Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 12 de Outubro
Prevêem-se 24 escalas de navios de mercadorias para o período de 5 a 12 de Outubro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 10 navios de contentores, 3 tanques, 3 mistos – carga geral/contentores, 3 carga geral single deck, 2 graneleiros, 1 carga geral multi deck, 1 ro-ro/contentores e 1 ro-ro.
![]() |
Docapesca reabilita muralha em Vila Real de Santo António
A Docapesca decidiu promover a reabilitação da muralha/entroncamento da marginal da Vila Real de Santo António, que “tem vindo a apresentar uma acelerada degradação, colocando em causa a segurança de pessoas e bens”, refere a empresa.
![]() |
Gonçalo Santos (EISAP):
«MAR pode ser sustentáculo do projecto europeu»
O discurso de Gonçalo de Santos teve o condão de analisar a essência instrumental do Registo Internacional da Navios da Madeira (MAR) no processo de ascensão – homogénea – de Portugal no contexto de um negócio cada vez mais global e interdependente como o do Shipping, bem como de todas as actividades que actualmente o orbitam.
![]() |
Mecanismo Interligar a Europa aloca 17,4 milhões para acessibilidades marítimas do Porto de Leixões
A Revista Cargo teve acesso ao documento que especifica, em detalhe, as candidaturas portuguesas ao financiamento europeu, através do Mecanismo Interligar a Europa (sigla CEF, em inglês) e do SESAR, à consequente avaliação feita pelas instâncias comunitárias: nesta apresentação de candidaturas ao CEF Transportes e CEF SESAR, Portugal submeteu propostas elegíveis para um co-financiamento de 31,2 milhões de euros.
![]() |
Portos dos Açores vão ter investimentos superiores a 145 milhões até 2020
O indigitado Presidente da Portos dos Açores afirmou esta quarta-feira no parlamento açoriano que a situação financeira daquela empresa pública “é muito equilibrada”, assegurando até este triénio investimentos superiores a 145 milhões de euros nos portos comerciais da região.
![]() |
LÍDIA SEQUEIRA, PRESIDENTE DA APSS:
Setúbal vai ter um novo porto
O desbloquear do processo da ferrovia, o futuro do porto e a Marina de Setúbal são alguns dos temas abordados nesta entrevista, em que Lídia Sequeira explica também porque não aceitou vender o Cais 3 à Macau Legend.
![]() |
Miguel Costa é o novo Presidente do Conselho de Administração da Portos do Açores
O Presidente do Governo nomeou Miguel Costa para Presidente do Conselho de Administração da Portos dos Açores (PA), substituindo no cargo Fernando Nascimento. Esta nomeação surge no âmbito da renovação efetuada pelo Governo Regional na equipa de diretores regionais e de organismos públicos.
![]() |
MINISTRA DO MAR ESTA TERÇA-FEIRA NA ABERTURA DA BIOMARINE E NA INAUGURAÇÃO DA MYBLUECITY
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará esta terça-feira na Sessão Plenária de Abertura Oficial da BioMarine Business Convention 2018 e na Cerimónia de Inauguração da MyBlueCity, no Centro de Congressos do Estoril. Mais tarde, pelas 19h30, a Ministra do Mar vai estar na Receção de Boas-Vindas às comitivas da BioMarine, que decorrerá na Cidadela de Cascais.
![]() |
Viana do Castelo vai criar centro tecnológico portuário «inteligente»
O Presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou a criação, no "início de 2019", de um centro tecnológico portuário "inteligente", num investimento de 300 mil euros a candidatar à Rede Port Tech Cluster, lançada pelo Governo.
![]() |
MAIS UM RECORD EM LEIXÕES
Escala do «Pomerenia Sky» movimentou mais de 3600 TEU
Foi batido, no Porto de Leixões, um novo record que, para quem acompanha o desempenho da concessionária Yilport Leixões, não pode ser total surpresa: numa só escala, «um navio (‘Pomerenia Sky’) movimentou na Yilport Leixões mais de 3600 TEU!».
![]() |
Porto de Lisboa recebe delegação da «Finish Waterway Association»
O Porto de Lisboa recebeu a visita de uma delegação constituída por 25 representantes de diferentes setores ligados às vias navegáveis finlandesas. O objeto desta associação é a promoção e desenvolvimento do tráfego e do transporte marítimo, tanto costeiro como fluvial, realçando as vantagens competitivas e ambientais que este tipo de operação pode oferecer. Com vista à troca de experiências e boas práticas, a visita contou com a presença de diversos representantes da Comunidade Portuária de Lisboa, entre os quais a AGEPOR, AOPL, AATF, a APAT e a ODO, para além dos operadores portuários ETE e Yilport Liscont.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 1 a 8 de Outubro
Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 29 navios de mercadorias para o período de 1 a 8 de Outubro. Por classificação: Ro-Ro: 7 | Porta-Contentores: 6 | Petroleiro: 2 | Carga Geral (single e multi deck): 9 | Transporte Especial: 3 | Cimento: 1 | Transporte de Gás Liquefeito: 1
![]() |
Docapesca adjudica remodelação da ETA do Porto de Pesca de Sesimbra
A Docapesca adjudicou a empreitada de remodelação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Porto de Pesca de Sesimbra, na sequência de concurso lançado em agosto, pelo valor de 125.738 euros, e que deverá estar concluída no início de 2018.
![]() |
LÍDIA SEQUEIRA, PRESIDENTE DA APP:
«Todos os portos são importantes peças no desenvolvimento de economias sustentáveis»
O painel ‘World trade and shipping: Portugal’s potential’, integrado no evento Portugal Shipping Week, contou com a intervenção de Lídia Sequeira – além de dissertar sobre a evolução do sistema portuário português e de definir os pilares da estratégia de dinamização competitiva do mesmo, a líder da APL, APSS e Presidente da APP fez ainda questão de ressalvar a importância dos portos de Leixões, Lisboa e Setúbal, abordando todos os portos numa perspectiva holística.
Pelas razões óbvias, o Porto de Sines ganhava total destaque nas análises do painel – foi então que, instada a comentar, Lídia Sequeira resolveu harmonizar as perspectivas sobre o sistema portuário português, explicando que este deve ser encarado e entendido como uma potência única composta por múltiplas valências, especificidades e até complementaridades. No fim de contas, todos são vitais para a economia lusa, explicou.
![]() |
FIGUEIRA DA FOZ
Aprofundamento do canal do porto começa em Julho de 2019
A adjudicação do projecto e do estudo de impacte ambiental do aprofundamento da barra e do canal de navegação do Porto Comercial da Figueira da Foz será feita em outubro. As obras, por sua vez, deverão iniciar-se no último trimestre de 2019, estendendo-se até julho de 2021.O custo da empreitada está estimado em 16 milhões de euros. O valor das obras é cerca de um terço em relação àquele que estava inicialmente previsto.
![]() |
CHRISTIAN BLAUERT (CEO YILPORT) SOBRE PORTUGAL:
«Vemos potencial neste mercado»
«Estamos confiantes de que o nosso negócio crescerá, manter-nos-emos firmes. O shipping é deveras importante, isso é indubitável», afirmou, lembrando, no entanto, que a conjuntura macro-económica se alterou bastante durante a crise internacional, conduzindo ao refreamento: «A situação mudou drasticamente para nós. Agora estamos novamente a crescer, mas um crescimento mais maturado, mais normal, entre 2% a 5%, o que acaba por ser positivo para nós pois dá-nos a possibilidade de acompanhamento, ao invés de ficarmos sobrecarregados com margens excessivas», explicou à plateia.
![]() |
Porto de Lisboa com margem para crescer
“A capacidade da oferta ainda não está esgotada com as instalações atualmente existentes”, afirma Rui Raposo, presidente da Direcção da Comunidade Portuária de Lisboa, que acrescenta que Lisboa tem grandes possibilidades, porque tem um “porto extraordinário em termos de capacidade de oferta de cais para atracar”. A acrescentar o facto de poder satisfazer os vários segmentos, desde o transhipment (embora a maioria dos grandes navios siga para o Porto de Sines) ao hinterland (o grosso do negócio).
![]() |
LÍDIA SEQUEIRA:
«Estamos a investir no futuro, em novas tecnologias e na sustentabilidade»
Traçada a panorâmica geral, Lídia Sequeira colocou Portugal debaixo da sua lupa analítica: «Em 2017, nós atingimos 96 milhões de toneladas nos portos portugueses», constatou, fazendo dos números positivos o melhor dos cartões de visita para a comunidade internacional presente no auditório da Gare Marítima de Alcântara. «Portugal subiu bastante, e detém hoje um posicionamento especial neste aumento de volume contentorizado na Europa», acrescentou, destacando ainda os records de 2017.
![]() |
MADEIRA
Praia do Porto Santo vai ser «recarregada» com areias dragadas do porto local
A Administração dos Portos da Madeira (APRAM) iniciiou o desassoreamento do porto do Porto Santo e os 100 mil metros cúbicos de sedimentos serão aproveitados para recarregar determinadas zonas da praia local.
![]() |
28 DE SETEMBRO
APIBARRA organiza a Conferência «Segurança: O elo comum dos transportes»
O objectivo primordial da conferência será, «através do usufruto da participação oriunda das Autoridades e Agentes Económicos, a partilha e discussão das melhores práticas nos diversos sectores envolvidos, de modo a que a Segurança dos Pilotos da Barra seja reforçada até ao resultado do menor risco».