Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
APDL recebe visita de delegação da Namíbia, que revela interesse no Porto de Leixões
O Conselho de Administração da APDL recebeu a visita de uma delegação da Namíbia, no Porto de Leixões. Esta visita visou colocar em cima da mesa eventuais parcerias entre o segundo maior porto de Portugal e as infra-estruturas portuárias do país africano.
![]() |
Deputada do PCP visita o Porto de Aveiro
Esta segunda-feira, dia 2 de julho, o Conselho de Administração da APA recebeu no Porto de Aveiro a visita da Deputada Diana Ferreira, do Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português, acompanhada por membros da Direção Regional PCP de Aveiro.
A visita teve como intuito conhecer o Porto de Aveiro, na sua vertente empresarial e de motor de desenvolvimento económico de toda a região.
Após uma apresentação do Porto de Aveiro a comitiva teve oportunidade de visitar alguns dos principais terminais portuários.
![]() |
Sines quer apanhar a onda crescente do gás norte-americano
Os Estados Unidos da América chegaram à liderança na produção de gás natural, mas estão de costas viradas à China. Portugal pode ser a porta de entrada para a Europa.
![]() |
Grupo de trabalho da JUL avança para primeiro porto-piloto em parceria com os Portos da Madeira
A equipa de trabalho da Janela Única Logística, JUL esteve reunida, durante dois dias, na Gare Marítima da Madeira para se debruçar sobre o «conjunto de procedimentos mais importantes» relativos à «construção do primeiro porto-piloto do projecto que são os portos da Madeira no seu conjunto», comunicou a APRAM – Portos da Madeira.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 2 a 6 de Julho
Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 31 navios de mercadorias para o período de 2 a 6 de Julho. Por classificação: Ro-Ro: 4 | Porta-Contentores: 7 | Tanque: 3 | Petroleiro: 3 | Graneleiro: 3 | Carga Geral (single e multi deck): 9 | Transporte Especial: 1 | Navio Frigorifico: 1
![]() |
Submarino português vai participar nas operações SOPHIA e SEA GUARDIAN no Mediterrâneo
O submarino da Marinha portuguesa, NRP “Arpão”, inicia uma missão de dois meses no mediterrâneo central (de 2 de julho a 31 de agosto), onde participará na operação militar “SOPHIA”, sob égide da força naval da União Europeia em missão no Mediterrâneo (EUNAVFOR MED), e na Operação da NATO “SEA GUARDIAN”, conduzida a partir do comando marítimo do quartel-general da NATO no Reino Unido. As áreas de operação desta missão abrangem o mar mediterrâneo, essencialmente nas zonas oeste e central.
![]() |
«Scanner de Contentores» para maior eficiência e segurança no Porto de Setúbal
A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA e a Autoridade Tributária Aduaneira (AT) assinaram um Protocolo de Colaboração para a aquisição de um equipamento de controlo não intrusivo de contentores (Scanner de contentores), cujo investimento será suportado em partes iguais pela AT, através do Programa Hercule III, e pelo Porto de Setúbal.
![]() |
CAPACIDADE PARA 19.472 TEU
MSC ELOANE é o maior navio com escala em Sines
O Terminal de Contentores de Sines recebeu a escala do MSC Eloane, com capacidade para 19.472 TEU, que introduz o serviço regular “SILK”. Operado pela aliança 2M, que desde 2015 congrega os dois maiores armadores mundiais – MAERSK e MSC, o “SILK” liga semanalmente o Porto de Sines e o Extremo Oriente (Tanjung Pelepas, Shanghai, Tianjin Xingang, Gwangyang, Ningbo, Yantian) aos portos do norte da Europa.
![]() |
Lisboa e Fórum Oceano, perspectivas e oportunidades
A Câmara Municipal de Lisboa e a Fórum Oceano acertaram uma estratégia de cooperação, em conformidade com o Plano de Ação do Município para o desenvolvimento e afirmação da economia do Mar - "Lisboa, Capital Atlântica" - e a estratégia do Cluster do Mar Português.
O Plano de Ação da Câmara Municipal foi apresentado na conferência "Lisboa, Capital Atlântica", contando com um painel subordinado à temática 'Lisboa e Fórum Oceano, perspetivas e oportunidades', em que se assinalou também o processo de adesão do Município à Fórum Oceano.
![]() |
EM SETEMBRO, TODOS OS CAMINHOS MARÍTIMOS VÊM DAR A PORTUGAL
Nos meses de setembro e outubro, todos os caminhos do Mar vêm dar a Portugal! Durante duas semanas, o nosso país receberá quatro dos principais eventos mundiais sobre diversas atividades ligadas aos Oceanos, com foco na Economia, na Ciência, no Ambiente ou nos temas Sociais.
A apresentação oficial destes eventos decorreu esta terça-feira, dia 26 de junho, na Gare Marítima de Alcântara, tendo sido presidida pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino. A sessão contou com a presença de representantes de mais de 50 Embaixadas, o que espelha a atenção e interesse internacional nos certames que Portugal acolherá no final de setembro e início de outubro.
![]() |
RIO YANGTZÉ: A HIDROVIA DOURADA DA CHINA
O Yangtzé é o maior rio da China e também o maior rio da Ásia. Com nascentes nas montanhas do Tibete e foz no Mar da China, onde forma um imponente delta, o Yangtzé percorre um caminho com 6.300 km pelo país no sentido Leste-Oeste. Ao lado do rio Huang He, ou Huang Ho, conhecido entre nós como rio Amarelo, o Yangtzé, o rio Azul, é o berço da civilização chinesa há milhares de anos. Fornecendo água para o abastecimento de populações e para a irrigação de plantações, para o transporte de pessoas e de mercadorias por toda uma imensa região do grande país, trabalho para pescadores, artesãos, barqueiros e tantos outros, o Yangtzé pulsa como uma verdadeira artéria ligada ao coração da China.
![]() |
Amazon: para quando uma frota própria de porta-contentores?
O analista e Director de Estudos de Consumo da empresa fornecedora de serviços de correio ParcelHero, David Jinks, prevê que nos próximos 10 anos a Amazon seja detentora de navios próprios de contentores para os seus serviços. Há muito que a empresa americana de distribuição tem grandes ambições na área dos transportes como forma de responder aos desafios da cadeia de distribuição acelerando e optimizando a entrega dos produtos em vários países.
![]() |
SINES
Dinâmicas do Cluster do Mar Português na Conferência «Inovar e Criar para Empreender na Economia do Mar»
A Fórum Oceano apresentou o painel dedicado à temática 'Dinâmicas do Cluster do Mar Português' na Conferência 'Inovar e Criar para Empreender na Economia do Mar', realizada no dia 15 de junho, no âmbito da 3ª Feira do Mar, em Sines.
Para além da dinamização deste painel, em que a equipa técnica deu a conhecer as dinâmicas do Cluster, com destaque para os potenciais, oportunidades e trabalhos realizados nas diferentes fileiras da economia do Mar, a Fórum Oceano participou ainda na componente expositiva da Feira do Mar.
![]() |
Fórum Oceano marcou presença nas comemorações do European Maritime Day 2018
A cidade de Burgas, na Bulgária, acolheu as celebrações do Dia Europeu do Mar 2018. A Fórum Oceano participou na iniciativa, que recebeu 800 participantes, apresentando um programa composto por diferentes atividades.
Segundo a organização, o evento contou com 130 oradores, 18 workshops temáticos, 3 sessões informativas promovidas pela DG Mare e 28 expositores. Foram ainda realizados 154 encontros de negócio, dinamizados pela European Enterprise Network.
![]() |
MINISTRA DÁ PRIORIDADE À DEFESA DOS OCEANOS
«Vamos lá deixar-nos de conversa»
Ana Paula Vitorino, que será a anfitriã em quatro eventos internacionais sobre os oceanos, chama a atenção para as "responsabilidades" e quer que os principais responsáveis assumam compromissos.
A Ministra do Mar diz que é preciso passar da conversa à ação e promete uma postura ambiciosa durante os encontros internacionais que vão realizar-se em setembro e outubro e que vão trazer a Portugal alguns dos maiores especialistas das inúmeras atividades ligadas aos oceanos.
No dia em que apresentou, em Lisboa, os quatro eventos - que vão estar focados em áreas como o 'shipping', os cruzeiros ou o transporte marítimo ecológico -, Ana Paula Vitorino defendeu que é preciso colocar um travão na poluição das águas e sublinha que chegou a hora de assumir responsabilidades.
![]() |
Lisboa quer afirmar-se como Capital Atlântica
Lisboa quer afirmar-se como «Capital Atlântica» com uma estratégia para o mar, anunciou a Câmara Municipal de Lisboa (CML) na conferência «Lisboa Capital Atlântica». Com o objectivo de desenvolver uma estratégia para o mar e de gerar economia azul, a autarquia está agora a concentrar-se num projecto específico denominado Blue Tech Accelerator.
![]() |
Ferry «Aqua Jewel» em operação nos Açores
Ferry "Aqua Jewel", navio pela primeira vez em operação sazonal nos mares dos Açores, ao serviço da Atlânticoline. Na imagem, em escala no Terminal Marítimo de passageiros do Porto da Horta. Vai navegar pelas águas do arquipélago até final de Setembro.
![]() |
EXERCÍCIO NAVAL DE GRANDES DIMENSÕES
Porto de Sines integra o SWORDFISH 18
O Porto de Sines está a participar no exercício naval SWORDFISH 18, sob a responsabilidade da Marinha Portuguesa, a decorrer até 28 de junho na costa ocidental portuguesa, tendo como objetivo principal testar a capacidade de resposta em cenários de crise.
A Marinha Portuguesa está a realizar, desde dia 18, um exercício naval de grandes dimensões denominado SWORDFISH 18, entre a área compreendida entre os portos de Lisboa e de Sines, cujo principal objetivo é o de testar a capacidade de resposta em cenários de crise.
![]() |
Sines na rota do investimento chinês
Seis dezenas de potenciais investidores da China e de países de língua portuguesa - de Angola, Moçambique e Cabo Verde - conheceram sexta-feira as potencialidades da zona industrial de Sines que procura novos investimentos.
Com 48% da capacidade da zona industrial de Sines ainda por ocupar (numa área total de mais de dois mil hectares), o objetivo principal da AICEP Global Parques, que gere a infraestrutura, é atrair a atenção de grandes potências mundiais para aí instalarem as suas atividades nas mais diversas áreas.
"Queremos que o Porto de Sines faça parte dos novos projetos da China e Macau e que passe a ser uma nova rota marítima do comércio mundial", afirmou Duarte Lynce, administrador dos Portos de Sines e do Algarve, que deixou a plateia surpreendida com o número do crescimento da capacidade de distribuição de carga transportada por contentores vindo do Oriente e com destino a mercados fora da Península Ibérica, entre 2010 e 2017: 415%.
![]() |
ESTA QUARTA-FEIRA, NA FIGUEIRA DA FOZ
Roadmap para a Economia do Mar e TICE: Que negócios?
A ACIFF organiza o Roadmap para a Economia do Mar e TICE: Que negócios?, a decorrer esta quarta-feira, 27 de junho, entre as 15:00 e as 17:30, na Incubadora de Empresas da Figueira da Foz.
Espaço para assistir a casos de estudo da Economia do Mar relevantes para a sua empresa, expandir a sua rede de contactos e contribuir para a discussão e definição de ações concretas, através de mesas-redondas com a participação de empresários, investigadores e empreendedores.