERCANTE FOI APROVADA PELA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

A proposta de lei que concede ao Governo autorização para a criação de um novo regime de tributação para a marinha mercante, foi aprovada esta sexta-feira, dia 22 de junho, em votação final global, pela Assembleia da República.

A criação de um regime especial para a marinha mercante nacional, conhecido por “Tonnage Tax”, é assumida pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, como de extrema importância para tornar a marinha mercante nacional mais competitiva à escala global.

MAR motiva criação de agência de contratação de tripulantes

Marítimos Manning Portugal. Assim se chama a nova agência de manning, de contratação de tripulantes, criada no âmbito do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) por um grupo de parceiros internacionais com navios no Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR). O objetivo visa estabelecer a ligação entre os armadores internacionais do MAR e os marítimos e jovens formados em Portugal.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 23 a 29 de Junho

Prevêem-se 28 escalas de navios de mercadorias para o período de 23 a 29 de Junho. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 14 navios de contentores, 5 carga geral single deck, 3 tanques, 2 graneleiros, 2 carga geral multi deck, 1 misto – carga geral/contentores e 1 transporte de gado.

Be a Seafarer: iniciativa que está a recrutar jovens

Na sequência da falta de marítimos prevista para os próximos anos no Canadá – uma perda de 20%, devido à reforma dos profissionais num segmento que ali se caracteriza por um envelhecimento -, o The Seafarers Training Institute lançou uma iniciativa, denominada Be a Seafarer, para recrutar jovens, segundo comunicado oficial.

Portos do Reno visitaram Porto de Leixões e Via Navegável do Douro

A Via Navegável do Douro e o Porto de Leixões receberam recentemente a visita de uma delegação de representantes de portos do rio Reno, localizados na Alemanha e na Suíça, revelou a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL). Segundo a APDL, delegação foi composta por elementos dos portos de Estugarda, Mannheim e Kehl, da Alemanha, e do porto de Basileia, na Suíça.

Dragar Porto Santo vai custar 650 mil

A APRAM - Administração dos Portos da Madeira - já abriu o concurso público para a dragagem do porto do Porto Santo. Uma intervenção que tem sido reivindicada, em especial, pelo operador do Lobo Marinho.
O concurso público decorre durante 14 dias e tem definido como valor base, o máximo que a APRAM se predispôs a pagar pelos trabalhos, 644 mil euros. Mas, como o único critério de avaliação é o custo a apresentar pelos eventuais concorrentes, é provável que consiga um preço mais baixo.
 

19 DE JUNHO

Dia do Porto de Sines

O Dia do Porto de Sines foi estabelecido pela APS, S.A., com o objetivo de abrir o porto e a sua componente operacional à sociedade envolvente, com particular incidência sobre as escolas. O evento tem lugar anualmente no dia 19 de junho, o dia da publicação do Decreto-Lei n.º 270/71, que constituiu o Gabinete da Área de Sines que foi o início de todo o processo.

Pretende-se que este seja um dia diferente, em que os participantes podem aceder a áreas que normalmente não estão abertas ao público, sendo possível conhecer o quotidiano de uma infraestrutura portuária de cariz internacional, como o Porto de Sines. O programa inclui a visita aos terminais portuários e a várias salas de comando e controlo, passeio marítimo e muito mais...

Este é um evento aberto a toda a comunidade, que tem como objetivo aproximar o porto e as empresas das pessoas.

Associando-se à efeméride, difundimos esta newsletter temática com algumas das notícias publicadas sobre o Porto de Sines nos últimos meses.
 

DGRM melhora capacidade de resposta através da criação do Sistema Nacional de Embarcação e Marítimos

A DGRM - Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos é responsável pela implementação e gestão do Sistema Nacional de Embarcação e Marítimos e do Balcão Eletrónico do Mar que permitirá que os pedidos dos utilizadores, incluindo os atos de registo e inscrição, bem como toda a tramitação sejam futuramente efetuados de forma desmaterializada através do BMar.

ESTA QUARTA-FEIRA

Aicep leva seminário Em Foco China - E-Commerce ao Porto de Leixões

A Aicep — Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal realiza o seminário Em Foco China, sobre E-Commerce – WeChat Shops, esta quarta-feira, dia 20 de Junho, no auditório da APDL – Administração dos Portos de Leixões, no Porto.

Esta sessão será assegurada pelo EU SME Centre, visando dar a conhecer às empresas portuguesas um dos canais de vendas electrónicas disponíveis na China, que permite, entre outras vantagens, vender directamente ao mercado chinês a partir de Portugal.

PORTO DE LISBOA

Abertos vários procedimentos concursais

Estão abertos vários Procedimentos Concursais para atribuição de licenças de utilização privativa referente à ocupação de parcelas do domínio público hídrico no Edifício 78, Nave 6, em Santos; no Edifício Gonçalves Zarco e no Armazém 15, na Doca de Santo Amaro, ambas em Alcântara, e no arruamento de acesso ao molhe jusante da Doca de Belém.

20 E 21 DE JUNHO

Santarém recebe maiores especialistas mundiais em logística

A revista Supply Chain Magazine organiza em Santarém a “SCM Conference”, nos dias 20 e 21 de junho, no CNEMA. Está prevista a participação de mais de 1500 profissionais de logística e cerca de 80 oradores, entre os quais alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais em cadeias de abastecimento, como IKEA, INESC-Tec, Bosch Car Mulmedia, CTT, Cross Logistics Consulting, Mub-cargo, VW-Autoeuropa, Sonae MC ou Luz Saúde.

NRP Tejo em missão nos Açores

O Navio da República Portuguesa (NRP) Tejo atracou dia 12 no Porto de Ponta Delgada para a sua primeira missão nos Açores, com uma duração prevista de um mês e meio.

A missão tem como objectivo prioritário a vigilância e patrulha dos espaços marítimos do arquipélago dos Açores, tendo em vista o exercício da autoridade do Estado no mar, e ainda, a presença junto das diversas comunidades das Ilhas que constituem o arquipélago, bem como realização de ações de busca e salvamento marítimo.

SINES

APS participou na Feira do Mar 2018

A APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve participou na Feira do Mar 2018, que se realizou entre os dias 15 e 17 de junho, em Sines. O evento, organizado pela Câmara Municipal de Sines e pelo Sines Tecnopolo em parceria com a APS, englobou uma conferência que teve lugar no auditório do Porto de Sines, concertos e ainda uma mostra profissional, entre outras atividades.

SINES

Produtores de vinho mergulham garrafas na água do mar

Quatro produtores da Associação de Produtores de Vinho da Costa Alentejana decidiram mergulhar cerca de 450 garrafas no Porto de Sines. Foram eles a Companhia Agrícola da Barrosinha, A Serenada, Herdade do Portocarro e Pêgo da Moura. As garrafas foram colocadas por um barco de pesca junto a um dos molhes (da parte interior, claro) do Porto de Sines e vão aí ficar até, previsivelmente, até ao dia de São Martinho, dia 11 de Novembro.