Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
CLEMENTE VITAL
Há 14 anos a chefiar o porto da «ilha dourada»
Clemente Vital, o responsável pelo Porto do Porto Santo conhece muito bem os subterrâneos do porto, sabe por onde passam os cabos de eletricidade, da água, sabe de cor tudo o que lá está e como está.
Começou a trabalhar em 1982 como agente de exploração, mas fez um pouco de tudo. Foi o primeiro funcionário a trabalhar na marina em 1986 até ter sido entregue aos privados. Depois, há poucos anos, voltou a recebê-la. Também esteve na agência dos barcos que ligavam o Porto Santo e a Madeira, esteve três ou quatro anos na secretaria e há 14 anos, ficou à frente do porto, cuja obra acompanhou atentamente.
![]() |
MADRID MAERSK CHEGA A 3 DE AGOSTO
Segundo maior cargueiro do mundo no Porto de Sines
Carros com 1500 cv de potência, aviões capazes de ultrapassar cinco vezes a velocidade do som e comboios com dois quilómetros de carruagens são máquinas impressionantes. E um navio cargueiro? Dito em voz alta talvez não, mas o segundo maior cargueiro do mundo vem a Portugal e é um espectáculo que merece ser visto. O Madrid Maersk já passou ao largo da costa portuguesa, na sua viagem inaugural, mas agora vai atracar pela primeira vez no nosso país, visitando o Porto de Sines.
![]() |
Três mulheres comandam os navios da Marinha em missão no Sul
A Marinha tem atualmente na Zona Marítima do Sul três navios em missão e que são comandados por três mulheres. O NRP Escorpião, o NRP Pégaso e o NRP Sagitário têm ao comando respetivamente as tenentes Joana Canas Costa, Raquel Monteiro Pinto e Catarina Matos Aresta.
![]() |
MÓNICA MARTINS
Uma piloto de helis ao comando do Navio Sines
Quase 12 anos depois de se tornar a primeira mulher-piloto da Marinha, a capitão-tenente Mónica Martins faz, de novo, história, tornando-se a primeira comandante-piloto de um novo navio.
A Comandante Mónica Martins tem 41 anos e é natural de Valdonas, Tomar, tendo ingressado na Marinha em 1994. Ao longo da sua carreira já realizou diversas missões nacionais e internacionais, como piloto dos hélis embarcada nos navios.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 28 de Julho a 3 de Agosto
Prevêem-se 32 escalas de navios de mercadorias para o período de 28 de Julho a 3 de Agosto. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 11 navios de contentores, 11 carga geral single deck, 5 tanques, 2 mistos – carga geral/contentores, 2 graneleiros e 1 rebocador.
![]() |
Porto de Sines recebeu navio «LNG CASTILLO DE CALDELAS» em viagem inaugural
O Porto de Sines recebeu, esta quinta-feira, 26 de julho, o “LNG CASTILLO DE CALDELAS” em viagem inaugural. O navio atracou no Terminal de Gás Natural Liquefeito, vindo do porto de Ras Laffan, no Catar, para proceder à descarga de cerca de 63 mil toneladas de gás natural destinado ao mercado nacional.
![]() |
Porto de Lisboa recebeu visita de representantes da Embaixada da Colômbia
O Porto de Lisboa recebeu a visita de uma delegação da Embaixada da Colômbia, liderada pela Conselheira Comercial, Maria Cristina Pimiento. A recepção foi encabeçada por Lídia Sequeira, Presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL).
A visita da delegação da Embaixada da Colômbia acontece no contexto de aprofundamento do «conhecimento sobre o Porto de Lisboa», com o objectivo de «melhor preparar a participação de uma delegação do Porto de Cartagena nos eventos da Portugal Shipping Week, que terá lugar em Lisboa entre os próximos dias 17 a 21 de Setembro» informa a APL.
![]() |
PEDRO ROCHA VIEIRA:
Objectivos do Bluetech Accelerator são «pilotos concretos, inovação aberta e resultados»
A apresentação do projecto ‘Bluetech Accelerator’, realizada no passado dia 17 de Julho, contou com a presença de Pedro Rocha Vieira, CEO da Beta-i.
Ao lado da Ministra do Mar e do Director-geral da DGPM, Pedro Rocha Vieira explicou a iniciativa, os seus fundamentos e os objectivos definidos para a aceleração de projectos, novos modelos de negócios na área portuária e criação de valor num contexto de crescente digitalização, onde as oportunidades ganham contornos inovadores.
![]() |
MINISTRA DO MAR:
JUL é singular e poderá ser exportada para outros países
Enquadrando Portugal num momento de convergência de oportunidades e de propícias conjunturas (internas e externas), Ana Paula Vitorino enalteceu o carácter singular da JUL e a sua capacidade para marcar a diferença, dentro e fora de portas: «Sabem que a JUL não existe noutro sítio no mundo? É uma tecnologia que podemos vender, seja para Moçambique, para o Quénia, para a China», comentou.
![]() |
MINISTRA DO MAR NA CERIMÓNIA DE LANÇAMENTO DA PRIMEIRA PEDRA DA CONSTRUÇÃO DO NOVO QUEBRA-MAR DO PORTO DE ANGEIRAS
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará presente, esta quarta-feira, dia 25 de julho, pelas 11h15, na Cerimónia de Lançamento da Primeira Pedra da Construção do Novo Quebra-Mar do Porto de Angeiras.
A cerimónia decorre no Porto de Angeiras.
![]() |
RÚBEN EIRAS:
Portugal quer criar «cluster competitivo da aplicação digital na área marítima»
A sessão de lançamento do projecto ‘Bluetech Accelerator’ ocorreu ontem, no Auditório do Ministério do Mar – durante cerca de uma hora, Ana Paula Vitorino (Ministra do Mar), Rúben Eiras (Director-Geral da DGPM) e Pedro Rocha Vieira (CEO da Beta-i) discursaram perante uma sala cheia, introduzindo a temática e explicitando o foco e a amplitude da iniciativa, que promete unir múltiplos quadrantes em torno do estabelecimento de uma Economia do Mar digitalizada, eficiente, desmaterializada, rentável e sustentável.
Enquadrando o foco do ‘Bluetech Accelerator’, Rúben Eiras contextualizou o momento actual que Portugal vive, afirmando ser o ‘agora’ a altura ideal para que o país se catapulte e tome as rédeas da digitalização: devemos, assim, «aproveitar a dinâmica endógena do ecossistema digital em Portugal», para «motivar todo o talento digital e orientá-lo para a programação de soluções inovadoras e maior competitividade para o sector portuário».
![]() |
A.Silva Matos vende 15% da ASM Offshore para alavancar investimento no Porto de Aveiro
A ASM Industries, do grupo A. Silva Matos, com sede em Sever do Vouga, anuncia o fecho de um acordo de investimento de 4,5 milhões de euros para a sua unidade de torres eólicas offshore. A nova Unidade Industrial da ASM Offshore situada no porto de Aveiro entra em funcionamento em março de 2019.
Segundo a empresa, "o reforço financeiro possibilita o cumprimento das metas estratégicas da ASM Industries, que auspicia chegar aos 50 milhões de euros de faturação em 2020. Desde 2014 a empresa tem vindo a crescer a uma média de 20% ao ano, e este ano de 2018 vai alcançar os 100%.
![]() |
Transinsular repõe navio na rota dos Açores devido a aumento na movimentação de cargas
A Transinsular coloca, a partir desta quarta-feira, dia 25, o navio Ponta do Sol na rota dos Açores, na tarefa de ligação entre Leixões e o arquipélago açoriano, devido ao aumento constante do movimento de mercadorias para a região.
![]() |
Ferry para a Madeira poderá também vir a ligar Portimão a Marrocos
Durante a visita ao ferry que tinha acabado de chegar da Madeira e já se preparava para zarpar noutra viagem, Ana Paula Vitorino revelou que «existem ligações que podem vir a existir, apresentadas na Cimeira ao Reino de Marrocos», havendo também contactos com outros potenciais destinos.
![]() |
CONTENTORES
Porto de Setúbal (+0,7) foi o único a escapar à variação negativa em volume de TEU
O porto sadino foi o único a registar uma variação positiva entre Janeiro e Abril de 2018 em termos de TEU, com um ganho de 0,7% e um total de 49 488 TEU. No final das contas, revela a AMT que «o efeito conjugado de todas estas variações é de uma redução de -14,2% do volume de TEU», para os 926 386 TEU.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 23 a 27 de Julho
Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 39 navios de mercadorias para o período de 23 a 27 de Julho. Por classificação: Ro-Ro: 3 | Porta-Contentores: 11 | Tanque: 3 | Petroleiro: 2 | Graneleiro: 3 | Carga Geral (single e multi deck): 12 | Transporte Especial: 1 | Navio Frigorifico: 2 | Transporte de Cimento: 2
![]() |
1997-2016 - MAIS 8.470
Embarcações de comércio: total e por principais embarcações
Quantos barcos de transporte de passageiros e carga circulam entre portos, em Portugal? A PORDATA responde.
![]() |
Volume de cargas movimentadas aumenta 12,4% no Porto da Figueira da Foz
O Porto da Figueira da Foz registou, este ano, um aumento de 12,4 por cento das cargas movimentadas, em comparação com período homólogo de 2017. Quem o afirma é a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.
![]() |
MADEIRA
Prolongamento da Pontinha
O Presidente do Governo Regional da Madeira reafirmou a sua intenção de aumentar o molhe da Pontinha. Esta, segundo o chefe do Executivo madeirense, será a próxima grande obra governamental, a prioridade seguinte, uma vez que esteja concluído o tão ambicionado novo hospital da Madeira.
Miguel Albuquerque falava na Pontinha, no dia que assinalou o aniversário do porto do Funchal, efeméride com direito a bolo e a canções de parabéns.
![]() |
AMT
Portos de Leixões e Aveiro «atingiram as respectivas melhores marcas de sempre»
Com crescimentos de 0,4% e 8,7%, os portos de Leixões e Aveiro «atingiram as respectivas melhores marcas de sempre» nos primeiros quatro meses do ano refere a AMT. Leixões movimentou um total de 6,2 milhões de toneladas (tendo uma quota de 20,9%) ao passo que Aveiro processou 1,8 milhões (responsabilizando-se por 6% do total nacional).