Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
António Costa quer Porto de Sines como porta de entrada do gás norte-americano na Europa
O Primeiro-Ministro, António Costa, defendeu esta terça-feira que, com a crescente relevância da segurança energética, o Porto de Sines poderá ser a principal porta de entrada das exportações norte-americanas de gás natural liquefeito para o mercado europeu.
António Costa falava no final de um almoço/conferência promovido pela Associação de Amizade Portugal Estados Unidos, em Lisboa, num momento em que abordava a questão da segurança energética na Europa, dependente sobretudo do gás natural proveniente do leste (Rússia) e do norte de África.
![]() |
Novo record no Porto da Figueira da Foz
O "Nikolayevitch", com armador russo e pavilhão das Ilhas Cook, 140 metros de comprimento e 16,5 de boca, bateu o record do maior navio mercante de carga geral a ancorar no Porto Comercial de Fi-gueira da Foz. O cargueiro, oriundo da Alemanha, fez escala nesta cidade para carregar quatro mil toneladas de pasta de papel, tendo como destino o porto turco de lzmir.
![]() |
PARA PROMOVER PORTOS DE LEIXÕES E VIANA DO CASTELO
APDL marca presença no «Breakbulk Europe 2018»
A APDL – Administração dos portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo irá, em estreita parceria com o TCGL – Terminal de Carga Geral e Granéis de Leixões, a SdL-Silos de Leixões e a Nogarport, marcam presença no evento ‘Breakbulk Europe 2018’.
A participação da APDL tem como objectivo a promoção das infra-estruturas portuárias de Leixões e de Viana do Castelo, uma informação também oportunamente partilhada e divulgada pela APAT – Associação dos Transitários de Portugal.
![]() |
COM VÍDEO
Portugal garante para o Verão a digitalização de processos para portos e empresas
Os Portos da Madeira vão ser um projecto piloto nacional em matéria de digitalização de procedimentos portuários.A Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos vai também avançar, no Verão, com uma medida idêntica, para os armadores que se queixavam da burocracia.
Este era um dos entraves à competitividade do registo internacional de navios da Madeira.
![]() |
Primeira comandante de um patrulha oceânico tomou posse
A Capitão-Tenente Vânia Carvalho tomou posse, na sexta-feira, como Comandante do NRP Viana do Castelo, sucedendo no cargo ao Capitão-Tenente Madaleno Galocha. A cerimónia realizou-se na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, a bordo do navio.
Especializada em Hidrografia, a Comandante Vânia Carvalho torna-se assim a primeira mulher a comandar um navio patrulha oceânico da Marinha Portuguesa. De recordar que desde 2006 que a Marinha tem mulheres a comandar navios, em especial lanchas de fiscalização rápida.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 28 de Maio a 1 de Junho
Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 38 navios de mercadorias para o período de 28 de Maio a 1 de Junho. Por classificação: Ro-Ro: 6 | Porta-Contentores: 8 | Tanque: 5 | Petroleiro: 2 | Graneleiro: 3 | Carga Geral (single e multi deck): 8 | Transporte Especial: 3 | Transporte de Gás Liquefeito: 1 | Transporte de Cimento: 1 | Navio de Guerra: 1
![]() |
MIGUEL MARQUES (PwC)
Economia do Mar resistiu com resiliência à crise iniciada em 2008
Partner na PwC, Miguel Marques abriu o evento explorando o tema ‘O Mar e a Revolução Digital’, actualmente enquadrado, explicou, por uma postura de «esperar para ver por parte do mercado».
Dando conta, com base nos resultados do barómetro LEME da Economia do Mar em Portugal (de 2016), que «60% das variáveis» do contexto do Mar apresentaram desenvolvimentos «favoráveis», Miguel Marques realçou que este sector «resistiu bem à adversidade iniciada em 2008» com a crise financeira global, mostrando a sua vocação «de longo prazo» e «a sua resiliência».
![]() |
Formandos do curso de Adidos Diplomáticos do MNE visitaram o Porto de Sines
No dia 24 de Maio, uma delegação composta por participantes no Curso de Formação no Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) visitou o Porto de Sines e a ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre esta área, nomeadamente no que diz respeito à oferta existente em termos de operação portuária, assim como para a localização de possíveis investimentos.
![]() |
José Simão faz o retrato do progresso da «consolidação» dos sistemas aplicacionais da DGRM
O evento ‘Shipping 4.0 – O Mar de Amanhã’, realizado nas instalações da ENIDH, será, efectivamente, um dos momentos altos do ano em termos de reflexão sobre o vasto e actual tema da digitalização nos sectores do Transporte e da Logística. A quarta revolução faz-se sentir já no presente e a isso não tem ficado indiferente a DGRM: a presença do director do organismo no seminário serviu para elucidar a plateia sobre os progressos feitos na área da Administração Marítima.
![]() |
Câmara de Viana abre concurso para construção de acessos ao porto de mar por 7 ME
A Câmara de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura do concurso público para a construção dos acessos rodoviários ao porto de mar da cidade por sete milhões de euros.
Na sessão ordinária, o executivo municipal aprovou, também por unanimidade, o protocolo que o município celebrou, em janeiro de 2017, com a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), para a construção daquela via.
![]() |
Portos continuarão a crescer até 2025
Sem surpresa, um relatório da consultora Coherent Market Insights, sedeada na Índia, concluiu que até 2025 o mercado das infra-estruturas portuárias conhecerá um crescimento. E que na base desse crescimento está o aumento do comércio marítimo e grandes investimentos em infra-estruturas nas economias emergentes da Ásia-Pacífico e Médio Oriente.
![]() |
MINISTRA DO MAR PRESIDIU À CONFERÊNCIA «DOURO - UM CANAL PARA O TERRITÓRIO» E INAUGUROU CENTRO DE CONTROLO DA VIA NAVEGÁVEL DO DOURO
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino presidiu esta sexta-feira à Sessão de Abertura da Conferência “Douro: Um Canal para o Território”, uma iniciativa que foi promovida pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), num debate e interação com os vários agentes económicos sobre o desenvolvimento sustentável da região do Douro.
![]() |
Grécia, Malta e Chipre apelam à desburocratização no transporte marítimo
Numa reunião recente, os ministros com tutela do transporte marítimo na Grécia, Malta e Chipre concordaram que a União Europeia (UE) deve reduzir a burocracia neste sector para impulsionar o seu crescimento, refere o Safety4Sea. E recordaram que o transporte marítimo representa 2,1 milhões de postos de trabalho e 142 mil milhões de euros na Europa.
![]() |
ESTA SEXTA-FEIRA
MINISTRA DO MAR PRESIDE À CONFERÊNCIA «DOURO - UM CANAL PARA O TERRITÓRIO» E INAUGURA CENTRO DE CONTROLO DA VIA NAVEGÁVEL DO DOURO
Esta sexta-feira, dia 25 de maio, pelas 09h30, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, preside à Sessão de Abertura da Conferência “Douro - Um Canal para o Território”, uma iniciativa promovida pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Após a abertura da Conferência, pelas 10h30 a Ministra inaugura a reabilitação do Cais da Régua, a beneficiação de uma infraestrutura que teve como objetivo melhorar a acessibilidade e fruição local, bem como os níveis de segurança e conforto, no embarque e desembarque de passageiros.
![]() |
LEIXÕES
APDL tem interesse em parcerias com porto de Antuérpia
Em informação no seu site oficial, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) admite interesse em futuras parcerias com a autoridade do porto de Antuérpia, na Bélgica. O interesse foi assumido pela presidente da APDL, Guilhermina Rego, na sequência de uma recente visita de uma delegação representativa do porto de Leixões ao porto de Antuérpia, considerado o segundo maior da Europa.
![]() |
Porto de Setúbal aposta na qualidade do produto portuário
O Porto de Setúbal realizou, entre 04 de Abril e 22 de maio, uma ação de formação em Auditorias a Sistemas Integrados de Gestão, levada a cabo pela SGS Academy, que contou com a presença de colaboradores da APSS, SA bem como um diversificado conjunto de entidades da comunidade portuária (Terminais Portuários, Lisnave, Docapesca, AtlanticFerries e todas as empreas de reboque que operam neste porto).
![]() |
Governo tem proposta sobre polícia armada a bordo de navios portugueses
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou “que já existe uma solução acordada dentro do Governo para avançar com uma proposta que permita polícia armada a bordo dos navios de bandeira portuguesa – uma matéria que seguirá para aprovação em Assembleia da República e que a Ministra do Mar espera ver concluída nos próximos meses”, informa o Ministério do Mar.
![]() |
Marinha lança nova plataforma para garantir a segurança no mar
A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (Maritime Rescue Coordination Centre - MRCC) de Lisboa, lançou uma nova plataforma para a monitorização de embarcações, denominada FollowMe@Sea.
![]() |
SINES
Terminal Vasco da Gama é ambientalmente viável e criará 1000 postos de trabalho
O novo terminal de Sines (Terminal Vasco da Gama) é ambientalmente viável, concluiu o Estudo de Impacto Ambiental, no qual se explica que os efeitos positivos na economia produzidos pelo novo terminal de contentores serão bem superiores aos potenciais efeitos negativos na qualidade da paisagem, na erosão da linha da costa e na inviabilização de ondas na praia de São Torpes.
![]() |
PORTO DE LISBOA
Terminal Multiusos do Beato realiza operação de descarga de sémola de trigo
No Terminal Multiusos do Beato decorreu a operação do navio de carga geral UNISTAR, agenciado pela Portmar- Agência de Navegação, Ld.ª. Com 132 metros de comprimento, 6.351 toneladas de arqueação bruta e 15,87 metros de boca, o navio tem proveniência do Porto de Abidjan, na Costa do Marfim, onde carregou sêmola de trigo, em granulado.